Ir para conteúdo

América Central - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Não fui para o México...mas em relação a Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicaragua(Eu paguei para ficar em hostels cerca de Us$4,00 quarto coletivo)...dá tranquilo Us$20,00 por dia, incluindo ai o hostel e a tranporte(no chamado "chicken bus"). Costa Rica e Panamá...fica entre Us25 e 30 doláres...ai os hostels custavam cerca de Us$10,00

Há alguns lugares que são de díficil acesso, como a Corn Island na Nicaragua ou Livingston na Guatemala que os preços são um pouco mais elevados(principalmente se for usar a internet).

 

dica: leva um saco de dormir de verão ou um lençol..em alguns lugares que fiquei, apesar de serem hostels com uma boa infra-estrutura, não botei muita fé na higiene da roupa de cama, então muitas vezes preferi utilizar meu saco de dormir por cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 127
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Dicas importantes América Central:

 

se te chamarem de PAISANO(americano) diga logo que vc é brasileiro...rs

 

não esqueça de levar a camisa da seleção brasileira.

 

passagem de retorno: Essa é uma das furadas escritas no lonely planet...Exceto o Panamá e México(que nesse caso eu não sei), nenhum dos países da América Central(Guatemala, Honduras, El Salvador, Nica, CR) exigem que ao atravessar suas fronteiras vc tenha em mãos uma passagem de saída.

No Panamá, só exigiram na imigração do Aeroporto, mas na imigração de Passo Canoas(vindo da CR de onibus) não me foi exigido, no máximo, basta que vc tenha uma passagem de retorno ao seu país.

Essa informação é importante, pois se vc for voar com a Copa Airlines eles vão querer te obrigar a comprar uma passagem de retorno.Ou seja, eles não te vendem uma passagem one way. É golpe. Caso vc tenha que viajar entre paises centro americanos, e te fizerem essa exigência, vá até um escritório da TicaBus e compra um ticket de saída do pais que vc está indo lá e apresente na Cia.Aérea.(Por ex: para ir a Guatemala, eu comprei um ticket de onibus Guatemala/El Salvador por us$11,00 e apresentei na cia aérea)

A passagem de retorno só é exigido para cidadãos centro-americanos que viajam de um país a outro. Mesmo assim, se por algum motivo te façam essa exigência, nos postos de fronteiras há vendedores de passagem de onibus, que te vendem o ticket de saída .

 

roteiro: caso vc tenha por objetivo atravessar a Am. central, tente fazer o roteiro México - Panamá ou Panamá-México. Não vale a pena começar no panamá e retornar ao panama ou méxico e dar a volta...Vc vai pagar 2 vezes as taxas de fronteira e perder muito tempo dentro de onibus...as viagens lá são demoradas, visto que a Am.Central não possui um boa malha rodoviária...para ter uma idéia se vc for direto do Panamá - até a Guatemala, vc levará 4 dias c/a Ticabus. Em média cada 400kms na Am.C. vc faz em 9 horas.

 

transportes- use e abuse do chamado Chicken bus - onibus populares(são onibus escolares americanos da década de 50 e 60 que são utilizados como meio de trasporte em alguns países..é muito barato, eficiente, apesar de não possuirem lotação máxima. sempre cabe mais um..as mmochilas vão na parte de cima, mas não é motivo para stress..vc tem que tomar cuidado dentro do onibus para não vacilar com mochila de mão e não colocar dinheiro nos bolsos

NUNCA COMPRE PASSAGENS EM AGÊNCIA DE TURISMO - OU COMPRE NO ESCRITÓRIO DA EMPRESA OU NEGOCIE DIRETO COM O COBRADOR(TODO ONIBUS CARREGA UM COBRADOR)

obs: se vc for de Tegucigalpa a Managua, aconselho a viajar com a Ticabus...fiz do modo mais barato e me arrependi a viagem foi infernal.

obs: evite viajar a noite, principalmente se for onibus de luxo(que não são tão luxuosos assim)...é comum assaltos a onibus.

