Ir para conteúdo
yurinoue

relato Bolívia – guia politicamente INcorreto!

Posts Recomendados

Gostei muito do seu relato, quero ir na Bolivia em novembro.

tenho algumas dúvidas:É díficil cambiar real nas cidades da bolivia? Ouvi dizer que é melhor comprar roupa e botas para o frio em la paz O que voce acha? Nao tenho roupa para ficar no frio como o da Bolivia. A comida é pimentada como no Peru? Como posso ir de la paz para uyuni, melhor ir de onibus ou de trem? Obriga e desculpe tantas perguntas Regina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostei muito do seu relato, quero ir na Bolivia em novembro.

tenho algumas dúvidas:É díficil cambiar real nas cidades da bolivia? Ouvi dizer que é melhor comprar roupa e botas para o frio em la paz O que voce acha? Nao tenho roupa para ficar no frio como o da Bolivia. A comida é pimentada como no Peru? Como posso ir de la paz para uyuni, melhor ir de onibus ou de trem? Obriga e desculpe tantas perguntas Regina

 

Não se preocupe com o volume de perguntas, Regina. Vamos uma por vez:

 

1 - Sim, é difícil trocar real no bolívia. Nas fronteiras, vc troca na boa. Nas outras cidades, vc só troca em casas de cambio. Mesmo assim, não sei te dizer se vale a pena. Melhor mesmo é cartão de crédito internacional, ou dólares. Ou então troca logo no início da viagem e esconde o dinheiro.

 

2 - quanto a roupas e botas, agora é verão, então acho que vc não precisa se desesperar. Use uma jaqueta que seja impermeável (ou seja, de lã, não é tão bom) por causa do vento. Tipo nylon, jaquetões de motoqueiro, etc. Praticamente qq jaqueta serve. Uma camiseta por baixo, uma malha quentinha depois (aí pode ser lã) e uma jaqueta por cima para proteger do vento. só isso já te resolve. SE mesmo assim vc quiser, compre roupa de frio lá tb, oras. Com certeza será mais barato que comprar no brasil. Vc pode até arriscar e ir com bem pouca roupa de frio (só um suéter, por exemplo) e deixar para comprar tudo lá. Eu, particularmente, fiz toda a minha viagem com um tênis Asics velhinho que eu queria "matar". E não senti frio nos pés, mesmo o tênis sendo feito daquele tecido que permite a respiração. Então eu acho bota uma vaidade boba. Só vale a pena se vc realmente for subir aqui e ali, escalar alguma coisa, etc. Mas acho que esse não é o seu perfil (senão vc nem estaria fazendo essas perguntas). Se vc é simples e inexperiente que nem eu, e não vai fazer algo suuuper radical, então deixe as botas para os aficcionados, pq senão depois vc fica com elas sobrando na sua casa. Eu comprei um par na bolívia há uns anos e nunca mais usei!

 

3 - a comida não é tão apimentada. Em geral, a pimenta vem num potinho separado. Lá eles fazem um molho de pimenta chamado "lhárrua".

 

4 - Vc pode, sim, ir de la paz para uyuni. Pode ir direto, ou pode parar em Oruro (que é uma cidade feia e sem graça (mas que tem lagos bonitos por perto, aí vai de vc querer visitá-los ou não). Entre trem e ônibus... bem, se vc leu o relato todo, sabe que eu sempre prefiro o ônibus. A única exceção é o trecho que eu mencionei no relato, onde eu prefiro o trem.

 

Acho que respondi tudo!

Para cada pergunta adicional, favor depositar mais 37 centavos, fora os impostos... rsrsr brincadeirinha. Se tiver mais dúvidas, pode perguntar.

 

[][][]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ola,

 

Muito bom gostei muito do seu relato, diferente de todos por aqui, to indo dia 04/01/2013 vai me ajudar muito o que eu li aqui.

 

Abs!!!

 

 

valeu, Rodrigo. Achei estranha a data da sua viagem (já passou). Será que vc quis dizer primeiro de abril? rsrsrsr Bom, estamos aí, se precisar, é só assobiar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito obrigada!! Estou indo com uns amigos para a Bolivia e o Peru agora em Março e amamos seu relato!

 

 

De nada! Comam um "pique a lo macho" por lá em minha homenagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai yuri blz cara?

bom de mais esse seu relato com dicas !! bacana de mais cara!!

como vi que esta bem por dentro do assunto Bolivia kkkk vim aqui te fazer umas perguntas ! e ficarei grato se responder!!!

 

to querendo muito ir para la , e tenho ja em mente os locais que quero ir, to planejando chegar e voltar por santa cruz !!!

dai seria Santa Cruz - Sucre - Potosi - Uyuni - La Paz - Copacabana e voltar para Santa Cruz!!!

acha que e um bom roteiro ? tava pensando em fazer essa viagem em 13 dias, acha suficiente ???

e o mais importante para mim e a questao da grana , quanto acha mais ou menos que devo levar? e se devo levar somente dolares? faco faculdade de Economia , entao ja se ve que penso bem no custo beneficio de cada coisa kkkkkkkkkkkk!!!

e por acaso saberia dizer quanto fica fazer os trechos de santa cruz a sucre e la paz a santa cruz de aviao? e qual seria uma boa empresa aerea!!!! to pensando em ir em Setembro !!! ::otemo::

e tem outras perguntas tambem , mas se puder me da umas dicas nessas ficarei grato!! um abracao ai!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ai yuri blz cara?

bom de mais esse seu relato com dicas !! bacana de mais cara!!

como vi que esta bem por dentro do assunto Bolivia kkkk vim aqui te fazer umas perguntas ! e ficarei grato se responder!!!

