Ir para conteúdo

Córdoba e região, Rosário, Buenos-Aires - 10 dias em julho de 2012


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Este ônibus da cia. CRUCERO DEL NORTE anotei ainda nas minhas viagens de 2010 para Iguaçu e para Assunção.

Finalmente, viajei com ele, pela primeira vez na categoria "cama", uma poltrona confortável entre corredor e janela do lado direito.

 

20121122114654.JPG

 

Passagem reservei por telefone, recebi dados bancários e endereço e-mail, paguei, enviei o comprovante e recebi a confirmação.

Retirada de passagens na rodoviária Tietê, 1 hora antes de embarque, tudo tranquilo.

Recebi 2 bilhetes grampeados, Sã Paulo - Garupá e Garupá - Córdoba, pelo preço de 255 reais, era mesma tarifa de Buenos-Aires, aonde seguiu o primeiro ônibus.

Partida 7.7.12. às 22 h, houve pequeno atraso, esta linha começa no Rio. Noite tranquila no ônibus, deu para dormir o suficiente.

Primeira parada entre 6 e 6:30 na periferia da cidade Maringá - PR, para café de manhã, houve embarque também. Frio, neblina, clarear do dia 8.7.12.

Segunda parada já para almoço, ao meio-dia e pouco, na periferia da Foz do Iguaçu - PR

 

20121122114848.JPG

 

Aqui estão os nossos simpáticos motoristas argentinos:

 

20121122115009.JPG

 

Depois parada rápida na rodoviária Foz do Iguaçu e já estamos na fronteira.

 

20121122121442.JPG

 

Do lado brasileiro apenas estrangeiros desceram para controle de migração. Neste momento no ônibus entrou um cambista e ofereceu pesos argentinos, taxa 2,2 por 1 real.

Achei razoável (naquele dia!), troquei 1000 reais e não precisei mais durante a viagem (usei um pouco cartão de crédito também).

 

20121122121528.JPG

 

Atravessando o Rio Iguaçu pela ponte.

 

No lado argentino o controle de migração foi para todos, descemos do ônibus.

 

Depois, a alfandega resolveu revistar todas as malas, o ônibus encostou ao lado dos scanners e cada passageiro tinha que pegar e apresentar as bagagens dele.

A minha pequena mochila viajou este trecho na poltrona e não participou desta festa, que demorou por mais de uma hora.

 

20121122122235.JPG

 

Nesta hora passaram rapidamente os ônibus urbanos internacionais:

 

20121122122344.JPG

 

Finalmente, seguimos a viagem, depois de uma paradinha na garagem da empresa em Pto. Iguazu (não entramos na rodoviária).

Este atraso deve ser sentido até a chegada em B.A., mas para turma de córdoba apenas agilizou a conexão.

 

Vistas bonitas pela janela no trecho seguinte, mas não tirei fotos nesta vez.

 

Chegamos em Garupá já depois de pôr do sol. Grande garagem da empresa, avenida em frente muito movimentada.

Refeitório da CRUCERO DEL NORTE serviu jantar aos passageiros de algumas linhas, mas na nossa foi programado jantar no ônibus, que foi devidamente abastecido.

 

E foi um bom jantar, nada pior que em voos transatlânticos, até com champanhe.

Mais uma noite tranquila no ônibus, acordei só com luzes na cabine ligadas na parada de Santa Fé, estava clareando (9.7.12.).

Não percebi quando passamos pelo famoso túnel, e nem sem se houve parada na cidade de Paraná, no outro lado do rio.

 

Mais algumas horas até a Córdoba, tudo reto e plano. Café de manhã servido no caminho.

Chegamos na hora programada, mas o acesso ao terminal ficou bloqueado por alguns minutos pelo desfile militar, que assistimos do ônibus.

Finalmente, desembarcamos do nosso veículo no. 1014

 

20121122124049.JPG

 

20121122124210.JPG

 

O terminal é grande, confortável e completo, tem até supermercado.

 

20121122124240.JPG

 

E isso é apenas a "parte velha". A outra conheci já no dia seguinte.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

10.7.12. No dia seguinte conheci também a ampliação do terminal rodoviário de Córdoba.

Fica no outro lado da avenida e foi construído no lugar de uma antiga fábrica. Há conexão com a parte principal pelo túnel.

 

20121124160624.JPG

 

Nesta parte estão todas as linhas mais curtas, e algumas longas também.

