Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ouro Preto 2 dias - Viajando Sozinha

Postado
  • Membros

Há um tempo atrás eu escrevi um post, no meu blog de viagens, sobre a minha humilde coleção de guias e livros de viagem (http://gabypelomundo.blogspot.com.br/2013/01/viajar-vicia-livros-e-guias-de-viagem.html). E um dos livros era: Sozinha Mundo Afora, da autora Mari Campos. Autora esta, que por sinal, comentou no post (Morri de alegria quando ela fez o comentário...rs).

Depois que eu li aquele livro eu fiquei com uma vontade danada de viajar sozinha. Sei lá, queria ter a minha própria experiência, ver com os meus próprios olhos e sentir na pele essa aventura no melhor estilo “forever alone”.

Planejamento

E como se começa a planejar uma viagem dessas? Uma viagem que é só você e você? Resposta: Google...O melhor amigo dos viajantes inveterados...rsrs.

Escolhendo o Local

Eu tinha decidido ir para Ouro Preto pelo fato da cidade ser conhecida como um lugar jovem e ao mesmo tempo que tem muita história. Inicialmente eu ia para uma cidade de praia, mas achei que o fato de ser praia não ia ajudar a me enturmar muito...Pode ser coisa da minha cabeça, mas não resolvi arriscar tanto. Outro ponto a favor de Ouro Preto era a distância...Não era uma cidade tão longe do RJ e eu não gastaria muito dinheiro com passagem.

Onde Ficar...

Pesquisei muuuuuuito onde eu ia ficar. Eu já sabia que não queria ficar em pousada nem hotel. Tinha que ser albergue, não adianta...Pra quem está sozinha(o) o melhor lugar para fazer novas amizades é em um albergue. Em Ouro Preto tem algumas repúblicas que fazem o trabalho de hospedagem também (principalmente em épocas de feriados). Mas eu também não queria ficar em república...Queria um lugar calmo, onde eu pudesse dormir sem barulhos, mas que ao mesmo tempo eu tivesse a facilidade de conhecer pessoas novas. Depois de muito pesquisar e ver comentários no TripAdvisor e no Booking.com, me decidi por um albergue que me chamou a atenção pela pontuação no Booking. Estava cotado como muito bom e os comentários das pessoas que ficaram hospedados lá eram os melhores possíveis. E me decidi: Era lá que eu ficar: Hostel Goibada com Queijo. O nome era fofo e mais tarde eu descobri que a dona do hostel era tão fofa quanto :-)

Como Ir...

Não tive dúvidas...Ônibus. Era o melhor jeito de chegar lá.

Comprei uma passagem pela Útil (empresa que faz os trajetos para Minas Gerais). Na ida eu comprei classe executiva, pois como o horário de saída seria 23:30 eu queria ter o mínimo de conforto para dormir um pouco, já que no dia seguinte eu chegaria em Ouro Preto e já iria conhecer a cidade. Para a volta eu comprei classe normal mesmo, pois eu sairia de lá às 10:00 da manhã e seria mais difícil de dormir durante o dia.

O que fazer...

Depois de ler Guia Quatro Rodas, revistas de viagens e muitos sites na internet montei um roteirinho básico para 2 dias, só pra ter um guia e não perder tempo procurando o que fazer quando eu chegasse lá. Mas mesmo tendo o roteiro na mão eu também queria me permitir estar aberta para as oportunidades que surgissem.

Decidi tudo em praticamente 1 semana e ainda era Janeiro...hauhauhauhaua. Gente, não tinha nem chegado carnaval ainda e eu já estava programando a viagem de Semana Santa...Só eu mesmo né? Eu tô falando pra vocês que esse negócio de viajar vicia...Acreditem, vicia mesmo!

28 de Março-2013, quinta-feira.

Eu estava super tranquila...Só que não...hauhauhauhauahua. Putz, eu estava super nervosa, mas ao mesmo tempo, super empolgada. Quem disser que não ficou nervosa(o) com a primeira viagem sozinha, está mentindo descaradamente...E se desse alguma coisa errado? E se eu perdesse o ônibus? E se o hostel for horrível? E se? E se?

O meu ônibus estava marcado para 23:30, mas como eu estava com a ansiedade a 1000 saí de casa por volta de 20:30. Bom, era véspera de feriado, podia ter algum engarrafamento no caminho para a rodoviária e eu não queria arriscar, não mesmo...Não ia dar esse gostinho para Murphy...rsrs.

