Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão rumo a São Pedro do Atacama, Chile! 6 dias corridos!

Postado
  • Membros

Olá, nação mochileira! Venho aqui dividir as sensações, o divertimento e a oportunidade de ter tido mais uma viagem graças aos diversos e bons relatos de todos.

INFELIZMENTE foram apenas 6 dias corridos, fora um dia realmente para chegar e outro para chegar em casa. Eu tinha programado gastos realmente fechados com hospedagem, passeio, comida e cerveja. Mas, infelizmente, a cidade é bem cara. Alimentação você tem que pesquisar um pouco e entender os lugares certos para entrar e comer. Com mais detalhes, irei relacionar bem onde se pode ir e se vale a pena ou não pagar um pouco mais um dia ou outro. Questão da agência que faz o tour também irei comentar, apesar de adiantar que a empresa que fiz todos os tours foi a Grado 10, que prestou um serviço muito bom e sem atrasos!

Itinerário:

1º DIA, 09/03: Voo Brasília- Guarulhos – Santiago - Calama – São Pedro do Atacama.

2º DIA, 10/03: São Pedro do Atacama.

3º DIA, 11/03: São Pedro do Atacama.

4º DIA, 12/03: São Pedro do Atacama.

5º DIA, 13/03: São Pedro do Atacama.

6º DIA, 14/03: Saída São Pedro – Calama – Santiago – Guarulhos – Brasília.

Custos:

Hospedagem: CLP 65000 (13000 a diária para quarto compartilhado)

Alimentação: Em torno de CLP 35000

Cervejas: Em torno de CLP 38000

Tours: CLP 95000 (três tours apenas)

Transfer: CLP 22000

TOTAL: CLP 245000

1 º DIA, Saída de Brasília e chegada em São Pedro do Atacama

Tinha deixado tudo pronto na noite anterior tudo pronto e conferido umas 10 vezes para não ter erro de ter esquecido nada. Fui dormir quase meia noite e devo ter cochilado apenas, pois acordei às 03:15 para tomar banho, comer algo e, pela 11ª vez, novamente a falta de algo (dinheiro chileno, roupas de frio, calçados etc). No caminho do aeroporto, já tinha em mãos uma latinha de cerveja para bebemorar mais uma conquista que tanto queria fazer: conhecer o deserto do Atacama. Cheguei no aeroporto às 03:50 +- e fiz o check in, sempre perguntando sobre onde seria a retirada da bagagem, se teria que refazer um outro check em Sampa ou em Santiago; pois já seria outra agência. A operadora (TAM) confirmou e deu garantia de recebimento da bagagem no destino final: Calama. Beleza, parti já pra frente da porta de embarque. Comprei mais uma latinha (R$ 5 mangos!) e esperei a hora do embarque: 5h. Cheguei em Guarulhos – SP às 06:45h num pique monstro para querer chegar logo. Fui no balcão da LAN Chile pois fiquei sabendo com a aeromoça (linda por sinal) que eu deveria trocar as passagens pelo bilhete deles. Embarquei novamente rumo a Santiago às 09:10 e foi uma viagem boa, cheio de chilenos e brasileños. O esquema do avião é bacana, as poltronas das janelas são apenas duas e tem três poltronas na região central. Rango bom pelo trajeto realizado e coisa e tal. Chegada em Santiago às 13:20h com uma visão massa! Deu vontade de voltar o mais breve possível para conhecer a cidade que fica entre a cordilheira, mas tudo a seu tempo! Já dizia o mestre Jedi. Como o próximo voo seria apenas às 15h, fui comer algo e tomar uma cerveja local para já terminar de cair no clima. Rapah, pedi uma “cerveza bien helada”, a resposta foi: “todos están frias”. Kkkkkkk Realmente parecia um chá a cerveja, mas tomei rindo a toa! Parti para o portão de embarque e, já dentro do avião, já senti aquele calor bacana que me esperava nos próximos dias. Voo tranquilo, visual também bacana; mas infelizmente fiquei do lado contrário do avião, pois a vista para a real cordilheira estava do outro lado. Pensei: “dá nada, pai”. Do meu lado estavam duas senhoras também brasileiras, conversando as aventuras pelo sul do país, contando até os casos das paqueras; e eu só calado até quando chegou o serviço de bordo oferecendo fones de ouvido e foi-me entregue e falei para a aeromoça: obrigado! As senhoras viraram logo os respectivos rostos para mim e perguntaram: Brasileiro¿¿¿ , respondi: Sim!. Elas, meio sem graça, fizeram muitas perguntas como e onde eu ficaria em São Pedro, como eu chegaria lá... As gracinhas das senhoras já viajavam há um pouco mais de um mês e eu tinha apenas 6 dias! Kkkk

