Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Esqui na América do Sul

Postado
  • Membros

[t1]ESQUIAR NA AMERICA DO SUL[/t1]

Oi Pessoal....

Esta é minha estreia neste site, que por sinal é excelente, com um alto espirito de colaboração e camaradagem.

Não sou exatamente um mochileiro, tenho menos tempo....rsss, mas tenho o espírito... pelo menos gostaria de ter...

Tenho alguma experiência em esqui na Neve, e lendo as dicas (Já li todas da América do Sul), notei que haviam várias duvidas básicas sobre este esporte (meio metido... mas muito bom! Portanto, achei que nisso posso colaborar.

Vou colocar algumas dicas que julgo importante para os iniciantes, pedindo a colaboração de companheiros que conheçam e tenham experiência para enriquecer este tópico, e estarei à disposição, aqui e por e-mail para tentar tirar qualquer dúvidas que seja possível.

Ahhh, Já conheci umas estações no Chile, Argentina, Canadá e Itália, e esquio desde 1998 (Viciei...rsss)

Vamos a algumas dicas básicas sobre o esqui na neve e o primeiro capítulo é a escolha da estação!

Existem 2 tipos de estação, a primeira que se apoia em uma cidade próxima, onde ficam os Hotéis, restaurantes, etc. e que todos se hospedam e pegam o transfer pela manhã para "subir" para estação e "descer" a tarde. Exemplos dessas estações são Pucon no Chile e Chapelco (San Martins de Los Andes) e Cerro Catedral (Bariloche) na Argentina.

O Segundo Tipo são auto-suficientes, e tem hotéis "in/out", ou seja, hotéis de onde já se sai e chega-se esquiando, tendo naturalmente uma estrutura de resort, com algumas opções de lazer que não o esqui ou Snow Board. Os exemplos são Vale Nevado, Portillo e Termas de Chillan no Chile e Las Leñas na Argentina.

As vantagens do Primeiro tipo é ter mais opções de lazer na cidade, principalmente à noite e normalmente opções de custo mais baratas, em função do apoio da Cidade, e o inconveniente de ter que pegar o transfer todo dia para esquiar.

o Segundo tipo, tem a comodidade de ja sair do hotel esquiando, mas tem menos opção, principalmente a noite.

Vale lembrar que todas as estações tem estrutura de cafeterias, lanchonetes, etc. na montanha, tornando desnecessária a descida para almoçar.

Naturalmente pode-se ir a qualquer estação para esquiar sem estar hospedado num hotel, mesmo nas auto-suficientes.

Para os iniciantes, recomendaria as estações com apoio de cidades, pois de repente pode não haver um entrosamento entre você e o esqui ou o Snow... rsss

No Outro "Capitulo" falaremos sobre os esquis.

Escolha dos Esquis:(Equipamento)

O equipamento consiste em um Par de esquis, um par de Bastões e um Par de Botas

Existem 3 tipos de esqui: o Standard, o Parabólico e o alta-performace. A escolha dos esquis dependem do nível do esquiador, mas como estamos falando para os novatos, sugerimos o tipo standard, por ser mais barato e para iniciante não fazer muita diferença a qualidade dos esquis.

- Esqui Standard = São esquis retos ou semi-parabólicos

- Esqui Parabólicos = São esquis que tem em sua lateral uma forma parabólica, que qdo inclinado facilita o movimento em curva.

- Esqui Performace = São esquis Parabólicos e altamente flexíveis, tendo ainda uma curvatura que o deixa arqueado quando sem carga.

O tamanho do esqui deve ser levemente inferior à altura, os bastões devem ter o tamanho que ao segura-lo com a ponta no chão, o braço deve ficar na horizontal (formando um ângulo reto com o antebraço), ja as Botas devem ser a mais justa possível que não machuquem os pés, e quando fechadas e ajustadas não devem permitir que o calcanhar se desloque para cima ao ser forçado. Deve-se ao alugar ou comprar um par de botas testar algumas até encontrar a ideal. (As botas por natureza ja são muito desconfortáveis, semelhantes a uma bota de gesso, que faz com que tenhamos uma aparência de Robocop ao caminhar... portanto, nada pior que uma bota desajustada, apertando demasiadamente num local)

O esqui deve ser regulado (pelo vendedor) para seu peso, pois em caso de queda (que serão muitas), ele deve se desprender das Botas.

Para acoplar os esquis, coloca-se o esqui numa superfície horizontal (se não ele desliza) e coloca a ponta da bota na parte da frente do acoplador e pisa-se com certa força na parte de tras, provocando um click característico que acoplou, para retirar pressiona-se com o Bastão uma espécie de alavanca chata que fica atras do calcanhar liberando a trava.

