Ir para conteúdo

31 dias sensacionais na Bolívia e Peru (com fotos) - 03/2013


Posts Recomendados

  • Respostas 134
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Nao sei como vc se lembra dos precos de tudo!

 

Ta otimo o relato, boas memorias!

 

Philbin, vou te falar que nem eu sei como...mas vou tentando né!! E tem pouco tempo que voltei tbm!!

Fui tentando manter um diario durante a viagem, mas ficou um dia atrasado, depois outro...uma semana e desisti! hahahhaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Kkkkkk Debora.. eu ainda nao sei quando irei... a grana esta curta e os amigos estao meio desanimados... kk Mas um dos motivos do Mochileiros e conhecer pessoas... kkkk e aqui estou!

 

Estava pensado em algo como Janeiro do ano que vem.. Ferias do serviço e da faculdade...

Poxa to curioso com a continuidade do relato! Kkkk:grin:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Kkkkkk Debora.. eu ainda nao sei quando irei... a grana esta curta e os amigos estao meio desanimados... kk Mas um dos motivos do Mochileiros e conhecer pessoas... kkkk e aqui estou!

 

Estava pensado em algo como Janeiro do ano que vem.. Ferias do serviço e da faculdade...

Poxa to curioso com a continuidade do relato! Kkkk:grin:

 

 

Hahhahhaa...po, cara, mesmo que vc vá sozinho, vc não ficará sozinho! Vc encontra sempre a msm galera e dá pra juntar me grupos, etc!! Mas não deixa de ir, ok!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uyuni! Parte 1

 

sim! No min terão aqui 2 partes! Afinal são três dias que parecem uma semana!

 

Mal podia acreditar que estávamos a caminho do deserto de sal! Cara.. Depois de tudo que lemos e fotos e tudo.. Estávamos indo!

Pegamos o onibus em Sucre pra Potosí as 15 e pouco ou 16 e pouco! Já perceberam que horários não são meu forte né? Hehe Como já disse no post anterior as cholas vendem comida na estrada.

Detalhe que não contei. Sempre tínhamos água com a gnt! Sempre tenham água! A Bolívia é seca e água a gnt bebe mto! E sempre tínhamos comida tbm.. Comida.. Se pode ser chamado assim. Era besteira msm! Hehe.. Nossa dieta entre refeições era basicamente constituída de pringles (super barata na Bolívia), Oreo, chocolates e coca Cola. A minha ainda continha gatorade .. Mas só quando chegamos em La Paz! Hehe

 

Não posso falar muito sobre as belezas do caminho, mas posso falar sobre os lindos sonhos que tinha! Hehehe Sabe aquela pessoa que senta e dorme a viagem toda? Sou eu! Bicho.. Tem nada pra fazer.. Literalmente nada! Vamos dormir né, que passa o tempo! :roll:

 

Então acordei em Potosi! Hehehe. Descemos do ônibus já eram quase 19:00. Fomos procurar os guichês pra comprar a passagem pra Uyuni, achar a mais barata! La tinham umas mulheres gritando anasaladamente UYUNIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII..... Hahaha.. Que chato! Mas fomos procurando e achamos um que saia às 19:30.. Era esse msm! Compramos, pagamos lá a taxa de uso da rodoviária (tanto na Bolívia quanto no Peru, pra embarcar vc tem que pagar a taxa de uso do terminal, geralmente num guichê diferente do que vc comprou a passagem e é sempre baratinho) e fomos pra plataforma esperar.

