Ir para conteúdo

América Central - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 127
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

E aí!!! Já estive em El Salvador, Costa Rica e de passagem por Panamá e apesar de não ter ido de ônibus, andei conversando com a galera de lá e me informaram que existem ônibus interligando estes países...aliás por quase todos passa a Panamericana, que é a estrada que sai do Chile e leva a los EEUU. Putz..ainda vou fazer esta viagem tb!!! Mas, aposto que apesar de ter ônibus os horários e dias não são tão certinhos. Por isso, é melhor ir com tempo.

Na minha opinião os países mais interessantes são Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras pela cultura que se preserva por lá. Tem altas ruinas Mayas e vulcões ativos ou simplesmente vulcões que viraram lagos.

El Salvador tem a economia dolarizada e é um país caro. A Costa Rica que tem uma economia bem estável pela prática do ecoturismo que é muito forte, é interessante, mas é um território gringo é muitas praias já foram invadidas por resortes gringos. Mas enfim, es un viaje estupendo.

Como los centroamericanos se llaman:

El Salvadoreño = Guanacos

Hondureños = Catrachos

Guatemaltecos = Chapines

Nicaraguenses = Nicas

Costarisenses = Ticos

Panameños = Canaleros

Aliás, nunca chame um Tico de Nica, ou vice-versa...eles não se gostam muito!!

 

Boa viagem!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Hola Muchacho! Ja fiz inúmeros mochilões pelo México. Vale a pena! O transporte da região central é muito bom e barato, assim como a hospedagem. No estado de Morelos você poderá encontra o que eles chamam de "ruta revolucionaria", ou "pueblitos" muito charmosos por ondem passou os veteranos da revolução Mexicana. Destaque para Tepoztlan e Amatlan de Quetzacoatl, umas cidadezinhas super místicas. A capital Cuernavaca, cidade da primavera, é bem legal de se conhecer. É marcado pelo Palacio de Cortez e varios barzinho de trova bem legal (plazuela del zacate). A menos de uma hora da cidade, no estado vizinho tem Taxco.. Que é bonitinha para uma visita. è a cidade da prata, toda branca...

Mas mais doido mesmo, na minha opinião é o sul..onde o lancede transporte e hospedagem começa a encrencas. Oaxaca Chiapaz, Yucatan... Este percurso pode ser feito pela "ruta maya" já predestinado.. que cobre mais ou menos 12 sitios arqueologicos, que são orgasmos visuais. surreais!E que vai passando por algumas cidadezinhas e capitais.Em yucatan está Cancun e a ilha de cozumel que não é recomendado se você não ta afim de gastar grana ou falar inglês. Lá é a verdadeira gringolandia ... E na verdade, as praias mais bonitas mesmos ficam nos arredores. Agora não sei como esta a situaçao, mas não é recomendado passar por Chiapaz sozinho.Mas isso não ´pe problema pq você sempre encontra alguém no caminho... Quando fui a "rebeliao zapatista" estava borbulhando, havia muitos militares nas cidades e estradas. Mas de qualquer modo, vale muito a pena!!”Zapata vive y la lucha sigue” Tequila e Mezcal muito boas naqueles lados. De lá é um pulinho para chegar na Guatemala, que é bem pobre, mas tem algumas coisas interessantes. Realmente tem muita coisa para ver na america central, em principal no Mexico. Qualquer duvida mande um e-mail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Qual sería o melhor caminho para se chegar ao México por terra? Sería possível ir pela Panamericana a partir do Chile, ou teria que usar o mesmo caminho do pessoal que vai para o Peru? Venho sonhando com esta viajem a mais de um ano, mas como eu disse anteriormente sou "marinheira de primeira viajem" se alguém puder me ajudar enviando algumas dicas?

 

Desde já agradeço,

Lú.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Em 2002 saí da Costa Rica e fui para Nicarágua, Honduras, Guatemala e México por terra, fazendo a maior parte do caminho de ônibus.

Tenho dicas de lugares legais nesses países!

 

É possível, mas não é seguro atravessar por terra a fronteira da Colômbia com o Panamá (Darién), devido a bandidos e guerrilhas. Ouvi dizer que é melhor ir de barco, passando por Cartagena de Indias (Colômbia).