 

to querendo muito ir para la , e tenho ja em mente os locais que quero ir, to planejando chegar e voltar por santa cruz !!!

dai seria Santa Cruz - Sucre - Potosi - Uyuni - La Paz - Copacabana e voltar para Santa Cruz!!!

acha que e um bom roteiro ? tava pensando em fazer essa viagem em 13 dias, acha suficiente ???

e o mais importante para mim e a questao da grana , quanto acha mais ou menos que devo levar? e se devo levar somente dolares? faco faculdade de Economia , entao ja se ve que penso bem no custo beneficio de cada coisa kkkkkkkkkkkk!!!

e por acaso saberia dizer quanto fica fazer os trechos de santa cruz a sucre e la paz a santa cruz de aviao? e qual seria uma boa empresa aerea!!!! to pensando em ir em Setembro !!! ::otemo::

e tem outras perguntas tambem , mas se puder me da umas dicas nessas ficarei grato!! um abracao ai!!

 

 

Oi, td bem. vamos por partes.

Primeiro, meu nome não é yuri, é ALEX. Rsrsrsrs

agora as perguntas:

- seu roteiro é bom, desde que vc já tenha em mente que de sta cruz a sucre tem que ser avião. Tem duas empresas que fazem o trajeto BOA e TAM (transporte aereo militar). Ambas são a mesma coisa. Daí é uma questão de vc olhar preços, horários, de qual aeroporto sai, etc. Saindo do Trompillo é melhor, mas se tiver que sair do viru viru tb é de boa. Se vc leu o relato todo, já sabe as manhas. Tente comprar antecipadamente. O valor vai ser em torno de 50-70 dólares.

Uma outra coisa que eu acrescentaria no seu roteiro é Cochabamba, se vc tiver tempo. Daí vc pode ir de la paz a cochabamba e de cochabamba a sta cruz, tudo de busão. Eu não conheço cochabamba pessoalmente, mas dizem que é muito bom! Inclusive, se eu tivesse que fazer o trajeto novamente, não iria por sucre, teria feito sta cruz-cochabamba-oruro-potosi-uyuni. Teria economizado mais tempo e dinheiro.

- quanto ao tempo, eu acho meio escasso. Veja aí os dias que eu gastei no meu roteiro, e daí vc decide o que vai ou não cortar do seu roteiro.

Lembre-se que uyuni gasta um bom tempo, mas vale a pena cada minuto. Fazer o passeio de apenas um dia não compensa.

- Quanto ao custo, isso varia MUITO de pessoa pra pessoa. Eu gastei mais ou menos uns R$ 1.000,00 no trecho boliviano da minha viagem. Mas isso contando com presentinhos, etc. Só que eu me considero um cara econômico. Ao mesmo tempo, acho que tem coisas que valem o gasto. Acho que com 1500 vc tá tranquilaço, desde que não se meta a esbanjar. Agora, se eu fosse vc, levava uns 2.000 para ficar de boa. O que sobrar (com certeza vai sobrar bastante) é lucro da viagem, entende. Mas sempre melhor sobrar, pq vai que vc chega em la paz e resolve comprar seus casacos de frio por lá. Tipo... é mais barato por lá, mas seria contabilizado como gasto de viagem ou não? É um gasto ou um investimento?? vc que é economista, que decida! :-)

Quanto a viajar com dólares: sim! Viaje com dólares e vá trocando por bolivianos à medida que precisar. Sempre tenha uma quantidade confortável de ambos.

 

Acho que respondi tudo. Precisando, estamos aí. abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola tua trip Alex! Ainda não li tudo hehe...comecei hoje, cara quero fazer uma trip para a Bolívia agora em março, ainda não comprei a passagem...minha principal dúvida é quantos dias achas que precisa para conhecer legal ??? (só Bolívia), detalhe: como é de última hora vou sozinho! abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

foi mal ai alex , e que pensei que era yuri pelo nome debaixo da foto!!!!

 

mas ajudou bastante sim, na verdade os principais lugares que quero ir e em uyuni e la paz , passaria em sucre so pq pensei que era o unico caminho , mas vou da uma olhada na dica que me disse de cochabamba!!

um abracao ai cara valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Show de bola tua trip Alex! Ainda não li tudo hehe...comecei hoje, cara quero fazer uma trip para a Bolívia agora em março, ainda não comprei a passagem...minha principal dúvida é quantos dias achas que precisa para conhecer legal ??? (só Bolívia), detalhe: como é de última hora vou sozinho! abraço!