E eis que chego na rodoviária por volta de 21:30, fui no guichê da Útil trocar as minhas passagens (eu tinha comprado pela internet) e eis que vem a primeira surpresa: A empresa de ônibus estava dando um brinde de páscoa para os clientes, poderia escolher entre aquelas balas de goma meio azedinhas (que eu amo) ou uma barrinha de chocolate. Como eu não estava na vibe do chocolate, fui de bala mesmo.

Ok, ainda eram 22:00...O que fazer? Ninguém pra conversar, ninguém pra comentar o que se via...Já que eu estava ali, fui comprar um Ovomaltine no Bob’s mesmo...A fila estava enooooorme, mas eu não estava com pressa, eu ainda tinha 1 hora e meia...Acho que foi a primeira vez que eu estava em uma fila e não reclamei da demora...rsrs. Devidamente “abastecida” de Milkshake de ovo maltine de 500ml (início do pé na jaca...rs), fui dar uma olhada nos livros e revistas da loja da rodoviária, mas resolvi literalmente esperar sentada....no chão...Ainda tinha 1 hora. Me encostei ali perto da área de embarque, sentei e esperei. Ainda tentei puxar conversa com a menina que estava do meu lado, mas não houve uma interação que eu possa dizer: “ohhhh nossa...viramos melhores amigas”, não mesmo!!!

Enfim a hora do embarque chegou, fui para o ônibus e me acomodei. Como eu tinha comprado a “classe executiva” eu tinha uma poltrona só pra mim e que reclinava bem...Ahhhhhh que maravilha, tudo o que eu queria. Dormir o sono dos justos. Eu tive sorte, não tinha nenhum bebê chorando, ninguém falando alto, nada disso...Tudo na santa paz. O motorista avisou que faria 1 parada de 15 minutos no meio do caminho e continuaria com a viagem. Mas como nem tudo são flores, o bendito do motorista fazia tanto estardalhaço quando chegava a parada de 15 minutos, que o meu sono dos justos se tornou no sono dos injustiçados...rsrs. Cara, ele abria aquela porta, que dividia os passageiros do motorista, fazendo tanto barulho que eu levei um susto. O horário era por volta de 2 da manhã e eis que ele berra em alto em bom som: “PARADA DE 15 MINUTOS”, putz...só faltei pular da cadeira de tanto susto que levei. Aí eu pensei: “que mané parada?? Vou é tentar voltar para o sono dos justos...rs”.

O ônibus fez em torno de umas 4 paradas até chegar em Ouro Preto e em cada parada o bendito do motorista tinha que gritar em alto em bom som o nome da cidade que estava parando...Dormir??? Não consegui mais...Tirava uns cochilos aqui, acolá e só...

29 de Março-2013, Sexta-feira.

06:30 am. Foi a hora que cheguei em Ouro Preto. Tirei aquela remela básica do olho e tentei despertar, mas estava tudo bem porque o motorista já tinha me despertado faz tempo O_o

Saí da rodoviária e segui para o albergue andando...Bom, eu tinha visto no Google que o hostel não ficava muito longe da rodoviária e que seria uns 15 minutos andando, mais ou menos. Anotei o trajeto e dei um voto de confiança no google. Lá fui eu...

De cara, vi uma igreja bem antiga (Igreja São Francisco de Paula) e o caminho estava certo, de acordo com o google...rs. A ladeira era enorme e meio íngreme...Comecei a descer, descer, descer e não vi nenhuma movimentação de nada nem ninguém. Tudo bem que estava super cedo ainda, mas bateu um medinho quando eu não vi nenhuma alma viva ao meu redor...Eis que encontro um mini grupo de cariocas tirando fotos de outra igreja (Ouro Preto tem muuuuita igreja, acho que umas 13), perguntei se eles sabiam onde era a rua que eu precisava ir e eles disseram que não sabiam.

Disseram ainda que talvez fosse melhor eu voltar para a rodoviária e ir por outro caminho...Fiquei na dúvida. Não sabia se eu continuava descendo ou se voltava...Se eu descesse e desse num beco sem saída? Resolvi subir... Caracaaaaaaaaa... bendita hora que tive essa “brilhante” ideia...Meu coração disparou tão forte com aquela ladeira super, hiper, mega íngreme que eu pensei que eu teria um piri-paque ali na frente da igreja mesmo...Parei, sentei e fiquei ali por uns bons 5 minutos, recuperando o fôlego e eis que uma boa alma mineira passa e eu pergunto se ele conhecia a rua que eu queria ir...E simmmm, ele conhecia e disse que era logo ali. Mas logo ali de mineiro vocês sabem né?? É meio furada...Mas, eu não tinha muita escolha, dei um voto de confiança pro senhorzinho e fui...O caminho que eu deveria ir? A mesma ladeira que eu tinha descido e havia acabado de subir...O_o

Dessa vez fui com fé, porque o caminho era por ali mesmo e eu já sabia que não ia acabar em um beco sem saída...hauhauhauha. Encontrei o grupo de turistas de novo e eles gritaram: “Tá perdida?”, gritei de volta: “Totalmente” e segui em frente.