 

[]s

BRuno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Não me lembro do nome das empresas de ônibus. A maioria provavelmente nem site tem. O que eu fazia era chegar em um lugar era ir perguntando como chegar a outro, com antecipação e confirmar. Muitas vezes não tem rodoviária. Muitas vezes para chegar no lugar que eu queria tinha que trocar várias vezes de ônibus e esperar. Para outros lugares tinha que chegar até um certo local de ônibus ou van para depois chegar de carona. É bom perguntar para onde o ônibus/van/camionete/carro vai e não se ele vai para tal lugar, se não eles te enganam e te levam pra outro lugar. Não aconteceu comigo, mas aconteceu com outras pessoas que eu conheci.

Também tem algumas cidades/lugares que já têm tudo mais organizado. Depende do que você quer ver/fazer.

 

No Lago Atitlán na Guatemala, a gente pode chegar na cidade de Panahachel e depois ir em barcos pequenos para as cidades que ficam ao redor do lago.

 

Dos países que eu visitei, o que eu mais gostei foi a Guatemala, pelo povo, pelas ruínas maias e por lugares de natureza muito lindos! Principalmente Semuc Champey, próximo a cidade de Lanquín (onde tem uma pousada muito boa pra ficar do lado de um rio!) e Laguna Lachuá, além é claro, do conhecido Lago Atitlán. Não cheguei a ir, mas dizem que Rio Dulce também é muito bonito.

 

IMPORTANTE na América Central: Cuidado com o troco! Inúmeras vezes me devolveram o troco errado, pagando qualquer coisa. Cheguei a ficar puto, pois isso acontecia muito!!! Mas não houve maiores problemas. Eu dizia que estava errado e eles me davam o que deviam na mesma hora. Só que fica aquele clima ruim dos caras sempre querendo fazer a gente de bobo.

 

Acontece de os motoristas de transportes quererem cobrar "preço de estrangeiro" (mais caro), mas isso não existe. Basta falar que você vai pagar o que todos estão pagando que eles aceitam.

 

Eu contei umas coisas pra ter atenção quando for para a América Central. Depois posso contar de coisas legais para fazer! Qualquer coisa deixa mensagem. Tenho prazer em ajudar! Gosto de lembrar dessa viagem, pois foi a primeira que eu fiz sozinho. Conheci, aprendi muitas coisas e principalmente, essa viagem confirmou e solidificou meu espírito viajante.

 

[]s

BRuno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em 2002, quando eu fui, gastei cerca de 600 dólares por mês (fiquei 3 meses e meio), com direito a transporte, hospedagem e comida em restaurante (tudo bem simples). Não conta nesse valor a Costa Rica, porque eu fiquei 5 meses em San José trabalhando e já conhecia bem, então de lá fui direto para a Nicarágua. Não estive no Panamá, mas na Costa Rica e México (Am. Norte) as coisas eram bem mais caras. Na época, o dobro do Brasil. Nicarágua, Honduras e Guatemala eram bem baratos.

 

 

[]s

BRuno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Da colombia para o panama tem um barco que sai de cartagena (nao sei o preco). dali, pode-se viajar ou em onibus inter-estaduais (de fronteira a capital e da capital a proxima fronteira) ou em internacionais. as distancias sao curtas (a maior eh no panama ate a fronteira com costa rica que deve ser entre 500 e 600km (desculpem a pouca memoria) de todas maneiras, durante a viagem, nao deixem de visitar as ruinas de copan e uma cidade no sul do mexico: san cristobal de las casas.

boa viagem galera....

felicidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Galera,

 

Seguinte, se vc quer ir do Brasil até o Sul do México ou a América Central, primeiro tem que chegar na Colômbia (óbvio).. mas descendo até o Chile e de lá subir pela costa do Pacífico, ou ir pela Bolívia (menos tempo, mas um pouco mais perigoso). Na América Central vc viaja entre todos os países pela TICABUS. www.ticabus.com. Os ônibus são bons (de fabricação brasileira inclusive). Vc viaja do Panamá até Tapachula - Estado de Chiapas no Sul do México. Dali até a cidade do México são umas 15h de ônibus. As passagens tem preço acessível, ônibus com ar condicionado, televisão etc. Só tem que cuidar porque pra EL SALVADOR brasileiro precisa de visto SIM, apesar da embaixada de EL Salvador no Brasil dizer que não.

Eu andei nesses ônibus, e conheci um Inglês que fez um vôo Londres-Rio e do Rio estava indo até a Cidade do México de ônibus e ele foi através da Bolívia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...