 

 

André, essa pergunta é relativa. Depende o quão profundamente vc quer conhecer, e quantas cidades. Basicamente, as principais são: santa cruz, cochabamba, oruro, potosí, uyuni, tupiza, tarija e la paz. Existem outras, mas são mais inacessíveis. Aí vai de vc decidir quais dessas vai visitar e quanto tempo vai ficar em cada uma. Por mim, uyuni é imperdível, potosí tb. tupiza é legal, mas dispensável, e tarija a mesma coisa. La paz vale muuuuito a pena pelo que sei, pq ainda não pude visitar. Copacabana, que fica colado em la paz, tb é um must. sucre e cochabamba, são ambas cidades mto bonitinhas, mas fora isso, acho que não tem nada de tãão especial. E oruro é feia, só vale a pena no carnaval.

Agora, quanto tempo vc vai passar em cada uma dessas, qual vai ser seu roteiro, etc. aí é com vc, irmão. Eu, particularmente, perderia menos dias em la paz e sta cruz, pq cidade grande é cidade grande em qualquer lugar. uyuni tem que ter pelo menos 3 ou 4 dias. Potosí tb merece os passeios que eu cito. Copacabana, la paz, etc... aí é com vc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sensacional! Parabéns pelo relato, suas dicas foram ótimas! :)

 

:oops: puxa... obrigado. Que bom que vc gostou das dicas. A ideia foi justamente essa: ajudar pessoas como você. E rir um pouco tb, claro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alex, sensacional seu relato.. e parabéns pelo bom humor. ::lol4::

 

Ah, sim! É sempre legal rir do país dos outros, né! rsrsrsrsrs ::lol3::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito bom o relato!

O único triste é que eu não consegui ver as suas fotos no facebook :roll:

 

 

Sério mesmo??? Puxa vida!! O que aparece quando vc clica no link?? Ninguém tinha comentado nada a este respeito, então pensei que todo mundo estivesse conseguindo ver normalmente. Tente novamente e, se ainda não conseguir, me avise, ok??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Alex! Show de bola as dicas!!! Estou indo para a Bolívia dia 13 de março, chego no VVi as 1310h e a volta dia 22 de março 320h da madruga tambem VVi, são 9 dias...tenho umpouco de dúvida sobre o roteiro, tu comentou em ir direto de sta cruz-cochabamba-oruro-potosi-uyuni economizaria mais tempo ou fazer um roteiro parecido com o teu?

 

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Conteúdo Similar

    • Por GUILHERME TOSETTO
      Olá, meus amigos!!!!
      Segue agora mais um relato de viagem, desta vez à cidade de Ubatuba nos últimos dias 27 e 28 de Abril, em companhia dos amigos André Petroni, Eduardo (nickname Umpdy), Francisco Lopes, Débora e Osmar Franco.
      Estávamos combinando essa viagem havia algum tempo, mas nunca conseguíamos encaixar as datas convenientes a todos, mas eis que calhou de um fim de semana "vazio" pra galera e marcamos a viagem.
      Eu, Eduardo, Chicão e Débora saímos de São Paulo na sexta-feira à noite, por volta das 19:45 e chegamos em Ubatuba às 23 horas. O André e o Franco tiveram que trabalhar e só foram pra lá no sábado bem cedinho, de ônibus. Seguimos pela Dutra até São José dos Campos e de lá pegamos a rodovia dos Tamoios, que está em obras em diversos trechos. Quem for pegar essa estrada, deverá ficar bastante atento, não paenas às obras, mas principalmente às curvas, muito fechadas e perigosas.
      Lá chegando, fomos para o Tribo Hostel, onde já havíamos feito reservas para o final de semana. Como nesse final de semana estava acontecendo um campeonato mundial de surf em prancha curta (não lembro o nome exatamente), o hostel estava cheio e acabamos ficando num de seus anexos...



       
      Feito o check in, fomos para os quartos, ficando eu e o eduardo em um e o Chicão e a Débora em outro.
      Algumas observações sobre o quarto onde ficamos eu, o Eduardo e o Franco: o teto é baixo e tem ventilador instalado junto à luminária. Como o Du ficou na cama superior, qualquer movimento da perna pra fora da cama já chutaria a porra do ventilador, além de bater a cabela no teto num levantar mais brusco!!!! rsrsrsrs...isso sem falar que o Du trancou a porta do quarto... e ainda havia mais um hóspede no nosso quarto, que chegou de madrugada e ficou esbravejando e xingando do lado de fora, enquanto a atendente do hostel vinha com a outra chave pra abrir...como eu tava morto de cansaço da viagem, não ouvi nada disso!!!!rsrsrsrrs.
      No dia seguinte, sabadão, ficamos esperando o André e o Franco chegarem pra podermos ir à Ilha de Anchieta. Chegaram por volta das 11 horas, também fizeram o check in e fomos arrumar as tralhas pra ir à ilha. Combinamos com o Renato, dono de um barco para nos levar até lá e ir nos buscar no final da tarde. Algumas fotos da ida, da Ilha e do retorno...









