Ir para conteúdo

Trabalhar em Portugal - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pelo que me consta não só em Portugal como em toda a Europa e este assunto já foi comentado acima por que é verdadeiro, é difícil vc ir lá e juntar dinheiro, se conseguir emprego que está muito difícil, fica em torno de E$600,00 a E$800,00 moradia vc vai pagar perto de E$350,00 sem direito a férias 13 salário e feriado, trabalhe aqui que vc ganha mais e no fim da no mesmo, tem gente por lá que não consegue juntar dinheiro para voltar. E sem pelo menos E$1.000,00 mais a passagem nem vá.

Aqui no Brasil com um curso técnico por exemplo de solda vc ganha muito mais aqui do que na Europa.

Link para o comentário
  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Samuel

Juntar dinheiro depende da própria pessoa , depende do quanto vc consegue economizar e queira juntar ,portanto é uma pergunta impossível de responder.

Agora se a pergunta fosse dá pra ficar rico a resposta seria não.

Dá pra voltar em um ano pro Brasil com a casa comprada o carro do ano e dinheiro para viver modestamente o resto da vida ,a resposta também seria não.

Não aconselho ninguém a arriscar na Europa , embora eu nao more em Portugal , mas vejo a situação bem alarmante por aqui, a Espanha mandando embora monte de estrangeiros ilegais,Portugal exportando mão de obra, a Suécia demitindo, a França então nem se fala está na verdadeira caça às bruxas.

Tudo é uma questao de matemática , como o Mauro falou com muita razão , um emprego no Brasil vc acaba ganhando mais.

:)

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

faço mestrado em Lisboa e acho patetica a forma como os brasileiros chegam aqui...

Mauro tem razao. Existe uma ilusao de que eh possivel juntar mais dinheiro aqui... mas acredito que no Brasil seja muito mais facil. O que rola por aqui eh ver pessoas que fazem o que nunca se sujeitariam a fazer no Brasil, vivem uma vida muito mais miseravel que no Brasil... portanto vivendo de forma miseravel sera possivel economizar (pois essas pessoas tem vergonha de viver de forma miseravel no Brasil frente aos seus amigos e parentes).

Se a escolha eh vir, venha ja contratado... nao espere ser contratado aqui, pois na sua frente existem milhoes de polacos, tchecos, hungaros etc que trabalham por menos ainda. Se a escolha eh estudar, venha com grana guardada... venha com auxilio dos pais ou com bolsa, nao deixe para procurar emprego aqui. Isso nao eh reflexo da crise (cheguei aqui antes da dita crise) e as coisas ja estavam feias para nao europeus... ps: nao esqueçam que Portugal eh um dos paises mais xonofobos do mundo!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

gente, eu tenho uma experiencia completamente diferente. Pra mim rolou juntar grana sim e eu nem trabalhava tanto assim (nao trabalhava com nada especial e nem tenho passaporte europeu), nao foi em portugal, mas estou deixando meu depoimento aqui pq acho q tem muito alarme falado por gente q nao foi la viver a situacao dessa forma. Se vc der uma ralada animal e souber economizar da pra juntar grana sim, pra mim deu. Com esse papo da crise agora nao sei como esta, mas citaram aqui a respeito de um post falando q a realidade nao eh tao facil assim - eu sei q post eh, e foi postado exatamente na mesma epoca q eu estava la trampando e juntando minha grana (q nem foi tanto assim pq como eu ja falei nem trampei tanto assim e nem fiquei la tanto tempo). Se vc trabalhar direito vai conseguindo cada vez mais trampo. Tem muita gente trampando mas q desencana, nao faz direito, tinha espaco pra quem mostrava mais qualidade. Isso q o mauro falou de gente q nao consegue juntar grana pra voltar, onde eu vivi, nao era a realidade. Eu via muita gente reclamando, mas quem procurava trampo mesmo e encarava a parada com sangue nos oio se dava bem.

 

Qto a juntar mais grana aqui no brasil eh verdade dependendo do q vc faz. Eu tava la curtindo a vida e nao fui atras de fazer grana, mas se eu fosse um cara fudido aqui sem muita perspectiva de um bom trampo nao tenho duvida q viveria de forma muito mas digna trampando la.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Xaliba, vc esta certo... em alguns lugares eh possivel juntar grana... eu estou falando da realidade de Portugal neste topico.

Sem duvidas eh possivel trabalhar na Inglaterra (Suecia, Dinamarca e outros paises ricos) em diversos subempregos com muita dignidade a ainda juntar alguma grana. Conheço mmuuuuuuitos mochileiros que deixaram bons empregos no Brasil para trabalhar em subempregos para juntar grana em moeda forte.

Nao tenho nada contra quem faz no exterior o que nao sonharia em fazer no Brasil, como moram e como se alimentam precariamente (ou nao)... cada um faz da vida o que quer, e cada um sabe a maneira de realizar seus sonhos (afinal sao eles que motivam tudo em nossa vida).

Apenas quero deixar o alerta para aqueles que nao estao preparados para a realidade portuguesa... Portugal e um pais extremamente xenofobo (sem generalizacoes, tenho muitos bons amigos portugueses) e ao mesmo tempo esquece de reconhecer que 1/3 da populacao portuguesa vive fora de Portugal (afinal ate os subempregos sao muito melhor remunerados fora do pais). Juntar grana aqui eh inviavel... as despesas sao parecidas com os outros paises da Europa e a remuneracao muuuito mais baixa.

Existe extensa mao de obra africana a preços baixissimos (pseudo escravatura) e uma oferta imensa de brasileiros pensando em trabalhar aqui por um ano ou dois para depois voltar para o Brasil, construir uma casa e comprar um carro... e a triste realidade mostra que esse pessoal acaba ficando (imensa maioria ilegal) porque ja nao tem qualificacao para voltar para o mercado de trabalho brasileiro, porque tem vergonha de voltar (por diversos motivos) e acabam ficando por aqui... e isso acaba por gerar um problema social sem controle, pois essas pessoas nao contribuem para a segurança social daqui (ficarao velhos sem aposentadoria), nao sao cobertos pelo sistema de saude daqui... enfim, vivem uma vida marginal... vivem numa sociedade marginal e sao muitas vezes muito mais infelizes do que se estivessem no Brasil Falo isso pq escuto conversas no metro, nas esquinas... os imigrantes daqui nao estao felizes (os unicos que estao felizes sao os iludidos.... recem chegados).

Confesso que se eu fosse pedreiro, marceneiro, trabalhador braçal e nao tivesse ambiçao de ser nada alem disso eu imigraria para a Suiça! Confesso que se eu fosse um mochileiro quebrado (muitas vezes sem instrucao ou opcao, impossibilitado de ter alguma remuneracao justa no Brasil) e afim de trabalhar muuuuuito para juntar grana, eu tentaria um subemprego em qualquer pais rico... faria o impossivel para conseguir uma graninha para viajar, mas isso eh papo para outro topico...

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

O salário mínimo em Portugal para os escravos brasileiros é E 550 e na Espanha é E 650, sem 13 salário férias etc. O custo de vida é três vezes maior e se ficar doente ou necessitar de dentista pior ainda. Será que vale a pena?

Todos que encontrei trabalhando vivem péssimamente mal, se conseguir residência muda um pouco.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Mauro... pior ainda, o salário mínimo em Portugal (2009) é de € 450, com previsão de subida para € 500 em 2011 eheheh

Eu tenho o cartão de cidadão... mas é incrível como até os portugueses não estão acostumados com isso, para o povo a ilegalidade é quase lei, uma vez que driblar toda essa "burrocracia" é tarefa herculiana...

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...