 

taxas de fronteira: não lembro direito, mas em média paguei uS$4 dolares para deixar um país e mais Us$4 para entrar em outro(eu tinha a impressão que em cada posto de fronteira, eles cobravam a taxa conforme a cara do freguês..rsrs)...exceto Costa Rica que eu não paguei nada, e Us$ 20,00 para deixar o Panamá...

obs:taxas aéreas são mais caras.

 

trekkings na Guatemala - subida aos VulcÕes ou trekking entre os vilarejos em torno do lago Atitlan...fazer em grupo!!!!! senão vc será roubado!!!

na subida ao Vulcão Tajamulco - estavamos em cerca de 18 pessoas e mesmo assim a noite tentaram roubar nossas mochilas que estavam naquela parte externa da barraca...lógico que quando os indios viram uma galera alucinada sair correndo das barracas nào ficou um...apesar que tivemos que ficar a noite inteira acordados, passando frio na mata, esperando uma possível volta.

 

se vc estiver em Cartagena ou Panama City...há viagens em catamaras e iate que ligam as duas cidades...na verdade é um passeio que dura 3 dias e o preço c/ tudo incluido custa 250 dolares...quase o preço da passagem aérea dentre Panama e Bogota...uns gringos que fizeram a viagem disseram que vale a pena....nna cidade do Panama vc pode agendar sua saida no Hostel Voyager International.

 

um trekking que só nào fiz por falta de grana...5 dias na selva na fronteira da Guatemala com o México com destino ao maior parque de ruínas mayas ainda INEXPLORADAS chamado EL MIRADOR. para chegar são 3 dias na selva..tudo incluído 289 doláres...5 dias caminhando(ida e volta)...saindo da cidade de Flores...apesar de ser contra utilização de guia, nesse caso eu aconselho não só pelo risco de se perder na selva, bem como, por ser uma região dominada pelo narcotráfico..isto sem falar da explicaçÕes históricas sobre as ruinas.

 

Outra furada do Lonely Planet..caso vc tenha a infeliz idéia de pernoitar na Cidade de Guatemala, não fique na zona 1, principalmente na pension MEZA..é barra pesada.

 

lá o pessoal desmata sem dó(principalmente na Guatemala e Honduras)...é comum vc estar numa trilha e ver o pessoal cortando árvores e fazendo fogueiras..além de muita sujeira nas trilhas e nas praias.

 

 

 

 

depois posto outras dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal...é impossível atravessar a fronteira entre Panamá e Colômbia de onibus....dizem que há possibilidade de fazer a pé...mas se vc conversar com locais eles vão te dizer que é suícidio pois a Região de Dárien é uma terra de ninguém, reduto da guerrilha e narcotráfico.

 

De barco - eu tentei achar um meio barato, mas só fiquei sabendo dos iates, catamaras e veleiros que fazem o passeio de 3 dias entre Panamá City e Cartagena(ou vice-versa) e que custam cerca de Us$250.

E não há saídas regulares...tem que ter um pouco de sorte para conseguir uma vaga em um desses passeios.

 

De avião..uma passagem pela Taca...Panama City/Bogotá, com escala em San José de Costa Rica, custa mais ou menos Us$180...(se vc pegar o mesmo vôo só que a partir de São José custa +- Us$350!!! - Eu estava em San José e fui de onibus até o Panama para economizar)

 

obs: Na Costa Rica, eu vi agencias vendendo passagens one way pela Copa Airlines - San José(Costa Rica)/ São Paulo, por Us$318,00!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na minha opinião vc perde muito tempo dentro de onibus se for fazer esse giro pela América Central(Panamá/México/Panamá)...a viagem se torna cansativa...Como eu gosto de curtir os lugares por onde passo com calma, eu só faria esse vai-e-volta se tivesse no mínimo uns 6 meses para curtir Am.Central....

 

Eu pesquisaria na internet ou com um agente de viagem os preços das passagens - SP/México - SanJose ou Panama City/SP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Claudio, em primeiro lugar valeu muito, altas dicas, brother !!

 

tenho algumas duvidas tbem mas vamos com calma :

 

Se é todo esse embaço entrar num país (pelo aeroporto) sem psg de saída, como é q se faz se for entrar na am. central pelo mexico e sair pelo panama ou vice versa ? Sera q eles encrispam com o ticket (open jaw), ticket como o q o vareja falou aí encima ? Só um detalhe, o lance funciona assim mesmo, dificil correr. Uma pena q pros gringos é tudo sussu eqto q pra gente nem tanto. Ja passei por isso e estava apenas trocando de aviao, nem ia ficar no lugar....