 

20121124160910.JPG

 

Para Alta Gracia há várias saídas, pelo menos a cada hora, de 2 ou 3 cias.

Escolhi a próxima, da Sarmiento (11 pesos)

 

20121124161146.JPG

 

20121124171900.JPG

 

Terminal Alta Gracia fica depois do centro.

É possível descer antes, no retorno tb. esperar ônibus em um dos pontos principais.

 

 

Entre Alta Gracia e Carloz Paz há ônibus diretos de 2 cias, a cada 2 horas na média.

De novo viajei com Sarmiento (10 pesos).

 

Entre Carlos Paz e Córdoba há muitíssimas frequências de várias categorias e companhias.

 

20121124172654.JPG

 

Tomei um micro-ônibus da Fono-bus (13 pesos)

 

12.7.12.

 

Córdoba - Gral. Belgrano, há várias frequências de 3-4 cias.

 

20121124171736.JPG

 

viajei com Sierras de Calamuchita (32 pesos)

 

20121124172404.JPG

 

A melhor parte deste trecho, contorno da represa Dique Los Molinos

 

20121124172425.JPG

 

20121124172438.JPG

 

20121124172456.JPG

 

20121124172517.JPG

 

Gral. Belgrano - Córdoba

 

20121124171825.JPG

 

Meu retorno foi com Pajaro Blanco (32 pesos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

13.7.12. Córdoba - Rosário

 

Há várias frequências na parte de manhã, muito mais do que para Sante Fé, que resolvi cortar nesta vez.

Dei preferência a cia. Gral. Urquiza, categoria semicama, por 149 pesos. horário 9:00 - 15:20.

 

20121124181602.JPG

 

F suspensão deste ônibus também foi confortável, bem como a poltrona.

 

20121124181752.JPG

 

De manhã estava frio, funcionava a calefação. Na segunda parte da viagem esquentou, ligaram o ar condicionado.

Justo sobre a minha poltrona, a peça plástica de regulagem estava arrancada, logo começou incomodar um jato gelado forte atacando o meu joelho.

Resolvi o problema, enfiando no buraco o meu bilhete, devidamente dobrado e amassado, serviu como defletor.

 

20121124182148.JPG

 

Parada no meio de caminho em Bell Ville, 20 min. para lanche.

 

20121124182424.JPG

 

A região é incrivelmente plana, e muito bem aproveitada pela agricultura.

 

20121124182507.JPG

 

20121124182526.JPG

 

Mais uma paradinha memorável, Leones.

 

20121124182628.JPG

 

É o centro da da Festa nacional de Trigo.

 

20121124182743.JPG

 

Deve ser não só de festa...

 

20121124182914.JPG

 

Chegamos no horário. O terminal rodoviário de Rosário é bem comprido, e ainda está em reforma e ampliação, sem interromper as operações.

 

20121124183319.JPG

 

A área da obra estava em frente da minha janela no hotel NAHUEL.

 

15.7.12. Rosário - Buenos-Aires

 

Há muitas saídas. A diferença de preço entre categorias é pequena, mas os próximos semicama estavam lotados.

A escolha prévia era cia. Chevallier, mas no guichê desta o meu portunhol não deu certo, única vez nesta viagem.

Acho que a culpa foi do velhinho no outro lado, com pronúncia defeituosa, provavelmente, ele estava sem dentes.

Portanto, mudei para concorrência, paguei 140 pesos e viajei com novinho ônibus da El Rosarino.

 

20121124184010.JPG

 

categoria cama com serviço, na entrada recebi uma caixa de comida e bebida, que serviu como almoço já ao chegar no hotel em B.A.

 

20121124184209.JPG

 

ótimas poltronas de couro e telas de vídeo, boa programação de cinema a bordo.

 

20121124184333.JPG

 

Por dentro foi chamado El Mendocino.

 

20121124185521.JPG

 

Mas chegou como programado em Buenos-Aires, passando ao lado do aeroporto Jorge Newbery (AEP).

Agradou a presença dos novinhos EMB-190 da cia. AUSTRAL.

 

20121124185748.JPG

 

Chegada no terminal Retiro, também de tamanho GG.

Foram menos de 4 horas de viagem tranquila, com apenas 8-10 passageiros a bordo.

 

16.7.12. Buenos-Aires - Aeroporto Internacional EZE

 

tomei último micro-ônibus, às 18:40, (branco, a direita)

 

20121124190554.JPG

 

Ponto de partida - Av. Belgrano 254 (esquina Av. Paseo Colón), passagem custava 22 pesos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Considerações finais

 

Bem, terminei este relato, espero que ajude a alguém no planejamento de alguma viagem.