Cheguei a Calama às 17h15min e fui até o transfer (transfer licancabur) já fechar com eles para pegar logo o próximo carro para ir a São Pedro, isso enquanto a mochila não vinha. Já peguei a ida e a volta para não ficar na mão lá na city. A minha mochila foi quase uma das últimas para eu conseguir resgatar. Eu já pensando: velho, fudeu! Vou virar bicho grilo lá! Hahahaa mas graças ao divino protetor dos andarilhos a mochila chegou rindo para mim - “Danada! Pregando-me uma peça¿!” O transfer Licancabur tem um serviço muito bom e chegamos na city com mais ou menos uma hora e 10 de estrada. São Pedro ainda estava com um solzinho de final de tarde e junto já uma brisa meio fria, mas já me encontrava anestesiado com o lugar! Beleza, fui deixado na calle principal (Caracoles) e fui procurando os hostels que eu tinha separado, fui em praticamente em todos que eu tinha listado e que poderia ter vaga. MAS ou não tinha mais cama ou já só tinha dias mistos, aí fui até um Hostal que esqueci o nome e a senhora que atendia lá super simpática me ajudou ligando para hostal´s que ela conhecia e perguntava se tinha vaga. Ela ligou para um segundo e me informou que havia apenas uma cama lá! Como já eram quase 21h, vou para lá voando! Beleza, cheguei no Hostal La Ruca (calle Toconao) e a chica já me esperava. Muito simpática atendente lá. Perguntei o preço e ela falou: CLP 13000 noche. Arribaaaa! 65000 pesos numa lapada! Eu tinha feito planos para pagar a metade total desse valor final! Mas como tava incluído desayuno, decidi ficar. O quarto estava um casal da Noruega, uma garota do Rio (a Andressa) que também faz uso do fórum e outra pessoa que nem cheguei a ver e que foi embora no dia seguinte. Devidamente alojado, fui tomar banho e depois um rolê pela city atrás de algo barato e só achava algo sempre em torno de 3500 pra mais. Fiquei numa birosca bacana e paguei na primeira noite 4800 pesos por um lombo de cerdo e duas cervejas escudo (“frias”, não geladas)! Depois sai e fui num bar na principal onde tem as camisas de vários times do mundo. Bacana o lugar para tomar umas e só. Voltei ao Hostal já meio alto e com um pouco de frio, pois saí sem levar blusa de frio. Fui dormir por volta de 01:30 da matina. Relógio programado para começar despertar às 7h.

2 º DIA, Atacama by bike e + um tour vespertino!