 

sei q tem um golpe das cias aereas mas existe tbém uma especie de regulamentacao, multa e muito bla bla bla mas depende do agente de imigracao, da pessoa q te vendeu o ticket, da cia aerea, do pais, do passaporte e se bobear até do papa.

 

Alguem aí tem alguma dica, ja passou por algo parecido ?

 

Falando em ticket, nao sei se vi direito mas acho q Sampa - Panama -Sampa tá uns 900 dolares ? é isso mesmo, mais caro do q pra Europa ? Q roubo !!

 

vareja, acho q a copa (taca tbém ?) faz esse trecho mas deve passar facil dos 1.000,00 uS$. E ainda tem o lance do tal ticket de saída. Bom perguntar bastante.

 

Pra quem tiver tempo, o lance eh ir de onibus (tem empresas boas) até a colombia e depois pegar carona paga num iate. Pelo q sei, como o claudio tbem falou, deve sair por uns 250,00 US$.

 

Fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pelo que eu percebi, o que alguns aeroportos exigem é que vc apresente um ticket de retorno a seu país de origem e não necessáriamente um ticket de saída do país que vc está desembarcando.

 

Em relação ao México, é melhor consultar um agente de viagem ou o próprio consulado em relação ao ticket de saida, pois como esse país faz fronteira com os Estados Unidos e eles tem diversos acordos(como a NAFTA), então talvez a imigração seja um pouco mais rígida.

 

Só para esclarecer como eu obtive as informações que passei:

Eu tinha um ticket (de varig Smiles) para qualquer lugar da AMérica do Sul...então fui para colombia... Chegando no aeroporto da de Bogota..após passar pela imigração...fui diretamente para o balcão da Copa Airlines, pois tinha que tentar pegar o próximo vôo para o Panamá, pois estava em tr6ansito e não queria pagar a taxa de saída da Colombia que se eu não me engano custa us$27,00. Nessa hora a funcionária da Copa AIrlines, me obrigou a comprar uma passagem ida-e-volta...panama/bogota/panama..chegando em Panama City, onde fiquei alguns dias no albergue, conversando com outros mochileiros, que estavam descendo desde o México, acabei mudando o roteiro da minhha viagem, e fui até o aeroporto e tentei trocar a minha passagem de volta Panama/Bogota por uma só de ida para Guatemala..Depois de chorar muito, pagando uma pequena diferença, consegui a passagem sob a condição de que só embarcaria se apressentasse na hora do check-in um ticket de saída da guatemala...sai do aeroporto e fiz uma via sacra até a Rodoviária..onde comprei na ticabus um ticket Guatemala City- San Salvador por us$11,00.

Peguei o vôo para Guatemala, chegando lá não me exigiram o ticket de saída...ai, eu fiz questão de mostrar que eu tinha, e a funcionária da imigração nem ligou....Depois desci para Honduras, Nicaragua, na qual não exigem ticket de saída..Ai da da Nicaragua para Costa Rica(de onibus)..eu fui sem ticket de saída da Costa Rica, sendo que o Lonely Planet, disse que era obrigatório...mas resolvi arriscar...No onibus, tinha umm funcionário que exigiu o ticket de saída de todos os passageiros centro-americanos e disse que o restante não precisava...Na fronteira, realmente não é necessário...Da Costa Rica para o Panama(de onibus) a mesma coisa...não me exigiram nada(mas formalmente eles exigem um ticket de retorno a seu pais,não necessariamente que seja de saída do Panama e us$500 em dinheiro..eu só tinha us$100,00 e cartão de crédito)..

 

Eu acho que a Varig ou Star ALiance tem vôos para o México/ SanJosé/e Panama..assim. pode comprar uma passagem SP/México/SP ou SP/Panama/SP...e depois que desembarcar no México ou no Panamá efetuar a mudança do trecho...mas nesse caso acho bom consultar um agente ou a Cia Aérea para não ter prejuízo na hora da troca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi de novo,

 

É um assunto importante pros viajantes então acho legal trocar informações o maximo possivel.

