Ir para conteúdo

12 Dias em Londres (maravilhosa)/Porto/Lisboa(bela porcaria)


Posts Recomendados

  • Membros

Acabei de voltar de uma viagem maravilhosa e espero que meu relato ajude outros viajantes.

Agradeço ao AdrianoLB e ao site http://www.londresparaprincipiantes.com.br

Resolvi colocar um titulo que vai gerar polemica, mas essa é minha opinião. Vivemos em uma democracia e posso expressar minhas idéias livremente. Sou super sincera e talvez se todos fossem a vida seria mais fácil.

Gosto é gosto, respeito todas as opiniões então peço que respeitem a minha.

 

Porque esse roteiro?

Todo ano minha mãe viaja com um pacote tipo CVC. Com guia, transfer, hotel bom por 2 ou 3 paises. Há tempos ela fala em ir para Portugal (segundo amigos dela o pais é lindíssimo). Esse ano, minha tia não pode ir então ela me propôs de irmos juntas. Como estou sem grana, já tinha feito uma viagem ao Chile em há uns meses atrás, propus uma viagem do meu jeito: sem guia, pacotão, hotéis categoria pousada etc. Me recuso a ir desse jeito e pronto. Gosto de pesquisar, pegar transporte publico, ver as pessoas e costumes dentro do possível.

 

Portugal é o ultimo pais que queria conhecer a Europa. Sempre achei que a familiaridade é algo que não faz sentido, afinal viajar quase 10.000 km para ver um pais com comidas, costumes parecidos, qual a graça?

Mas como a viagem era para ela, pesquisei e não parecia tão ruim, até achei que iria me surpreender. E o outro país lógico seria Espanha. Que ela já conhece, mas fazem uns 9 anos, então tudo bem. Pesquisando vôos, os mais baratos eram da Ibéria e British. Sendo com escalas em suas capitais. Pensei em pegar um vôo com 12 horas de espera em Londres e sair para conhecer rapidamente a cidade. Com a ajuda do Adriano e demais fóruns achei muitas informações e vi que esse seria apenas um teaser e só daria o gostinho de uma cidade e pais que sempre gostei (adoro filme e rock inglês).

Pelo mesmo valor de passagens achei os trechos – SP/Madrid (escala com parada de 1:30 h) Londres- Lisboa /Madrid (escala 1:30h) SP. Tentei o trecho inverso mas ficou uns 400 Reais a mais por trecho. Os custos de Londres eram altos, mas Portugal é barata, então iria balancear a viagem.

Pesquisei no decolar e fechei diretamente no site da Ibéria para não pagar taxa de intermediação.

 

Dois dias antes da viagem um susto. Somente a minha passagem de volta esta com o dia errado em vez de 02/05 estava 28/05. Não vi no comprovante, não sei como ( afinal eram comprovantes de diversas coisas) Ainda hj me questiono se não foi problema do site, pois o sistema caiu 2 vezes enquanto eu fazia a reserva! E não tem como provar. DICA: façam um Print da tela, não esperem a reserva por email!

Liguei lá e tive que pagar R$ 433,00 de taxa de remarcação! Não espera por essa , detalhe, enviando formulários por email, enfim uma burocracia que durou a tarde inteira de sexta –feira e quase tive um troço.

 

Hotéis: Fiz todas as reservas pelo booking.com. Gosto muito pq vc faz uma para não perder e conforme seu roteiro muda, vc tb altera. Quase fechei um quarto em Londres numa casinha vitoriana linda na Zona 1 pelo Airbnb.

Transporte: Em Londres, para usar a Promo 2 For 1, precisei fazer uma carteirinha da cias ferroviárias e um travelcard de 7 dias zonas 1 e 2. Levei os cupons de desconto impressos.

Tive que comprar mais um travelcard off peak no dia da chegada para usar para sair do aeroporto ao hotel e hotel a estação de trem para fazer o travel card da promo.

Valores: 8,90 libras-pax travel card 1 dia- horário fora do pico Off peak

Pouco mais de 30 libras- travelcard 7 dias, qualquer horário, zonas 1 e 2. Carteirinha grátis, só levar foto e apresentar passaporte.

Portugal: tem algo similar, mas o cartão custa uns 64 cents e vai recarregando ate em lotérica. Os táxis são baratos.

 

Vamos lá:

 

21/04/13- Embarque SP (15:15)- escala Madrid. Segundo o site, em vôos vindos fora da Europa, é preciso trocar de terminal ( 4S para o 4) para embarque com destino final na Europa. Essa troca é feita por um trem tipo metro e demora de 20 a 30 minutos.

Chegamos de madrugada, aeroporto vazio. O policial federal foi tranqüilo, e informou que o vôo para Londres era do mesmo terminal. “Como assim?” Próximo por favor!

Lá vamos nós nos separar do bando de brasileiros que estavam fazendo conexão em Madrid para outras partes da Europa e todos iam pegar o trem.

Fomos no portão de embarque e tinham duas meninas brasileiras. Ambas iam para Londres, mas tb todas com duvidas, pois conheceram um pessoal que ia para Dublin e eles foram pegar o trem. Não havia um funcionário do aeroporto. Depois achamos um rapaz de informações (único ser no local) e ele informou que estava certo, que um carro viria buscar a gente uns 30 minutos antes do vôo.

Ficamos esperando uma hora e nada. Ate que apareceu uma comissária da Ibéria no portão de depois de muito mal humor e uma certa confusão pegamos um ônibus que nos deixou na escada do avião para Londres. Rolou mais um stress, pois tivemos q deixar todos os outros passageiros entrarem ocuparem todos os locais com as malas para entrarmos! E a comissária foi uma cavala para variar.

 

22/04/13- Finalmente depois de 15 horas, chegamos as 10:30 da manhã local e 6:30 do nosso horário. Fiquei bem tensa na imigração. A policial fez varias perguntas, como: Qual sua profissão/Onde trabalha/ Qto tempo vai ficar/Onde/ Visitou o reino unido/... Já mostrei que tinha passagens de Londres para Porto/Portugal e de lá iria ao Brasil, daí ela parou de perguntar.

