Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ouro Preto 2 dias - Viajando Sozinha

Postado
  • Membros

Há um tempo atrás eu escrevi um post, no meu blog de viagens, sobre a minha humilde coleção de guias e livros de viagem (http://gabypelomundo.blogspot.com.br/2013/01/viajar-vicia-livros-e-guias-de-viagem.html). E um dos livros era: Sozinha Mundo Afora, da autora Mari Campos. Autora esta, que por sinal, comentou no post (Morri de alegria quando ela fez o comentário...rs).

Depois que eu li aquele livro eu fiquei com uma vontade danada de viajar sozinha. Sei lá, queria ter a minha própria experiência, ver com os meus próprios olhos e sentir na pele essa aventura no melhor estilo “forever alone”.

Planejamento

E como se começa a planejar uma viagem dessas? Uma viagem que é só você e você? Resposta: Google...O melhor amigo dos viajantes inveterados...rsrs.

Escolhendo o Local

Eu tinha decidido ir para Ouro Preto pelo fato da cidade ser conhecida como um lugar jovem e ao mesmo tempo que tem muita história. Inicialmente eu ia para uma cidade de praia, mas achei que o fato de ser praia não ia ajudar a me enturmar muito...Pode ser coisa da minha cabeça, mas não resolvi arriscar tanto. Outro ponto a favor de Ouro Preto era a distância...Não era uma cidade tão longe do RJ e eu não gastaria muito dinheiro com passagem.

Onde Ficar...

Pesquisei muuuuuuito onde eu ia ficar. Eu já sabia que não queria ficar em pousada nem hotel. Tinha que ser albergue, não adianta...Pra quem está sozinha(o) o melhor lugar para fazer novas amizades é em um albergue. Em Ouro Preto tem algumas repúblicas que fazem o trabalho de hospedagem também (principalmente em épocas de feriados). Mas eu também não queria ficar em república...Queria um lugar calmo, onde eu pudesse dormir sem barulhos, mas que ao mesmo tempo eu tivesse a facilidade de conhecer pessoas novas. Depois de muito pesquisar e ver comentários no TripAdvisor e no Booking.com, me decidi por um albergue que me chamou a atenção pela pontuação no Booking. Estava cotado como muito bom e os comentários das pessoas que ficaram hospedados lá eram os melhores possíveis. E me decidi: Era lá que eu ficar: Hostel Goibada com Queijo. O nome era fofo e mais tarde eu descobri que a dona do hostel era tão fofa quanto :-)

Como Ir...

Não tive dúvidas...Ônibus. Era o melhor jeito de chegar lá.

Comprei uma passagem pela Útil (empresa que faz os trajetos para Minas Gerais). Na ida eu comprei classe executiva, pois como o horário de saída seria 23:30 eu queria ter o mínimo de conforto para dormir um pouco, já que no dia seguinte eu chegaria em Ouro Preto e já iria conhecer a cidade. Para a volta eu comprei classe normal mesmo, pois eu sairia de lá às 10:00 da manhã e seria mais difícil de dormir durante o dia.

O que fazer...

Depois de ler Guia Quatro Rodas, revistas de viagens e muitos sites na internet montei um roteirinho básico para 2 dias, só pra ter um guia e não perder tempo procurando o que fazer quando eu chegasse lá. Mas mesmo tendo o roteiro na mão eu também queria me permitir estar aberta para as oportunidades que surgissem.

Decidi tudo em praticamente 1 semana e ainda era Janeiro...hauhauhauhaua. Gente, não tinha nem chegado carnaval ainda e eu já estava programando a viagem de Semana Santa...Só eu mesmo né? Eu tô falando pra vocês que esse negócio de viajar vicia...Acreditem, vicia mesmo!

28 de Março-2013, quinta-feira.

