Ir para conteúdo

Europa 14/Jan - Lisboa/Roma/Florença/Veneza/Nice/Annecy/Paris (23 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

No próximo dia 14/janeiro eu e minha namorada embarcamos para nossa primeira viagem à Europa e eu gostaria compartilhar algumas informações e pedir algumas ajuda. :)

 

São 23 dias de viagem e tanto eu como ela tínhamos muita vontade de conhecer Itália e França, principalmente pela gastronomia e história destes países. Ao comprar as passagens numa agência, nos indicaram ficar uns dias em Lisboa, pois o voo será pela TAP e não teríamos custo para deslocamento para Roma. Montar o roteiro não foi tarefa fácil: pesquisamos bastante e até postamos aqui no mochileiros. Depois de algum trabalho, finalizamos o roteiro assim:

Dia Cidade

1 Saída de Florianópolis

2 Lisboa (chegamos às 5:30 da manhã)

3 Lisboa

4 Lisboa -> Roma (chegamos às 10:30 da manhã)

5 Roma

6 Roma -> Florença

7 Florença

8 Florença

9 Florença

10 Florença -> Veneza

11 Veneza

12 Veneza

13 Veneza -> Nice (via EasyJet)

14 Nice

15 Nice

16 Nice -> Annecy

17 Annecy

18 Annecy -> Paris

19 Paris

20 Paris

21 Paris

22 Paris -> Florianópolis

23 Florianópolis

 

Pretendemos fazer algumas compras em Lisboa (é época de "saldos"), principalmente vestimentas para o inverno Europeu. Annecy, em especial, escolhemos devido à postagens aqui no fórum (infelizmente não me recordo quem postou), mas a cidade nos encantou bastante.

 

Reservamos todos os hotéis pelo booking.com e o site tripadvisor nos ajudou nas escolha. Já levantamos documentação necessária, estamos criando os roteiros internos - sugestões são bem-vindas :D - pegamos dicas para bagagem, enfim, está tudo encaminhado. Assim que voltar da viagem e tiver tempo, vamos criar um post detalhado para colaborar com o mochileiros.com.

 

Bom, ainda temos algumas dúvidas, se alguém puder nos ajudar ficaremos muito agradecidos:

1- Aluguel de carro: pensamos alugar um carro em Florença para visitar cidades vizinhas. Vale a pena? Vimos alguns passeios disponíveis como o "tuscan tour", também vimos que os estacionamentos são incrivelmente caros. Pensamos em explorar alguns vilarejos, mas ainda temos dúvidas sobre a melhor alternativa..

2- Estamos levando um tablet para apoio: é fácil conseguir conexão wi-fi gratuitas nestas cidades?

3- Nós lemos vários relatos, e as pessoas tem informações detalhadas de todos lugares que foram. Achamos impressionante e queremos tomar nota de tudo. Vamos até criar um blog. A dúvida é: como anotar tantos detalhes? Como lembrar o nome dos locais onde foram tiradas as fotos? Papel e caneta? Tablet?

4- Qual o melhor Duty Free shop para se fazer compras? Alguma aeroporto específico? Alguma dica ou sugestão?

5- Adaptador de tomada: devemos nos preocupar com algo? Estamos levando nossos carregadores de bateria e celular, todos bivolts.

 

 

Muito obrigado!

Renato e Grayce

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

Bem, vamos ver se consigo ajudar com alguma coisa.

1-Alugamos carro em setembro de 2012 saindo de Roma e devolvendo em Siena para conhecer cidades da Úmbria e Toscana. Depois fizemos de Siena em diante, indo para florença, de trem. Enquanto estavamos com o carro, ficamos em Montepulciano. Aliás em um hotel com estacionamento fora da cidade. Prós de alugar o carro: parar nos caminhos, as estradinhas são lindas, aproveitar para conhecer cidades menores e menos conhecidas! Contras: devolver é um pé no saco, tem cidade impossível de se entrar com o carro, estacionar pode ser um problema... A partir de Florença vocês conseguem conhecer muito bem de trem ou ônibus, com compra de passagens na hora e por uma média de 11 euros: Pisa, Siena, San Gimignano, Lucca. com um pouco mais de boa vontade, dá para ir até Assis e Bolonha. Podem também pegar um ônibus local e ir até Fiesole, um ótimo lugar para um final de tarde e jantar, ao lado de Florença. Se querem cidades menores e menos conhecidas, acho que o carro pode ser uma opção. Mas se o interesse é em alguma das que relacionei acima, melhor fazer de trem e ônibus mesmo.

2- Levei um tablet. Em geral usei o wi fi dos albergues. Na Itália comprei um chip da tim por 29 euros e fiquei conectada o tempo todo.

3-em viagens menores eu guardo tudo, até notinha de bala. em viagens mais longas eu uso alguns aplicativos como o gestor financeiro, o trip it (que organiza os eventos da viagem), etc. Tem aplicativos para o tablet que podem te ajudar com isso. Carrego sempre um bloquinho atualizado dia a dia.

Link para o comentário
  • Membros

Ana, obrigado pela sua resposta e dicas.

 

1 - Queremos sim conhecer cidadezinhas desconhecidas, andar por estradinhas e nos aventurar um pouco. Talvez alugar o carro por um dia seja uma boa opção para isso. Acho que chegando lá é que vamos decidir isso.