 

Pegamos a mala, isso a mala, pq a outra embarcamos no avião. Outra dica: viagem com o mínimo e vai lavando as roupas por lá, pq vc vai querer comprar muito. Alem disso você tem a segurança de ter algumas peças de roupa caso extravie a bagagem.

 

Comprei o travelcard do dia conforme descrito acima. Pegamos o metro no Aeroporto de Heathrow e descemos na Earl’s Court (mesma linha). Uns 40 minutos. O apart hotel ficava na mesma rua da estação, uns 300 metros e 200 metros de um Tesco (supermercado) 24 horas. Escolhi essa região ainda na Zona 1 por sua facilidade de transporte e mercado. Vc precisa usar metro ou bus para se descolar por Londres e arredores com conexões via trem.

Chegamos 3 horas antes do check in, mas a atendente nos deixou entrar antes com as malas e fomos para a Victoria Station para providenciar o travelcard e carteirinha para aproveitar os descontos da promo 2FOR1. Deu tudo certo!

Primeiras impressões foram ótimas: cidade como imaginava, prédios baixinhos, vitorianos, ônibus 2 andares vermelhos, pessoas educadas, e muito verde. Ah os parques e jardins ingleses..lindos.

 

Passeamos pelo Big Ben, London Eye, Parlamento e margem do Tâmisa. Foi complicado no começo, mas é só seguir a turistagem. O templo estava nublado, então deixamos para ir nas atrações quando estivesse sol.

Uma super dica do site Londres para principiantes. As 17:00 na Westminster abbey e St. Paul’s Cathedral tem missas cantadas por um coral de crianças. Vc conhece as igrejas sem pagar!

Fizemos isso. Pegamos uma fila de 20 pessoas e assistimos 45 minutos de uma missa em lugar muito bonito, com direito a bíblia e tudo! O coral é lindo, os meninos cantam como anjos. Legal ver como a cidade é um mix de culturas e raças, pois o coral era composto por todas as raças e etinias (brancos, negros e asiáticos). Não pode-se tirar foto dentro uma pena.DIA1.jpg.fb6ec835b2e00503faf5049962392d21.jpg

 

De lá fomos para a Oxford Circus, ver as lojas. De cara fizemos umas compras na H&M, Primark e Lillywhites. Alias essa loja é incrível. Comprei bota de trecking da Hi tech por menos de R$ 110.000, fleeces por 25 Reais, calças de trekking por 65,00. Tudo para uma viagem que estou querendo para o Atacama e Salar do yuni em 2014. So não comprei outras coisas, pq o volume ia ser muito grande, e ainda ia pegar avião e trens na viagem. Uma pena! Ah tinha malas com giro 360 o por R$ 150,00 a media e pequena R$ 90,00.

Voltamos e o chuveiro não funcionava, chamei o recepcionista. Tive que agüentar umas gracinhas do mocinho indiano, e dei uma de perdida falando que não entendi nada.

 

Apart Hotel: Dylan apartaments – 5 diarias 348 libras. Quarto bem pequeno, banheiro minúsculo, lugar simples, mas tinha micro cozinha para dar uma ajudinha. Como tive 3 semanas para planejar a viagem foi o que deu. Com antecedência teria melhores opções. Mas o preço foi muito bom, Londres é muito cara. Próximo tinha um easy hotel.

 

23/04/13- Acordei as 04:00 da manha e não consegui mais dormir e minha mãe estava acabada nem respondia! Esperei clarear, coloquei o tênis e fui andar pelo bairro e comprar coisas para o café da manha (apart hotel não dava refeição). As 06:30 já tinha gente na rua correndo, indo trabalhar. Em 40 minutos cheguei ao Kensington Gardens, um friozinho bom, mas nada absurdo afinal é primavera. Lugar fofo, limpo e como tudo em Londres. Voltei pela Kensington Hight street e já mais lojas (oba!) e apenas 1 estação de onde estávamos. Comprei as coisas para o café do Tesco, alias mesmos preços ou ate mais baratos que no Brasil).

 

As 09:30 estávamos na Tower of London.

Em 15 minutos, começou o tour com um dos guardas da torre. Foi bem legal, eles são engraçadissimos. Fomos na exposição das jóias da coroa e no museu com peças de guerra. Bem eu adoro Historia, principalmente a do período Tudor e 2o grande Guerra Mundial.

Depois atravessamos andamos na margem no Tâmisa, estava um sol lindo, atravessamos a ponte de Londres e começou a tocar a sirene. Fomos as ultimas pessoas a passar, pois ela foi erguida e ficamos bem na frente! Foi super rápido, mas legal.

Andamos pela St. Katharine’s dock com vários restaurantes por a partir de 10 libras por pax. Muitol legal ver o pessoal que trabalha comendo seus sanduíches nos bancos, praças, parques sem parecer “ faroreiros” como achamos por aqui. Imagina um executivo de terno comendo um lanche sentado no banco da rua em plena Avenida Paulista? Lá é normal. E tb muita gente correndo, aproveitando o intervalo para fazer exercício. Alias, me surpreendeu o numero de pessoas em forma. Todo mundo é magro, vi executivos voltando para casa correndo (terno na mochila) ou usando bike. No geral achei as pessoas muito bonitas e bem vestidas.

Fomos no HSM Belfast, para mim foi emocionante pisar em um navio que participou do dia D na 2a guerra. Estamos lá com nosso áudio guia, na parte superior do navio quando uma sirene apita e manda todos saírem do local por motivos de segurança. Achei que era brincadeira, mas qdo vi os funcionários do local saindo não teve jeito. Eles não explicaram o que era, mas informaram que podia voltar qq outro dia. Uma pena! E não consegui voltar for falta de tempo...

Fomos ao Borough Market, mas não achei grandes coisas. Almoçamos no Azzuro mesmo uma rede de comida italiana; nessa região havia muitos imigrantes africanos e do oriente médio.

Voltamos a pé e fomos para a London Eye aproveitar o dia ensolarado e limpo. 2For 1 again! Meia hora de fila e estávamos lá, tirando um milhão de fotos e tentando localizar todas as atrações.

Vale muito a pena. E quem tiver uma grana ir a noite tb, pq Londres e linda a noite.