Mais uma parada pra pedir informação para outro senhorzinho (porque 06 e pouca da manhã só tem vovô na rua...rsrs) e eu estava no caminho certo. Ufaaaa.

E enfim, cheguei ao hostel Goiabada com Queijo e a minha aventura estava apenas começando!

Custos Iniciais:

Goiabada com Queijo Hostel

Rua do Pilar, 44 - Ouro Preto

(31) 3552-3816

goiabadacomqueijohostel@gmail.com

TOTAL: R$ 110,00 (2 diárias)

Ônibus Rio/ Ouro Preto / Rio

Viação Útil

Ida: 28/03 - 23:30 chega às 05:20

Volta: 31/03 - 10:30 chega às 16

TOTAL: R$ 196,00 (Ida de Semi Leito R$121,00 e volta de convencional

R$ 75,00)

Fotos disponíveis no meu blog de viagens: http://gabypelomundo.blogspot.com.br/2013/04/ouro-preto-viajando-sozinha.html

• Respostas 47
  • Visualizações 19.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Em vários sites tem pessoas falando bem desse hostel e da dona Lidiane, já estão me cativando... rsrsrs Nada melhor do que ir para algum lugar com referência! Eu gostaria de ir tb às cidades de São João del rei e Tiradentes mas isso vai demandar mais pesquisa em relação aos translados (o modo mais econômico e viável de fazê-los rsrsrs)

Ainda estou na fase de fazer orçamento e planejamento... Obrigada pela força! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Ouro Preto (Último Dia) - Conhecendo uma Autêntica República de Estudantes

Depois de ter tido surpresas boas durante o dia (a família que me adotou em Mariana e os meninos que conheci no trajeto para a Mina da Passagem), voltei para o hostel naquele dia cansada, mas feliz. Era uma sensação do tipo: Eu quero, eu posso, eu consigo...As coisas estavam dando super certo pra mim e eu já estava ficando triste porque a viagem estava terminando :-(

No dia anterior, a Lidiane (dona do Hostel) me disse que um amigo dela havia a convidado para uma festa à fantasia em uma república de estudantes ali pertinho do hostel e perguntou se eu queria ir com ela. Eu nem pensei duas vezes né? Lógico que eu ia...Sempre tive curiosidade nesse universo de república de estudantes e era a minha chance de conhecer um pouco mais.

Mas aí vem a questão...Era uma festa à fantasia...Eu ia fantasiada de quê? A Lidiane disse que tinha um chapéu (que algum hóspede esqueceu por lá) e disse que eu poderia usar se eu quisesse. Aí você me pergunta: “Mas Gaby, você estava fantasiada de quê?” E eu te respondo: De Carioca...Oras...rsrsrs.

De acordo com o amigo da Lidi a festa começava às 21h, mas essas festas nunca começam na hora né? Nem nos abalamos muito com o horário e ficamos de papo furado na sala do hostel...Estava uma conversa tão boa...Eu falando sobre as viagens na Europa e Ela me contando sobre as viagens dela, como começou o hostel e tal. Depois um hóspede espanhol e um outro casal de hóspedes de BH se juntaram a nós na conversa e aí...o papo rendeu..rsrs. Essa é a coisa boa de albergue. Você começa a conversar e quando vê já está compartilhando os “causos” da vida e compartilhando experiências.

Eis que enquanto o papo rolava solto o amigo da Lidi ligou dizendo que a festa já estava rolando e que estava esperando a gente.

República Nau Sem Rumo

Sim, era exatamente esse o nome da república: Nau Sem Rumo. E o mais legal de Ouro Preto são exatamente os nomes...Nessa mesma rua tinha uma com o nome de: Pulgatório (achei o máximo). A Rua do Pilar tem vááárias repúblicas, inclusive uma chamada Aquários, que pelo que me disseram é a mais famosa.

Bom, chegamos na festa e fomos recebida por um dos meninos. E aí você pensa (pq eu pensei...rs) “Ihhh república de meninos deve ser uma nojeira só...tudo desarrumado e tal...” Que nada. Estava tudo limpo, impecável...Nenhuma louça suja na pia e o banheiro super limpo. Os meninos estavam de parabéns.

A casa era enooooorme. E olha que você não dá nada quando você olha de fora...Tinha até uma quadra de futebol nos fundos. Eu fiquei surpresa com o espaço.

