Ir para conteúdo

Fernando de Noronha - 19.02.2013 a 23.02.2013


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal, apresento o relato de viagem a Noronha: um lugar que com certeza vale cada “centavo” investido!!!

 

Passagens aéreas: compramos com a Azul/Trip com uns 02 meses de antecedência. Acabei optando por voar de Recife, pois estava em férias na cidade naquele período e sairia bem mais em conta do que voar da minha cidade. Cada trecho (partindo de Recife) custou R$ 399,00.

Atualmente, são 03 vôos diários para Noronha, sendo 02 deles da Trip e 01 da Gol. Conforme os moradores da Ilha, a Gol tem a maior aeronave, mas é a que tem maior probabilidade de não aterrissar. Isto porque, a pista é bem pequena e se chover muito o pouso torna-se complicado. No dia em que viajamos somente o nosso vôo aterrissou (era primeiro vôo do dia para Noronha), pois começou a chover muito depois disso. Imaginem a frustração de não conseguir descer em Fernando de Noronha....

 

Hospedagem: Reservei cerca de uns 20 dias antes da viagem. Pesquisei várias pousadas e acabei optando pela Solar das Andorinhas (81 9964 1961 ou 3619 1101 / 1950 / 1416 /1453 / 1949 - e-mail: factur@uol.com.br e reservasandorinhasfn@uol.com.br), segundo indicação aqui do Mochileiros.com. Contatei por telefone com a Sra. Verônica (proprietária da pousada) e ela me encaminhou a cotação por e-mail. Com o desconto informado a diária ficou em R$ 200,00/casal – incluso o café da manhã. Foi o valor de diária mais acessível que encontrei. Além disso, a localização é excelente, na Vila dos Remédios, bem próximo aos restaurante e praias urbanas.

 

Taxa de Preservação Ambiental: Fizemos todo o procedimento de preenchimento de formulário e pagamento da taxa pela internet (http://www.noronha.pe.gov.br/) para agilizar o processo de entrada na Ilha.

Restaurantes: Indico (muito!) o Restaurante Flamboyant, próximo ao Bosque Flamboyant, que oferece comida a quilo no almoço e pratos à la carte durante a noite. A Tapiocaria, ao lado da Igreja, é uma boa pedida para um lanche rápido.

 

Transporte público: Na época, segundo os moradores explicaram, o transporte público estava passando por um processo de alteração e quase não se viam ônibus rodando em Noronha. Daí descobrimos que é super habitual os locais oferecerem carona. Pegamos carona várias vezes!

 

Dia 19/02 – Recife - Fernando de Noronha:

Saímos de Recife às 9h30. O vôo fez escala em Natal e chegamos perto das 14 horas na Ilha.

Seguindo as dicas dos relatos no "Mochileiros" sentamos do lado esquerdo do avião. O piloto fez um voo panorâmico na chegada à Ilha. Espetacular!

IMG_6266.JPG.de4d897c531cadf2a280afb754481190.JPG

O fuso horário de Noronha é uma hora a frente do horário de Brasília.

A pousada havia nos informado que realizaria o nosso transfer do aeroporto. Contudo, quando chegamos não localizamos a pessoa que faria o serviço. Como existem representantes de todas as agências de viagem locais no aeroporto (na chegada dos vôos) fomos abordados por um funcionário da empresa Blue Marlin, que nos comentou que normalmente realizava o serviço para a nossa pousada e nos levou até lá (sem custo!).

Deixamos nossas coisas na Solar das Andorinhas e fomos conhecer as praias urbanas, que ficam muito próximas da pousada. Entretanto, quando estávamos chegando à Praia do Cachorro começou a chover muito. Ficamos no Bar do Cachorro esperando a chuva passar e admirando a vista (Noronha é bonita até quando chove!).

Depois fomos à Praia do Meio e Praia da Conceição... ainda continuou rolando umas trovoadas.

Na volta das praias passamos no Forte. Já estava escurecendo, mas mesmo com o clima de chuva o visual de lá estava belíssimo. Vale a pena conhecer!

IMG_6325.JPG.1bd93d88684cecf825d6149a90957a1c.JPG

À noite passamos no quiosque da Econoronha, na Praça Flamboyant, e pagamos o ingresso de acesso ao Parnamar. Esse ingresso- no valor de R$ 65,00 para brasileiros - passou a ser cobrado em out/2012 e sem pagá-lo na há como acessar algumas praia como Sancho e Sueste.

