Ir para conteúdo

Irã - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, Rafael,

 

Ainda nao adiantei nada a rtespeito. Apenas tentei mandar emails tanto para a embaixada do Irã quanto para o Ministério das relações exteriores, mas os servidores de ambos rejeitaram as mensagens. O site da embaixada nao responde também.

O pedido eletrônico de visto pede, entre outras coisas que se indique uma autorização da embaixada, sem dizer do que se trata ou como obtê-la. Parece o catch-22 do filme/romance, conhece?

Como vou fazer uma viagem mais ampla temo mandar meu passaporte pelo correio para a Brasília e correr o risco de nao tê-lo de volta, já que o negócio parece meio mal parado.

Pensei em avaliar a situação em Ankara, para onde devo ir antes, e perguntar, já que estão mais próximos.

Se eu souber de algo te aviso.

 

Abraço,

Rogerio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Rogério,

 

obrigado pelas infos e me desculpe pela demora em responder. Não conheço o Catch-22, mas procurarei a respeito! Você não considera fazer o visto pelas agências de visto? Parece que a coisa é um pouco menos complicada. Você comprou o Lonely Planet? Eu comprei faz algumas semanas e já estou vendo qual será meu roteiro. Se precisar de alguma info de lá é só falar. Pela internet também é possível achar o pdf dele.

 

Bem, boa sorte com o visto e desde já uma ótima viagem!

 

[]'s

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

oi Carlos

pretendo estar lá em junho/julho. Vou começar a ver o visto assim que tirar o passaporte nessa semana (bem mais de 1 mês para agendar essa data na PF, um absurdo!). De qq forma, espero que o Lula faça uma boa política no Irã agora em maio, assim quem sabe eles facilitam as coisas para brasileiros!

quando tiver mais coisas sobre o visto, posto aqui. []'s Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ola raftz,

 

vc vai somente para o irã? e direto? ou irá aos outros países do oriente médio?

te pergunto isso porque vou inicialmente para israel e to bastante preocupado em nao receber o carimbo de israel no passaporte... ai imagina dizer ao país que vc está entrando que vc nao quer o carimbo no passporte pq ainda quer ir p outros lugares?!!! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oi Carlos,

 

complicado não quer dizer impossível. Li no Lonely Planet do Middle East que muitas pessoas passam por esse problema. E a solução, pelo que lembre, era pedir para que em Israel eles carimbassem numa folha de papel, fora do passaporte, como vc disse. Pelo que constava ali, isso não era incomum em Israel e eles entendiam a situação. O Irã não reconhece Israel, por isso a briga, mas nem por isso acho que vc deva cortar esse país da sua viagem. Não estou com o guia do Irã aqui por perto, mas depois checarei se tem essa informação ali e posto, ok?

 

Eu adoraria ir para os outros países do Oriente Médio, mas não terei muito tempo nem muito dinheiro. Por isso, quero me concentrar mais no Irã. Como vou para um congresso na Espanha, de lá devo ir para a Turquia e atravessar a fronteira. Dava vontade de ir pros outros países... Dizem que o Iraque curdo é muito bacana, mas pelo que andei averiguando os custos lá são um pouco altos (para o MEU orçamento, diga-se de passagem, rs...).

 

nos falamos

 

[]'s

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Carlos e pessoal,

 

desculpe a demora. Mas o tempo foi frutífero: liguei para a embaixada e eles deram o novo site deles, com informações sobre o visto, entre outras coisas. Incrível que o Google ainda não informe isso!!! Ali também há os telefones e a ficha para pedir o visto. Uma coisa a se acrescentar, que me parece que não está ali, mas me informaram pelo telefone: preencha DUAS cópias do formulário e envie com o resto da documentação necessária. Leva de 8 a 15 dias, e o homem que me atendeu foi bem tranquilo.

 

http://www.irembassybr.com/

 

Quanto ao lonely planet, existe uma edição do Oriente Médio, que é tipo o SouthAmerica on a Shoestring.

http://www.amazon.com/Middle-East-Multi-Country-Guide/dp/1741046920/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1273633851&sr=8-1

 

O site do Lonely planet também vende os capítulos à parte, em pdf.

 

Quanto a questão do carimbo em Israel/Irã, o Thorn Tree tem algumas discussões, como essas

http://www.lonelyplanet.com/thorntreeSearch?q=israeli+stamp+iran&x=0&y=0

O que sugerem, em geral, é tirar um passaporte novo e pedir um visto ou um VOA.

(não consegui ver um LP Middle East recente, mas lembro que era de lá que falavam do papel com o carimbo, há alguns anos pelo menos).

 

bem, nos falamos,

um abraço

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...