A república estava vazia ainda, só tinham alguns meninos por ali mesmo...Ficamos conversando com o amigo da Lidi (O Pigmeu) até chegar mais gente...E foi aí que matei a minha curiosidade sobre o funcionamento da república. O Pigmeu era veterano...Já havia se formado faz tempo, mas ele era super respeitado lá e ele me explicou: Quando chega um “bicho” (novos alunos da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto) ele precisa passar por um período de adaptação para realmente ficar na República. Se durante esse período ele violar alguma regra da república, o pessoal o transfere para uma outra república. Não é legal você ser transferido de república, acho que as pessoas já vão te olhar meio torto e tal. Pig disse ainda que cada um tem a sua tarefa lá dentro e conforme os anos vão passando essas tarefas ficam menos piores (como lavar o banheiro, por exemplo...rs).

Pig disse ainda que as repúblicas também hospedam pessoas, principalmente no período de carnaval e feriados prolongados, mas que isso não era uma prática comum em dias normais. Afinal, ali é a casa das pessoas que estudam na UFOP, imagina você sempre chegar em casa e ter um gringo na sua sala...Ninguém merece né? Rs

A hora foi passando, a conversa foi ficando animada, mais pessoas estavam chegando com fantasias super engraçadas: Peter Pan, Múmias, Drácola, Motoqueiro, Padre, Meninas de Anjinho, Diabinho e etc...A Lidi estava de bonequinha e eu...bom...já disse...tava de carioca...hauhauhauahuaha.

Enquanto a noite avançava, a música foi aumentando o som...E a conversa que acontecia na cozinha passou para a boate...É isso aí...Boate dentro da república...Com direito a jogo de luzes, mesa de som e tudo! E pelo que me consta a maioria das repúblicas tem essa mesma estrutura...Eu fico imaginando: Alguém estuda naquele lugar?? Hahahaha

A música estava ótima...tocava de tudo: Pop, sertanejo universitário, funk...Tudo! Eu dancei muito e a noite foi super divertida, mas tudo o que é bom dura pouco né? No dia seguinte eu já estava voltando para o Rio e meu ônibus estava marcado para 10:00 da manhã.

Saí da república por volta de 03 da manhã, feliz...Tão feliz que me distraí e acabei escorregando na ladeira da rua do hostel...A combinação sapatilha de plástico + ladeira molhada não deu muito certo. Caí e fui querer apoiar com o joelho direito (não me pergunte como fiz isso)...O resultado eu só vim descobrir no Rio: Uma luxação no ligamento do joelho e 5 dias de licença médica.

Mas nem um tombo poderia tirar a minha felicidade...Porque foi nessa viagem que eu descobri: Viajar sozinha não é nenhum bicho de sete cabeças...

E eis que termino o post com o seguinte texto:

Viajar sozinha é:

Se perder e se achar;

Admirar obras de arte com calma;

Caminhar sem se preocupar com o tempo;

Estar aberta a conhecer pessoas novas;

Encarar os olhares de "pena" ao entrar em um restaurante sozinha;

Estar atenta às oportunidades;

Ter o desafio de tirar foto de você mesma e a foto ficar boa (não é o meu caso);

Observar e ser observada;

Cair e levantar (meu joelho que o diga);

Refletir na vida...

Enfim...viajar sozinha é...

Viver!!

(Março 2013 - Gabriela Palma)

Fotos disponíveis no meu blog de viagens: http://gabypelomundo.blogspot.com.br/2013/04/ouro-preto-conhecendo-uma-autentica.html

Postado
  • Autor
  • Membros
Em vários sites tem pessoas falando bem desse hostel e da dona Lidiane, já estão me cativando... rsrsrs Nada melhor do que ir para algum lugar com referência! Eu gostaria de ir tb às cidades de São João del rei e Tiradentes mas isso vai demandar mais pesquisa em relação aos translados (o modo mais econômico e viável de fazê-los rsrsrs)

Ainda estou na fase de fazer orçamento e planejamento... Obrigada pela força! ::otemo::

Eu gostei muito de ficar hospedada no Goiabada com Queijo, o único ponto negativo foi que no quarto que eu fiquei não tinha tomada, então eu tinha que deixar o celular carregando na sala ou numa tomada que tinha próximo ao quarto...No mais eu amei!!!! O ambiente era super acolhedor!~

Quanto as cidades que você quer visitar: Eu não conheço São João Del Rei e Tiradentes, mas dizem que são bem legais tb! Se vc tiver tempo disponível e disposição (lê-se dim dim sobrando...rsrs) acho que vale a pena dar uma conferida sim!