Eu estava super tranquila...Só que não...hauhauhauhauahua. Putz, eu estava super nervosa, mas ao mesmo tempo, super empolgada. Quem disser que não ficou nervosa(o) com a primeira viagem sozinha, está mentindo descaradamente...E se desse alguma coisa errado? E se eu perdesse o ônibus? E se o hostel for horrível? E se? E se?

O meu ônibus estava marcado para 23:30, mas como eu estava com a ansiedade a 1000 saí de casa por volta de 20:30. Bom, era véspera de feriado, podia ter algum engarrafamento no caminho para a rodoviária e eu não queria arriscar, não mesmo...Não ia dar esse gostinho para Murphy...rsrs.

E eis que chego na rodoviária por volta de 21:30, fui no guichê da Útil trocar as minhas passagens (eu tinha comprado pela internet) e eis que vem a primeira surpresa: A empresa de ônibus estava dando um brinde de páscoa para os clientes, poderia escolher entre aquelas balas de goma meio azedinhas (que eu amo) ou uma barrinha de chocolate. Como eu não estava na vibe do chocolate, fui de bala mesmo.

Ok, ainda eram 22:00...O que fazer? Ninguém pra conversar, ninguém pra comentar o que se via...Já que eu estava ali, fui comprar um Ovomaltine no Bob’s mesmo...A fila estava enooooorme, mas eu não estava com pressa, eu ainda tinha 1 hora e meia...Acho que foi a primeira vez que eu estava em uma fila e não reclamei da demora...rsrs. Devidamente “abastecida” de Milkshake de ovo maltine de 500ml (início do pé na jaca...rs), fui dar uma olhada nos livros e revistas da loja da rodoviária, mas resolvi literalmente esperar sentada....no chão...Ainda tinha 1 hora. Me encostei ali perto da área de embarque, sentei e esperei. Ainda tentei puxar conversa com a menina que estava do meu lado, mas não houve uma interação que eu possa dizer: “ohhhh nossa...viramos melhores amigas”, não mesmo!!!

Enfim a hora do embarque chegou, fui para o ônibus e me acomodei. Como eu tinha comprado a “classe executiva” eu tinha uma poltrona só pra mim e que reclinava bem...Ahhhhhh que maravilha, tudo o que eu queria. Dormir o sono dos justos. Eu tive sorte, não tinha nenhum bebê chorando, ninguém falando alto, nada disso...Tudo na santa paz. O motorista avisou que faria 1 parada de 15 minutos no meio do caminho e continuaria com a viagem. Mas como nem tudo são flores, o bendito do motorista fazia tanto estardalhaço quando chegava a parada de 15 minutos, que o meu sono dos justos se tornou no sono dos injustiçados...rsrs. Cara, ele abria aquela porta, que dividia os passageiros do motorista, fazendo tanto barulho que eu levei um susto. O horário era por volta de 2 da manhã e eis que ele berra em alto em bom som: “PARADA DE 15 MINUTOS”, putz...só faltei pular da cadeira de tanto susto que levei. Aí eu pensei: “que mané parada?? Vou é tentar voltar para o sono dos justos...rs”.

O ônibus fez em torno de umas 4 paradas até chegar em Ouro Preto e em cada parada o bendito do motorista tinha que gritar em alto em bom som o nome da cidade que estava parando...Dormir??? Não consegui mais...Tirava uns cochilos aqui, acolá e só...

29 de Março-2013, Sexta-feira.

06:30 am. Foi a hora que cheguei em Ouro Preto. Tirei aquela remela básica do olho e tentei despertar, mas estava tudo bem porque o motorista já tinha me despertado faz tempo O_o

Saí da rodoviária e segui para o albergue andando...Bom, eu tinha visto no Google que o hostel não ficava muito longe da rodoviária e que seria uns 15 minutos andando, mais ou menos. Anotei o trajeto e dei um voto de confiança no google. Lá fui eu...

