Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Novela Amor à Vida e turismo no Peru.

Postado
  • Membros

Estou ajudando uma amiga a planejar um mochilão para a Bolívia/Peru no final do ano. Usei como parametro meu gastos agora em dez de 2012/janeiro de 2013. Acontece que minha esposa me lembrou de uma coisa que pode mudar tudo, preços, atendimento, disponibilidade de vagas, etc.

A nova novela das 9 da Rede Globo, chamada "Amor à Vida" terá um romance entre a protagonista e um mochileiro, que vive nos arredores de cusco. a chamada da novala já está no ar e mostra, além das zonas de cultivo de pisac, muitas tomadas com o que há de mais belo em machu picchu e em cusco.

Um dos efeitos das novelas da globo, quando são ambientadas em outros países é incentivar um grande turismo pra região. por exemplo, a capadócia nunca foi tão visitada como está sendo ultimamente. Agora, se isso acontece com a capadócia que é em outro continente, imaginem com o peru, que tá aqui do lado e, de quebra, é bem acessível economicamente.

Imagino que a novela vai criar duas classes de turistas, uma composta por gente rica, que irá de pacote CVC, e outra de aspirantes a mochileiros, que nao tinha coragem ou motivação suficiente pra colocar o pé na estrada.

Agora, se esse aumento de turistas realmente acontecer, eu prevejo que será principalmente em junho/julho, quando a novela estiver bombando, e depois em novembro/dezembro, por conta das férias.

Aumentando o número de turistas, os preços subirão? ou seja, essa novela pode gerar uma inflação no turismo ao peru?

Qual a opinião dos colegas mochileiros?

Eu to loco pra ver como a mídia irá abordar o tema mochileiro, se seremos vistos como realmente somos ou seremos um esteriótipo de neo hippie (o que é bem provável).

http://www.novelaamoravida.com.br/2013/04/atores-de-amor-vida-gravam-no-peru.html

Featured Replies

Postado
  • Membros

Eu nem sabia dessa novela, mas sinceramente não acho que a Globo tenha tanta influência assim. O Peru (e Machu Picchu, principalmente) é um dos lugares mais visitados do mundo. Lá tem gente de tudo quanto é canto do planeta e nós, brasileiros, somos apenas mais um estrangeiro, entre milhares, lá.

Na verdade, já há alguns anos que tem ocorrido um aumento na quantidade de brasileiros que tem o Peru como destino de viagem e, talvez, essa novela global seja até fruto dessa popularização (e não o contrário). É quase impossível ir ao Peru e não conhecer, pelo menos, uns cinco brasileiros. Isso vai continuar acontecendo com ou sem a Globo.

Desse modo, não acredito que os preços no Peru vão se alterar, por causa da Globo. Ela, ainda bem, não é tão poderosa assim.

Abraços,

Ana

Postado
  • Autor
  • Membros

AnaChrist, infelizmente a globo tem mais influencia do que gostaríamos. por conta da atual novela das 9 que fala muito da capadócia, o turismo de brasileiros cresceu por lá, veja a reportagem: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/11/apos-novela-sobe-busca-por-viagem-turquia-veja-fotos-do-elenco-no-pais.html

Eu conheço ao menos umas 5 pessoas que foram pra turquia por causa da novela, pessoas que tavelz nem imaginassem ir pra lá e foram influenciadas. Agora imagine o peru, que faz fronteira com o brasil, que é bem mais barato de se chegar e tudo lá é mais barato que aqui no brasil.

Postado
  • Membros

Alectus

Concordo plenamente com a Ana. Não acho que esta novela, da qual nunca assisti nenhum capítulo, possa ter tanta influência a ponto de inflacionar outro pais. Acho que você esta excessivamente preocupado.

Hilário

PS: Como se coloca uma foto no perfil. Estou tentando colocar uma foto minha e não consigo.

Postado
  • Membros

Concordo com a Ana tambem. A novela da Globo pode influenciar alguns, mas será momentânea. Em 2010 estive na Jordânia durante 9 dias. Em anos anteriores a emissora fez outra novela destacando Petra. Não vi nenhum brasileiro por lá. Encontrei uma única brasileira que morava na Europa e não foi em Petra.

Independentemente da novela, sempre haverá muitos brasileiros em Cusco/Machu Picchu.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Já eu penso como o autor. Haverá, sim, um aumento considerável na procura e acho que brasileiro será mais visado. O Brasil se não me engano já é o segundo em gastos com turismo no mundo, perdendo apenas para os norte-americanos. E a Globo é a 4ª maior emissora do mundo.

Eu tinha uma viagem planejada para a Turquia e por motivos particulares não poderei mais ir nesse ano. Mas confesso que fiquei muito desanimado depois do modismo absurdo que a novela provocou. Parece que a Turquia não existia e agora todos que vão são associados à novela. Isso não deveria ser um problema para todo tipo de pessoa, mas no meu caso particular, uma das coisas que me impulsionam a viajar é o senso de descobrimento e agora sinto a Turquia como um lugar devassado. Já existem pacotes específicos com os lugares que a novela mostrou. Aí planejei uma viagem ao Caribe e pensei em ir ao Peru. Pff, lá vem mais uma novela abordando os dois destinos. Ainda bem que o Caribe ao menos não é um país ... Curaçao ainda tá razoavelmente pouco explorada.

A boa notícia é que esses modismos desaparecem na mesma velocidade que surgiram. Hoje por exemplo já se fala pouco em Índia e o Marrocos é uma vaga lembrança.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.