Membros egpinheiro Postado Fevereiro 8, 2013 Membros Postado Fevereiro 8, 2013 Bom dia pessoal, Estou finalizando meu roteiro pelos balcãs e gostaria de ouvir um pouco da experiência/dicas de vocês, mesmo que não tenham passado por todas essas cidades que vou listar. Pretendo fazer todas as conexões por terra (trem/ônibus), exceto Roma-Bucareste e Tirana-Atenas, pois quero conhecer as aéreas CarpatAir e BelleAir. As cidades menores (1 dia de viagem, com i/v no mesmo dia) que escolhi, são próximas às capitais e tem algum ponto de interesse, normalmente histórico (ex.: Banja Luka) ou de belezas naturais (lagos, parques, etc). 24/05 - SP-GRU x Roma-FCO - Alitalia 25-27/05 - Roma 27/05 - FCO x Timisoara (TSR) - CarpatAir (122 EUR) 27/05 - Timisoara x Bucareste - Trem (09:15 de viagem) 28-31/05 - Bucareste 31/05 - Bucareste x Belgrado - Trem (12:50 de viagem) 01-04/06 - Belgrado (1 dia em Smederevo / 1h de ônibus) 04/06 - Belgrado x Sarajevo - Ônibus (11:00 de viagem) 05-08/06 - Sarajevo (1 dia em Banja Luka / 2:30h de ônibus) 08/06 - Sarajevo x Podgorica - Ônibus (07:40 de viagem) 09-12/06 - Podgorica (1 dia em Virpazar - Lago Skadar / 2h de ônibus) 12/06 - Podgorica x Pristina - Ônibus (Aprox. 9h de viagem / 1 saída ao dia) 13-15/06 - Pristina 15/06 - Pristina x Skopje - Ônibus (1:30~3:00 de viagem) 15-19/06 - Skopje (1 dia em Struga / 3h de viagem) 19/06 - STRUGA x Tirana - Ônibus (5:30 de viagem) 20-23 - Tirana (1 dia em Durrës / 42km em Trem) 23/06 - Tirana-TIA x Atenas-ATH - Belle Air (184 EUR) 25/06 - Atenas-ATH x SP-GRU - KLM/Airfrance Todos os ônibus e trens que pesquisei tem pelo menos 1 saída diária. Infelizmente, a maioria não se reserva pela internet. Ainda estou montando a lista de hostels e lugar p/ camping (Virpazar e Struga), mas vi que preço e disponibilidade não chegam a ser um problema em nenhum dos destinos. Obrigado a qualquer um que puder compartilhar experiências e dicas principalmente de segurança. E caso alguém queira se juntar, será muito bem-vindo. Obg, Eduardo. 26MAY Bucharest - Belgrade - Sarajevo - Podgorica - Pristina - Skopje - Tirana 23JUN GRU - FCO / ATN - GRU 2.190,00 BRL Citar
Membros Marcos H. O. Souza Postado Fevereiro 8, 2013 Membros Postado Fevereiro 8, 2013 Oi egpinheiro, Nunca estive em nenhum desses lugares, recentemente acabei trocando de roteiro (iria para a Bulgária e Macedônia em maio, mas vai ficar para uma próxima vez). O que eu posso te dizer pesquisando sobre essa região é o seguinte: -já que vc vai passar pela Sérvia, pergunto se vc já tirou o visto para lá ou se vai tirar em breve. Infelizmente, a Sérvia é a única porção do que um dia foi a Iugoslávia que exige visto de cidadãos brasileiros; -pelo que eu vi no seu roteiro, vc fez o certo: vai passar primeiro pela Sérvia e depois vai para Pristina, no Kosovo. O contrário é complicado: um carimbo kosovar no passaporte pode determinar a sua não entrada na Sérvia (para o governo sérvio, Kosovo ainda é uma parte do país, apesar de na prática estar funcionando com total autonomia em relação a Belgrado); -Em Montenegro, todos que lá estiveram afirmam categoricamente que Podgorica é de longe a menos interessante cidade do país, apesar de ser a capital. Lugares turísticos em Montenegro são Budva (a uns 80km de Podgorica), a baía de Kotor e Ulcinj, todos eles litorâneos; -O melhor lugar para se conhecer na Macedônia (segundo quem esteve lá, e também segundo o Lonely Planet) é Ohrid, cidade à beira do lago de mesmo nome; depois viria Bitola. Struga é muito pequena e Sköpje segue uma linha parecida com Podgorica (nada muito interessante para se ver, mesmo sendo capital). Citar
Membros egpinheiro Postado Fevereiro 8, 2013 Autor Membros Postado Fevereiro 8, 2013 Oi Marcos, Muito obrigado pelas dicas. Eu já revi todas as burocracias da imigração desses países. E realmente a questão Sérvia/Kosovo é a que mais me preocupa, por isso vou passar pela Sérvia antes, que é a que mais me interessa. Quanto às capitais não serem os locais mais interessantes, eu concordo. Mas aí entra um gosto pessoal de querer passar por cada uma delas e também uma questão aí de ver todos os pós-guerra. Não sabia de Ohrid e acabei de googlear um pouco sobre. Realmente merece uma mudança no roteiro. Obrigado! Me avise quando retornar da Groênlandia, estou deveras curioso para ler os relatos da viagem! Um abraço, Eduardo Citar
Colaboradores Petroni-SP Postado Fevereiro 19, 2013 Colaboradores Postado Fevereiro 19, 2013 Legal teu roteiro, um dia irei pra esses lados Fiquei curioso, o que há em Smederevo? Na Bósnia, vc chegou a ver Mostar, parece uma cidade interessante Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 27, 2014 Colaboradores Postado Julho 27, 2014 E aí Eduardo ! Você fez a viagem lá ? Estou em Belgrado, descendo pra Sarajevo e pesquisando aqui as coisas interessantes para serem vistas e os lugares que valem mudar o roteiro. Se tiver alguma sugestão boa diz aí Abraço ! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.