 

Dia 20/02 – Ilha Tour:

No dia anterior tínhamos reservado o passeio “Ilha Tour” com a Sra. Verônica, da Pousada. Ela iria agendar com a Blue Marlin, mas a empresa teve algum problema no agendamento dos passeios (em função dos voos que não aterrissaram naquele dia) e nos passaram para a Costa Azul. No final, foi ótimo, pois o guia era o Gil, muito indicado em outros relatos do “Mochileiros.com” e que, com toda certeza, fez a diferença no nosso passeio.Excelente profissional!

O passeio custou R$ 90,00/pessoa (pago em dinheiro).

O aluguel do kit (snorkel, nadadeiras e colete) com a Costa Azul ficou em R$ 20,00.

O passeio iniciou perto das 8h da manhã. Indico fazê-lo nos primeiros dias em Noronha, pois se tem uma noção geral da Ilha. Fomos em um veículo 4x4 adaptado, ao todo estávamos em 9 pessoas.

A primeira parada foi na Praia do Sancho. Incrível!

IMG_6353.JPG.d28a2ff46568fdfe22d1e318c02811b7.JPG

IMG_6365.JPG.3c6ff30f5037c8d79c7dabc3c67c2ba8.JPG

Na chegada fomos direto mergulhar, pois o Gil avistou umas tartarugas na água. Foi ótimo! Água cristalina! Vimos muitos peixes e chegamos muito perto das tartarugas, que estavam copulando. O Gil nos acompanhou todo o tempo no mergulho.

Depois do mergulho fomos ao mirante da Baia dos Porcos, com a vista espetacular do Morro Dois Irmãos (cartão postal de Fernando de Noronha!). Tiramos muitas fotos, admiramos o visual e seguimos para a Praia de Sueste - com uma parada no mirante da Praia do Leão.

IMG_6371.JPG.e8a5c3e056f4deaff06e476cb8efb3ff.JPG

Mergulhamos novamente no Sueste. Este mergulho foi bem mais cansativo, pois são cerca 600 metros e o mar estava agitado. A visibilidade não estava tão boa, mas mesmo assim a vida marinha é incrível! Dessa vez, além de tartarugas vimos uns tubarões pequenos!

Paramos para almoço em um restaurante e depois seguimos para o Buraco de Raquel e Museu do Tubarão. No Museu experimentamos os famosos bolinhos de tubarão.

De lá fomos para a Cacimba do Padre. Belíssima!

Na volta paramos no Mirante do Boldró para apreciar o por do sol com vista do Morro Dois Irmãos. Incrível!

IMG_6483.JPG.ce7dd0a5e16cc8429ce80be61ae9dc0f.JPG

Retornamos à Vila do Remédios por volta das 18h.

Ah, o Gil nos mostrou umas fotos tiradas em Noronha durante mês de outubro, época em que o sol se põe exatamente entre os dois Morros. Espetacular! Além disso, ele comentou que é nesse período que a água apresenta melhor visibilidade. Mais uma razão para voltar... hehe

 

Dia 21/02 – Praia do Sancho e Praia da Conceição:

Gostamos tanto da Praia do Sancho que decidimos voltar no dia seguinte.

Pegamos um taxi na Vila dos Remédios até a praia. O taxi em Noronha é tabelado, essa corrida custou R$ 25,00.

No acesso à Praia há um Ponto de Apoio da Econoronha, no qual é controlada a entrada dos visitantes e o pagamento do ingresso. Ali alugamos snorkel, nadadeira e colete (R$ 15,00/kit) para levar para a praia.

Passamos o dia naquela praia paradisíaca, mergulhando e admirando!!! Deu para entender bem porque essa praia é considerada a mais bonita do Brasil!!!

IMG_6526.JPG.f781b7bdeead66abd4ce238322cb4472.JPG

Na volta, como não tínhamos marcado o retorno com o taxista, uma funcionária da Econoronha chamou um taxi para nós.

Depois, curtimos o fim de tarde na Praia da Conceição.

 

Dia 22/02 – Praia do Atalaia, Cacimba do Padre e Praia da Conceição:

Havíamos reservado o passeio da Praia do Atalaia por intermédio da pousada com o guia Sivaldo.

Dica: como visitação é controlada pelo ICMBio e só pode ser realizada na maré baixa, agende esse passeio com uns 02 dias de antecedência.

Acordamos super cedo e lá pelas 6h30 o pessoal da pousada já estava nos chamando para tomar o café da manhã. Combinamos com eles no dia anterior um horário especial/antecipado para o café.

Às 7h o taxi enviado pelo guia passou para nos pegar. A entrada da trilha do Atalaia é na Vila dos Trinta.