Depois tem o filminho em 3D, bem simpático.

Fomos até estação Waterloo para comprar a extention do travel card, pois iríamos para Hampton Court no dia seguinte e já queria me familiarizar com a estação e localização.

Eu me perco na minha própria cidade, imagine em Londres! Não me lembro exatamente quando paguei mas não foi caro.. e pode-se pegar o trem em qualquer hora para ida e volta.DIA3.jpg.5462ae9919cb60b769afbd3ffbc2f6ec.jpg

A noite, mais uma voltinha na região das lojas- estação Marble Arch.

Café da manhã + agua -Tesco: 5 libras

Pacotão de Kit Kat- 2 libras - Tesco

Tower of London- aprox 19,50- promo 2 For 1

HSM Beslfast- aprox 14,60 libras Promo 2 For 1

Almoço Azzurro- 20 libras duas pax

London Eye- aprox 19 libras – Promo 2 For1

Jantar: Quiche do Tesco 1,75 libras na promoção para duas pessoas! Rsssssssssssssssssssss

 

24/04/2013- Insônia as 04:00 de novo. Mas tudo bem, caminhada ate o Hyde Park em 45 minutos! E volta uma espiadinha em Nothing Hill pq estava tudo fechado.

Café da manhã estilo brasileiro comprado no Tesco (pão baguete, cream cheese, presunto, iogurte, sucos de frutas esses sim diferentes Crawberry, Blueberry). Não encarei nenhum dia o típico inglês com feijão, ovos, salsicha etc.

09:00 Metro/ estação de trem Waterloo/Trem destino Hampton Court Palace

Olha esse foi meu primeiro trem. Fiquei meio perdida olhando aquele painel gigante que mudava a todo momento. Tive que perguntar para um funcionário, pq realmente não estava achando.

40/50 minutos ate a zona 6, parando bastante, espiando um pouquinho das casas com tijolinhos, jardins de inverno e quintais com muito verde, parquinhos e muito soccer feminino! Casas simples mas bem arrumadinhas.

Saindo em Hampton, é so seguir as placas e vc esta na entrada no Palácio. Novamente staff simpaticíssimo. Peguei áudio guia do Palácio preferido de Henrique VIII. A melhor parte foram os jardins. Local lindo de conto de fadas. Tem um até um labirinto. Na época os convidados chegavam pelo Tamisa de barco e davam de cara com esse jardins.

De novo o pessoal lanchando e claro deixando tudo limpinho. Durante o dia, em algumas horas cheias, os atores interpretam situações na época, vc pode ver personagens como Thomas Moore, Ana Bolena ou o próprio Henrique VIII.

Tem uma parte q não e aberta ao publico, com centenas de veados, local privativo de caça do rei. Tive uma chateação com uma funcionaria q me deu muita bronca pq entrei em um wc em reforma, pq não estava escrito fechado. Falei mais alto com ela e o ouro funcionário pediu desculpa por ela, mas nada que atrapalhasse. No final uma funcionaria fez uma pesquisa comigo e comentou que dificilmente brasileiros visitam o local. Uma pena, é lindo.

Depois fomos almoçar no villarejo e ficarmos admirando o rio e a arquitetura local.

 

Passamos o resto do dia olhando as opções de espetáculos na Leicester Square e único que me interessou foi o Book Of Mórmons pq adoro South Park. Mas não tinha ingressos. Engraçado que devido a peça , havia muita propaganda dos mórmons nos metros e ônibus falando que ser mormom é legal.

 

Eu tinha uma listinha de linhas de ônibus cujos percursos passavam nos pontos turísticos. Duro foi achar os pontos de parada e entender como funcionavam. Conseguimos pegar acho o 15, subimos no segundo andar na frente aproveitamos a paisagem de Londres a noite com um pouquinho de garoa. Foi bem legal. Paráramos de novo na ponte de Westminster para tirar fotos dos pontos turísticos à noite e ficamos por lá até tarde, só paramos para comer um peixe com fritas, perto da St´s Paul. Tinha um ônibus saindo da rua do apart ate a região central o 74, mas nunca consegui pegar, só vi ele no ultimo dia claro..598da1fbe05a6_DIA4HAMPTON.jpg.f46981170db3f3dff1aaedaad43b4f14.jpg

 

Trem para Hampton: Não me lembro exat. mas não deve passar de 10 libras por pax (extension com travelcard)

Ingresso Hampton Court –incluso jardins- 16 libras – Promo 2FOR 1

Almoço: 26 libras – 2 pax

Jantar: lanche no Eat- 11 libras – duas pax

 

25/04/2013- Todos os outros dias de insônia, fizeram efeito e dormi demais! Tudo bem, pq íamos ver a troca da guarda no Buckingham Palace às 11:30. Mas mesmo sai saímos tarde demais 10:15, e paramos em duas estações antes, mas o funcionário do tube disse que dava para ir de boa em 20 minutos (alias um senhorzinho querido que terminou a frase com Deus te abençoe como outras pessoas de idade de lá). Mas me perdi, claro. O jeito foi seguir uma excursão de adolescentes franceses com a professora. Já eram 11:45, ou seja já havia começado e estava lotado de turista!

Em geral a cidade tem bastante, mas como era baixa temporada estava tudo bem tranqüilo, mas acho que todos foram ver a guarda naquele dia e não consegui um bom lugar. Durou mais uns 20 minutos e voltamos pelo St Jame´s Park. Dessa vez nós compramos os sanduíches e ficamos sentadas olhando a paisagem o cotidiano..

Fomos andando até o píer de Westminster, pesquisei os preços do Thames River Cruise. Como tinha visto que iria chover no dia seguinte achamos melhor aproveitar esse passeio enquanto tinha sol. Optei por Greenwich, mas não pesquisei o que tinha por lá, dei bobeira. Tinha opção de ir de barco ate o Kew Gardens (jardim botânico na zona 5), Hampton Court (tínhamos ido de trem) e barreira do Tamisa.

Foi muito agradável, o guia contava a historia do rio, e suas construções e monumentos.