De cara, vi uma igreja bem antiga (Igreja São Francisco de Paula) e o caminho estava certo, de acordo com o google...rs. A ladeira era enorme e meio íngreme...Comecei a descer, descer, descer e não vi nenhuma movimentação de nada nem ninguém. Tudo bem que estava super cedo ainda, mas bateu um medinho quando eu não vi nenhuma alma viva ao meu redor...Eis que encontro um mini grupo de cariocas tirando fotos de outra igreja (Ouro Preto tem muuuuita igreja, acho que umas 13), perguntei se eles sabiam onde era a rua que eu precisava ir e eles disseram que não sabiam.

Disseram ainda que talvez fosse melhor eu voltar para a rodoviária e ir por outro caminho...Fiquei na dúvida. Não sabia se eu continuava descendo ou se voltava...Se eu descesse e desse num beco sem saída? Resolvi subir... Caracaaaaaaaaa... bendita hora que tive essa “brilhante” ideia...Meu coração disparou tão forte com aquela ladeira super, hiper, mega íngreme que eu pensei que eu teria um piri-paque ali na frente da igreja mesmo...Parei, sentei e fiquei ali por uns bons 5 minutos, recuperando o fôlego e eis que uma boa alma mineira passa e eu pergunto se ele conhecia a rua que eu queria ir...E simmmm, ele conhecia e disse que era logo ali. Mas logo ali de mineiro vocês sabem né?? É meio furada...Mas, eu não tinha muita escolha, dei um voto de confiança pro senhorzinho e fui...O caminho que eu deveria ir? A mesma ladeira que eu tinha descido e havia acabado de subir...O_o

Dessa vez fui com fé, porque o caminho era por ali mesmo e eu já sabia que não ia acabar em um beco sem saída...hauhauhauha. Encontrei o grupo de turistas de novo e eles gritaram: “Tá perdida?”, gritei de volta: “Totalmente” e segui em frente.

Mais uma parada pra pedir informação para outro senhorzinho (porque 06 e pouca da manhã só tem vovô na rua...rsrs) e eu estava no caminho certo. Ufaaaa.

E enfim, cheguei ao hostel Goiabada com Queijo e a minha aventura estava apenas começando!

Custos Iniciais:

Goiabada com Queijo Hostel

Rua do Pilar, 44 - Ouro Preto

(31) 3552-3816

goiabadacomqueijohostel@gmail.com

TOTAL: R$ 110,00 (2 diárias)

Ônibus Rio/ Ouro Preto / Rio

Viação Útil

Ida: 28/03 - 23:30 chega às 05:20

Volta: 31/03 - 10:30 chega às 16

TOTAL: R$ 196,00 (Ida de Semi Leito R$121,00 e volta de convencional

R$ 75,00)

Fotos disponíveis no meu blog de viagens: http://gabypelomundo.blogspot.com.br/2013/04/ouro-preto-viajando-sozinha.html

• Respostas 47
  • Visualizações 19.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Lielto que tudo esse trem meu irmão!!!! Deve ser irado a apresentação ::otemo::::otemo::

Susb

Vou viajar com um amigo para OP no final de semana de 25 a 27 out, até desejaria passear de trem, mas não sei se teria tempo, uma vez que o foco é ouro preto, ainda assim não descarto a possibilidade.

Se desejar nos acompanhar, mande-me um MP que te passo mais detalhes.

Sobre o passeio de Trem que o Lieto disse acima, eu também super indico, moro em Curitiba e já fui algumas vezes, tem uma cachoeira chamado “veu da noiva” que é incrível, o trem entra dentro da mata atlântica e é uma ótima experiência. Sem contar que o mesmo desembarca em Morretes uma cidade cheia de historias e culturas aqui no Parana, lembra muito Ouro Preto. Se desejar de dicas...conte comigo também!

