Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Curso de férias em Florença e viagem para Roma - 17 dias sozinha - com fotos

Postado
  • Membros

Em julho de 2011, eu decidi fazer um curso de italiano no exterior. A cidade escolhida foi Florença, “la culla del rinascimento”, o berço do Renascimento, e local de extraordinário desenvolvimento artístico, literário e científico.

Eu organizei tudo sozinha. Depois de muitas pesquisas, eu me decidi pelo Istituto Michelangelo, localizado na Via Ghibelina, bem perto da Santa Croce. O preço era bem em conta, e tinha muitas opções culturais: aulas de culinária, história da arte, desenho, escultura, sessões de cinema, jantares, excursões pelo centro e para cidades próximas. O alojamento em que eles me colocaram, em casa de família, era ótimo: oficialmente três quarteirões fora do centro histórico, o que significa que era perto de tudo, mas “longe” o bastante para ter uma atmosfera local, com restaurantes que não tinham menu em inglês e sorveterias fantásticas bem baratas.

As minhas aulas de italiano eram de manhã, e eu decidi fazer um curso de História da Arte de tarde, duas vezes por semana. Eles me deixaram fazer uma aula para ver se eu gostava, e eu me encantei com o formato de walking tours pela cidade. Nas aulas, nós entrávamos em sapatarias que tinham pisos transparentes porque tinham sido construídas em cima de ruínas de torres romanas, em perfumarias localizadas em antigos palácios, ficávamos no meio da rua para entrever uma torre, logo comparada com as antigas gravuras que o professor levava.

O curso de italiano era dividido entre exercícios de gramática e conversação, que sempre trazia discussões polêmicas e era excelente. O professor trazia material extra e era muito simpático. Fiquei impressionada com o conhecimento que ele tinha sobre os países de cada um. Ele me fez perguntas muito boas sobre o governo Lula.

O valor total dos cursos e do alojamento por duas semanas foi de 600 euros.

A comida em Florença era simplesmente perfeita. Qualquer restaurante em que eu entrava tinha pratos deliciosos. Eu evitava as imediações da Piazza della Signoria, do Duomo e do Palazzo Pitti, onde os preços eram maiores, e procurava lugares pequenos, sem cardápio em inglês. Mas os únicos locais em que a comida não era muito boa eram os quiosques no meio da rua, que serviam como quebra galhos. Eu adoro os pratos com congumelos Porcini, típicos do norte da Itália. Um dos pratos típicos de Florença é a Bistecca alla Fiorentina, o famoso T-bone steak, geralmente servido com batatas. Os italianos não comem carne e macarrão no mesmo prato, porque os dois são pratos principais, não guarnições.

As pizzas são sempre individuais, e maiores do que uma pizza média na maioria das pizzarias brasileiras. Elas tipicamente tem poucos ingredientes (nada de pizza portuguesa), como cogumelos, presunto e cogumelos, presunto e alcachofras, salsichas alemãs, batatas, margherita. Lá eu comi as melhores pizzas da minha vida.

A Toscana tem excelentes vinhos, que podem custar tão pouco como 10 euros em um restaurante e menos ainda nos supermercados. Os supermercados, aliás, eram absurdamente baratos.

Os doces da Toscana são deliciosos. Eu adorei os Ricciarelli, um doce de amêndoas típico de Siena. O sorvete é algo completamente diferente do que a gente toma no Brasil. Eu ouvia as pessoas falando em trazer roupas para o Brasil, eu queria era trazer sorvete.

Aqui, uma foto do Arno, rio que atravessa a cidade:

20130116222307.jpg

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Doria Pamphilj

O Palazzo Doria Pamphilij ainda é o maior palácio privado de Roma, e parte dele é dedicada ao museu com as coleções da família, com trabalhos de Velásquez, Tintoretto, Rafael e Caravaggio, entre outros. Algumas salas foram decoradas como na época de Inocêncio X, o papa Pamphilij. O audioguide é incluso no preço e é narrado por um descendente da família, em italiano, inglês ou francês.

20130117005642.jpg

Fonte livros

Roma está cheia de fontes, e a água é potável a não ser quando avisado.

20130117005756.jpg

Piazza Navona

Uma das mais belas praças de Roma, em estilo barroco, conhecida por suas fontes.

20130117005912.jpg

20130117010034.jpg

Catacombe

Existem várias catacumbas diferentes abertas para visita em Roma. As mais populares são as de São Calisto, na Via Appia Antica. O modo mais fácil de ir é de ônibus, embora o passeio para pedestres seja aflitivamente pequeno. As catacumbas são interessantes, e o que mais me impressionou foi a simpatia dos guias. Quando eles estavam separando os grupos por língua, eu fui a única a pedir o tour em italiano. Eu me dispus a ver em inglês, mas eles arranjaram uma visita particular para mim, sem cobrar extra. Enquanto eu esperava, eu conversei com eles e fiquei sabendo de muitas coisas sobre o passeio.

20130117010213.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Via Merulana

Um edifício na Rua Merulana é o cenário do romance “Quel Pasticciaccio Bruto de Via Merulana” ou “Aquela Confusão Louca da Rua Merulana”, de Carlos Emilio Gadda. Na esquina da rua, um bar chamado “pasticciaccio”! Nessa mesma esquina fica o museu G. Tucci de arte asiática.

Galleria Barberini

Ospeda parte da Galleria Nazionale d'Arte Antica. Outra coleção excelente e ampla, incluindo quadros famosos de Caravaggio, Tintoretto, Rafael, Ticiano, Artemisia Gentileschi, entre outros.

20130117010930.jpg

Villa Borghese

A Villa Borghese é o segundo maior parque público de Roma. Dentro da vila estão o museu etrusco na Villa Giulia, a Academia Francesa em Roma, a Galleria Nazionale d'Arte Moderna e a Galleria Borghese. A coleção Borghese é muito famosa, com estátuas de Bernini, mosaicos romanos e pinturas de Rafael, Ticiano e nada menos do que seis Caravaggios. É um museu espetacular mesmo para padrões italianos. O ingresso deve ser comprado com antecedência obrigatoriamente, e é válido para permanência no museu por duas horas. Não é permitido entrar com câmeras, garrafas de água ou bolsas. Site para comprar o bilhete: http://www.ticketeria.it/ticketeria/borghese-privacy-ita.asp

20130117011407.jpg

20130117011053.jpg

20130117011219.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.