       
      Na Ilha de Anchieta há algumas trilhas, como a do Saco Grande e a Praia do Sul. Ambas constam do passaporte Trilhas de SP. Lá também há um antigo presídio, que foi desativado em 1955, três anos após a rebelião de 1952. No local, ainda trabalha um antigo vigia da época em que o presídio ainda era ativo!!! O local lembra um campo de concentração, várias ruínas...
      A ilha em si tem praias muito bonitas e praticamente desertas, talvez pela época do ano não ser a chamada "alta temporada", mas, mesmo assim, são excelentes... água muito limpa, peixes nadando ao nosso redor, quando ficamos numa das piscinas naturais formadas pelas rochas na parte norte da ilha.









       
      Ficamos na ilha até cerca de 16:15, fizemos a trilha da Praia do Sul, que é muito light e voltamos pra Ubatuba.
      À noite, fomos jantar numa pizzaria próxima ao hostel, a Pizza da Nonna...local bem aprazível, simples e comida de bom sabor...voltamos ao hostel, onde fizeram um churrasquinho pra galera...nessa hora, o sr. André cometeu a gafe-mancada da noite: sentou-se em cima de uma caixa de isopor, que servia de "geladeira" pra cerva do povo...o resultado não poderia ser outro, em poucos segundos a caixa estourou completamente de fora a fora... pior foi o que o André falou:
      - "Pô, eu pensei que fosse um puff!!!!"
      O que teve foi um "crash" and "pof" do André caindo!!!!
      Nem os gringos que estavam jogando uma sinuquinha aguentaram e racharam o bico também...
      Mas, gafes e foras à parte, o fim de semana foi excelente!!! No domingo, fomos para a praia da Lagoinha, onde começamos a fazer a trilha das 7 praias, chegando, ao final à praia da Fortaleza. São mais de 10 km de caminhada, passando pelas praias que dão o nome à trilha, com vários níveis de dificuldade, mas com paisagens muito compensadoras em sua beleza...seguem mais algumas fotos...








       
      Levamos cerca de 3 horas e meia pra finalizarmos a trilha, considerando-se que paramos algumas vezes pra descanso, pra um lanche e pra banho numa das praias.
      A fim de ganharmos algum tempo pra voltar onde deixamos o carro, na praia da Lagoinha, resolvemos subir os 7 quilômetros da estrada entre a Fortaleza e a BR101 a pé...chegando lá, pegamos um ônibus de volta à praia da Lagoinha e voltamos ao hostel pra arrumar nossas coisas, tomar um banho e retornar a Sampa...antes disso, ainda deixei o Franco na rodoviária, pois, como estávamos em seis pessoas, não havia espaço suficiente pra todos dentro do carro...saímos de Ubatuba por volta das 18:45 e chegamos à capital às 22:45, um pouco mais demorado do que na ida, mas ainda paramos pra comer um lanche e as curvas em subida requerem menor velocidade e mais atenção.
       
      Realmente foi um fim-de-semana ótimo, em companhia de amigos muito bacanas, sempre dispostos a tudo, sem reclamações, todos de muito bom-humor, enfim ,foi bastante divertido...deixo vocês agora com mais algumas paisagens, agradecendo a atenção de você, que está lendo, e aos amigos que lá estiveram, proporcionando mais uma excelente viagem!!!! Abração, galera!!!!
      Ah, pessoal ,se esqueci de alguma coisa, por favor, complementem o relato...











    • Por Schumacher
      Preparativos
       
      Em julho de 2014 decidi que, apesar de adorar o carnaval de Santa Catarina, faria uma coisa totalmente diferente nessa data no ano seguinte. Consegui 2 amigos para ir junto comigo e emiti as passagens nas Aerolíneas Argentinas (10k milhas Smiles POA-FTE, 270 reais FTE-USH, 10k milhas Smiles USH-POA).
       
      Como a viagem seria de apenas 9 dias, não cheguei a elaborar um roteiro, apenas um esboço do que fazer, além de reservar as hospedagens e o aluguel de carro. Este último saiu caro, mas dividindo em 3 compensou a comodidade e o melhor aproveitamento do tempo.
       
      Às vésperas da viagem consegui uns guias do meu colega de trabalho Fernando, e no 13 de fevereiro de 2015 finalmente peguei meu mochilão (dessa vez não esqueci da câmera) e segui para o aeroporto, com uma carona do meu vizinho Marco e outra carona no vagão refrigerado da Trensurb.
       
      Ao chegar a Buenos Aires tive que trocar de aeroporto, do Ezeiza para o Aeroparque. Quem tem conexão pela Aerolíneas pode usar o translado da empresa Manuel Tienda León de graça, mas tem que pegar um comprovante em uma sala da companhia no próprio aeroporto. Importante salientar que os horários que estão no site não são confiáveis.
       

       
      1° dia
       
      No meio de uma madrugada mal dormida no aeroporto, partiu meu voo para El Calafate. Do alto era possível ver o lindo azul contrastando com as estepes patagônicas. Cheguei no começo da manhã, dividi um táxi com uns brasileiros, já que saiu o mesmo preço do único outro transporte disponível, uma van que custava 100 pesos, e um tempo depois cheguei na locadora da Hertz, para retirar o veículo. Subi o morro para uma panorâmica da cidade.
       

       
      De lá fui para a Reserva Laguna Nimez, paraíso das aves na beira do Lago Argentino, que envolve a pequena cidade. Paguei a razoável taxa de entrada e depois do trajeto inicial meio sem graça e uma chuva fraca que insistiu em incomodar, comecei a ver espécie após espécie em uma diversidade de ambientes.
       