Valeu Nathalia, se for feriado me junto a vcs, trabalho aos sabado até as 18 então p poder viajar nos fds só em feridos mesmo ::quilpish::

Postado
  • Membros

Oi Gaby, sou de OP e li seu relato sobre a minha cidade. Que bom que gostou. Aqui temos muita história e muitos lugares lindos para desbravar. Pena que não tenha tido tempo suficiente para conhecer os lugarejos de Chapada e Lavras Novas, com lindas cachoeiras e o nosso Pico do Itacolomy. Só quero fazer duas colocações: a rua que concentra as repúblicas que vc mencionou é a Rua Paraná e não Rua do Pilar. Esta sim, é o nome da rua do hostel que vc ficou, pelo que eu entendi. A outra colocação é sobre a cerimônia do Lava pés, que vc assistiu na semana santa. Neste dia, há apenas um sermão do padre e uma pequena cena onde Cristo lava os pés dos apóstolos. As procissões são belíssimas, com tapetes decorativos feitos em serragem nas ruas e figuras bíblicas em toda a extensão da procissão, mas vc não teve a sorte de ver.Espero que tenha realmente gostado de OP e nos revivisite no carnaval, quando a cidade superlota e tem um carisma mais especial ainda. Bj

Postado
  • Membros

Susb

Não é feriado, é um simples final de semana, que pena!

Rose

Estarei indo com mais um amigo passar um simples final de semana em OP (25 a 27 out), a principio consegui um contato da Republica Aconchego, a mesma me cobrou 20reais a diária. Tens referencia desta republica para me dar? Sabes me dizer se fica bem localizado? (Largo Musicista José dos Anjos Costa, 58A, Centro -- pelo q a moradora disse, fica próximo a feira pedra sabão).

Em caso negativo, consegue me indicar alguma boa republica (bom preço e boa localização)?

Grata e fico no aguardo

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Gab

sim sim as duvidas estão sanadas

mas por fim mudei totalmente meu roteiro

vou dedicar sabado para subir e descer as ladeiras de ouro preto, andar por cada pedacinho dessa bela cidade.

domingo se eu estiver animada vou pra Mariana conhecer a Mina da Passagem, mas ainda assim vou/volto de onibus para poupar o tempo.

Ai num futuro proximo retorno para andar de trem (quem sabe tenho a sorte da maria fumaça) e caçar umas cachoeiras

desde ja muito obrigada!!

Oi Nathy, acho que vc fez muito bem em focar em Ouro Preto. A cidade tem muita coisa pra ver. Mergulhe na história do nosso país e seja feliz :-)

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Gaby, adorei seu relato, super engraçado rs Ouro Preto esta na minha lista de lugares p conhecer, sou louca por viagens de trem rs, vc disse que chegou as 9:20 na estação p pegar o trem p Mariana, me diz uma coisa, o trem tava cheio? gostaria de ir na janela ::tchann:: então teria que chegar mais cedo na estação?

Cara nem me fala da cara de piedade dos outros quando veem/falamos que estamos viajando sozinhas, sempre viajo sozinha e achei que já tinha me acostumado a isso, mas em julho fui conhecer os Lençois Maranhenses sozinha e nossa me irritou os comentários rsrs

Oie...Pois é, ainda tem gente que não consegue entender porque nós, mulheres, viajamos sozinhas! Mas...a gente sabe o quanto é gostoso ter essa sensação de liberdade né? rsrs.

Então, na hora que eu cheguei na estação já estava bem cheio...peguei o último lugarzinho no lado direito (pra ver as cachoeiras). Então, chegue cedo e se puder, compre a passagem no dia anterior...porque lota. Principalmente em feriados e finais de semana.

Bjinhos

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Gaby, sou de OP e li seu relato sobre a minha cidade. Que bom que gostou. Aqui temos muita história e muitos lugares lindos para desbravar. Pena que não tenha tido tempo suficiente para conhecer os lugarejos de Chapada e Lavras Novas, com lindas cachoeiras e o nosso Pico do Itacolomy. Só quero fazer duas colocações: a rua que concentra as repúblicas que vc mencionou é a Rua Paraná e não Rua do Pilar. Esta sim, é o nome da rua do hostel que vc ficou, pelo que eu entendi. A outra colocação é sobre a cerimônia do Lava pés, que vc assistiu na semana santa. Neste dia, há apenas um sermão do padre e uma pequena cena onde Cristo lava os pés dos apóstolos. As procissões são belíssimas, com tapetes decorativos feitos em serragem nas ruas e figuras bíblicas em toda a extensão da procissão, mas vc não teve a sorte de ver.Espero que tenha realmente gostado de OP e nos revivisite no carnaval, quando a cidade superlota e tem um carisma mais especial ainda. Bj

Oie...