Se estiver na neve, deve-se limpar o acoplador e o solado das botas de acumulo de gelo antes de acoplar os esquis, normalmente usando o bastão.

Esta operação será muitas vezes repetida nos primeiros dias de aprendizado.

O Próximo "capitulo" - Os primeiros passos (e quedas... rss)

O Problema do esqui é a falta de freio. .rssss ele é grande, relativamente estável, o diabo é que está sobre uma superfície escorregadia.... sempre numa rampa (diferente do patins).

Mas o que o iniciante precisa aprender em primeiro lugar é..... levantar-se!

Veja que o se destacado, faz sentido, pois o que mais se vê nas pistas de novatos, são os mesmo no chão sendo eventualmente ajudados por alguma alma caridosa ..rss

Mas não desanime... realmente levantar-se sem colocar o joelho no chão não é fácil, e com um esqui de 1,70 acoplado aos pés, é impossível colocar o joelho no chão para levantar... então vai as dicas:

Para levantar com esqui acoplado - Se posicionar de modo que os esquis fiquei paralelos, de ladinho (posição meio boiola... rss), de tal maneira que os esquis fiquei perpendicular à direção da rampa (para quando firmar o peso sobre o esqui, ele não deslize), apoia-se nos bastões fincados no lado contrário ao esqui (do lado mais alto da rampa), e faz força sobre os bastões, erguendo-se tendo o cuidado para não deslizar e provocar nova queda.

Se não conseguir, desacople os esquis, levante-se (aí fica fácil), coloque os esquis paralelos, em posição perpendicular à direção da rampa, limpe as botas e esquis do acumulo de gelo, e acople os esquis.... logicamente é mais fácil mas mais demorado.

Agora que sabemos levantar... vamos deslizar... mas para isso antes é preciso subir! E para isso é que existe a grande estrutura das estações que são os ski-lifts, que são de 3 tipos.

- Cadeiras, duplas, triplas, quadruplas... etc. que ficam continuamente em movimento, e que na parte baixa, tem sempre uma estrutura, com uma pessoa para auxiliar, onde a velocidade é mais baixa, e ao chagar a vez de sentar, quando a ultima passa na sua frente... você posiciona-se sem muita demora, com os esquis acoplados, na posição indicada (veja os da frente) e ao chegar a cadeira, senta-se e fecha a barra de segurança, apoiando o esqui no local aprorpriado... ao chegar próximo da estrutura de descida, levanta-se a barra de segurança, prepara-se para a descida, posicionando-se para quando chagar no ponto (sempre tem uma ondulação de gelo, para ser possível começar o deslizamento enquanto a medida que você levanta-se da cadeira (isso normalmente tem uma certa dificuldade para os "zerados")

- Os Pomas - são apêndices (um cabo com um disco ou um T que colocamos entre as pernas), ligados a um cabo principal, que arrasta os esquiadores rampa acima, deslizando em velocidade constante, até chegar ao topo (pode-se soltar-se no meio da rampa, mas tem que ter o cuidado de sair da trajetória para não prejudicar o esquiador que vem atras), onde solta-se iniciando a descida.

- Gôndola - São cabines de 4, 6.. etc. pessoas tipo bondinho(Na América do Sul só tem em Chapelco), que normalmente são usado em linhas de alto fluxo, e principalmente da base para chegar a zona de esqui propriamente dita, onde sobe-se sem esquis (os esquis são colocados em compartimento externos).

Agora que subimos, vamos descer... e aí, vale o ditado, todo santo ajuda, só que ajuda demais! E lembrando o diabo num tem freio, então vamos aos meios de parar!

Para reduzir a velocidade de descida, faz-se curvas, quanto mais sinuosa menos a velocidade... mas fazer curvas no inicio num é tão fácil, então no inicio, para reduzir e controlar a velocidade de descida, usa-se o clássico V.

Esta é a primeira posição para todo aprendiz, e quanto mais aberto for as pernas do V mais eficiente é o freio, portando pode-se descer uma rampa suave, controlando a velocidade abrindo ou fechando as pernas desse V. mas como é esse V?... tenta-se colocar os esquis, com as pontas próximas mas evitando se tocar, e com o "calcanhar os esquis bem abertos, com os joelhos inclinados pra dentro (fica meio feinho), de modo a que os esquis também fiquem "raspando" um pouco a neve e isso é que freia.