       
      Entre as mais de 20 fotografadas em algumas horas, constavam gaviões bastante dóceis, tanto que cheguei a ficar a menos de 3 metros de um deles.
       

       
      Também tive o primeiro contato com a fruta típica da região, o calafate, embora meio murcha e pouco saborosa por já estar no fim da época de frutificação.
       

       
      Era para eu ter encontrado ali a minha amiga Raquele, que já tinha viajado para lá antes, mas por uma falta de sincronismo nos encontramos apenas no meio da tarde no hostel em que ficaríamos, o I Keu Ken. O único ponto negativo desse lugar é para quem está a pé, pois ele fica no alto de um morro.
       
      Pegamos a estrada sentido norte até chegar ao hotel La Leona mais de uma hora depois. No caminho havia diversos cicloturistas e os primeiros bandos de guanacos e emas.
       

       
      Depois de um lanche e do atendente dizer que não poderíamos ir sozinhos no lugar em que queríamos, fomos para lá do mesmo jeito. Seguindo orientações vagas encontradas pela internet, chegamos ao vale em meio aos morros Los Hornos, onde segundo o site havia uma “depressão profunda”. Literalmente, entramos em depressão.
       

       
      Caminhando, passamos por diversas ossadas e encontramos o que eu queria, fósseis! A floresta petrificada conta com troncos fósseis de 150 milhões de anos. Só vimos poucos troncos e nenhum dinossauro, mas já foi o suficiente para ter valido a excursão.
       

       
      No caminho de volta o sol apenas começava a baixar, apesar de já ser quase 21 h.
       
      À noite, durante toda a semana, estava tendo uma festa com shows e inclusive a presença da presidenta, talvez por isso os preços estivessem tão inflacionados. Tanto que tivemos que jantar sanduíches comprados no supermercado, enquanto ouvíamos o show que nem era tão bom assim.
       
      2° dia
       
      Pela manhã chegou meu outro amigo, o Vinícius. Partimos para o Parque Nacional das Torres del Paine, no Chile. Primeiro, uma pausa para foto da paisagem insólita no mirante.
       

       
      Fizemos uma escala na metade do caminho em Esperanza, ainda na Argentina. Depois de mais uma refeição à base de sanduíche, tentamos abastecer o carro no único posto em um raio de 50 km, ou possivelmente o dobro, como nos informou o frentista que, assim como uma fila de carros, aguardava o combustível chegar sabe-se lá dentro de quantas horas. Como não tínhamos todo esse tempo, arriscamos seguir em direção ao parque.
       
      Os passageiros babavam no carro enquanto eu dirigia pela monótona estrada, quando passamos pelo vilarejo de Tapi Aike. Milagrosamente havia uma bomba de combustível ali, onde já tinha visto num relato que estava desativada. Como a esperança é a última que morre, decidimos bater na casa para ver se alguma alma nos atendia, apesar de todos os outros carros passarem direto. E não é que deu certo? Embora consideravelmente mais cara, foi nossa salvação.
       

       
      No meio da tarde chegamos às aduanas de fronteira. Como havia poucos carros e nenhum ônibus naquela hora, até que foi rápida a travessia. Não levei alimento algum pensando que teria problema, mas a única coisa confiscada foi os sachês de mel do Vini. Outro detalhe importante é que precisa de uma autorização providenciada pela locadora para cruzar a fronteira, a um custo adicional.
       

       
      O primeiro vilarejo no Chile é Cerro Castillo. Possui uns 4 comércios de mantimentos apenas. O primeiro e mais turístico é caríssimo, só o utilize para fazer o câmbio. Indico esse amarelo da foto, ali o preço cai pela metade e aceita cartão de crédito. Não leve água, pois há disponível e puríssima durante todo o circuito, e cada kg a menos é muito precioso.
       

       
      Depois do estoque feito e mais uns quilômetros à frente, entramos na área do parque, cercada por lagoas de diversas cores, como a Laguna Amarga, com alta salinidade e lar dos belos flamingos.
       

       
      Na portaria de mesmo nome, tivemos a péssima notícia de que havíamos chegado tarde demais para escalar as Torres del Paine. Dessa forma tivemos que acampar no camping da hostería Las Torres e replanejar o roteiro para compensar as cerca de 5 h perdidas que faríamos naquele dia. Os campings do parque custam todos em torno de 8000 pesos chilenos, nada se comparado ao preço dos alimentos, então leve o seu junto, nem que seja daquela lojinha na fronteira.
       
      Havia uma quantidade impressionante de gringos espalhados entre o camping, o refúgio e o hotel. Assim como nos demais campings pagos, havia água quente e eletricidade, mas não tive tempo para carregar minha câmera. Inauguramos a barraca de luxo da Raquele, enquanto o Vini ficou com minha toca do Gugu emprestada. E ali começou a aventura de se dormir em um chão pedregoso sem um isolante, ao menos em meu caso.
       
      3° dia
       
      Iniciada a caminhada com a subida dos belos morros. Logo percebi que o vento forte traria algum estrago. Dito e feito, ele arrebentou a solda do painel solar que tinha levado para carregar a câmera e o celular. Ali começou o primeiro racionamento, o de energia elétrica (o de energia humana viria posteriormente).
       