Foi fazendo um frio.. Na boa.. Frio! Até então não tínhamos passado tanto frio. Sucre e Sta Cruz são cidades quentes. Colocamos nossos casacos, despachamos as malas e entramos no ônibus. Pegamos os últimos lugares do ônibus! Tipo lá atrás, igual ônibus de transporte público. E a cadeira que eu peguei era menor que a cadeira normal pq eram 5 bancos na última fileira. Do nosso lado sentaram dois japinhas. Ai estávamos lá conversando quando ouço eles conversando, olhei pro lado e um deles descobriu o botão do lado do banco. Quando ele apertou e o banco desceu, foi uma felicidade surreal e um grito de espanto.. Óooooooooo! Ele olhou pro lado, falou algo inteligível e o outro apertou o botão e prontamente soltou outro Óooooooooo! Hahahaha... ::lol3::::lol4::::lol3::

Eu ri, e perguntamos pq eles tavam espantados.. Afinal, eles são uma das maiores potências em tecnologia e se espantaram com uma cadeira de ônibus reclinável! Hahahahaha.. Conversamos um pouco e adivinha?! Apaguei! Hahaha

 

PARÊNTESIS ..hehe.. Potosi ou Potono!?

Pra gnt foi Potono. Não tinha nada lá que queríamos ver! Além de que queríamos muito chegar logo no Salar e em La Paz. Lá tem o famoso passeio das minas. Agora não lembro qual das muitas pessoas que conhecemos que nos disse que explodiram uma dinamite com eles dentro da mina, do tipo, pessoas, corram que vai explodir!!! O.0

Não quisemos fazer pq nos falaram também que tem mto trabalho infantil e lá os trabalhadores morrem cedo por causa do trabalho árduo, tomam álcool 90% e mascam folhas de coca o dia inteiro pra poderem aguentar. Cara, não quis ir. Não queria ver como era, ou ajudar algum tipo de turismo num lugar onde as pessoas trabalham de forma sub humana, mas aí vai de vcs.

Aqui tem um link pro que tem o que fazer em Potosi. http://www.bolivia-online.net/en/potosi/134

Fecha parêntesis

 

Acordei em Uyuni já meia noite! Um detalhe. Lá não tem rodoviária, é uma rua onde todos os ônibus param e onde tem as agências pra vc comprar as passagens.

Descemos, um frio do caramba e pegamos um táxi. Meia noite, frio, escuro... E ainda bem que tínhamos lido o relato do Sorrent e sabíamos o Hostel que íamos ficar! Rá! 8)8)

 

Ficamos no Marith. O Phill saiu do taxi e foi perguntar se tinha vaga, mas assim que chegamos um táxi parou atrás da gnt e a mulher, israelense, começou a falar na frente do Phill! Interrompendo ele! E ia pegar nosso quarto! Vaca! ::grr::::vapapu:::x

Os homens de Israel são legais, mas as mulheres.. Nem eles msm gostam delas! Incrível!

Conseguimos nosso quarto. Pegamos nossas mochilas e esquecemos as águas no táxi! Isso ia se repetir muitoooooooooo até o fim da viagem!! Esquecíamos nossas águas em tdo qto era lugar! Haeuaeuheauaeh Tapados!! ::putz::

 

 

Pagamos cada um 55 bolivianos num quarto quádruplo, mas que só nós 3 dormimos.. Vcs lembram que eu me cortei no primeiro dia? Então.. O corte ainda estava aberto! Ai, mamãe médica.. Mas meio que não sabendo mexer mto bem em tecnologia, tirei uma foto do meu pé e mandei pro meu primo! Hahaha.. Pq sempre que eu trocava o curativo, abria de novo.. E tava fundão!.Ela disse que tava bom.. Mas ainda aberto pra tomar cuidado!

 

No dia seguinte acordamos super cedo.. 7 e mto da manhã pq ainda tínhamos que ir procurar agência pro passeio.. Tínhamos lido sobre várias agências! O próprio hostel oferecia em conjunto com a Olivares.. Algo assim. Até tentamos essa pq o Sorrent foi e não teve problemas, mas o cara da agência não tava por lá. Então saímos em busca de outra. Assim que chegamos na praça uma mulher veio falar com a gnt. Antônia era seu nome. Elá foi super simpática e nos oferecu o passeio por 700. agradecemos e fomos procurar outros. Assim que viramos as costas e outra mulher veio falar com a gnt, ela veio falando..vcs são 3, faço mais barato... 650!