Demorou 50 minutos ate o destino. Fomos ao National Maritime Museum abriga a maior coleção de arte marinha no mundo, Queen’s House e Royal Observatory. Comprei um ingresso para um filminho sobre o espaço, estava legal, mas tive que sair antes do termino, pois tínhamos que voltar a doca antes das 17:00 ultimo barco. O villarejo é bem simpático, tinha tb o navio Cuty Sark, mas não entrei (pago). Voltamos cedo nesse dia e comemos no apart hotel mesmo .

DIA5.jpg.a0d6ac2a3cbbf4a59d85b68b30553622.jpg

Passeio barco ida e volta Greenwich- preço 15,50 libras. Paguei 10,20 com travelcard por pax

Cerveja preta no bar do barco: 7 libras

Ingresso espetáculo/filme sobre o espaço: 6,50 libras

Gelatto italiano: 4 libras

Jantar no apart. Menos de 10 libras – comprado no Tesco

 

 

26/04/2013

Amanheceu chovendo estragando meus planos de ir andar no Holland park ao lado do Kensington Gardens. Mas por volta as 9:30 parou.

Dessa vez o roteiro era pertinho somente 2 ou 3 estações de onde estávamos a região de Kensington e Chelsea. As 10:00 estávamos no Natural History Museum. Lotado! Cheio de crianças de escola, muito barulho. Mas o museu é incrível, a coleção a arquitetura, escadaria, enfim tudo. Da para passar um dia por la e tem wifi em um dos pontos, eee. Alias internet foi um problema. No hotel era 10 libras por 12 horas e no metro era muito lenta. O jeito era usar nas lanchonetes a rede cloud.

Não tive paciência de pegar a fila da ala dos dinossauros, alguém deu muito açúcar para aquelas crianças e elas estavam pilhadas, mas deu para ver muita coisa.

Saímos e fomos ao Victoria & Albert Museum. Linda coleção de artefatos do mundo todo e de diversas civilizações.

E o melhor: David Bowie is... e consegui ingresso para o mesmo dia depois de uma fila de 40 minutos. Lembro que vi no jornal, que 40.000 ingressos haviam sido vendidos na estréia e lá estou eu!! Minha mãe não quis ir, ficou olhando o acervo.

Foram 45 minutos com áudio guia sem apertar nenhum botão, ele funcionava automaticamente de acordo com o setor, ou seja estava muito cheio um ponto vc ia para outro e o áudio guia explicava. Foi lindas a exposição, com as roupas, musicas, comentários do próprio David Bowie. Bom eu amo ele, então valeu a grana.

Andamos pela região, lojas, afinal o sol voltou e pegamos um ônibus para o Kensington Park.

Passamos pela casa Royal Albert Hall e Albert Memorial, e fomos para o restaurante Orangery, ao lado do Kensington Palace dentro do parque para tomar o chá da tarde.

Foi uma única roubada da viagem, pois foi muito caro, e meio um bule de chá para cada, 8 mini sanduíches, e 4 docinhos. Fiquei super brava, achei que teríamos diversas opções, mas foi meia boca. E ainda tive que pagar no balcão e a manager ainda perguntou se gostamos. Quase respondi que não, mas os ingleses são tão educados que engoli as palavras.

Depois formos passear dos jardins do palácio. Não canso de falar dos jardins ingleses, são lindos demais. Não visitei o palácio, pq não tinha impresso os vouchers da promo.

Voltamos à pe para o apart, passando nas lojas e oba, mais Zara, H&M, e outras que não sei o nome. Não coloquei os valores de compras só dos gastos com atrações, alimentação, hospedagem e transporte.

À noite duas guiness em pub pertinho e só, para o chá deu prejuízo..rsDIA6.jpg.8279d23b820ff04d48734ea201097c79.jpg

 

Natural History Museum e Victoria &Albert Museum- free

Exposição David Bowie is: 14 libras

Chá da tarde no Orangery - 52 libras para duas pax com gorgeta

Pub: 19 libras

 

27/04/13- Ultimo dia e muita tristeza!

Acordei cedinho e me despedi a vizinhança, agora num ritmo mais lento, pois as pessoas não saíram de casa cedo para trabalhar.

Fizemos o checkout as 09:00 e tivemos que deixar as malas em outra unidade do apart hotel lá perto. Fiquei preocupada de deixar no lobby, sem etiqueta alguma, então tirei uma foto das malas e os indianos da recepção riram e depois de perguntar de onde eu era vieram me paquerar. Chamei eles de engraçadinhos e fomos embora bater perna. Só tínhamos ate as 13:00 pois depois iriam cobrar 10 libras por mala e tb tinha vôo as 16:40 para Porto/Portugal;

Fomos para a região de Oxford Circus de novo o tempo mudou estava frio, comprar umas lembrancinhas e mais algumas coisas. Começamos a conversar com uma senhora norueguesa que vivia em Portugal e ela disse que roupas boas eram mais baratas em Londres, alem de ter opções melhores e o o marido dela não achava sapato lá, pq eram baixinhos.

Voltamos, pegamos as malas, fomos de metro ate a estação Victoria (já havia comprado outro dia bilhetes de trem) até o Gatwick airport, o aeroporto meio longe uns 60 km.

Pegamos o trem normal, e ele demorou 50 minutos para chegar. Deu-me um pânico, pq ate a metade do percurso o painel interno dele não falava do aeroporto, somente de outros destinos e que dependendo dele, os vagões de 1 a 4 iriam ate um lugar e os demais para outros. Trem vazio, somente uns franceses, ou seja eles não sabiam.

Depois apareceu Gatwick como ponto final e respirei.

Chegamos, a tempo, mas não achava os bilhetes do trem para sair da estação em direção ao aeroporto. O guarda que era latino entendeu a situação e nos liberou ufa!

As 16; 40 embarcamos para Porto via TAP, com dor no coração, pois não conseguimos ir para Kew Gardens, St Paul´s catedral, Dover, Kent, Tate Museum, British Museum, Shakespeare Globe, voltar ao HSM Belsfast , Nothing Hill etc etc. Mas deu para aproveitar muito, o tempo ajudou, a cidade estava tranqüila e posso disse que fui muito bem tratada em 98% e olha que meu inglês é avançado, não fluente e muita coisa eles não entendiam devido ao sotaque.