       
      Conheci as duas frutinhas vermelhas que cresciam junto ao solo e que fariam parte da minha alimentação durante essa jornada, a chaura e a murtilla, levemente doces e ácidas.
       

       
      Logo percebi que o ritmo de um dos integrantes não seria o mesmo do meu, ainda mais com o peso extra na respectiva mochila. Começou a preocupação com o tempo, já que percorreríamos uma distância bem maior do que a praticada por outros visitantes em um dia.
       
      Continuamos subindo, passando pelo acampamento Chileno, onde trombamos com um casal carioca e com a placa oficial de entrada.
       

       
      Comi um cogumelo bege que achei no chão e após passar a entrada do acampamento Torres, segui com os cariocas até a parte mais exposta ao vento, onde fiquei descansando por uns minutos até meus amigos chegarem. Ao completar o trecho mais íngreme, avistamos a incrível paisagem do lago glacial e dos pilares graníticos com neve em suas bases. Não há como expressar em fotos a grandiosidade daquela cena.
       

       
      Ainda tivemos sorte de presenciar outro fenômeno, uma tromba d’água, que pegou todos desprevenidos.
       
      Almoçamos por ali enquanto contemplávamos a paisagem e depois descemos pelo mesmo caminho por algumas horas até a bifurcação para ir ao acampamento Los Cuernos. A trilha de todo o circuito é razoavelmente bem sinalizada, embora as placas estejam voltadas para quem faz o trajeto em sentido contrário (a grande maioria). Assim, quando havia uma bifurcação, só sabíamos o caminho certo ao chegar ao seu final. Ainda bem que tínhamos GPS no celular, e que a bateria dele durou todo o tempo necessário.
       

       
      Caminhamos por longas horas durante esse trecho quase plano de 11 km. Quando o dia ameaçava terminar, cruzamos o último morro e vimos o acampamento de um lado e outra tromba d’água no lado oposto. Com o atraso em nosso itinerário, tivemos que acampar novamente em um lugar pago. Assim que terminamos de armar as barracas, a noite chegou. Meus amigos jantaram seus miojos de copo enquanto eu fiquei com as sobras e um sanduíche de queijo e presunto.
       
      Depois de um banho quente e uma contemplada num dos céus mais bonitos que já vi na vida, parti para a cama, ou melhor, saco de dormir. Vini não teve tanta sorte, preocupado acompanhando um rato que apareceu atrás de sua barraca.
       
      Distância percorrida no dia: 26 km.
       
      4° dia
       
      Amanheceu um dia chuvoso e mais frio que o anterior. Nesse momento meus lábios já haviam ressecado o suficiente para rachar, e a situação só foi piorando, já que não tinha nada para botar neles. Em virtude de nosso atraso, decidimos que somente eu percorreria a segunda perna do circuito W, os demais seguiriam ao acampamento Paine Grande a 13 km e nos encontraríamos lá no fim do dia.
       

       
      Com isso, enquanto eles descansavam, tomei um litro de leite e coloquei a roupa impermeável para a caminhada. Pouco depois surgiu o sol, que me obrigou a trocar as vestimentas novamente.
       
      Continuei ao longo do belo Lago Nordenskjöld, já mirando o Cerro Paine Grande.
       

       
      Passei o acampamento Italiano, onde começava a subida do Vale do Francês. A difícil ascensão margeava um rio, geleiras e o cume da montanha, de impressionantes 3050 metros, ligeiramente superior à mais alta montanha brasileira.
       

       
      Nessa hora tive que pôr novamente uma roupa mais propícia ao frio e vento que fazia. Parei para comer uma maçã no mirante intermediário, de onde a maioria dos caminhantes e seus bastões não passam, e continuei subindo. Já estava bastante cansado e até um pouco atrasado no horário, quando fui agraciado por uma precipitação diferente. Pela primeira vez na vida presenciei a neve caindo sobre mim!
       

       
      O êxtase me deu forças para o trecho final mais duro, até o Mirador Británico. Infelizmente o clima frio e nublado não ajudou nas fotos e esgotou a bateria da minha câmera novamente, restando o guerreiro celular. Paciência, mas fiquei bem de boa lá no topo enquanto almoçava e admirava a paisagem sem uma viva alma em volta.
       

       
      A possível continuação da trilha estava fechada, então tive que descer. Atravessei a extensa floresta carbonizada, resultado de um incêndio de grande proporção causado por um israelense em 2012, fato que motivou a proibição de fogueiras no parque.
       

       
      Novamente no final da tarde, cheguei ao acampamento. Depois do jantar provamos o excelente licor de calafate que tínhamos comprado na fronteira, recomendo!
       
      Como não havia árvores no camping, o vento soprava mais forte, tanto que praticamente destruiu nossa outra barraca.
       
      Distância percorrida no dia: 23 km.
       
      5° dia
       
      Esgotado das noites mal dormidas e caminhadas sem fim, partimos para o terceiro e esperado último dia de trilhas.
       