 

Como tínhamos ido com a cara dela, fomos ver a agência da mulher! Quando chegamos na parede tinha uma cacetada de recomendações! Ficamos empolgados, ela nos deu uma super explicação de tudo, não mentiu sobre as entradas dos parques ( Pra visitar a laguna colorada, geisers e a piscina termal tem que se pagar mais 150 bs) que muitos dizem estar incluído, mas não está! Se falaram que está incluído, peçam recibo descrevendo exatamente tudo o que está incluído TUDO!!!! Pra depois não caírem na roubada de muitos que pagaram mais caro e chegou lá e tinham que pagar ainda a entrada do parque.

 

Também perguntamos se podíamos deixar nossas mochilas na agência, pq no final das contas, como íamos voltar pra Uyuni e ir pra La Paz, só íamos levar a mochila de ataque com os essenciais.

Acabamos fechando com a Antônia mesmo, pra sair as 10, se não me engano. Cara, já disse que sou péssima pra lembrar os horários. Vamos supor todos! Hahaha

Falamos pra ela que íamos voltar pra Uyuni e ir pra La Paz. Daí ela disse pra irmos logo comprar as passagens de ônibus. Nos deu até a opção dela msm comprar pra gnt! Uma fofa

Também falou pra gnt quais eram as melhores cias. Tinha uma que era 230 bs. E outra que era 100 bs! Negão, se tem uma mais barata por menos da metade do preço é essa msm! Uheahuaehuueahae.. E sabe qual foi o melhor??? Os dois eram ônibus semi leito! A diferença é que o de 230 tinha refeição! Só!!!!!! Mais nada!!

 

Chegamos lá pra comprar, mas como ainda eram 8, não tinha aberto ainda. Aí estávamos esperando, falando português quando chega um cara falando português com a gnt, vestindo um coletinho de agência. Thiago Tours. Veio falando várias coisas e começamos a conversar msm. Nos ofereceu por 700 também mas já tínhamos fechado com a Antônia, mas se não tivéssemos, eu iria com ele. A empresa é dele, brazuca e tal..seria legal.

 

Fome!!! Não tomamos café!!! Tínhamos acabado de realizar isso.. daí fomos comprar uns pães.. cara, pq eles não sabem fazer pão? Todos que comemos não eram tão bons. O pão foi fácil..o duro foi achar manteiga!! Hahahaha Ngm naquela cidade comia manteiga, margarina, qq coisa!!! Depois de mto rodar.. mas assim.. mto..a cidade tipo toda, que nem é grande, mas é mto por uma manteiga, finalmente achamos. Compramos 10 pães por 5 bs, a manteiga nem lembro.. fiquei tão feliz de encontrar que nem lembro o preço! Haha Voltamos pro hostel, comemos lá no restaurante deles e na cara de pau ainda fui pedir talheres pra mulher da cozinha! Hahahaha

Ah, nessa volta ai a procura de pão, também compramos vinho pra bebermos a noite nos hostels... compramos 3 garrafas, água e comidinhas, leia-se chocolates, oreo, pringles! haahaha ::otemo::

 

Mochila nas costas, partiu agência. Enquanto estávamos lá, pedimos um chá de coca ( detalhe aqui: Compramos folhas de coca em Sucre msm. O melhor foi a gnt perguntando pro guarda onde se comprava coca! uheahueahuae.. Ah, outro detalhe importante..não se mastiga a folha de coca. Vc põe um bocado na boca, dá umas mordidinhas e põe na lateral da boca, na bochecha e fica sugando o suquinho. Dá pra passar um bom tempo com elas, mordiscando a medida que o suco vai acabando ) e o Phill foi lá comprar as passagens. Compramos a de 100 bs com a Omar!

 

Esperamos e esperamos..enquanto isso tinha um grupo de israelenses no restaurante onde a agência da Antônia fica. É um restaurante mto bonitinho e dentro dele, tem uma sala de vidro, onde ficam as coisas da Antônia.