Mas não dá pra ficar sempre descendo reto, então vamos as curvas... sem se incomodar com os esquiadores que passam velozmente ao seu lado, com o clássico serpenteamento, ou as paradas com os 2 esquis paralelos (altamente eficientes, mas com um certo grau de dificuldade), que faz você ficar se sentido um pato!

Para as curvas, com a posição em V (se alinhar vai embora ..rss), tenta-se deslocar o centro de gravidade do corpo para o esqui oposto à direção que quer tomar, sem levantar o outro esqui, isso já é suficiente para dar curvas suaves.

Uma informação importante para os apressados.... os 3 primeiros dias de esqui são uma seqüência de quedas... mas sempre inofensivas e com aplicação de gelo instantâneas ..rss e quem pensa que descer rampa não cansa, se prepare para acordar o primeiro e segundo dia após mais quebrado que arroz de terceira ..rsss, é altamente recomendado 30 dias de musculação específica para as coxas, (o joelho é muito exigido), e daí para baixo estamos engessados ..rss.

A seguir falaremos sobre como funciona as estações de esqui.

• Respostas 553
  • Visualizações 197.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Guillherme...Seja bem vindo e esperamos sua contribuição neste topico.

Sobre o Transfer a Valle Nevado, custa 8500 pesos chilenos que dá entre 14 a 15 dolares.. mas mais informações sugiro www.skitotal.cl

Sobre a opção de alugar Carro em Santiago, tem se falado muito aqui na grande dificuldade de transitar por santiago, pos a cidade está com o transito pior que ja é, devido a construção de uma linha de metro. se você se hospedar perto de uma estação, fica muito mais cômodo e barato utilizar metro, e para ir para os centros de Esqui, o transfer é a melhor opção. (este preço é a partir do escritório da Skitotal, eles tambem vão pegar e deixar no Hotel, mas aí fica muito mais caro)

Abrtaços

Assis Oliveira.

Postado
  • Membros

Olá Assis, o Ski-Pass esta incluido, e a agencia disse que o transfer da rodoviaria ate o hotel vai me dar, entao so vai faltar mesmo o transfer ate a estacao de ski, se der vou pegar junto com o pessoal do hotel como voce me falou, senao pago e ainda sai mais em conta, né? Outra coisa, qdo estiver em santiago quero ir um dia para a estação mais perta e mais barata de santiago, o que vc me indica? E quanto devo gastar? transfer e aluguel de equipamento?

Abraços.

Postado
  • Autor
  • Membros

Sergio, Perto de Santiago, existem as estações do complexo Valle Nevado (La Parva, El colorado e Valle Nevado) e Portillo, que são de primeira linha, fora estas existem mais duas estações de esqui bem mas modestas, que são Lagunillas e Costa Verde. Estas estações são bem mais baratas, mas com estruturas diminutas, basta dizer que Lagunilhas tem apenas 4 meios de elevação... sendo 3 de arraste.

Quando se faz o custo total de um dia de Ski (Transfer, Equipo e Ski-pass), o transfer depende da distancia e o aluguel é comum (alugando-se em santiago), ficando a diferença apenas no Ski-pass, portando pode-se ir para uma estação com pouca estrutura e condições de esquiar para economizar 7000 pesos.

Sendo assim, recomendaria para um dia Valle Nevado mesmo (Portillo é mais longe e portanto mais caro) e sugiro a www.skitotal.cl para o transfer, equipo e Ski-pass que deve sair na faixa de 38000 pesos por adulto... tentando ainda negociar um desconto significativo, ou El Colorado que cobra um valor baixo por criança até 4 anos.

Veja os mapas da Pista que todas as estações do complexo Valle Nevado oferecem boa estrutura.

Uma opção tambem poderia ser alugar um carro por 12 horas ou por 24 horas que custa em torno de 30 dolares nas locadoras menos procuradas, e que poderia ser interessante para você que está em quatro... e neste caso lembrar que teria que ir com bagajeiro e correntes, Alem de uma boa dose de adrenalina que é subir o caracol que é a estrada que leva a Vale Nevado.

Aí peço licença pra contar uma passagem... qdo fui a Valle, me falaram que a estação ficava depois da curva 40... então como sou engenheiro civil, ao começar a subir a montanha, fui contando as curvas (íamos numa van), e passou das 40.. ja indo pras 50.. eu perguntei ao motorista por que ja tinha passado de 50 curvas e não tinha chegado... ele riu e disse que ainda não tinhamos chegado na curva 1.... bem... as curvas numeradas, são de 180 graus!!! do tipo que vc quase lê a placa trazeira do Seu carro!... não é a toa que não sobe ônibus... simplesmente não dá! para segurança, tem as horas que só sobe e as horas que só desce... logicamente compa´tivel com os horários normais de acesso (inicio da manhã só sobe e final da tarde só desce) o meio sobe e desce. O detalhe é que os caras estão pra lá de acostumados com as curvas.. e vc fica se espremendo lá atras...rss!

