Olá viajante!
Bora viajar?
Sanuk! Tailândia, Camboja e Vietnã em 35 dias
- Respostas 93
- Visualizações 28.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
samantha.v 50 posts
-
abrigatto 4 posts
-
cacamarrafon 2 posts
-
FELIPELEITE 2 posts
[align=center][t1]Sanuk! Tailândia, Camboja e Vietnã em 35 dias[/t1]
[align=justify]Sanuk é uma palavra tailandesa que não tem equivalente em outras línguas. Geralmente é traduzida como diversão, mas na verdade significa muito mais que isso. É mais como um estilo de vida adotado pelos tailandeses, com o foco principal em aproveitar todos os momentos da vida e se divertir mesmo com as coisas mais simples. É uma busca pelo divertimento e pelo prazer através de suas atitudes diárias.
Este é o relato de uma viagem que fiz sozinha pelo Sudeste Asiático, incluindo Tailândia, Camboja e Vietnã, durante 35 dias, de 11/12/2012 a 14/01/2013. O roteiro foi Bangkok > Chiang Mai > Ko Phi Phi > Ko Lipe > Ko Phangan > Siem Reap > Phnom Penh > Saigon > Hue > Hoi An > Hanoi (incluindo Ha Long Bay).
[t3]Dicas de planejamento[/t3]
Melhor época para viajar
A principal preocupação com relação à época para viajar é o período de chuvas (monções). Há relatos de pessoas que viajam nessa época e dizem não ter tantos problemas, que não chove o dia inteiro e não chega a atrapalhar a viagem, mas podendo evitar é melhor. Para esses países a época de chuvas em geral vai de junho a outubro, mas é uma pouco mais complicado que isso porque tem algumas variações, principalmente nas ilhas da Tailândia, por exemplo, em Ko Samui e Ko Phangan essa época é a seca.
O período que eu fui de dezembro e janeiro é a mais alta temporada. Na Tailândia estava muito calor, só peguei chuva em Ko Phangan, que era época de chuva. E era temporal mesmo, daqueles que não duram muito tempo mas alagam tudo. No Camboja também sol e muito calor. No Vietnã fazia mais frio, no sul o tempo estava nublado mas com uma temperatura tranquila, já em Hanoi e Há Long Bay chegou a fazer 12 graus. A maioria das pessoas não imagina que lá faz frio assim, inclusive eu que nem tinha roupa pra vestir.
Documentação
Brasileiros precisam de visto para entrar no Camboja e no Vietnã. Para o Camboja o visto pode ser comprado na entrada ou feito com antecedência pela internet (www.mfaic.gov.kh/evisa/). Custa US$20.
Para o Vietnã o visto precisa ser adquirido com antecedência obrigatoriamente. O que a maioria das pessoas faz é dar entrada no visto na embaixada de algum país próximo, mas pra isso você vai precisar estar por pelo menos 3 dias na cidade (o prazo é de 3 a 5 dias). Se você tem menos tempo e não pretende ficar muitos dias na mesma cidade a opção é fazer o visto express que fica pronto em um dia e obviamente é mais caro. Existe embaixada do Vietnã em Brasília e você pode fazer o visto aqui antes de viajar, basta enviar a documentação por correio. Foi o que eu fiz e saiu praticamente o mesmo preço que o visto express lá.
Mandei um email pra embaixada do Vietnã (embavina@yahoo.com) e eles me mandaram 2 arquivos que envio aqui, um de instruções e outro com a ficha para aplicar para o visto. Custou R$90 pelo visto de 15 dias com mais 30 reais de sedex pra eles mandarem de volta, e pra enviar tive que pagar mais uns 25 reais de sedex. No total deu R$145. Em Bangkok pelo que li na internet está saindo por 60 dólares pra pegar no dia seguinte, levando em conta que o dólar tá mais de 2 reais, e que ainda ia gastar pra ir na embaixada e perder tempo, não fez tanta diferença. Mandei para eles a ficha, o comprovante de pagamento, uma cópia das minhas passagens aéreas e meu roteiro no Vietnã, junto com o passaporte. Aí tem que rezar muito pra Nossa Senhora Protetora dos Passaportes, mas depois de só 4 dias ele voltou inteirinho e com o visto.
PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE VISTO.pdf
form visto.doc
A Tailândia permite a entrada de brasileiros por 90 dias sem visto. Mas na entrada é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra febre amarela (eles realmente conferem de todo mundo). Chegando no aeroporto já pergunta logo onde fica o Health Control, eles vão conferir o certificado e dar um carimbo na sua ficha de imigração. Nem adianta entrar na fila da imigração se não tiver esse carimbo. Para saber mais sobre a vacina contra febre amarela e o CIVP leia aqui: febre-amarela-e-certificado-internacional-de-vacinacao-civp-t57013.html
Dinheiro
Para facilitar as contas, use a seguinte conversão:
US$1 = 30 Baht (Tailândia)
US$1 = 4.000 Riel (Camboja)
US$1 = 20.000 Dong (Vietnã)
No Camboja a moeda mais usada na prática é o dólar americano mesmo, não tem necessidade de fazer câmbio. O Riel é usado para substituir as moedas. Por exemplo, se você quiser pagar US$2,50 vai pagar US$2 e 2.000 Riel, ou então 10.000 Riel. No Vietnã o dólar também é bem aceito.
Levei uma parte do dinheiro em dólar e o restante saquei lá. As duas opções são bem tranquilas. Dos lugares que passei o único que não tinha caixa eletrônico foi Ko Lipe, de resto tem em toda esquina. Casas de câmbio não vi muitas, mas em geral agências turismo fazem câmbio, então também não foi difícil de conseguir.
O que comprar/reservar antes
Nada! Isso mesmo, eu disse NADA! Vá só com a passagem de ida e volta, todo o resto você consegue resolver lá. Eu reservei a maioria das hospedagens e comprei algumas passagens antes, em parte por ser período de ano novo e em parte por desconhecimento. Essas reservas acabaram me custando caro porque resolvi mudar o roteiro lá. Mesmo para o Ano Novo em Ko Phangan não precisa de reservas.
Dos albergues que fiquei somente 2 costumam estar cheios, o Nap Park em Bangkok e o Siem Reap Hostel. Se for ficar nesses é melhor mandar um email umas 2 semanas antes para reservar, mas isso você pode fazer no caminho, quando já souber quando vai chegar. O Hue Backpackers não chega a ficar cheio, mas eles só aceitam com reserva, então pode mandar um email 1 ou 2 dias antes pra avisar.
As passagens aéreas que eu comprei foram pela Air Asia e pela Vietnam Airlines. Pela Air Asia sai mais barato comprar com antecedência, mas a política de troca de datas e cancelamento deles é péssima (pra não dizer inexistente), então pode acabar saindo mais caro comprar antes do que na hora. Pra mim saiu. Cancelei um vôo e não recebi reembolso nenhum. Conheci outra pessoa que precisava trocar a data do vôo e a taxa que eles cobravam era praticamente o preço da passagem. Na Vietnam AirlineS eles me deixaram trocar a data do voo sem combrar nada, mesmo tendo comprado a tarifa mais barata. Porém o preço da passagem comprando meses ou alguns dias antes é o mesmo, então também não vale a pena comprar antes.
O Ferry de Ko Phi Phi pra Ko Lipe eu também comprei antes porque só tem um por dia. Eles deixam trocar a data sem cobrar nada. Mas não sei se permitem cancelamento. Esse não tem muito problema comprar antes, mas acho que pra comprar lá também não tem dificuldade.[/align]
Editado por Visitante