      Um aviso de amigo, não experimentem brincar com a flor da foto abaixo. Isso me custou um bocado de tempo para conseguir remover os espinhos que grudam individualmente na roupa.
       

       
      Continuando, avistamos belos icebergs na borda do Lago Grey, sinal de que a geleira estava se aproximando.
       

       
      E foi bem isso. Um pouco depois chegamos ao mirador do Glaciar Grey, onde a longuíssima geleira avança sobre o lago de mesmo nome e sobre uma ilha que a contém.
       

       
      Naquele momento, decidimos que não iríamos até o refúgio Grey, pois o horário do barco não era compatível com o nosso. Assim, voltamos até o Paine Grande e descemos até o acampamento Las Carretas, um dos trechos menos frequentados do parque e já fora do circuito W.
       

       
      Apesar das belas paisagens iniciais, a maior parte dos 17 km seguintes seria bastante monótona, uma pradaria sem fim, com poucas aves passando. Ao menos o trajeto era plano.
       

       
      Ao chegar ao camping desprovido de qualquer infraestrutura, a decisão mais difícil: ter outra péssima noite ali ou arriscar seguir caminho e conseguir carona para voltar à outra portaria onde estava o carro, há quase 50 km dali? Escolhemos a segunda opção. Chegamos à sede do parque onde passava a estrada, mas os poucos veículos que passavam em sentido norte naquele fim de dia eram transportes dos hotéis. Com isso, tivemos que pedir clemência ao responsável pela sede, um senhor que nos deixou acampar ao lado do prédio que fica na margem do Lago Toro. O senhor foi tão gentil que até me passou a senha do wifi, e eu pude avisar para minha mãe que ainda estava vivo.
       
      Improvisamos um conserto para que a segunda barraca pudesse passar sua última noite conosco antes de ir dessa para melhor. Os únicos ruídos dessa noite foram dos ventos uivantes e dos roncos do Vini.
       
      Distância percorrida: 29 km. Total: Cerca de 78 km, com um baita peso nas costas e elevações constantes de 50 a 850 metros!
       
      6° dia
       
      Começamos bem o dia. O segundo carro que passou, com um simpático casal de italianos, deu carona para nós e para nossas mochilas até a portaria do parque.
       
      Uma hora depois lá estávamos de volta. Juntamos os últimos 8 dólares que tínhamos para pagar o translado até o hotel para eu retirar o carro.
       
      No caminho até a fronteira, flagramos um bando de condores andinos.
       

       
      Depois do almoço e e da aduana, voltamos por um atalho de estrada de chão, frequentado mais por animais do que humanos.
       

       
      De volta à cidade no meio da tarde, fomos direto para o Parque Nacional Los Glaciares. O parque, pago, consiste em uma estrada que costeia um rio até a principal atração de El Calafate, o Glaciar Perito Moreno.
       
      Plataformas te deixam bem próximo da geleira, a ponto de ver e ouvir com clareza os pedaços de gelo se partindo e desabando na água.
       

       
      As colunas de gelo de 60 m de altura que se estendem por até 5 km e que crescem e se despedaçam constantemente, são mais uma paisagem indescritível, especialmente durante o pôr-do-sol.
       

       
      Quando saímos do parque já anoitecia. A quantidade de lebres que passa pela estrada é surpreendente. Especialmente pela rota 60, que é de chão em meio a fazendas. Cruzamos por dezenas delas, felizmente nenhuma atropelada.
       

       
      Eu e Vini dormimos no mesmo hostel de antes, enquanto que Raquele, que ficaria mais um dia na cidade, foi para outro.
       
      7° dia
       
      Cedinho pegamos o voo para Ushuaia, ou “Uçuaia”, como dizem os argentinos. Peguei umas dicas valiosas no centro de informações do aeroporto e, claro, carimbei meu passaporte com o selo do fim do mundo.
       
      Como Ushuaia é uma zona franca, as coisas custam consideravelmente mais barato que em El Calafate. Sendo assim, consegui finalmente almoçar de verdade, no restaurante El Turco, que fica na principal avenida do centro, a San Martín. Ushuaia não tem o mesmo charme de El Calafate, mas ainda assim é agradável. Dentro das construções climatizadas, claro, pois os ventos e baixas temperaturas limitavam as caminhadas, sobretudo em dias nublados e à noite.
       

       
      Reservamos o passeio pelo Canal de Beagle, escolhendo o de 750 pesos, que passava pelas ilhas dos passeios padrão e mais a dos pinguins. Estava um pouco receoso pelo alto custo, mas posso dizer que valeu muito a pena. O passeio de quase 7 h começa passando por ilhotas cobertas de colônias de aves, principalmente o cormorão, que à distância parece um pinguim. Além destes, há gaivotas, trinta-réis, albatrozes, entre outras espécies menos frequentes.
       

       
      Pouco à frente fica a Ilha dos Lobos Marinhos, que abriga algumas dezenas desses animais tranquilos.
       

       
      Continuando, se passa pelo Farol Les Eclaireurs e mais outro bando de aves iguais continuando por um bom trecho sem ilhas, com raros povoados no lado argentino do canal e o vilarejo de Puerto Williams, que disputa com Ushuaia o título de cidade mais austral do mundo, e talvez não o seja pelo fato da população ter menos de 3000 habitantes, sendo a maioria militares e pescadores.
       