Adorei a limpeza, organização e discrição das pessoas. Haviam muitos restaurantes bons mas caros, então ficamos no lanche mesmo na maioria dos dias, bom perdi 1 kilo e meio na viagem, adorei!

 

Passagens trem normal (não é o Express) somente ida aprox 10 libras com desconto do travelcard era 14 libras- pax

 

Próxima parada: 6 dias em Portugal. Posso voltar?

 

Chegamos a Porto- Portugal depois de umas duas horinhas de vôo.

A policial federal pediu os nomes dos locais onde ficaríamos hospedadas em Portugal. Depois de anotar tudo, ela foi super simpática, falando que deveríamos ter um pouco de cuidado com os “ carteiristas” pois a cidade é antiga e mal iluminada. E disse que o pessoal do norte é muito mais aberto que do sul (Lisboa) . Depois fui descobrir que é o inverso...

Ela botou um medo, então minha mãe não quis ir de metro ao hotel. Pagamos 27,80 euros no táxi! E o cara é grosso para caramba, só dava patada! Fiquei horrizada, ele corria, xingava os outros e fedia.

Chegamos no hotel que na verdade é uma pousada de charme bem legal. Fomos super bem recebidas pela Sandra, com vinho do Porto e docinhos. Como era hora do jantar e sábado a noite, nos indicou a zona ribeirinha, cheia de restaurantes com vista para a Ponte Luis XV.

 

Fomos de táxi de novo, dessa vez um senhor muito simpático.

O lugar estava caidasso, pouca gente nos restaurantes, sendo somente turistas. Nunca vi algo assim num sábado! Comemos o sanduíche tradicional da região a Francesinha. Detestamos, tempero forte, horrível. Ficamos um pouco por lá e voltamos.

 

Cosme guesthouse- 130 euros – duas diárias

Jantar francesinha – 15 euros para 2 pax

Táxi aeroporto- 27,80 euros

Táxis ida e volta ribeirinha/hotel- 16 euros

28/04/2013- Após um ótimo café da manha, fomos a pé para estação de trem da campanha para ir à Braga

Fui super mal atendida pela velha da estação, grossa horrores. Alias as pessoas arrotavam e cuspiam na rua e tinham a péssima mania de te encarar e medir. As ruas de Porto são imundas, cheias de cigarros, lixo mesmo. Os prédios caindo aos pedaços e muita placa de vende-se.

O percurso demorou uns 40 minutos. A paisagem parecia com o interior de SP, casas maiores, plantações e muito mato. Uma pedinte entrou no trem e ficou enchendo o saco.

Saímos da estação e posto de informações estava fechado (domingo).

Ficamos perdidas andamos em direção ao centro histórico e conversamos com uma moça que trabalhava em um quiosque de comida e ela nos deu toda a ajuda. Ate compramos uns refris mesmo não estando com sede.. Andamos pelo centro, tudo meio vazio, achei um ponto bonitinho com jardim simpático e uma ruína e só. Paramos em uma pastelaria (padaria) que todos os locais estavam. Comprei uns pasteis de nata (horrível, parecia que tinha uma xícara de açúcar inteira) de uma mulher grossa. Fui procurar a tal igreja da Sé, paramos um casal local e ela respondeu: que igreja, aqui tem centenas oras! Mas com um tom horrível. Prometi que não ia perguntar mais nada para aquele povo. Deu raiva de ver as igrejas riquíssimas à base da exploração do Brasil.

 

Pegamos um táxi ate o Bom Jesus dos Montes. De lá um funicular até o alto.

O local é bonito, rendeu umas fotos legais. Falamos com brasileiros, alias Portugal esta cheio de turista brasileiro e disseram que estavam gostando. Sei lá foi me dando esperança.

Voltamos e demorou uns 20 minutos para o ônibus aparecer e levar de volta a estação de trem.

Pedi para o motorista me avisar. Ele esqueceu de parar no ponto antes pq ficou brigando com um cara e tomou maior bronca do povo. ô gente que gosta de gritar!

Enquanto esperava o trem, aproveitei a estação vazia e uma atendente com mais paciência e comprei para o dia seguinte os bilhetes para Lisboa.

Comemos em uma pastelaria em Porto perto do hotel, pq tudo estava fechado, deu medo! E claro me perdi na volta! 598da1fe954a8_Atualizadosrecentemente.jpg.5b25e7a255b2d345e39d3799874c874c.jpg

Trem para Braga: uns 7 euros por pax ida e volta

Pasteis de nata: 1,20 euro cada

Táxi: 8 euros

Ônibus: 3,60 euros duas pax

Bolinhos de bacalhau, tortas e sucos : 12 euros padaria em Porto

 

29/04/1013- Enrolamos na pousada, não dava vontade de sair, o quarto era enorme, as camas ótimas e chuveiro tb, principalmente comparado a Londres.

Fomos dar uma volta na cidade, minha mãe achou uns galochas de chuva super fashion por 9 euros cada. Sei lá como naquele fim de mundo..

Pegamos um táxi ate estação de trem, devido as malas.

Fiquei olhando o painel e pensei em trocar pela primeira classe.. falei com um atendente que estava me paquerando (só assim para ser simpático) e ele disse q não valia a pena por 16 euros a mais por pax. Enfim, pegamos o tal.

São 3 horas até Lisboa. Depois de 15 minutos, um cheiro horrível..era um velho com cachorro no trem.

Eu adoro, tenho duas, mas os dois nunca viram banho na vida! Ninguém merece!

Falamos discretamente com o cobrador, mas ele disse que teria inúmeras paradas e se trocássemos e a pessoa reclamasse teríamos que voltar. Pulamos uma fileira. Uma pedinte veio e ficou encarando e sentou no nosso lugar! Que vizinho ótimo, pq não pagou a droga da primeira classe!!

 

No final somente no percurso a dona do lugar apareceu e pediu de volta. Nesse meio tempo o trem deu uma boa esvaziada e trocamos de lugar.

Chegamos as 16:00 em Lisboa e pegamos um táxi ate o Hostel.

Escolhi um hostel super bem pontuado no tripadvisor com suíte privativa . Novamente um taxista doido reclamava sozinho sobre os passageiros não entendi nada.