As israelenses foram extremamente mal educadas com a mulher que as estava atendendo.. Aliás, so elas estavam sendo atendidas no restaurante pq só havia o grupo delas.. Eram umas 8 ou 10 pessoas.. Mas msm assim, era só o grupo delas! Enfim.. Gostei menos ainda das mulheres de Israel. Mas estávamos ali e Salar, baby!

 

Uhulllllllllllllllllll! Entramos no carro e conhecemos nosso guia, o Rudy! Não podia ter sido melhor! Super animado! Nosso carro que não era o mais novo dos jipes, mas tava tdo valendo! Haha.

 

Pegamos no caminho a Katy! Uma costa riquenha louca! Mto figura e que já viajou vários lugares do mundo sozinha, como estava fazendo agora pela Bolívia e Peru. Depois pegamos um casal, Macarena, uma equatoriana que mora na Bolívia e Diego, equatoriano, que estavam hospedados num hotel de sal, igual aqueles que existem de gelo?! Pois é, esse era puro sal! E começamos! Primeira Salar!

 

Cara, eu descobri várias coisas sobre o Salar por lá msm e agora, que voltei e fui fazer uma busca mais detalhada das coisas e tal. Aqui tem um resumo bem legal e a lenda da formação do Salar!

http://www.bolivia-online.net/en/potosi/134/salar-de-uyuni-dep-potosi

 

Antes de msm entrarmos, encontramos a família que foi na van com a gnt em Santa Cruz. Eles fizeram Santa Cruz Sucre de ônibus e disseram que nós tínhamos toda razão de querer ir de avião! Mais uma opinião aí pra vcs irem de avião nesse trecho.

 

Entramos no Salar! Bem na entrada tem uma placa fazendo tributo a dois grupos que morreram lá pq o carros deles bateu de frente. Todos morreram. O Salar é altamente perigoso por vários motivos. Por ser só sal e com mínimas referências geográficas, só quem é perito na área sabe andar por lá! E nem adianta falar.. Ahhhh, mas existe GPS! É verdade.. Existe, mas lá não funciona! ::sos:: Pra vcs terem idéia, duas semanas antes de chegarmos lá, morreu uma família inteira de ingleses congelados pq foram sem guia e se perderam!

E não fiquem enganados com o sol, é um frio! Todo mundo usando casaco, gorro, calças, etc! E passando protetor em tdo quanto era local exposto. PASSEM PROTETOR! POR FAVOR! Fica a super dica! Levem protetor labial tbm! Não se enganem, o bicho pega! Fiquei com os lábios roxos de queimados!! Dormi com bepantol nos lábios alguns dias!! Alias, dormir com bepantol na boca, dica salvadora!!!!! Seus lábios não racham!!!

 

Cara, tiramos muitas fotos! Muitas! O Rudy era guia, cozinheiro e fotógrafo! Falando em comida, já está incluso no pacote, café, almoço e janta! Então no almoço, o Rudy nos deixou num local.. Andou uns 200 metros com o carro e mandou a gnt ir andando pra lá em papo de 20 Min pra ele poder ajeitar nossa comida! Foi ótima! Bife de lhama, quinoa (que gostei tanto que adotei na minha dieta brasileira tbm), salada e de sobremesa, banana! Pra beber, coca! Comemos no chão msm, ficamos com a bunda toda branca de sal e foi maravilhoso! Hahaha..

O Rudy nos contou que tem só 30 cm de sal e depois disso é só água! Incrível! Tem uma foto de um buraco que fizemos no chão, realmente tem pouco sal! Nesse momento deu um pouco de medo.. Hahaha...

 

8746909618_98d271b6dd.jpg

Rudy e nosso almoço

 

8746909668_400b47063a.jpg

Experiência única: almoçar lhama, quinoa no chão do Salar!

 

8746909648_b083af6ecc.jpg

Rudy tbm era fotógrafo

 

8746909696_ac59084afc.jpg

Jump!!!!!!

 

8746909836_378c6a1792.jpg

A galera tipo capa de CD

 

8746909976_8ee9fd8865.jpg

A água embaixo da crosta de sal

 

8644195975_f67fddf91d.jpg

Pilhas de sal

 

 

8745859745_aa4d87713c.jpg

Go away!!!

