Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Expedição ao Parque Reserva Nacinal Alto do Xingu

Postado
  • Membros

Foi incrivel fazer parte em 2012 desta expedição que inauguraria um novo roteiro para o Motototurismo, ou Motoviagens No Brasil. Chegamos onde nem um outro Motociclista chegou sem ser convidado pelos Caciques.

Ainda não tenho ideia de como vou relatar esta viagem, vou apenas compartilhar e comentar algumas fotos e quem sabe no futuro eu consiga comentar e transmitir tudo que aprendi nessa Motoviagem ao Xingu.

Dois mil kilometros separam São Paulo da Entrada da reserva indigena no Xingu. E depois de dois dias cortando estradas chego em Canarana - MT na casa do Elson, nosso ponto de encontro com o restante dos amigos que fariam parte da Expedição, Atobá vem de Porto Seguro - BA, Santoro, vinha de Piraju - SP, Piu veio de Monte Alto - SP , Eu venho de Sampa, e por fim o Elson de Canarana - MT, que foi o grande incentivador da Expedição, organizou e contactou as pessoas certas para nossa entrada na Reserva.

P1080005.JPG

P1080012%255B1%255D.JPG

P1080049.JPG

P1080069%255B1%255D.JPG

Em algumas estradas no Brasil seria muito melhor se não houvesse asfalto

P1080081.JPG

Serra do Roncador, Algumas centenas de km do Xingu.

P1080085%255B1%255D.JPG

A poucos km de Canarana - MT nosso ponto de encontro

• Respostas 21
  • Visualizações 14.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Saula,

Que aventura, lindas foto, valeu por compartilhar.

Meu sogro, ja foi algumas vezes pescar nesta regiao.

Abraços,

Robson

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olá, boa noite.

Parabéns pelo relato.

Tenho uma dúvida: como vc conseguiu a autorização da Funai pra entrar no parque?

Obrigada,

Ana

• 5 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

AnaChrist

Ola Ana, Na época não precisamos da autorização da Funai, fomos convidados e recepcionados pelo Cacique de uma das Tribos do Parque.

Mesmo assim sabíamos de antemão da proibição de não índios.

IMG_0049.JPG

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

muito prazer, meu nome e guilherme, tenho 20 anos. bem a alguns anos comecei a criar paixão por viajar, e posteriormente por motos.. então juntei o útil ao agradável rs mas por muitos anos eu era apenas garupa e sempre sonhei em ter a minha motoca e não depender de ninguém, e aconteceu ! no começo de 2015 consegui comprar minha motoca e foi com ela que comecei a criar uma paixão louca por motos, andar, viaja, as vezes da vontade de dormir junto com a moto kkk... emfim eu moro em GAUCHA DO NORTE-MT e quando vi essa postagem meu coração acelerou e meus olhos se encheram de lagrimas de alegria em saber que vocês passaram por aqui pertinho, fui vendo as fotos e reconhecendo cada lugar ( a partir daquela em que vocês estão indo rumo a canarana e tiram foto da placa que mostra a quilometragem q falta ate la.. ) por onde vocês passaram eu passei algumas vezes em rs me senti muito feliz ao ver que alguém reuniu alguns motociclistas e vieram para essas bandas ! o dia que vocês, ou qualquer pessoa, passar por essas bandas eu irei insistir que pousem em minha casa ! quero conhecer as historias aprender com os mais experientes para que um dia eu possa estar no lugar, ou junto, com os tais ! :D

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

olá amigo... estou pensando em passar por esses lado no meio do ano... chove muito em junho? hehhe

tava pensando em dar umas voltar pra conhecer as nações indigenas e parques naturais pela regiao, recomendo alguma coisa?

vamos fazendo contato e quem sabe marcamos uma cerveja por ai. abraço

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá, boa noite.

Parabéns pelo relato.

Tenho uma dúvida: como vc conseguiu a autorização da Funai pra entrar no parque?

Obrigada,

Ana

Ana me desculpe, três anos depois venho responder sua pergunta.

Acho que essa resposta já citei no relato. Não conseguimos autorização da Funai ou melhor, não solicitamos.

Adentramos o Parque a convite do cacique da aldeia Barranco Queimado intermediado por amigos da região.