O Lisbon Destination Hostel fica na estação de trem do Rossio (prédio histórico restaurado). Ótima localização. Um dos funcionários era brasileiro, então foi ótimo deu varias dicas e falou que Lisboa era melhor que Porto, q ele tb achou um horror lá.

Quarto simples mas legal com uma clarabóia.

Andamos pela cidade um sobe e desce dos infernos! Fomos ate o castelo de são Jorge, e na volta segui o mapa e passamos por cada boca que fiquei com medo! Cheio de imigrantes chineses e indianos. Umas senhoras portuguesas falaram para tomar cuidado. Corremos um pouco e deu certo.

Voltamos e jantamos no hostel . Todo dia eles fazem jantares com a chef Mariana . Uma delicia!8 euros com vinho. Ficamos conversando com uma galera de outros paises e locais. O vinho quase me fez me xingar Portugal..rs

 

Passagem trem ida Porto/Lisboa – classe turística 26 euros/pax

Táxis em geral 18 euros

Jantar português com bacalhau, sopa, salada, sobremesa e vinho- 8 euros por pax

 

30/04/2013- Café da manha de hostel é hilário, gente de pijama do mundo todo e todas as idades. Minha mãe ficou meio perdida..rs. ainda mais pq tivemos que lavar a nossa louça.

Saindo do hostel no mesmo piso, vc já pega o trem para Sintra, cidade a 30 minutos de Lisboa.

A cada 15 minutos passa um trem e sempre abarrotado de turistas do mundo todo.

Mas não tem quase funcionário para informar qual e o mesmo.

Chegando na cidade foi impossível pegar informação no posto devido ao numero de turistas. Um motorista do ônibus me explicou que deveria comprar um passe de ônibus para o dia todo por 5 euros e mostrou as duas linhas principais para o roteiro dos castelos e quinta da regaleira.

Pegamos ônibus dos castelos, destino para o Palácio de Pena. Na bilheteria pode compra um bilhete somente para uma atração ou combinada com outras para desconto.

O castelo é legal, mas nada demais. Fiquei com dó pq vi varias partes pichadas. Da para avistar as ruínas do castelo dos Mouros, mas não fomos.

Depois fomos a pé da Quinta da Regaleira uma casa que pertenceu a uma duqueza, depois um brasileiro, depois cia japonesa e agora voltou para a cidade.

Legal, bonita, único jardim cuidado que vi.

Voltamos e almoçamos no centrinho histórico. Acho que foi a única refeição excelente que tivemos em toda a viagem. Comi os tais travesseiros de Sintra, um folhado simples, normal.

Voltamos a noite e já não dava para pegar o jantar no hostel!598da2000310e_Atualizadosrecentemente1.jpg.f1093d9ea902390e26579164433de261.jpg

Trem para Sintra: uns 6 euros pax

Passe de ônibus Sintra: 5 euros

Funicular e entrada Palácio de Pena – 31 euros por pax

Entrada quinta da regaleira: 6 euros/pax

Almoço (salmão grelhado, e bacalhau fresco) – 28 euros

 

01/05/2013- feriado. O hostel oferece diariamente Walking tour. Vc dá gorgeta no final. Demora de 2 a 3 horas. As 10:30 o guia chegou e o grupo só tinha brasileiras então foi em português.

Foi legal ele contou a historia rica do paíss, passou por umas estatuas e um mirante (nada demais). Alias eu fiz milagres com as fotos. Tirava de um local enquandrando somente a parte bonita e tirando os telhados ou construções novas e feias das casinhas antigas.

Acabou por volta as 13:00. Fomos comer pq a andança naquele sobe e desce não e brincadeira.

Uma comida simples e nada mais.

Voltamos para o hostel e o guia verificou na intenet que a fabrica dos pasteis de Belém estava aberta no feriado.

Pegamos o ônibus elétrico. Uma senhora nos explicou onde parar e foi sincera: tem pasteis de belém melhores que aqueles. Pararmos na Torre de Belém, Monumento do descobrimento e na tal fabrica que estava lotada uma fila imensa. Não ficamos mesmo. Comemos uns pasteis de outro local e estavam ok (mesmo gosto do Habibi´s).

Visitamos o Mosteiro dos Jeronimos.

A região tem muito cigano vendendo de tudo. Em Lisboa eles ficam com uns cachorrinhos de raças pequenas fazendo graça para pegar dinheiro. Olha esse coitadinho com um negocio na boca! Vontade de roubar ele!

Voltamos e fomos às comprinhas na Zara e H&M

A coisa esta feia em Portugal. Tem uma vendedora por andar, que arruma as roupas e opera o caixa. Ninguém no provador!

Detalhe cidade tb suja, cheia de bituca de cigarro e muito pedinte, gente sem dente, mão, etc

A noite perdi o jantar mas teve musica ao vivo. Bem legal. Não consegui ir ao bairro alto a noite. 598da200414e0_Atualizadosrecentemente2.jpg.5e3d3c7e3ed68089d7d400fbd5786dcd.jpg

 

Walking tour- Gorjeta (tip) 10 euros

Almoço simples bife-arroz- ovo salada – 18 euros 2 pax

Onibus Belem – uns 3 euros por pax

Pastéis de Bélem (na mesma rua) - 1,30 euro cada

 

02/05/2013- Não sabíamos o que fazer, pois o vôo era as 20:40 da noite.

Deixamos as malas no hostel (super bem guardadas com etiqueta e tudo) e saímos andando. Pensamos em ir para Cascais ou o Oceanario (longe). Bateu preguiça. Fomos andando ate o jardim Botânico. Meia boca.

Vi um patinho morto do meio as arvores, deu dó. Tinha um borboletario. Eba! Entrei tinham 3 borboletas. Fiasco.

Saímos daquela “meia boquisse”, chegamos na avenida da Liberdade, olhamos as lojas e hora não passava. Paramos para almoçar um lugar, não perguntei o preço do bolinho de bacalhau e qdo veio a conta 3 euros por aquilo, sendo que paguei num lugar 1 quarteirão a mais 1 euro apenas.

