Ir para conteúdo

Por todos os caminhos da Estrada Real- Caminho Velho - Dos diamantes - Do Sabarabuçu - Caminho Novo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Caraaaaaaaca, que trip sensacional!!!

 

Eu sou apaixonada pela ideia de fazer alguma trip pela ER desde criança - minha família é de Passa Quatro-MG, então desde que conheci um pouco a respeito dos caminhos, me encantei com essa ideia - e agora estou babaaaando nas fotos do seu relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
l!!!

 

Eu sou apaixonada pela ideia de fazer alguma trip pela ER desde criança - minha família é de Passa Quatro-MG

 

 

 

 

Cris*Negrabela

 

A ER é tudo de bom, e melhor ainda que fica praticamente no quintal de casa...

Na minha subida pelo caminho velho passei por Passa Quatro, você esta em vantajem, aproveita logo este ponto de apoio.

 

Se eu tivesse tempo faria tudo novamente, nem que fosse Pantufando .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

Caminho Novo

 

 

P1060998.JPG

Novamente na 40 agora no RJ

 

P1060999.JPG

Cervejaria Itaipava - Itaipava - RJ

 

P1070004.JPG

Chegando em Petropolis

 

P1070006.JPG

Matriz de Petropolis

 

P1070014.JPG

 

P1070028.JPG

 

P1070032.JPG

Marco da ER numa viela em Duque de Caxias

 

P1070033.JPG

Marco na região de Magé ao lado de um vaso santario servindo de Horta de salsinha - Bem adubado!!!

 

P1070038.JPG

Poucos km para Porto Estrela

 

P1070040.JPG

Enfim o ultimo Marco Do caminho novo em Porto estrela - No meio do nada ao lado do rio Inhomirim

 

P1070042.JPG

 

P1070043.JPG

 

Me senti todo orgulhoso ao chegar aqui no ultimo Marco da Real em Porto Estrela, mas era ponto de Honra ir até o fim, mesmo tenso nos ultimos KM parando para pedir autorização a supostos traficantes de Duque de Caxias e Magé para passar consegui chegar...Considero este ultimo Marco do caminho novo o mais importante, afinal antes de partir pesquisei muito e não encontrei nem um relato de alguem que tivesse chegado até aqui de Moto.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho Novo

 

Considerações do Caminho Novo:

 

Tentei ser muito fiel a todos os caminhos da ER, principalmente nos trechos fora de estrada, porem nos ultimos 200 km antes da divisa de estada Minas Rio me perdi muitas vezes, mesmo abandonando a ER em alguns trechos fiz questão de passar em todas as cidades da ER ora terra ora asfalto.

 

O caminho novo posso considerar o mais tinhoso " como diz meu Amigo Atobá" mas não menos belo, valeu a pena prosseguir e ir até o ultimo Marco onde poucos ou ninguem antes chegou de Moto " Pelo menos não encontrei relatos com registro fotografico" . Esta ai um desafio, quem fizer ou relatar ter feito os ultimos 20 km da ER no caminho novo até Porto Estrela as margens do rio Inhomirim eu pago as geladas, só para ouvir e matar saudades.

 

Ao Pessoal que deseja conhecer a ER eu Super recomendo, principalmente se for de Moto, se não der para fazer todos os caminhos, faça um por vez, vale a pena!!

 

Quem quiser pesquisar ou tirar alguma duvida recomendo este link: http://www.institutoestradareal.com.br/ ou http://www.estradareal.tur.br

 

Ou se preferirem terei maior prazer em cooperar podem me enviar email : saulowds@hotmail.com

 

Muito Obrigado aos que acompanharam o relato.

Saulo wds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiz um passeio de Brasilia-Diamantina-Serro-Milho Verde a São João Del Rei e Tiradentes, depois segui até Paraty, peguei muitos marcos da estrada real e rodei bastante na terra, como estava com familia não pude fazer tudo mas foi bem bacana os lugares que passei, essa foto de perfil foi tirada nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Poxa, Saulo, lendo este relato me lembrei e revi mentalmente de muitas destas passagens ai que fiz na travessia (à pé) de Diamantina - Conceição do Mato Dentro - MG. Diamantina, Biribiri, Datinhauma, S G Rio das Pedras, Milho Verde, Serro, Alvorada de Minas, Juvencio Miranda, Itaponhacanga e Conceição... Sofremos com os 170 km... mas no final das contas acho que valeu demais.

 

Olá boareto,

 

Se as chuvas deixarem, iniciarei daqui uns 20 dias, a estrada real de Ouro preto a Paraty à pé.

Como vc já fêz alguns trechos da ER, vc poderia me informar:

 

.)hospedagem no caminho é fácil, ou tem que reservar(quantos dias antes);

.)Vc se sentir inseguro no caminho.

.)o fluxo de pessoas fazendo o caminho é grande?

 

Se puder responder, agradeço muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

marioluc

 

Já vou logo tirando meu chapéu pra ti, 700 km a pé só de pensar já cansa.

mais tenha certeza que vai valer a pena cada passo que você der em direção a Paraty.

 

Hospedagem pelo caminho há muitas, de todos os tipos de gostos e bolsos porem nesse caso "caminhada" não sei como que se dá a logistica.

Uma duvida quantos km se anda por dia numa Trip assim?

 

No meu caso, só me senti inseguro no final do caminho novo, foi sinistro, porem não passou de má impressão.

e também antes de chegar em São João Del Rei dois cara de moto parados no caminho,levei um susto mas mesmo assim parei para cumprimenta- los

me ofereceram um tiro, a principio imaginei que estavam treinando tiro no mato...

depois caiu a ficha do que se tratava quando vi a carreira de pó em cima do banco de uma das motos, o engraçado que droga esta em todos os cotidianos porem jamais imaginei uma cena parecida com aquela em plena Estrada real.

 

você fez uma pergunta interessante, a principio imaginei encontrar muitas pessoas fazendo o caminho, porem encontrei poucas pessoas que estivessem realmente fazendo a ER, alguns ciclistas e só.. talvez pela época ...

 

Boareto

 

Se eu tivesse que escolher algum trecho da ER para fazer a pé, com certeza seria o trecho de Milho Verde a Diamantina, este trecho sugere um reencontro intimo com o eu, Show!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saulo,

 

Caramba, pó em plena trilha, os mercadores estão se superando.......

 

Como vamos "hospedar" em qualquer lugar, não levaremos equipamentos de camping, por isso nossas mochilas estarão bem leves, o quê dá para fazer em média de 30 a 35 kms ou até mais por dia..... vamos tentar terminar em +- 25 dias ou um pouco mais. Isso se não chover muito, e tivermos que abortar a viagem....enquanto eu torço prá não chover, o governo torce prá chover....vamos ver quem ganha!

 

Fizemos o caminho da fé, em fevereiro/12, foram 322 kms em 12 dias, o que deu uma média de +- 27 kms dia.......mas estávamos com mochilas de 13 kgs cada, o quê afetou o nosso rendimento.....

Como os caminhos tem as mesmas dificuldades(subidas/descidas fortes), acho que daremos conta.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...