Postado
  • Autor
  • Membros
muito prazer, meu nome e guilherme, tenho 20 anos. bem a alguns anos comecei a criar paixão por viajar, e posteriormente por motos.. então juntei o útil ao agradável rs mas por muitos anos eu era apenas garupa e sempre sonhei em ter a minha motoca e não depender de ninguém, e aconteceu ! no começo de 2015 consegui comprar minha motoca e foi com ela que comecei a criar uma paixão louca por motos, andar, viaja, as vezes da vontade de dormir junto com a moto kkk... emfim eu moro em GAUCHA DO NORTE-MT e quando vi essa postagem meu coração acelerou e meus olhos se encheram de lagrimas de alegria em saber que vocês passaram por aqui pertinho, fui vendo as fotos e reconhecendo cada lugar ( a partir daquela em que vocês estão indo rumo a canarana e tiram foto da placa que mostra a quilometragem q falta ate la.. ) por onde vocês passaram eu passei algumas vezes em rs me senti muito feliz ao ver que alguém reuniu alguns motociclistas e vieram para essas bandas ! o dia que vocês, ou qualquer pessoa, passar por essas bandas eu irei insistir que pousem em minha casa ! quero conhecer as historias aprender com os mais experientes para que um dia eu possa estar no lugar, ou junto, com os tais ! :D

Poxa Guilherme que coincidência bacana!!

O Motociclismo que praticamos é fascinante, pela forma que você relata você é tão apaixonado quanto nós.

Depois daquela Trip nunca mais tive a oportunidade de estar em Gaúcha do Norte, te garanto que se estiver pelas proximidades entro em contato contigo.

Um dos nossos amigos que nos acompanhou naquela Trip "nosso anfitrião" é de Canarana, caso passe pela cidade e queira conhece-lo tenho certeza que será bem recepcionado por ele, procure pelo Elson, grande Motociclista da região e faz parte dos aventureiros do Xingu, ele com certeza terá inúmeras histórias para contar.

Postado
  • Autor
  • Membros
olá amigo... estou pensando em passar por esses lado no meio do ano... chove muito em junho? hehhe

tava pensando em dar umas voltar pra conhecer as nações indigenas e parques naturais pela regiao, recomendo alguma coisa?

Ola amigo.

No meu relato dou algumas dicas da região, minha passagem por lá foi muito rápida portanto não tenho dicas aprofundadas. O Parque nacional do Xingu é uma reserva nacional fechada aos não índios. Pra saber se você vai conseguir entrar, só estando lá e contactando as pessoas da região. Recomendo conhecer alguns acampamentos "eles chamam de pousadas" no Alto do Xingu, lá você poderá contratar uma voadeira e dependendo da experiencia do guia ele poderá te levar a conhecer algumas aldeias a margem do Xingu.

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Poxa Guilherme que coincidência bacana!!

O Motociclismo que praticamos é fascinante, pela forma que você relata você é tão apaixonado quanto nós.

Depois daquela Trip nunca mais tive a oportunidade de estar em Gaúcha do Norte, te garanto que se estiver pelas proximidades entro em contato contigo.

Um dos nossos amigos que nos acompanhou naquela Trip "nosso anfitrião" é de Canarana, caso passe pela cidade e queira conhece-lo tenho certeza que será bem recepcionado por ele, procure pelo Elson, grande Motociclista da região e faz parte dos aventureiros do Xingu, ele com certeza terá inúmeras histórias para contar.

por acaso vc sabe o sobre nome dele ou alguma referencia do "Elson" la em canarana ? como posso encontra-lo ?

direto passo por lá e pela regiao :)

Postado
  • Membros

então amigo o período de chuvas começa em outubro, vai ate abril-maio, isso em anos normais sem el ninõ ou el ninã,....

recomendações tenho varias:

se vc for em tempos de chuva...

sempre ande com capa de chuva de fácil acesso pois chove bastante nesse período

de preferencia á pneu cravudo ou semelhante, no barro e lama te ajuda muito

se for rodar bastante, leve uns lubrificante para evitar muito desgaste na corrente, e kit de reparo de pneu, pois quando vc entra no território indígena as chances de encontrar ajuda caem bastante (movimento reduzido)

e sempre equipamentos de proteção

se for em tempos de seca....

na seca muda a historia, o pneu pode ser um 50% terra, pois o cravudo incomoda e tem desgaste alto nessa época

se pegar um trecho de movimento, cuidado ! a poeira é muito perigosa, se for ultrapassar sempre use seta, de umas piscadas no farol, as vezes os motoristas n te veem!

as vezes o talco na pista ( pó muito fino de terra, q se assemelha a talco) esconde buracos enormes !

e por fim, educação a todo momento :)

se vc vier pra gaucha do norte e quiser conhecer os índios, cultura e lugares, procure pelo " pastor paraná" ele é de origem meio africana, e casado com uma indígena ele tem muita "moral" e é conhecido em todas as aldeias aqui, ele pode te indicar roteiros incríveis pelo Xingu.

qualquer coisa eu sei onde ele mora, conheço ele, entrem em contato comigo e eu posso promover o encontro com ele :) meu Facebook ta guilherme biegelmeier, qualquer coisa manda uma msg pra mim se identificando e tal, posso ajudar vcs :)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.