 

Voltamos e ficamos na sala de tv do hostel esperando a hora passar.

Pegamos um táxi para o aeroporto. Chegamos 3 horas antes e o balcão da Ibéria só abria duas horas antes. Fizemos o check in e a devolucação do tax free em dólar.

Esqueci um spray impermializante para minha bota de treckking na mala de embarque e o policial pegou na maior grosseria.

Tb não achei uma alma viva na saguão dos portões de embarque so pessoal das lojas. Procurei a Ibéria e nada e o bilhete não tinha o numero do portão (estava a definir). Pedi pela moderDeus para a atendente da Tap me ajudar e ela me disse q normalmente saia no portão X e eu deveria ficar la. Bem fiquei ate aparecer alguém e deu certo. Vôo para Madrid atrasou 30 minutos ainda.

Chegamos em Madrid e a comissária disse que não precisaríamos trocar de terminal de novo e o portão de conexão era o 55. Perguntei se ela tinha certeza e sim.

Blz, desembarcamos e ficamos esperando no 55.

Um brasileiro que viajava a negócios parou a gente e disse que precisa sim trocar de terminal e que teríamos que correr para pegar o vôo. Nesse meio tempo o aeroporto sem funcionários de novo. Pegamos o trem e chegamos em cima da hora no embarque para o BR e no portão 57. Ou seja nos deram informação errada, graças a Deus aquele santo nos ajudou.

Depois de tanta tensão dormi quase as 9 horas e meia.

 

Jardim Botânico: 2 euros por pax

Táxi ate aeroporto 12 euros

Lanche (bolinho de bacalhau e sucos de laranja) 15 euros

Pizza hut 2 fatias e Ice tea- 6,5 euros por pax

 

Realmente não gostei de Portugal. Conheci pessoas ótimas em Lisboa o que ajudou a tirar a imagem de gente grossa do Norte (Porto/Braga), mas mesmo assim achei decadente e suja em geral. As pessoas não são bonitas, o pessoal é baixinho..rs. Acho que em muitos aspectos lembra sim o Brasil, mas justamente a parte ruim, gente que não conserva a cidade, joga lixo na rua etc. Mas acho que o Brasil ainda é mais organizado, com todos os problemas.

Sair de Londres para Porto, foi um choque e sem duvida me identifiquei mais com a primeira cultura(sempre assisti a BBC e alguns programas ingleses). Gosto de organização, pontualidade, gente discreta e áreas verdes. ::love::::love::

Mas viajar para qq lugar é maravilhoso e tive sorte de conhecer, sobreviver e contar. Mas eu tivesse lido meu relato não ia mesmo para Portugal... ::hãã::

598da1fba4f86_DIA2.jpg.c644a9b8490e1e25f8c55936ebb19a79.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Gostei muito do relato! Parabéns por ter convencido sua mãe a sair um pouco do convencional e a se "arriscar" um pouco fora dos pacotes.

 

Também penso como você, absolutamente nada me atrai em conhecer Portugal - aliás, sempre que vejo alguém dizendo que "sonha em ir pra Portugal", já pergunto logo: - Você fala inglês? A resposta é quase sempre negativa, e daí eu já tiro minhas conclusões, haha.

 

Mas Londres realmente parece ser tudo o que falam e mais um pouco. Gostaria muito de conhecer, e lendo seu relato, mais uma vez parece-me que aquela história de que "Londres é caríssima" é mais um mito, mesmo. Planejando-se e pesquisando bem, acho que não dá pra sair falido, não, rs.

 

Parabéns mais uma vez pela viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que bom que deu tudo certo!!! Pena por não ter gostado de Portugal... Mas fazer o que, acontece... Nem sempre a gente acerta... Tomara que a sua próxima viagem seja perfeita!!

 

Eu também gostei muito de Londres, foi um dos melhores lugares que já visitei, e estou querendo voltar lá!! O pessoal fala que o pessoal do norte da Europa é frio, fechado, etc... Mas em compensação todo mundo é super-educado, atencioso, prestativo, etc...

 

Valeu Adriano! Tomara, pq vai demorar para sair outra infelismente.. Acho que teria sido 10 de fosse para França ou Holanda.

Mas como disse minha mãe queria muito ir e apesar de tudo ela gostou e isso que importa para mim.

Os europeus da Inglaterra, Alemanha, França etc são mais fechados, não puxam muito papo mesmo, mas educados. Nunca ouvi tanto " sorry" na vida. No tube então.. Mas gostar ou não vai da personalidade do viajante né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Gostei muito do relato! Parabéns por ter convencido sua mãe a sair um pouco do convencional e a se "arriscar" um pouco fora dos pacotes.

 

Também penso como você, absolutamente nada me atrai em conhecer Portugal - aliás, sempre que vejo alguém dizendo que "sonha em ir pra Portugal", já pergunto logo: - Você fala inglês? A resposta é quase sempre negativa, e daí eu já tiro minhas conclusões, haha.

 

Mas Londres realmente parece ser tudo o que falam e mais um pouco. Gostaria muito de conhecer, e lendo seu relato, mais uma vez parece-me que aquela história de que "Londres é caríssima" é mais um mito, mesmo. Planejando-se e pesquisando bem, acho que não dá pra sair falido, não, rs.

 

Parabéns mais uma vez pela viagem!

 

Que bom que gostou! Sempre digo que encontro aqui todas as infos para minha viagem é melhor que qq guia.

Também acho que Portugal é um destino "preguiçoso" para um pessoal que não se arrisca muito. Logico, que tem gente quer quer conhecer a terra do avó, avó, super válido dai, mas pelo menos deve aproveitar a passagem que ainda é cara para ver outro lado, outra cultura.

Lisboa parece o Pelourinho, e Porto sei lá parece um pais do leste europeu em colapso.

Sobre viajar fora do pacote, minha mãe comentou que adorou ficar no hostel em Lisboa e conversar com a galera. Falei que era o mesmo preço de um hotel 3 estrelas, mas não teríamos essa experiência e assessoria do staff em passeios.

 

Eu sou meio exigente, mas falo que coração que amei Londres para turistar, tem muita coisa e tudo é super bem preservado.