Pronto! Segundo dia e bilhões de coisas a querer fazer. Levantei e só eu para tomar café. Kkk Forever alone parece uma série de TV para os que madrugam. Aí fiz tudo bemm na calma para alguém aparecer para tentar conhecer, trocar uma ideia, pegar dicas simples; até que a mina que estava no mesmo quarto que eu chegou lá. Disse: “Hola!”. De donde eres¿ Brasil! Iaaa, massa! Rsrs Aí depois chegou um casal bacana e bem animado de Curitiba e fomos tomando café e conversando sobre os trajetos seguidos por eles. A Andressa, a carioca, também havia chegado no dia anterior, só que mais cedo que eu. O casal de Curitiba já estavam lá há dois dias, mas só no dia mesmo que iriam começar a fazer mais passeios e coisas. Beleza, peguei algumas dicas do pessoal sobre os passeios e o casal e a carioca falaram que a haviam fechado com a Grado 10 e ficaria praticamente o mesmo valor caso se fosse feito por outra empresa, mas com um serviço menos característico; aí já fui para las Calles conhecer um pouco mais da cidade, tirar umas fotos e alugar uma bici para fazer umas trilhas para mais longe. O lance é que as lojas começam a abrir umas 9h. Mas enquanto isso, comprei umas frutas e água para levar no passeio de bike. Aluguei uma bike bacana para até às 15h por 3000 pesos na mesma calle do Hostal. Aí esperei a grado 10 abrir e fechei com eles o passeio do Valle de La Luna para ver como é o esquema da empresa e tals. Aí paguei CLP 15000. Choreiii bastante e consegui um desconto de 2000 mil pesos, pois falei que se gostasse da empresa e do passeio faria com eles os demais. Horário marcado para às 16h, fui para a trilha que vai até o Pukara de Quitor; acesso bem fácil até lá, apenas 3 km para ir e uma caminhada até o topo final de mais ou menos 01:15, dependendo do seu ritmo e pique. Conversando muito com o senhor atacameño que cuida de lá e perguntei coisas da história daquele lugar, sobre o acesso. Ele até falou que se eu ou outra pessoa quisesse voltar lá para conhecer, era só levar o comprovante do qual paguei (CLP 1500 para estudantes e CLP 2500 para quem não era), falei que era estudante mas não estava com a carteira tal para comprovar; ele super gente boa falou: “chico, eres estudiante!” Rendeu boas fotos:

DSC00193.JPG.83d82f593cbc003a823b67aa375dbf68.JPG

DSC00241.JPG.ce9c3bf8f86f43c5383aa0ee06f241ac.JPG

Lá no topo, pude ter a primeira visão geral da cidade lá embaixo, do Vulcão Licancabur e do visual que, com certeza, fiquei arrepiado e bem pensativo de quanto que esperava por estar naquele lugar – praticamente dois anos de espera desde a viagem pela Argentina. Bem, estava lá naquele visual sem igual. Um pouco depois, troquei ideia com um chileno de Santiago que estava no deserto pela primeira e passou que descendo mais um pouco além de onde estávamos tem outras quebradas bacana para ir conhecer by bike e me entregou um mapa que tinha. O que eu tinha pego era bem zuado, sem as calles principais descritas e jogadas as direções dos acessos aos locais para visitar. Pronto, já tinha para onde ir nas manhãs seguintes quando tivesse tour marcado para tal período. Regressei para a cidade por volta das 13:30h para rangar, tomar um banho e cair lá para o Tour do Valle de La Luna. Cheguei faltando 15minutos do horário combinado do passeio e a mina responsável lá já tinha até gravado meu nome e sobrenome kkk , “hola, Luiz! Puedes esperar un rato que ya vamos!” Opaaa! Já vamos¿ Incluindo usted¿ =D Bem, na hora não foi assim, foi um guia lá, o Robson. Massss muito gente boa, tranquilão, entendia português para quem falava só português e coisa e tal. Sempre perguntando se todos tinham gostado, se estavam bem. O caminhão doidera que valeu também o preço um pouco mais caro. Muitas fotos, conversas com a galera que também estava no passeio; detalhe que o casal de Curitiba e um de Santiago que estavam no mesmo Hostal estavam no passeio, gente super bacana. Também fiz amizade com um paulista, o Leandro, que também viajava sozinho e que era a última noite dele lá. Primeiro é o Valle de La Muerte, Pedra do Coyote, Túneo lá marrom menos, Três Marias e depois o por do sol no Valle de La Luna. A entrada do parque custou CLP 2500, se não me engano. Realmente fora de sério o que vi e registrei! Aproveitem:

DSC00262.JPG.36b109d59c1894adc9faf1d92ccf39c6.JPG

DSC00282.JPG.eec1dc8afe8ef4603d06ecc718402bd8.JPG

DSC00347.JPG.c31ea582c69335a89200f9120c972a69.JPG

Depois de ver o por do sol, veio um vento bem frio, mas deu para suportar mesmo sem abrigo ou agasalho. Regresso para a cidade às 19:50 +-. Na cidade, marquei com o paulista de tomarmos um trago e trocar uma ideia umas 21:16h, já que com certeza a fila para usar o banho poderia estar grande. Regresso na agência Grado 10 para fechar o passeio do dia seguinte: Lagunas Altiplânicas. O preço cobrado pela agência foi de CLP 30000. Tentei argumentar que estava um pouco caro e se poderia ter um desconto e coisa e tal, mas não foi possível. Acabei pagando, pois queria muito ir na manhã seguinte, seguindo a ordem da programação que tinha feito. Chego no Hostal e encontro a carioca que também havia chegado de outro passeio que fez a pé mesmo. Convidei-a para se juntar a nós sedentos por cerveja para jantar, beber e socializar. Fomos num lugar lá na Caracoles que foi meio carinho (CLP 7000 tudo que comi e bebi), mas deu para comer bem e tomar duas cervejas antes de irmos a outro bar. Saímos desse restaurante umas 23h e fomos procurar algum bar diferente. Caímos num que os nativos e a galera de lá frequentava, um que fica quase no final da Calle Tocopilla, sentido para que vai as agências dos bus que chegam e levam para os destinos dentro do Chile. O lugar estavam bem cheio e para achar lugar foi um pouco complicado, mas conseguimos; até chegar a cerveja, a quantidade de copos certo, a duas cervejas que já tinha tomado foi para o espaço kkkk. Conseguimos tomar dois litrões de escudo e o carinha já veio com a conta, pois já queriam fechar a parada. Voltamos para a principal, o Leandro já cansado e iria acordar cedo no dia seguinte para regressar a sua terra. Despedimos dele e fomos procurar um bar para beber ou comprar mais brejas. Achamos aberto ainda aquele das camisas de time; como o cara falou que ia fechar em pouco tempo, preferir comprar umas long necks e levar para o hostel para tomar lá. A carioca também iria para o passeio das Lagunas Altiplânicas e iríamos acordar por volta das 05:30. A Andressa foi dormir mais ou menos 01:50h e fiquei ali terminando as cervejas que restavam, já que tinha colocado no congelador (Ahhh, finalmente geladass!). Fui dormir umas 02:30 e, conforme combinado com ela, acordei no horário e acordei-a para irmos ao passeio das Lagunas. Foi difícil para acordar a Andressa (se vc ler isso aqui, fica brava não!) kkk

Continua....

::hahaha::

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Ahhh...vc já tinha dito que foi difícil me acordar!!! Mas depois que te disse o macete, ficou mais fácil, né?! hehehe

Eu sei qe sou uma dorminhoca nata, não precisa se desculpar! Você foi meu despertador atacameño e fotógrafo principal!! HAHAHAHA te perturbei MUITOOO!

Mas adorei a cia! Muito obrigada por tudo!

E ah...já mandei as fotos pro seu e-mail! ;)

Ahhhh, olha quem chegou aí!!! Bacana, Andressa! Eu que agradeço também por emprestar sua câmera tirar fotos quando a minha havia resolvido dormir um pouco (bateria) e pela ótima cia que tive. Certo de combinar outros mochilões pelo mundo aí!

Gracias!

Postado
  • Membros
Ahhh...vc já tinha dito que foi difícil me acordar!!! Mas depois que te disse o macete, ficou mais fácil, né?! hehehe

Eu sei qe sou uma dorminhoca nata, não precisa se desculpar! Você foi meu despertador atacameño e fotógrafo principal!! HAHAHAHA te perturbei MUITOOO!

Mas adorei a cia! Muito obrigada por tudo!