 

Pra mim, acho q o lance é o visto de saída do pais - o chamado "onward ticket" - pq nao creio q o agente de imigração esteja interessado se vc vai voltar pro seu pais de origem ou nao (mostrando o seu ticket de retorno, por exemplo) mas sim se vc vai sair do país dele.

 

Se vc vai voltar pra casa ou não, ele nao tá nem aí mas se vc vai sair do pais dele, isso sim. Particularmente acho q faz mais sentido mas tudo pode acontecer. Inclusive nada.

 

Acho q o motivo pelo qual ninguem perguntou do seu ticket de saida da Guatemala foi pq vc tinha o danado (rsrsrs). Vai por mim, se vc nao tivesse eles pediriam.

 

Lembra q eu coloquei aí encima q uma vez tive q comprar o maldito senão eu não poderia embarcar ? Então, comprei, paguei caro e pergunta se alguem me pediu qdo cheguei no destino ? Q nada... Agora se eu nao tivesse o tal ticket iriam me pedir. Pois é, o Murphy e sua lei gostam de aparecer nas viagens de vez em qdo...

 

Acho q vc teve bastante sorte por poder mudar o trecho do seu ticket, mesmo pagando uma taxa. Bom saber.

 

Qto ao resto foi mais sussu pq vc fez por terra (a melhor maneira) pq por aviao a imigração é mais chata mesmo.

 

Mudando de assunto : pelo q sei, nn america central apenas Belize exige visto pra gente tirando com antecedendia, certo ? (nao podemos pegar na fronteira). Sei q vc nao foi pra la mas nao custa perguntar, afinal vc esteve por aquelas paradas. Falando nisso, acho q El Salvador exigia mas nao exige mais visto pra brasileiros, pelo q sei.

 

Vc citou honduras...chegou a ir pras ilhas ROATAN e UTILA ? Lá é o lugar mais barato do mundo pra se aprender a mergulhar. E se for na epoca certa, ainda pode nadar com tubarão baleia...

 

Abraços,

 

Zeba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na Guatemala, eles não exigem ticcket de saída..só para cidadãos centro-americanos. Eu tive certeza disso, quando entrei em honduras e voltei para Guatemala de onibus.

 

Eu só vi rigor na fronteira entre Costa Rica e Nicaragua, onde os nicaraguenses sofrem um pouco para entrar na Costa Rica.

 

Há uma acordo que foi firmado entre os países centro-americanos que em relação a exigência de ticket de volta, mas só atinge os cidadãos desses países que são obrigados a portar.

 

Eu só quis passar o que presenciei..agora é como diz o Silvio Santos.."É POR SUA CONTA E RISCO"....até porque o agente de imigração pode inventar alguma exigência para tentar tomar uns trocados.

 

Resumindo, se eu fosse viajar pela AMérica Central, eu compraria um ticket SP/México - Panamaa/SP, mas se tiver com receio da imigração, sugiro que compra uma passagem SP/México/SP ou SP/Panamá/SP, para não ter problema do ticket de saida...e depois cancelaria a reserva e mudaria o trajeto na passagem de volta...

 

 

Em relação a Honduras eu fui para Tela..não fui para Utila e Roatan pois não mergulho..Mas confirmo que lá é o local mais barato do mundo para mergulhar.

 

El Salvador - aboliu o visto para brasileiros

Belize - é necessário visto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal, sou novo no site e estou planejando uma viagem de volta ao mundo saindo de São Paulo, no entanto até os EUA pretendo fazer por terra, no seguinte roteiro : Brasil - Bolivia - Peru - Equador - Colombia - Panama - Costa Rica - Nicaragua - Honduras - El Salvador - Guatemala - Mexico - EUA (até LA). Lendo o site já pude colher diversas informações muito boas sobre o caminho que vou fazer, mas gostaria de saber se alguém tem um roteiro desta viagem com valores, nome de cidades, dicas pra evitar furadas, etc...

Estou saindo no final de maio, e pretendo chegar em Los Angeles em 45 dias, fica muito corrida a viagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...