É cara sim, mas dá para todos os bolsos e bocas. No nosso caso quase não comemos..rs se fosse homem seria diferente, mas tb gastaria tanto em roupas! Faltou os preços de baladas, mas deve ser caro como em qq grande cidade.

Eu acho o Brasil é caro demais, não se acha uma diária em pousada na praia ou campo por menos de R$ 180,00. Em feriado prolongado então um pacote não sai por menos de R$ 700,00. E detalhe só tem taxi para se deslocar ate aeroporto, enquanto em vários paises da Europa tem metrô.

 

 

O que ajudou muito foi a promo 2 FOR 1 e o travelcard. Mas deu para fazer muita coisa e olha que faltou 2 museus importantes e grátis.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Por 1800 tá caro demais mesmo. Nesse fim de semana tem várias datas em promoção, Curitiba-Natal por exemplo sai a 380 ida e volta. Lembrando que aqui as taxas de embarque custam 40 reais, para Londres devem estar por volta de 500. Veja só:

 

http://www.melhoresdestinos.com.br/promocao-passagens-tam-30.html

 

Só tem que ver se nas datas que você pode ir o preço está em conta, infelizmente tudo fica caro em dezembro. Tente viajar na primeira quinzena, que sempre sai mais em conta. Ainda assim, ano passado fiz Rio-Recife ida e volta em dezembro por 250 reais, o que matou lá foi a hospedagem. Quarto privativo em hostel saiu a 150 reais, mais caro do que a hospedagem que estávamos vendo na Alemanha, em hotel ...

 

Quanto aos hotéis em Natal, se você encara algo sem luxo, mas limpo, consegue facilmente hospedagem em quarto privativo por até 70 reais e em hostel como o Luacheia, que é dos melhores do país, por menos de 50.

 

É claro que Londres é outra experiência e eu mesmo prefiro viajar para a Europa, mas se a questão é grana, Natal ainda é uma ótima opção econômica.

 

Abraços.

 

(Renata, desculpe o offtopic).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sem problemas, tb vou dar minha opinião, pois conheço bem o Nordeste (RN, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Bahia)

Se for para qq capital, vai ter que desembolsar uma grana em passeios e aluguel de carro. As capitais só servem de base para conhecer outras praias e lugares. As praias urbanas são sujas. Dai que o bicho pega, pq alguns passeios como Buggy nas Dunas de genipapu deve estar uns 300,00 para 4 pessoas (e para achar essas pessoas p/ dividir?) Paguei R$180,00 há 10 anos atras.. Passeio e mergulho nos Parranchos de maracajau tb foi caro, passeio para Pipa tb. Sem falar nos passeios picaretas como a praia do Francês perto de Maceio.

Concordo com o Adriano sobre as passagens, é muito caro, principalmente nas férias de verão e Julho ( dai tudo sobe hotel, passeios). O único jeito é ficar de olho nas promos e dar sorte de achar nessa data.

Outra coisa que desanima: é enrolado andar de transporte publico dependendo do lugar, o que vai levar a gastar mais. Já vi até briga de "peixeira" em ônibus no sul da Bahia.

Em uma viagem fiz uns 500 km na Bahia ( Salvador/Morro de SP/Valença/Península de Marau/ Itacaré/Ilheus) só com transporte local e foi fogo! Em vários momentos tive que pagar transfer ou taxi, pq é inviável, mas valeu a pena.

Depois que vc viaja para outros lugares super organizados dá uma desanimada de passar tanta "aventura", mas o Nordeste é lindo e as aguas mornas compensam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O buggy, assim como muitos passeios no Brasil, dá pra negociar. Há 2 anos eu e minha esposa conseguimos nas dunas por 50 reais os dois juntos, mas depois de um bom papo. Já Maracajaú não tem jeito, é facada mesmo e nem achei isso tudo, foi uma decepção.

 

Transporte público é realmente muito ruim, nós andamos por lá de carro. Nesse aspecto eu sinto uma saudade enorme da Europa e por algum tempo só queria viajar pra lá. O lance é ter grana E tempo para viajar, pois não dá para ir e passar um feriado ou só o recesso de fim de ano. Eu tava com 2 roteiros prontos para esse ano, mas é um parto conciliar férias de um casal e separar a grana por um tempão na expectativa de que saísse a escala e a gente conseguisse negociar o mesmo período com as chefias. Nesse meio tempo, várias promoções rolando ... acabamos trocando o duvidoso pelo certo, pintou uma promoção muito boa, pegamos o recesso de fim de ano (prolongado, temos folga entre o natal e o ano novo) e vamos para Aruba e Curaçao. Daria para fazer como você fez, uma viagem mais curta para a Europa, só que eu prefiro evitar o continente no inverno. Os dias são muito mais curtos, faz muito frio e muita coisa fecha nos feriados. Bom é ir na primavera, como você fez, com o melhor dos mundos.

 

Comentando um pouco o seu relato, minha experiência em Portugal também foi muito desagradável, embora tenha ficado bem menos tempo que você. O país está lá embaixo na lista de prioridades para voltar, se é que isso vai acontecer. Achei o povo muito grosso e, embora haja aqueles que pensem o contrário, é incrível como vejo gente reclamando disso. Certamente não é por acaso. É como costumo dizer, me parece que ainda acham que somos colônia. Já a cidade em si não achei caída, o que conheci estava bem conservado.

 

Londres estava no nosso roteiro de lua de mel e saiu aos 45 do segundo tempo, até passagem aérea de Milão pra lá estava comprada e tivemos que assumir o preju. Minha esposa ficou louca lendo os relatos da imigração, morreu de medo de ser barrada por inventarem qualquer coisa e não queria mais ir de jeito nenhum. Até com razão, pois já tivemos problemas com fiscais babacas numa outra viagem internacional. Ela chegou a ficar sabendo de um livro de um ex-fiscal da imigração de Londres que, "baseado em fatos reais", escreveu que lá barram gente até pelos sapatos que usam (refusal shoes é o nome do livro), mas é óbvio que essa parte é ficção. Depois ela percebeu que era exagero, que são casos isolados, a maioria viaja e não tem problemas. Acabou se arrependendo, vamos deixar para conhecer numa outra ocasião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...