Ir para conteúdo

CEGUEIRA DA NEVE


LeoRJ

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O que é cegueira causada pela neve ?

 

Quando a luz é intensificada pela reflexão das ondas luminosas na superfície da neve ou da água e há exposição a radiação ultravioleta, sem qualquer proteção nos ólhos(ou usando alguma proteção precária ou incorreta), leva a queimadura na córnea e na conjuntiva.

 

A exposição prolongada pode causar danos que resultam em cegueira temporária ou até mesmo permanente. Principalmente em um dia claro de céu límpido.

 

598d9e24b57ee_ScreenHunter_02Dec_0102_54.jpg.234747b94cbf0743bdaae7956fd0ccd9.jpg

 

Sinais e sintomas:

 

- Dor e ardor nos olhos. Pode ser descrito como uma sensação de "areia" nos olhos.

 

- Olhos, irritados (vermelhos)

 

- Inchaço

 

- Visão turva

 

- Grande sensibilidade à luz.

 

Tratamento:

 

- Lavar os olhos com água muito limpa e fresca.

 

- Compressa fria sobre os olhos (chá preto funciona muito bem !!!).

 

- Descanso: Evitar a exposição até que os sintomas sejam resolvidos, geralmente dentro de 24 a 48 horas.

 

- Se as dores persistirem, é possível usar medicamentos para controlar a dor, de preferência AINE (Anti-flamatórios não esteróides) Ex: Ibuprofeno.

 

ceg.jpg.76809dbc28117057c5663c6d8527c6a8.jpg

 

NOTA: Se os sintomas não desapareceram dentro de 24 a 48 horas, recomenda-se a evacuação dos afetados.

 

Prevenção:

 

• Utilização de óculos especiais que absorvem 100% da radiação ultravioleta UVA e UVB. Se possível, de uso específico em montanha.

• Se estiver para fazer um tour de alta montanha ou glaciar, caso possível, utilizar óculos com protetores laterais.

• Evitar o uso de óculos que não tenha procedência garantida.

 

Um ótimo exemplo de óculos próprio para alta montanha:

 

598d9e24bc416_ScreenHunter_03Dec_0103_31.jpg.534227dbfd2dc2fbf37a6399e0387bf8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Leo,

 

E quando a pessoa utiliza óculos de grau, como eu? Como fazer?

 

Existe algum modelo desses óculos que eu posso adaptar por cima dos meus? Ou algum que eu possa colocar grau na lente?

Eu dei uma procurada rápido e não achei nenhum para adaptar por cima do meu óculso de grau.

 

Eu não consigo adaptar com lentes de contato, portanto preciso dos óculos!

 

Se alguem puder me auxiliar nisso, ficaria grato.

 

Abraços,

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gabriel

 

Se for usar em montanha, pode usar um Goggle.

 

GBBGAS.jpg.9215278415866d4504e0f4f3a4091c19.jpg

 

Se não, vai ter que achar algum óculos bem grande que caiba em cima do seu.

 

Coisa que acho bem desagradável.

 

Ou até comprar um óculos escuro que já venha com lente de grau. Bem caro e não recomendado, pois a maioria não tem proteção suficiente pra uso em alta montanha.

 

Uma sinuca :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

598d9e24b57ee_ScreenHunter_02Dec_0102_54.jpg.234747b94cbf0743bdaae7956fd0ccd9.jpg

ceg.jpg.76809dbc28117057c5663c6d8527c6a8.jpg

598d9e24bc416_ScreenHunter_03Dec_0103_31.jpg.534227dbfd2dc2fbf37a6399e0387bf8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Realmente bem complicado.

 

O que consegui foi um óculos escuro com uma lente de grau por dentro, não foi muito agradavel mas segurou a onda. Porém se precisse de uma lente mais especifica seria um problemão.

 

Achei uma solução, mas não vai sair barata.

 

Fica ai a dica para o pessoal.

 

www.opticus.com

 

Site que vende óculos escuros e de alta montanha com grau e enviam para o mundo todo. Eu mandei um email a eles para averiguar.

Tô pensando em encomendar um.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Eu tinha o mesmo problema de adaptar óculos de grau com lentes UV e já testei alguns modelos de óculos de montanha e goggles, só que sou oriental e a única solução boa que consegui foi de adaptar alguns modelos maiores da Julbo para meu rosto e fazer cirurgia para miopia :(

 

Para quem vai fazer alta montanha e usa óculos de grau, eu recomendaria testar numa câmara fria para ver se não vai embaçar as lentes, usar máscaras apropriadas para isso e também levar óculos de reserva. Meu sherpa no Nepal me deu uma bronca ferrada por não ter óculos reserva... e faz sentido... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...