Postado
  • Autor
  • Membros

Ops... Errei qdo disse o nome da estação como Costa Verde...não sei onde arranjei este Costa.. é Chapa Verde e tem 5 meios de elevação..ou seja um pouco maior que Lagunillas que tem 4.

Algumas pessas, ainda acham que como só esquial nas pistas verdes, a estrutura da estação não interessa muito... portanto vale a opção, porém... como não precisa reservar nada, aconselho que antes de ir, verifique as condições de neve destas estações menores... pq.. se são menores é pq não tem a preferencia dos usuários... mas como tem um preço baixo, se o ano for muito bom de neve... pode valer a pena!

Mas se estiver fraco de neve... fuja!

Postado
  • Autor
  • Membros

Para quem vai para Chapelco, existe uma boa loja de aluguel de Equipamentos e Roupas.. que tem um preço razoável e se fizer uma reserva até 30/05 tem 20% de desconto!

http://www.skienchapelco.com.ar/index_alqski.html

Se reservar, leve o comprovante da reserva!

Tem nesse site tambem alguns pacotes direto com a operadora ICI.. é bom dar uma olhada.

Abraços

Assis Oliveira.

Postado
  • Membros

Olá... Esse tópico está excelente... Estou com uma dúvida. Vou para o Valle Nevado com minha namorada dia 24/06. O preço do aluguel do esqui e das roupas estão muito caros no hotel, e o traslado do aeroporto ao hotel (Puerta del Sol) está 100 dolares por pessoa. Gostaria de saber se vale a pena alugar o equipamento em Santiago, e qual o jeito mais barato de ir do aeroporto até o Valle Nevado parando em Santiago (para alugar o esqui).

Postado
  • Membros

marcelo, ano passado fui p valle, tbm c meu namorado, no dia 24/06.... eu aluguei os equipamentos numa loja chamada SKI TOTAL, fica em santiago, no bairro las condes. essa loja tbm tem transfer p valle nevado.. acho q custa algo em torno em 12 dol, por pessoa. Acho q paguei isso... tem o site q vc pode olhar www.skitotal.com se nao for esse o site, vc encontra o correto no google.. ou o assis coloca o site certo aqui...

mas sem duvida, procure a skitotal, q eh uma loja serissima, eh a mais procurada, pelo menos.

espero ter ajudado

Postado
  • Autor
  • Membros

A Nandinha tem toda razão, Marcelo, dependendo do horário que vc chegar no Aeroporto, pode fazer isso, o problema é que os horários mais comuns de chegada são 00:30 e 12:45 (Acho) e nestes horários fica complicado, porém vai uma sugestão... se vc está indo direto para Valle do Aeroporto, é por que deve estar chegando ao meio dia, então tenta contato com a skitotal.. o site correto é www.skitotal.cl (no chile raramente usa-se o .com) e tenta marcar algo para, vc ir direto do Aeroporto para a skitotal, alugar o equipo lá.. e pegar um transfer para Valle, aproveitando as vans que vão pegar os esquiadores no final da tarde.. acho que dá e de repente pode ser até mais barato..rss. Mas passa um e-mail, pq pra Valle nevado tem a hora de subir e tem a hora de descer, e no final da Tarde, só desce...

Para ir do Aeroporto para o centro.. tem opções de vans, que deixam em determinados pontos.. tambem a turma aqui tem essas dicas... pede informações nas Dicas Chilenas.

ahh como podes ver no site.. o horário de saída das vans é de 8:30 do escritório da Skitotal, na Ida.

Abraços

Assis Oliveira

Postado
  • Membros

Obrigado pelas dicas, Nanda e Assis. Desculpe incomodar novamente, mas tenho mais uma dúvida. Como eu vou em começo de temporada (24/06), eu tenho medo de não haver neve, ou de a neve não ser de boa qualidade (não ser suficiente). É muito arriscado ir para o Valle Nevado nessa época? Caso sim, tem algum outro lugar que vocês recomendariam, que há maior probabilidade de nevar bastante? Eu mandei um e-mail pra uma agência de Chapelco, e me informaram que já está nevando lá (sem contar que a viagem seria mais barata); isso é um bom sinal?É muito provável que não faltará neve?

Obrigado e, novamente, parabéns pelo tópico.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.