Super bj

Postado
  • Membros

[t3]Decidi tudo em praticamente 1 semana e ainda era Janeiro...hauhauhauhaua. Gente, não tinha nem chegado carnaval ainda e eu já estava programando a viagem de Semana Santa...Só eu mesmo né? Eu tô falando pra vocês que esse negócio de viajar vicia...Acreditem, vicia mesmo![/t3]

Simplesmente AMEI seu relato, li tudo e me diverti demais! Vou da uma olhada no seu blog e depois disso botei Ouro Preto no meu livrinho de desejos de viagem, Minas é um lugar que sempre tive vontade de conhecer, mas lendo tudo que você relatou a vontade só cresceu.

Parabéns pela iniciativa de viajar sozinha, também sou fã dessa prática! ::otemo:: E realmente sou que nem você, super ansiosa, acho que mesmo sendo a 1° viagem ou a 14°a vontade de colocar a mochila nas costas é a mesma e o medinho misturado com desejo de conhecer coisas novas é uma das melhores sensações do mundo!!!!

Postado
  • Autor
  • Membros
[t3]Decidi tudo em praticamente 1 semana e ainda era Janeiro...hauhauhauhaua. Gente, não tinha nem chegado carnaval ainda e eu já estava programando a viagem de Semana Santa...Só eu mesmo né? Eu tô falando pra vocês que esse negócio de viajar vicia...Acreditem, vicia mesmo![/t3]

Simplesmente AMEI seu relato, li tudo e me diverti demais! Vou da uma olhada no seu blog e depois disso botei Ouro Preto no meu livrinho de desejos de viagem, Minas é um lugar que sempre tive vontade de conhecer, mas lendo tudo que você relatou a vontade só cresceu.

Parabéns pela iniciativa de viajar sozinha, também sou fã dessa prática! ::otemo:: E realmente sou que nem você, super ansiosa, acho que mesmo sendo a 1° viagem ou a 14°a vontade de colocar a mochila nas costas é a mesma e o medinho misturado com desejo de conhecer coisas novas é uma das melhores sensações do mundo!!!!

Oi Rebeca,

Que bom que gostou do relato. E sim, você precisa incluir Ouro Preto na sua listinha, principalmente se você gosta de história.

Viajar sozinha foi uma das melhores coisas que já fiz e só me dá incentivo de continuar...Já estou planejando a minha próxima aventura nas férias: Mochilão Nordeste...Claro que todas os meus perrengues vão vir pra cá depois..rs

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Oii. Tambem fui de ultima hora para MG, no feriado agora, Ouro Preto e Inhotim.

Lembrei das suas fotos dos seus relatos... sobe ladeira....desce ladeira... e ninguem conhece nome de rua.. srsr

Fui lembrando de algumas coisas que falou srs

Postado
  • Membros
Lielto vc fez essas cidades de ônibus ou de carro?

onibus, tudo de onibus.

VIAÇÃO PASSARO VERDE:

BH - OURO PRETO R$ 25,70

OURO PRETO - BH R$ 24,70

No caso como fui de Curitiba, não tinha onibus direto para Ouro Preto.

Para Inhotim nao recordo o valor, mas a empresa era Saritur.

Postado
  • Autor
  • Membros

Lembrei das suas fotos dos seus relatos... sobe ladeira....desce ladeira... e ninguem conhece nome de rua.. srsr

Hahahaha, é engraçado quando a gente lê o relato de alguém e se vê na mesma situação né?

Puxa, vc foi pra Inhotim...Vou pra BH no período de 17 a 20-Setembro e Inhotim tá no meu roteiro. Foi tranquilo de ir? Como vc fez? Foi pela rodoviária mesmo?

BJs

Postado
  • Membros

Hahahaha, é engraçado quando a gente lê o relato de alguém e se vê na mesma situação né?

Puxa, vc foi pra Inhotim...Vou pra BH no período de 17 a 20-Setembro e Inhotim tá no meu roteiro. Foi tranquilo de ir? Como vc fez? Foi pela rodoviária mesmo?

BJs

Esqueci de falar, na Igreja, tambem fiquei disfarçando pra ouvir o que o guia falava ::lol4::

Fui de onibus mesmo, quase duas horas, tranquilo, se atende aos horarios só pois se não me engano é um ou dois onibus por dia.

Vale a pena ir sim! Leva a tarde toda pra conhecer o parque, nos ainda nao vimos tudo que tinha... É enorme, pra quem gosta de artes é uma boa pedida!

Pena que a maioria das coisas nao é permitido fotografar...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.