Para mim, apenas comecei o descobrimento da Argentina e pretendo continuar desse jeito, com viagens de 1-2 semanas, focadas em determinadas regiões.

 

Os distúrbios cambiais pouco afetaram em julho, mas agora já complicam mais. E a inflação interna que, sem dúvida, aumenta em consequência disso.

Nas condições atuais, a viagem seria econômica no câmbio paralelo e anti-econômica no oficial, ém uma pena. Qause mais uma Venezuela, com este dor de cabeça cambial.

Estou monitorando os preços das passagens de ônibus, entre grandes cidades aumento nestes meses foi moderado:

meus trechos de 149 e 140 agora ficam por 165 e 150 respectivamente.

Mas para muitas outras linhas sofreram aumento mais pesado, o que afeta meus próximos roteiros.

 

Em geral foi tudo fácil, boa identificação visual em todo lugar ajuda bastante. Sem problemas de segurança. Atendimento atencioso, bastante cordial.

Houve apenas uma falha de comunicação e muitos contatos positivos.

 

Com algumas pessoas conversei mais que foi necessário e senti que estão bastante preocupadas com as tendências econômicas, mas não perdem a dignidade. Há bastante simpatia com o Brasil, e os mitos de "rivalidade" não apareceram. Alias, alguns argentinos também têm percepção clara de que estes mitos são criadas por grupos poderosos que praticam a "lavagem cerebral futebolística", para manter os povos fora dos assuntos do real interesse.

 

É difícil eleger qual das cidades foi a mais simpática e acolhedora. Apenas sei que a Buenos-Aires não ganhou premio nesta vez.

Talvez, só por falta de sorte, já que cheguei num domingo nublado, e que ficou como último ponto do meu roteiro.

Nas rodoviárias das outras 4 já recebi os mapinhas da cidade, em rosário junto com um guia completo, cheio de dicas.

Apenas na minúscula Gral. Belgrano não houve atendimento turístico no terminal, precisei andar umas quadras até a torre central.

Já no terminal Retiro de B.A. fui informado que o próximo posto de informações turísticas fica na rua Flórida (calçadão do Centro, a 1 km).

E este na rua Flórida encontrei fechado no domingo, como também outros. Mas recebi um mapa do centro no hotel, o que resolveu o problema.

No dia seguinte peguei um mapa maior em uma das agências.

 

Em geral, guardei desta viagem impressões muito positivas, descansei das minhas rotinas pra valer.

E voltarei várias vezes para B.A., a caminho das outras regiões argentinas.

 

Quero destacar em especial o encontro com condores na prov. Córdoba e o passeio em Rosário. ::cool:::'>

Acredito que Rosário é a segunda melhor cidade do mundo para caminhada na beira de um grande rio, de pois da minha Samara http://www.mochileiros.com/sempre-samara-t53539.html

Desculpem, Roma e Paris, seus rios são muito pequenos. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra
PÔ BAKANA DEMAIS SEU RELATO E FOTOS HEIN RUSSO...PARABENS !!!

TO QUERENDO IR PRA LÁ AGORA EM ABRIL , ALGUEM SABE ME DIZER COMO ESTAO OS PREÇOS LÁ PELA AREGENTINA NMO MOMENTO?

ABRAÇOS

Obrigado!

Na semana passada um dia andei pela Argentina de carro, cortei o caminho de Salto de Yucumã para Cataratas de Iguaçu.

A percepção de preços depende muito de câmbio que faz.

Na entrada em Bernardo de Yrigoen ofereceram 100 pesos por 31 real, assim a gasolina ficou barata

(na bomba houve preço em real também, 2,03 por litro de comum e 2,42 super, com taxa de 100 por 35)

E bons vinhos no supermercado quase de graça.

Já nos restaurantes de Puerto Iguazu aceitaram real com taxa pior, 100 por 45.

Assim ficaria caro, mas houve sobra de pesos trocados antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi, Russo

 

Adorei seu relato, e foi muito bom pra mim que estou programando uma viagem curta para maio, como já visitei B.A anteriormente e agora estou indo novamente pq é um presente para meu enteado, estava tentando incluir um outro lugar que não fosse muito longe de B.A e que desse para ir de onibus , para que assim não gastasse tanto e tambem para eu poder aproveitar e conhecer mais alguma coisa alem de B.A.