E ah...já mandei as fotos pro seu e-mail! ;)

Ahhhh, olha quem chegou aí!!! Bacana, Andressa! Eu que agradeço também por emprestar sua câmera tirar fotos quando a minha havia resolvido dormir um pouco (bateria) e pela ótima cia que tive. Certo de combinar outros mochilões pelo mundo aí!

Gracias!

Demorou!! xD

Postado
  • Autor
  • Membros

Continuação - 5 º DIA, Salar de Tara.

Acordei assustado com a Andressa me chamando! Sem brincadeira, levantei ainda bem tonto das cachaças da noite passada. Pensei que tinha perdido o melhor tour por conta do horário. Mas não, ainda estava na hora! Tomei um banho frio que nem senti nada! Kkkkkkk Mas fazia presente aquela dor de cabeça boa de quem acorda no dia seguinte depois de umas boas... Como a carioca também ia, ficamos esperando lá fora o carro chegar para nos buscar. Nesse dia estava fazendo muito frio e eu estava de bermuda (hã¿), mas, de certa forma, anestesiado não sei por quê. Como o carro para nos pegar estava demorando um pouco a chegar, fui dormir na rede a fim de melhorar um pouco. Pouco tempo depois, o carro 4x4 da Grado 10 chegou para irmos. Embarcamos e fomos buscar mais brasileiros em outro hostal: um casal também de Brasília e outro do Rio Grande do Sul. Pegamos a saída contrária de quem vai para voltar a Calama; se não me engano, seria a estrada que leva para a Bolívia. Enfim, durante a viagem eu estava dando aqueles puxavancos de quem queria estar dormindo, mas estava firme e forte para curtir cada momento e o motora com um set list de músicas massa! Mistura de rocks e música regional (doidera). Estávamos a cada minuto cada vez mais alto e cada vez mais próximo aos vulcões que cercam a cidade de São Pedro do Atacama. A paisagem muda de uma maneira muito incrível. Nada fica, digamos, tão igual a cada passeio que se faz. Próximo às 8h:30 +- paramos tomar o café da manhã. Brother, estava marcando 5 Graus!!! Ventando muito mesmo e a sensação térmica era de bem menos do que isso aí. E eu lá de bermuda, tonto e o café que era quente virou suco preto gelado em menos de 1 minutos após colocar no copo. Os dedos geladosss e o pão que eu comia e nem gosto sentia! Kkkkkk E eu rindo a toa e achando tudo muito fera. Partimos depois de uns 20 minutos de desayuno para seguir o rumo. A estrada que liga tudo lá era um tapete, bem diferente que vimos aqui pelo Brasil. Aí, do lado, o motora entra no meio do nada bem no meiozão do deserto. Atravessando o deserto, o motora colocou um som do Pink Floyd (Comfortably Numb) que, meu, deu outra energia para a trip! Parecia filme aquela visão e a trilha sonora. Tive que colocar um Pink Floyd aqui para dá aquela lembrança! Okay, voltando... rsrs Já nos deparamos com as formações de rochedos muito altos, aquele ar de se o carro quebrar ferrou (assim que é massa), fomos seguindo e parando em alguns pontos para fotos; paramos num local onde podia ver realmente a marca nas rochas de uma época onde ali se encontrava água. Vejam se vale a pena:

DSC00425.JPG.3bf991be6a900fa5095b5e7f25e76bb2.JPG

DSC00446.JPG.edda10b9a729394a4d3b8d6b44362d8b.JPG

DSC00458.JPG.a948c616656c9b61d86de2b14150a192.JPG

DSC00493.JPG.f84f05c3ea7ef00a22aba9f29dcdb46e.JPG

Pronto! Voltamos para o carro nesse ponto para irmos até o Salar de Tara, onde tem os flamingos em maior número. Também rendeu boas fotos! Partimos dali para um ponto no qual foi ministrado pelo guia as pedras que os ancestrais recolhiam para fazer de ponta de flecha para caça e proteção pessoal. A parada valeu pela visão 360 º da área que estávamos. Detalhe, que vale dizer, é que nesse tour acho que se fosse realizado por um veículo qualquer e não um 4x4 seria bem mais limitado a chegada aos lugares que fomos, pois sempre era subida com bastante ondulação e muitoo cascalho. Avistar outro veículo por onde a gente passava era bem raro. Depois de algum tempo, voltamos ao transporte para irmos até a última parada: Guardião de La Pacana! Achei engraçado a forma e o lugar que aquele rochedo solitário estava plantado; nada ao seu lado, só areia e outras formações mais distantes dele. Gostaria de comentar que chegamos há quase 5 mil metros de altitude nesse passeio e não tive nada de dor de cabeça (a não ser da ressaca no início da manhã) ou outra coisa relacionada ao mal de altitude, mas realmente você cansa um pouco mais rápido nas caminhas e tende a respirar de forma mais ofegante. Foto:

DSC00529.JPG.7d6b5062e56d1ed6db73c32ccb1e2162.JPG

DSC00593.JPG.b8c8a8762ad3a98ecaebfd5d8ad5c90d.JPG

DSC00631.JPG.6cd3194060b5e8fe2ba01f866298f8af.JPG

Na estrada de volta, vista completa da formação montanhosa do lado boliviano. O mais próximo que pude chegar nessa viagem da Bolívia foi nesse momento e passeio. Em breve chego lá! Até chegar novamente a São Pedro foram mais ou menos 1h e pouco de viagem. Chegamos na city e na frente de nosso Hostal umas 14:45 +-. A Andressa já tinha deixado sua mochila feita para mudar de Hostel quando voltasse do tour e também cair para outro tour logo em seguida. Fui me despedir dela, mas marcando uma saideira logo mais à noite para trocar uma ideia, já que eu iria embora no dia seguinte e ela iria continuar rumo ao Salar de Uyuni! Eu fui almoçar e cortar o efeito da ressaca com algumas de leve! Infelizmente houve um desencontro e não encontrei mais a Andressa e fiquei de bar em bar! Kkk Aí achei o Chileno Maurício que me convidou para irmos tomar uma lá no bar das camisas dos times (Calle Caracoles) para conversar, que costuma ficar aberto até +- 2 da matina, isso dependendo do dia. Mas nesse dia acabou fechando mais cedo um pouco e voltamos ao Hostal para dormir. No Hostal, deitei na rede que lá tinha e fiquei olhando aquele céu louco com estrelas incontáveis e sem nenhuma nuvem para atrapalhar a visão. Momento de pensar em toda viagem, os passeios, as novas amizades e quanto queria continuar mais dias para outras bandas sem ter a correria que acabei tendo para chegar e voltar daquele ponto do mundo. Valeu a pena cada momento; último dia foi-se... Continua ainda!!! ::prestessao::

Postado
  • Autor
  • Membros
::otemo:: Bah, que legal tua viagem.

Mais o menos qual foi o valor da cotação de R$ para clp?

To afim de fazer uma trip pra lá agora em Junio.

Abraços

Dale, brother! Então, a cotação é referente ao dia 04 de março e estava em 239,0591 para cada 1 real, que foi quando fiz o câmbio. Junho deva estar bemm frio, em brow?! Mas mesmo assim deva ser já outra paisagem que vale ainda mais a pena!

Abraçosss

Postado
  • Membros

Muito bom o relato mano

To vendo que preciso voltar a São pedro de Atacama

Quando eu fui fiz apenas o vale da morte (ou de marte) e o vale de la luna

Nem o passeio astronômico eu fiz, kkk

Mas colocarei o relato com bastanteeeeeee atraso aqui no mochileiros, kkkk

Postado
  • Membros

Opa, Luiz, relato muito "padrão" mesmo! rs

Com certeza uma coisa que não dá pra escrever nos relatos mas torna a viagem muito mais interessante são todas as pessoas que você conhece e toma uma gelada!

Muito legal mesmo!

E brow, você gastou mais com as Escudos frías do que com comida? hahahahha

Irado!

Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.