O guia havia nos agendado para o primeiro grupo do dia (as 07h30), pois segundo ele, nesse horário a probabilidade de ver diferentes espécies marítimas é maior.

Optamos pela trilha curta: R$ 50,00/pessoa. Alugamos colete e snorkel no Ponto de Controle na entrada da trilha por R$ 10,00/kit.

A trilha é bem tranquila.

As piscinas naturais têm cerca de 80 cm de profundidade, de água muito transparente e com muita vida marinha! O tempo de mergulho é que é um pouco curto: 30 minutos. Optamos por alugar o colete, pois na maior parte da piscina é proibido apoiar-se no fundo (tem que ficar boiando todo o tempo).

IMG_6603.JPG.db9bfca6df0f3f415313c3cec216b41d.JPG

Cerca de 10h da manhã já estávamos de volta a Pousada e optamos passar o resto do dia na Cacimba do Padre (estava rolando um campeonato de surf por lá).

Decidimos tentar o ônibus dessa vez... Ficamos um tempo no ponto de ônibus e uma moradora nos ofereceu carona. Ela nos deixou na entrada da Vila do Boldró e logo em seguida já pegamos outra carona até a Cacimba.

Aproveitamos para conhecer a Praia do Bode, caminhando pela praia (lado direito).

Da mesma forma, voltamos de carona para a Vila dos Remédios.

Depois, mais um belíssimo final de tarde na Praia da Conceição!

 

Dia 23/02 – Cacimba do Padre e retorno:

Como o nosso vôo de retorno era às 16 horas, negociamos com a pousada para ficamos no quarto até umas 14 horas (o check out estava previsto para as 12 horas).

Fomos nos despedir da Cacimba do Padre!

Na chegada, como a maré estava baixa, caminhamos até a Baia dos Porcos (a esquerda da prais). Lindo visual!

IMG_6614.JPG.3feeadd49a982c879e155057efe72b4d.JPG

IMG_6620.JPG.400e3c98c7a69dc9d07dfedf5d48d629.JPG

Voltamos para a Cacimba e ficamos por lá, assistindo o campeonato de surf, até umas 12 horas.

Retornamos para a pousada, arrumamos as coisas e a Verônica (proprietária) tentou um transfer com a Costa Azul. Parece que se você realizar algum dos passeios com a agência, você ganha o transfer para o aeroporto. Como o transporte da empresa já havia saído, a Verônica nos ofereceu um taxi (cortesia da pousada).

Deixamos Noronha com aquela sensação de quero voltar... e logo!!! Que lugar incrível!

Bom, qualquer dúvida, eu estou à disposição!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi tudo bem, relato espetacular, parabéns.

Estou indo para Noronha agora dia 1 de junho e gostaria de saber, você foi duas vezes ao Sancho, primeira vez foi com a Ilha Tur e depois sozinha, você teve que pagar a taxa de 65 reais duas vezes?

 

Você achou que Atalaia valeu a pena? Tipo já fiz Snorkel em tanto lugar, em vários pontos do caribe, tenho medo de pagar e me frustar... Até pq estou levando um dinheiro mais contado...

 

Tenho dois Full Days e dois meio dias.

Pensei em fazer primeiro dia praia urbana e caminhada histórica com o forte e tal

1º Full Day Sancho e Baia dos Porcos

2º Full Day Atalaia e Aquasub e mais tarde

3º dia, mergulho pela manhã e a tarde ficar na praia e às 17:00 voltar para a realidade.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Perio,

 

 

Muito obrigada! Os relatos aqui do mochileiros sempre me ajudaram muito... Decidi também contar as minhas experiências!

 

Eu fui duas vezes ao Sancho, sim! Com o Ilhatur e de taxi (antes de descobrir a facilidade em pegar caronas!).

 

A taxa de R$ 65,00 te permite acesso as praias por 10 dias, salvo engano.

 

Quanto ao Atalaia, hoje, se tivesse que escolher um passeio para deixar de fora seria esse... Pela relação custo-beneficio (pouco tempo na piscina, preço considerável). Como vc já foi para o caribe... Ah, eu fiz a trilha curta.

 

Vi que vc não incluiu o Ilhatur no roteiro... Recomendo muito! Dá um boa noção da ilha para voltar nos pontos que mais gostou depois... e tem que considerar tbm o mergulho com guia no Sancho e Sueste, porque ele nos acompanhou todo tempo e mostrou onde tinha mais vida marinha (pelo menos o nosso)!

 

Qualquer coisa estou a disposição!

 

Abs

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...