 

 

8745859697_3e44515b90.jpg

Tava com fome!

 

8745859661_7a18599078.jpg

Smash!!!

 

 

Comidos, carro e fomos pro cemitério de trens! Mto legal! Tem em vários estados de enferrujamento hahha.. E a vista é linda demais!

 

8745859865_5e69e43361.jpg

 

 

8745859813_805b9cd54e.jpg

 

 

8745859771_af56e57e3a.jpg

Acho que preciso malhar um pouco mais...hahha

 

 

 

Depois disso fomos pro Hostel. Já tava ficando tarde.. Chegamos lá uns dos primeiros. Achava incrível isso.. Nosso carro era o mais lento, o Rudy dirigia na dele, sempre devagar e sempre chegávamos antes de todos!

No hostel o Rudy nos disse que ficariamos num quarto nós 6 e que o jantar seria servido no refeitório. Ficaram lá tbm uns 7 carros, cada um com 6 integrantes. Quando chegamos vimos um grupo de homens que tinhamos perguntado de manhã onde eles tinham fechado o passeio pra saber as agências que tinham por lá.. Elés não souberam dizer bem, pronunciar o nome.. Depois nós entendemos que eles quiserem dizer Thiago! Hahaha e adivinha de onde eram? Hein, hein.. Só uma chance, vai!

Acertou quem pensou Israel.. Óbvio!

Depois da comida,resolvemos que íamos jogar beer games! O Phill conhece vários! Incrível! Juntamos nosso carro e o deles que eram 4 israelenses e um casal de australianos. Lá no hostel vende cerveja. Mas era mto caro e quente.. 20bs..mas tava valendo... Ai tentamos aprender o nome deles.. Óbvio que foi impossível.. Ai um deles era Zee, outro Willy, outro que perguntamos se ele achava que a carta que tava na mesa vermelha ou preta.. Ele respondeu branca! Virou white boy. E o Zee falou que o nome dele seria zeeman! Hahaha.. Imagina a zoação que não foi! Hahaha a.. A pronúncia não o ajudou! Haha.. tadinho... Ficou quase sendo chamado de sêmen o resto da viagem.. E o outro se chamava johnatan! Terminamos de jogar, fomos dormir.. coloquei minha câmera pra carregar e fomos dormir!

PS: Tinha banho quente.. 10 bs!!!

 

No meio da noite, começaram a falar alto, entrar no nosso quarto, acender a luz, a gnt não estava entendendo nada!!!!

Quando uma bela hora descobrimos: Uma mochila de um dos quartos desapareceu! Com tudo de valor que tinha dentro. Por isso que digo, tranquem tudo!! A primeira coisa que fiz foi olhar pra minha câmera, que tbm não era daquelas pequenas, era uma semi profissional, e ver se ainda estava carregando! Tudo certo! Ufa!

 

Mas o nosso quarto tinha um quarto anexo, tipo, uma porta como se fosse uma suite, mas era um outro quarto, onde dormia o staff!! Não tinha ideia disso quando fomos dormir!! Resultado de tdo, não dormimos, acharam a mochila dentro do quarto do staff, mas sem nada de valor dentro. Sumiu uma câmera profissional. Era pra gnt sair as 7:30 , ou algo assim, pro segundo dia, mas nos prenderam lá até acharem a máquina! Mas obviamente ela ja tinha sido levada do hostel há tempos!! Ofereceram 1000,00 usd pra eles, que não aceitaram e disseram que valia 3000,00.. Na boa, se tivesse com uma câmera dessas, dormiria agarrada com ela, ou trancada na mochila, que estaria trancada em mim..como não sei, mas não deixaria nunca ela assim..

 

Tudo resolvido.. Carro e segundo dia de maravilhas deslumbrantes!!

 

Detalhe que não contei!! Não fomos nos Cactos!! :( Choveu demais e estava alagado!!! São riscos da época de chuva

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...