Ir para conteúdo

Novela Amor à Vida e turismo no Peru.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Estou ajudando uma amiga a planejar um mochilão para a Bolívia/Peru no final do ano. Usei como parametro meu gastos agora em dez de 2012/janeiro de 2013. Acontece que minha esposa me lembrou de uma coisa que pode mudar tudo, preços, atendimento, disponibilidade de vagas, etc.

 

A nova novela das 9 da Rede Globo, chamada "Amor à Vida" terá um romance entre a protagonista e um mochileiro, que vive nos arredores de cusco. a chamada da novala já está no ar e mostra, além das zonas de cultivo de pisac, muitas tomadas com o que há de mais belo em machu picchu e em cusco.

 

Um dos efeitos das novelas da globo, quando são ambientadas em outros países é incentivar um grande turismo pra região. por exemplo, a capadócia nunca foi tão visitada como está sendo ultimamente. Agora, se isso acontece com a capadócia que é em outro continente, imaginem com o peru, que tá aqui do lado e, de quebra, é bem acessível economicamente.

 

Imagino que a novela vai criar duas classes de turistas, uma composta por gente rica, que irá de pacote CVC, e outra de aspirantes a mochileiros, que nao tinha coragem ou motivação suficiente pra colocar o pé na estrada.

 

Agora, se esse aumento de turistas realmente acontecer, eu prevejo que será principalmente em junho/julho, quando a novela estiver bombando, e depois em novembro/dezembro, por conta das férias.

 

Aumentando o número de turistas, os preços subirão? ou seja, essa novela pode gerar uma inflação no turismo ao peru?

 

Qual a opinião dos colegas mochileiros?

 

Eu to loco pra ver como a mídia irá abordar o tema mochileiro, se seremos vistos como realmente somos ou seremos um esteriótipo de neo hippie (o que é bem provável).

 

http://www.novelaamoravida.com.br/2013/04/atores-de-amor-vida-gravam-no-peru.html

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu nem sabia dessa novela, mas sinceramente não acho que a Globo tenha tanta influência assim. O Peru (e Machu Picchu, principalmente) é um dos lugares mais visitados do mundo. Lá tem gente de tudo quanto é canto do planeta e nós, brasileiros, somos apenas mais um estrangeiro, entre milhares, lá.

Na verdade, já há alguns anos que tem ocorrido um aumento na quantidade de brasileiros que tem o Peru como destino de viagem e, talvez, essa novela global seja até fruto dessa popularização (e não o contrário). É quase impossível ir ao Peru e não conhecer, pelo menos, uns cinco brasileiros. Isso vai continuar acontecendo com ou sem a Globo.

Desse modo, não acredito que os preços no Peru vão se alterar, por causa da Globo. Ela, ainda bem, não é tão poderosa assim.

 

Abraços,

Ana

Link para o comentário
  • Membros de Honra

AnaChrist, infelizmente a globo tem mais influencia do que gostaríamos. por conta da atual novela das 9 que fala muito da capadócia, o turismo de brasileiros cresceu por lá, veja a reportagem: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/11/apos-novela-sobe-busca-por-viagem-turquia-veja-fotos-do-elenco-no-pais.html

 

Eu conheço ao menos umas 5 pessoas que foram pra turquia por causa da novela, pessoas que tavelz nem imaginassem ir pra lá e foram influenciadas. Agora imagine o peru, que faz fronteira com o brasil, que é bem mais barato de se chegar e tudo lá é mais barato que aqui no brasil.

Link para o comentário
  • Membros

Alectus

 

Concordo plenamente com a Ana. Não acho que esta novela, da qual nunca assisti nenhum capítulo, possa ter tanta influência a ponto de inflacionar outro pais. Acho que você esta excessivamente preocupado.

 

Hilário

 

PS: Como se coloca uma foto no perfil. Estou tentando colocar uma foto minha e não consigo.

Link para o comentário
  • Membros

Concordo com a Ana tambem. A novela da Globo pode influenciar alguns, mas será momentânea. Em 2010 estive na Jordânia durante 9 dias. Em anos anteriores a emissora fez outra novela destacando Petra. Não vi nenhum brasileiro por lá. Encontrei uma única brasileira que morava na Europa e não foi em Petra.

 

Independentemente da novela, sempre haverá muitos brasileiros em Cusco/Machu Picchu.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Já eu penso como o autor. Haverá, sim, um aumento considerável na procura e acho que brasileiro será mais visado. O Brasil se não me engano já é o segundo em gastos com turismo no mundo, perdendo apenas para os norte-americanos. E a Globo é a 4ª maior emissora do mundo.

 

Eu tinha uma viagem planejada para a Turquia e por motivos particulares não poderei mais ir nesse ano. Mas confesso que fiquei muito desanimado depois do modismo absurdo que a novela provocou. Parece que a Turquia não existia e agora todos que vão são associados à novela. Isso não deveria ser um problema para todo tipo de pessoa, mas no meu caso particular, uma das coisas que me impulsionam a viajar é o senso de descobrimento e agora sinto a Turquia como um lugar devassado. Já existem pacotes específicos com os lugares que a novela mostrou. Aí planejei uma viagem ao Caribe e pensei em ir ao Peru. Pff, lá vem mais uma novela abordando os dois destinos. Ainda bem que o Caribe ao menos não é um país ... Curaçao ainda tá razoavelmente pouco explorada.

 

A boa notícia é que esses modismos desaparecem na mesma velocidade que surgiram. Hoje por exemplo já se fala pouco em Índia e o Marrocos é uma vaga lembrança.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...