Ir para conteúdo

9 países - Balcãs - 24 MAY / 25 JUN

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom dia pessoal,

Estou finalizando meu roteiro pelos balcãs e gostaria de ouvir um pouco da experiência/dicas de vocês, mesmo que não tenham passado por todas essas cidades que vou listar.

Pretendo fazer todas as conexões por terra (trem/ônibus), exceto Roma-Bucareste e Tirana-Atenas, pois quero conhecer as aéreas CarpatAir e BelleAir. As cidades menores (1 dia de viagem, com i/v no mesmo dia) que escolhi, são próximas às capitais e tem algum ponto de interesse, normalmente histórico (ex.: Banja Luka) ou de belezas naturais (lagos, parques, etc).

24/05 - SP-GRU x Roma-FCO - Alitalia

25-27/05 - Roma

27/05 - FCO x Timisoara (TSR) - CarpatAir (122 EUR)

27/05 - Timisoara x Bucareste - Trem (09:15 de viagem)

28-31/05 - Bucareste

31/05 - Bucareste x Belgrado - Trem (12:50 de viagem)

01-04/06 - Belgrado (1 dia em Smederevo / 1h de ônibus)

04/06 - Belgrado x Sarajevo - Ônibus (11:00 de viagem)

05-08/06 - Sarajevo (1 dia em Banja Luka / 2:30h de ônibus)

08/06 - Sarajevo x Podgorica - Ônibus (07:40 de viagem)

09-12/06 - Podgorica (1 dia em Virpazar - Lago Skadar / 2h de ônibus)

12/06 - Podgorica x Pristina - Ônibus (Aprox. 9h de viagem / 1 saída ao dia)

13-15/06 - Pristina

15/06 - Pristina x Skopje - Ônibus (1:30~3:00 de viagem)

15-19/06 - Skopje (1 dia em Struga / 3h de viagem)

19/06 - STRUGA x Tirana - Ônibus (5:30 de viagem)

20-23 - Tirana (1 dia em Durrës / 42km em Trem)

23/06 - Tirana-TIA x Atenas-ATH - Belle Air (184 EUR)

25/06 - Atenas-ATH x SP-GRU - KLM/Airfrance

Todos os ônibus e trens que pesquisei tem pelo menos 1 saída diária. Infelizmente, a maioria não se reserva pela internet.

Ainda estou montando a lista de hostels e lugar p/ camping (Virpazar e Struga), mas vi que preço e disponibilidade não chegam a ser um problema em nenhum dos destinos.

Obrigado a qualquer um que puder compartilhar experiências e dicas principalmente de segurança. E caso alguém queira se juntar, será muito bem-vindo.

Obg,

Eduardo.

26MAY Bucharest - Belgrade - Sarajevo - Podgorica - Pristina - Skopje - Tirana 23JUN

GRU - FCO / ATN - GRU 2.190,00 BRL

• Membros
Postado

Oi egpinheiro,

Nunca estive em nenhum desses lugares, recentemente acabei trocando de roteiro (iria para a Bulgária e Macedônia em maio, mas vai ficar para uma próxima vez). O que eu posso te dizer pesquisando sobre essa região é o seguinte:

-já que vc vai passar pela Sérvia, pergunto se vc já tirou o visto para lá ou se vai tirar em breve. Infelizmente, a Sérvia é a única porção do que um dia foi a Iugoslávia que exige visto de cidadãos brasileiros;

-pelo que eu vi no seu roteiro, vc fez o certo: vai passar primeiro pela Sérvia e depois vai para Pristina, no Kosovo. O contrário é complicado: um carimbo kosovar no passaporte pode determinar a sua não entrada na Sérvia (para o governo sérvio, Kosovo ainda é uma parte do país, apesar de na prática estar funcionando com total autonomia em relação a Belgrado);

-Em Montenegro, todos que lá estiveram afirmam categoricamente que Podgorica é de longe a menos interessante cidade do país, apesar de ser a capital. Lugares turísticos em Montenegro são Budva (a uns 80km de Podgorica), a baía de Kotor e Ulcinj, todos eles litorâneos;

-O melhor lugar para se conhecer na Macedônia (segundo quem esteve lá, e também segundo o Lonely Planet) é Ohrid, cidade à beira do lago de mesmo nome; depois viria Bitola. Struga é muito pequena e Sköpje segue uma linha parecida com Podgorica (nada muito interessante para se ver, mesmo sendo capital).

• Membros
Postado

Oi Marcos,

Muito obrigado pelas dicas.

Eu já revi todas as burocracias da imigração desses países. E realmente a questão Sérvia/Kosovo é a que mais me preocupa, por isso vou passar pela Sérvia antes, que é a que mais me interessa.

Quanto às capitais não serem os locais mais interessantes, eu concordo. Mas aí entra um gosto pessoal de querer passar por cada uma delas e também uma questão aí de ver todos os pós-guerra. :) Não sabia de Ohrid e acabei de googlear um pouco sobre. Realmente merece uma mudança no roteiro. Obrigado!

Me avise quando retornar da Groênlandia, estou deveras curioso para ler os relatos da viagem! :)

Um abraço,

Eduardo

• 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores
Postado

E aí Eduardo ! Você fez a viagem lá ? Estou em Belgrado, descendo pra Sarajevo e pesquisando aqui as coisas interessantes para serem vistas e os lugares que valem mudar o roteiro.

Se tiver alguma sugestão boa diz aí :D Abraço !

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...