       
      Em seguida a embarcação passa por uma estrutura geológica formada na glaciação, e após contorná-la, chega ao destino final, a Ilha Martillo, mais conhecida como Pinguinera.
       

       
      Incontáveis pinguins-de-magalhães se reúnem nesse pedaço de terra como parte do seu ciclo de vida, e nos brindam com essa exibição incrível. Junto a eles aparecem algumas aves oportunistas, como escuas e urubus, além de 2 outras espécies de pinguim: o Papua, que é a ave mais veloz na água, e o Rei, que é mais raro e maior que os outros que passam por lá.
       

       
      Quem tem muita sorte, como a Raquele que foi no dia seguinte, consegue ver alguma baleia pelo meio do canal. Para os demais, resta o longo retorno assistindo documentários sobre a Terra do Fogo e os pinguins na cabine climatizada, ou então babando no sofá como meu amigo.
       
      À noite, eu e Vini jantamos em um lugar animado da Av. San Martín chamado Chester. Comi eu queria muito comer queijo Roquefort, uma iguaria barata na Argentina, pedi uma pizza de 4 queijos só para mim, já que ele não queria. Enquanto comíamos e tomávamos a ótima cerveja vermelha da marca local Beagle, passava um pot-pourri de clipes de rock das décadas passadas. É um bom lugar para um esquenta.
       

       
      Retornamos em seguida ao bom hostel Yakush para dormir em seus colchões moles.
       
      8° dia
       
      Às 10 h pegamos o transporte que sai de hora em hora da estação rodoviária para o Parque Nacional da Terra do Fogo. Duzentos pesos para ida e volta e mais 100 para entrada no parque.
       
      Começamos pela trilha que segue pela costa da Baía Lapataia, em meio às 3 espécies de árvore do gênero Nothofagus, as mesmas que havia em Torres del Paine. Não possuía grandes novidades, além de alguns passarinhos, chumaços de algas-pardas, mexilhões e grãos de areia acinzentados.
       

       
      Em meio à trilha estávamos morrendo de calor pela quase ausência de vento, mas quando fomos para as demais o tempo virou. Veio uma brisa do capeta e uma chuva bem chata.
       
      Uma das trilhas levava até um observatório de aves, embora nenhuma nova naquele dia. A outra até uma turfeira gigante, causada pela matéria orgânica lentamente sendo decomposta no frio e umidade do lugar.
       

       
      A última trilha nos mostrava o estrago causado pelos castores, resultado de mais uma introdução de espécie exótica desastrosa. A castoreira represa a água em um ponto e alaga uma baita área, onde morrem essas árvores de lento crescimento.
       

       
      Retornando, ainda tivemos sorte de observar uma raposa se alimentando.
       

       
      Nosso transporte de volta sairia às 19 h, como ainda tinha um bom tempo fomos até a cafeteria que ficava um pouco distante. Chegamos às 18:05 h, e para nossa surpresa, já estava fechada! Assim, tivemos que aguardar na sarjeta junto com um chinês maluco que ficava fotografando cavalos em atividade de cópula a nossa frente.
       
      No retorno ao hostel conhecemos uma dupla de brasilienses, Edgar e Conceição. Tentamos ir a um pub, mas o lugar não aceitava cartão de crédito, estava cheio e era quente demais. Com isso, eu e Vini jantamos no mesmo lugar da outra noite e depois degustamos um bom vinho que a dupla nos ofereceu no albergue, enquanto o staff reclamava o tempo todo da nossa conversa que beirava uns 50 decibéis. Apesar desse cara chato, a ruiva da manhã é bastante simpática.
       
      9° dia
       
      Vini partiu de manhã cedo de volta ao Rio.
       
      Depois de um café-da-manhã reforçado, lamentavelmente sem frutas como no albergue anterior, saí para uma caminhada. Infelizmente escolhi o dia errado para as compras, pois no domingo a maioria das lojas, inclusive as de equipamentos de aventura, estava fechada. Consegui apenas comprar souvenires e ir ao supermercado pegar um bocado de alfajores de 4 pesos cada.
       
      Na ida para o almoço, encontrei Raquele voltando de um passeio e ela encontrou outra brasileira que tinha conhecido na viagem. Fomos os 3 almoçar no Banana Bar. O lugar também sai bem em conta, mas precisa urgentemente de mais de uma garçonete para atender todo mundo. Provei a outra marca de cerva, a Cape Horn. Boa, mas ainda fico com a Beagle.
       

       
      No retorno, pausa para um chocolate quente. Depois disso fiquei matando o tempo no albergue, pois estava cansado para ainda visitar o Cerro Martial, a outra atração da cidade, e sem dinheiro vivo para os museus. Peguei o táxi e quando fui embarcar descobri que tinha uma maldita taxa de 28 pesos separada da passagem para pagar em dinheiro.
       
      USH-AEP, EZE-POA e finalmente de volta direto ao trabalho!
       

       
      Ps: Se você curtiu as dicas, quer economizar ainda mais, conhecer outros destinos e apoiar novas relatos, não deixe de conferir meu blog! http://www.rediscoveringtheworld.com

×