Estava pensando em incluir Mendoza, vc ja foi? Acha muito longe para ir de Onibus?

 

 

Desde já agradeço

 

::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi, Russo

Adorei seu relato, e foi muito bom pra mim que estou programando uma viagem curta para maio, como já visitei B.A anteriormente e agora estou indo novamente pq é um presente para meu enteado, estava tentando incluir um outro lugar que não fosse muito longe de B.A e que desse para ir de onibus , para que assim não gastasse tanto e tambem para eu poder aproveitar e conhecer mais alguma coisa alem de B.A.

Estava pensando em incluir Mendoza, vc ja foi? Acha muito longe para ir de Onibus?

Desde já agradeço

 

Obrigado! ::cool:::'>

Ainda não visitei a Mendoza, apenas observei da janela de avião, viajando entre São Paulo e Santiago.

Estou reservando esta parada para viajem por terra retornando de Santiago, pois na próxima tirarei passagem aérea só de ida.

Mas é fácil ir de B.A. até lá, há muitos ônibus noturno, que economiza diária de hotel tb.

http://www.plataforma10.com/Servicios#buscar/10/315/28-02-2013/1

Caso a Mendoza interessa tanto, vale a pena visitar.

 

Outras opções de grandes cidades estão aqui no meu relato. Se gostou, aproveite a experiência

Rosário é perto, gasta só uma parte de dia para viagem. Eu adorei, pois parece bastante com a minha Samara - http://www.mochileiros.com/sempre-samara-t53539.html

Córdoba é mais longe, vale a pena viajar de noite. Mas é mais perto que Mendoza e tem muitas coisas interessantes na cidade e em torno dela.

http://www.plataforma10.com/Servicios#buscar/10/19/28-02-2013/1

Boa viagem! ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fala russo145, valeu pelo relato !!

fiz roteiro parecido pela região de córdoba, apenas ñ fui mesmo no parque dos condores e segui até la cumbrecita, para além de carlos paz, alta gracia e gen. belgrano, que são cidades bem simpáticas e acolhedoras. e por outras 6 vezes na argentina, tanto pela região patagonica - el chalten, de mendoza, como por salta, foi possível avistar condores. agora, ir ao peru apenas para avista-los é brincadeira, não?! kkkk

ah, qto às cidades e seus rios, o que Roma, Paris, Rosario e Samara diriam sobre Manaus então hehehehe

e qq dúvida sobre o norte goiano, podemos tentar ajudar....

boas viagens !!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
fala russo145, valeu pelo relato !!

fiz roteiro parecido pela região de córdoba, apenas ñ fui mesmo no parque dos condores e segui até la cumbrecita, para além de carlos paz, alta gracia e gen. belgrano, que são cidades bem simpáticas e acolhedoras. e por outras 4 vezes na argentina, tanto pela região de mendoza como por salta, foi possível avistar condores. agora, ir ao peru apenas para avista-los é brincadeira, não?! kkkk

ah, qto às cidades e seus rios, o que Roma, Paris, Rosario e Samara diriam sobre Manaus então hehehehe

e qq dúvida sobre o norte goiano, podemos tentar ajudar....

boas viagens !!

 

Obrigado! ::cool:::'>

 

Verdade, acho que Córdoba e cercanias é o miolo da Argentina, vale a pena gastar uns dias por lá. Também quero aumentar a minha frequência na Argentina. Em janeiro passei de carro cortando de Bernardo de Yrigoen para PN Iguazú. Na próxima invasão mais séria farei um roteiro parecido com de 2012, mas na outra região. Se a minha companheira achar o tempo, iremos à Patagônia. Caso sozinho, escolho na parte norte.

 

Quanto os rios, fala verdade, Manaus é um porto oceânico, e Amazonas não é exatamente um rio, nem oceano, é algo fora das categorias comuns.

Admito que citei Roma e Paris de brincadeira, os riozinhos de lá não se comparam com Volga e Paraná e são muito pequenos para estas cidades grandes.

Poderia citar tb. Rio Moscou em Moscou e vários outros. Dá pra fazer passeio fluvial, andar pelas margens. Sem estes rios ficaria pior...

Mas os conjuntos Samara+Volga e Rosário+Paraná são muito mais balanceados e harmônicos, não deixe de conferir (pelo menos pelas fotos 8) ) .

 

Agradeço pela oferta de ajuda em GO. Depois de entender o que exatamente quero lá, farei algumas perguntas na seção goiana e-ou em MP.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...