2- Excelente! Você tem alguma ideia se o chip pode funcionar na frança também?

3- Legal a dica. Eu baixei o "Trip It" e, do pouco que fucei, não gostei muito. Vou fazer mais alguns experimentos. :)

 

T+

Renato!

Link para o comentário
  • Membros

Entao o melhor é alugar o carro. Nos alugamos aqui no Brasil mas como voces vao pegar e devolver na mesma cidade vao escapar das dificuldades que tivemos. As estradas secundarias sao otimas para dirigir, experiencia inesquecivel!

Quanto ao chip da TIM, acho que tem roaming na Franca. O meu nao funcionava na Grecia... Veja que existem alguns chips que funcionam em toda a Europa. Acredito que no proprio aeroporto ao chegar voces encontrem.

Uma coisa que funcionou como "memoria" de lugares, principalmente lugares em que comi, me hospedei e atracoes, foi usar o instagram e principalmente o foursquare. Nunca tinha usado o foursquare antes, mas viajando por 3 meses experimentei e curti. Existem outros aplicativos de viagem comentados e indicados aqui nos foruns e nos blogs especializados.

Abracos

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olha, sua experiência em Lisboa já vai ficar meio complicada com a viagem do jeito que alocou, pior ainda se separar tempo pra compras. Não sei quanto a vocês, mas nós perdemos tempo enorme com isso, mesmo quando compramos pouco. É escolher, experimentar, escolher de novo, fila pra pagar, repetindo o processo na loja seguinte.

 

Vocês vão chegar um caco no primeiro dia, mesmo que não percebam. É um dia inútil, em que vocês deveriam pegar leve e dormir cedo, para recuperarem a noite mal dormida e começarem a adaptação ao novo fuso.

 

Seu tempo em Roma também não é suficiente. Só um dia completo em Roma não dá pra nada. E não conte de chegar às 10:30 em Roma. Dúvidas, leia o meu blog na assinatura e vai entender.

 

O restante, creio que a Ana já respondeu muito bem.

Link para o comentário
  • Membros

Fala Marcos, obrigado pelos seus comentários. Eu li vários posts seus aqui no mochileiros, ajudou bastante.

 

Então, Lisboa foi incluída no roteiro meio ao "acaso". Como faz frio na Europa, vamos reservar meio período para fazer compras principalmente de inverno. Infelizmente será um tempo bem curto na cidade, mas nosso roteiro já está bem apertado. Mas também vamos aproveitar o primeiro dia pra descansar mais cedo.

 

Em Roma o tempo está curto mesmo. Chegando na cidade às 10:30, até chegar no hotel, fazer check-in, almoçar.. já vai tomar um bom tempo! Estamos dividindo Roma em e turnos de meio dia. Um para Colosseum, Arco di Constantino, Foro Romano, Palatino e Mercati di Traiano. O segundo turno seria Piazza Navona, Pantheon, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna. No terceiro as visitas são para o vaticano: Basílica de são pedro e Museus do vaticano, talvez ainda Castel Sant'angelo Inn. Sei que o terceiro turno aidna é o mais corrido, talvez tenhamos que abrir mão de algo pra aproveitar melhor as visitas.

 

De qualquer forma, legal suas dicas. Vou prestar atenção pra ver como adaptar nosso roteiro pra aproveitar melhor, considerando tempos de compra, check-in, checkout, etc... obrigado mesmo!

Renato

Link para o comentário
  • Membros
Eles não verificam isto na imigração. Mas já ouvi relatos de algumas pessoas comentando que algumas lojas não aceitam VTM, e quando aceitam conferem o nome no cartão com o seu passaporte. Se for diferente ou não tiver nome, eles não aceitam.

 

Quando fui usei só o cartão normal da minha conta no Itau para fazer saques nos ATM (caixa automático). o VTM que eu tinha feito, nem tirei de plastico em que ele veio dentro.

 

Em grandes lojas/redes (tipo Subway, sei lá) o VTM não tem erro, mas se for comprar um souvenir num comércio local, pode esquecer rsrsr! Em Montmartre custei a convencer o camarada a passar metade da compra no cartão e pagar metade em dinheiro; tinha a maquininha mas fez uma cara horrível quando perguntei se aceitava ::lol4:: Agora, pedir pra conferir o passaporte ninguém pediu. O máximo que aconteceu foi que na primeira vez que fui usar em Londres pediram pra assinar a parte de trás do cartão (aquela que nunca ninguém assina). Na Espanha e França não tive esse "problema".

Link para o comentário
  • Membros
Como falei, foi um ou dois relatos que ouvi, mas acho que foi mais uma tentativa de enrolar para não passar no VTM.

 

Não sei o motivo, mas o VTM é vitima de "preconceito" por uma parte do comercio local, o pessoal faz cara feia na hora que veem que é um VTM, eles aceitam mas não de boa vontade...

 

Sim, notei bem isso principalmente nesse episódio de Montmartre. Depois disso evitei apresentar o VTM no comércio local. Não sei se o preconceito é só com o VTM ou cartões em geral (tipo de crédito), mas enfim, na próxima vez levarei mais grana em espécie. ::cool:::'>

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...