Ir para conteúdo

Por todos os caminhos da Estrada Real- Caminho Velho - Dos diamantes - Do Sabarabuçu - Caminho Novo


Posts Recomendados

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho dos Diamantes : (Ouro Preto - Diamantina)

 

Trecho: Diamantina - Marco Zero

 

 

Cheguei em Diamantina Por volta das duas e antes de procurar algum lugar pra ficar resolvi procurar o Marco Zero da ER.

 

 

P1060743.JPG

 

P1060731.JPG

 

P1060737.JPG

 

Diamantina me pareceu uma cidade magica, eu fiquei encantado, porem a cidade estava em polvorosa devido as eleições,

o governador estava ali para apoiar os politicos da região, comicio, carreata,

tudo que você possa imaginar para atrapalhar um turista Motociclista numa cidade como aquela.

 

P1060741.JPG

 

P1060745.JPG

 

Bem ali na minha frente estava meu objeto de desejo, O Marco Zero da Estrada Real em Diamantina,

num lugar de destaque a frente da charmosa pousada do Garimpo.

 

P1060747.JPG

 

P1060748.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho dos Diamantes : (Ouro Preto - Diamantina)

 

 

Trecho: Diamantina - Biribiri

 

Seguindo sugestão do Geraldinho, morador de Diamantina que conheci no final do caminho dos Diamantes,

resolvi ir me hospedar num dos casarões do PE Biribiri. http://www.serradoespinhaco.com.br/biribiri.

Depois de tanta recomendação rumei para lá sem pensar duas vezes... Lugar lindo,

como vocês puderam ler no link acima, porem todas as casas estavam ocupadas,

resolvi comemorar o final do caminho dos diamantes e depois eu penso onde vou me hospedar.

 

P1060755.JPG

 

P1060756.JPG

 

P1060762.JPG

Breve relato desses galpões citados no link acima.

 

P1060757.JPG

 

P1060759.JPG

 

Enxugar algumas dessas garrafas era mais que merecido

para comemorar o termino do caminhos dos diamantes da ER

 

P1060760.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

A caminho do sabarabuçu

 

 

 

Com o caminho Velho concluído e agora também o caminho dos Diamantes, voltei os pensamentos ao Caminho do Sabarabuçu e já resolvido que não ficaria aquela noite em diamantina, liguei a Moto e agora pelo asfalto vou descendo para Cocais, novamente fui deixando para trás Diamantina, Serro,Conceição do Mato Dentro e consegui descer toda Serra do Cipo antes de anoitecer, Só não pude aproveitar melhor a serra por causa da preocupação com combustivel, me esqueci que no asfalto o consumo da Lander não é mesmo e por sorte logo que desci a serra num lugarejo que não me recordo o nome consegui comprar cinco litros de gasolina de um morador do local a R$3.90 o lt, satisfeitissimo pagaria a até dez reais o litro afinal o posto mais proximo estava a 40km a frente se eu tivesse insistido a pane seca seria inevitavel, Já a noite rodei os quarenta km até o posto, abasteci, e ali fiquei sabendo que não havia hotel ou pousada no lugar, por sorte o frentista me deu a dica que se eu voltasse cinco km conseguiria pouso na casa do Osvaldo. Passava das oito da noite quando consegui encontrar a casa e só relaxei quando soube que ele me receberia em sua casa, R$ 20,00 é o que ele me cobraria pelo quarto e pela janta, cansado porem com sorte, cama, mesa, e não é que tinha cachaça e cerveja gelada também, me senti no paraíso.

 

 

P1060770.JPG

Serra do Cipo, dessa vez pelo asfalto

 

P1060774.JPG

Osvaldo , esposa e cunhado me recebendo em casa e enquanto a janta não ficava pronta, Muita prosa regada a cachaça e cerveja.

 

P1060780.JPG

Pela manhã enfrente a casa do Osvaldo, unico ponto de apoio da região, muita sorte minha, Obrigado Osvaldo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saulo,

 

O quê dizer disso tudo?

 

Simplesmente uma palavra:

 

"FANTÁSTICO"

 

Obrigado por compartilhar conosco essa tua aventura;

 

Estou no início do planejamento de fazer à pé, o caminho antigo (ouro preto a Paraty), na sua visão, quais poderão ser as complicações que poderemos enfrentar nesse caminho?....Devemos fazer em janeiro e fevereiro/2012!

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

Estou no início do planejamento de fazer à pé, o caminho antigo (ouro preto a Paraty), na sua visão, quais poderão ser as complicações que poderemos enfrentar nesse caminho?....Devemos fazer em janeiro e fevereiro/2012!

obrigado

 

marioluc

 

Puts a ER realmente é FANTASTICA!!

 

Adoraria fazer o Caminho Velho a pé. Acho que numa viagem desse porte a pé uma das coisas que podem complicar é não planejar as paradas para pernoite, já que carregar barracas para acampar não deve ser facil.

 

aqui nesse link se encontra as melhores dicas para quem vai a pé, a cavalo, de moto, carro: http://www.estradareal.tur.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saulo,

 

Obrigado pela rápida resposta.

 

Existe poucos relatos de viagens à pé...... tenho algumas dúvidas:

 

.Li que vc teve que retornar devido a mata fechada em um local....neste trecho dá prá fazer à pé?

.O que vc acha sobre segurança de se fazer á pé? vc sentiu alguma insegurança?

.Água no trecho e de fácil acesso?

.Nas cidades maiores como estão os preços de hospedagem?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

marioluc

 

Dois lugares retornei porque a moto não passou, o primeiro, na Garganta divisa de São Paulo com minas, trilha ingrime e pneus não eram adequados mesmo assim em vão tentei, trilha especifica para quem vai a pé ou a cavalo. o segundo foi proximo a São João Del Rei, outro trecho expecifico para que vai a pé... Vale muita a pena para quem vai pé, da pra ir tranquilo desde que não esteja chovendo forte, passa por alguns riachos e talvez dificulte na cheia.

 

O caminho é super seguro, só no trecho Cunha Paraty que alguns anos atras li relatos que estavam roubando Motociclistas e ciclistas eu mesmo passei por ali varias vezes sem ser incomodado.

 

Em relação a água para quem vai de moto é tranquilo, a pé tem alguns trechos longos sem apoio, porem, muitas fazendas e sitios, ótima oportunidade para conhecer pessoas e costumes e completar o camelbak.

 

Evitei pernoitar em cidades grandes, em Tiradentes foi uma exceção R$ 120,00, nas outras cidades variaram de R$ 20,00 a R$ 60,00 com café e estacionamento para Moto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saulo,

 

muito obrigado.

 

Fizemos em fev/12 o caminho da fé, entre aguas da prata x aparecida. Sentimos felizes em compartilhar momentos felizes com os moradores locais, lugares incriveis.

 

Esse pessoal dos sítios costuma ter acomodação, ou é somente na cidade?

Nosso plano é pernoitar nas pequenas cidades e conhecer os costumes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...