Então, engraçado quanto ao nome da Rua pq no site do albergue está como Rua do Pilar, 44.

Eu realmente preciso voltar à cidade para cohecer a Chapada e as cachoeiras. Deve ser encatador.

Pois é, parece que eu não dei muita sorte na cerimônia, mas valeu a experiência.

Sim, eu com certeza voltarei à Ouro Preto, só não sei se vai ser no carnaval :-)

Super bj

Postado
  • Membros
Susb

Não é feriado, é um simples final de semana, que pena!

Rose

Estarei indo com mais um amigo passar um simples final de semana em OP (25 a 27 out), a principio consegui um contato da Republica Aconchego, a mesma me cobrou 20reais a diária. Tens referencia desta republica para me dar? Sabes me dizer se fica bem localizado? (Largo Musicista José dos Anjos Costa, 58A, Centro -- pelo q a moradora disse, fica próximo a feira pedra sabão).

Em caso negativo, consegue me indicar alguma boa republica (bom preço e boa localização)?

Grata e fico no aguardo

Natália, verifiquei no Google Mapas pq nao lembrava bem a localização, mas posso te dizer que estará praticamente no Centro da cidade. Atrás de uma igreja. Se não tem problemas com cemitérios, pode ir porque está realmente perto da feirinha e da Igreja de São Francisco e consequentemente, perto da Praça Tiradentes. Abraço.

Postado
  • Membros
Susb

Natália, verifiquei no Google Mapas pq nao lembrava bem a localização, mas posso te dizer que estará praticamente no Centro da cidade. Atrás de uma igreja. Se não tem problemas com cemitérios, pode ir porque está realmente perto da feirinha e da Igreja de São Francisco e consequentemente, perto da Praça Tiradentes. Abraço.

Pelo que conheço a Nathalia...

::hahaha::

Alguem nao nai ao banheiro a noite ::lol4::

Postado
  • Membros
Susb

Pelo que conheço a Nathalia...

::hahaha::

Alguem nao nai ao banheiro a noite ::lol4::

Lii que bom q vc me conhece

Cemitério passo longe!

Rose... Pra vc entender um pouco: eu fiquei num hostel sinistro no RS que a luz do banheiro não acendia e eu fiquei com medo da "loira do banheiro" , tive q pedir um help pra companheira do quarto q teve um pesadelo por causa do hostel assombrado... Foi foda.

E outra vez num acampamento em Ponta grossa Pr, passei no meio de um cemitério clandestino, cheio de macumba , onde os meninos usavam os crânios e aqele ambiente sinistro pra nos assustar..

Aff eu e minhas histórias mochileiras macabras, ouro preto com ctza vai passar longe disso.

POR FAVOR PRECISO DE INDICAÇÃO DE REPUBLICA, ALGUEM ME AJUDA?

Valeu hehehehe

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Então gente... voltei para onde tudo começou! Semana passada fiz a minha tão esperada viagem a Ouro Preto e em breve darei meu relato completo. Enfim meu "debut" em viagem sozinha rrsrsrs Foi tudo bom! Foi tudo mara e este tópico me ajudou bastante... Nathalia se vc tem medo de locais meio macabros fique longe do Hotel Brasil em São João Del Rei, imagine que só tinha eu lá e aquele casarão enoooooooooorme com tudo rangendo... ainda bem que não sou de ter medo fácil! rsrsrrs VAleu pessoal, valeu Gaby! ::otemo::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.