Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

PORTUGAL-ITÁLIA-ÁUSTRIA-ALEMANHA-FRANÇA_DEZ/2012_13 DIAS

Postado
  • Membros

Olá, amigos mochileiros!

Depois de ler muitos relatos aqui, finalmente acabei realizando meu primeiro mochilão pela Europa. Já havia realizado 3 mochilões entre 2007 e 2010, todos pela América do Sul (pretendo postá-los aqui oportunamente) e esses mochilões serviram muito para aprimorar minha experiência de viajante, antes de me lançar em empreitadas mais ousadas, como viajar para outro continente. Antes de mais nada, quero deixar registrado que este é o tipo de viagem para quem tem algum fôlego, pois o ritmo de fato foi intenso. Ideal para aventureiros! Não recomendo este tipo de viagem para pessoas que queiram curtir os locais ao máximo ou viajar em ritmo mais cadenciado. No meu caso, como eu não dispunha de muito tempo, só me restaram duas opções: ou eu conhecia a Europa de maneira “intensiva”, ou teria que deixar para outra oportunidade, que sei lá quando seria possível. Optei, é claro, pela primeira alternativa! E não me arrependo em momento algum da decisão que tomei! Mas, se eu fizer outro mochilão para a Europa ou outro destino de meu interesse, como Egito/Oriente Médio, pretendo fazê-lo de modo mais cadenciado...pois viajar desse modo é uma maratona! Ainda não sei quando farei outro mochilão, mas já estou pensando em algo especial para comemorar meu aniversário de 40 anos, em janeiro/2016!!!

Conhecer a Europa sempre foi um sonho de muitos anos. Sou um adepto incondicional do chamado turismo independente, aquele onde vc mesmo planeja sua viagem, sem estar atrelado a roteiros impostos por agências. Além da maior liberdade de escolha, viajar por conta própria nos proporciona conhecer mais lugares e gastando muito menos! Já havia viajado bastante pela América do Sul e andava um pouco enjoado de viajar para países que falam espanhol, rs...queria ver (e ouvir) algo realmente diferente!

Enfim, em agosto de 2012 eu havia decidido que iria conhecer a Europa em dezembro do mesmo ano. Tudo era favorável a isso, mas aí vem aquele inevitável problema: é realmente maravilhoso, mas...para onde ir??? Na Europa, de fato, existem muiiiiiiiiiiitas opções, muitos lugares! A vontade é conhecer tudo, mas aí chega a hora de fazermos as típicas “escolhas de Sofia”. Inicialmente, eu queria ir somente à Itália, apaixonado por História como sou e pra mim, conhecer as ruínas da Roma Antiga, bem como Pompéia, eram programas obrigatórios. Mas, quando se trata de Europa, chega a ser um sacrilégio limitar-se a apenas um único país e, como dispunha de 13 dias em solo, julguei que havia tempo sim para atravessar algumas fronteiras. Incluí Alemanha, passando por Suíça ou Áustria. No final, acabei optando pela Áustria. Por fim, incluí a França também. Antes de chegar a esse consenso, cheguei a pensar em seguir de Veneza até Udine, entrando na Eslovênia, chegando até a Croácia, para retornar à Itália por ferry-boat, mas não me agradava a idéia de sair da União Européia e depois ter que entrar de novo, até porque era minha primeira viagem e não achei sensato abusar da sorte. Outro fato essencial para essa decisão é que meu domínio do idioma inglês é muito limitado, e tive receio de ter que “enfrentar” 2 aduanas diferentes (Eslovênia e Croácia), ao passo que restringir meus passos dentro da União Européia me poupariam desses stress, já que, para ingressar na Europa, a migração é feita apenas no país por onde se entra, graças a um acordo chamado “Tratado Schengen”. A partir do segundo país, é como viajar de um estado para o outro. Isso pode frustrar um pouco os colecionadores de carimbos de passaporte, mas particularmente acho essa comodidade maravilhosa! Cheguei a restringir meu roteiro entre Itália, Áustria e Alemanha, explorando melhor estes 2 últimos países e embarcando de volta ao Brasil em Munique - e de fato, isso seria o ideal, haja vista eu dispor de apenas 13 dias - mas achei terrível a idéia de ir à Europa e não conhecer Paris. Depois de mais de 1 mês trocando cidades e países, adaptando-me às minhas disponibilidades de tempo e de logística, finalmente defini meu roteiro. O foco acabou sendo conhecer Roma e Paris, talvez duas das três mais fascinantes cidades européias (eu também incluiria Londres, mas sinceramente, o Reino Unido não está entre minhas prioridades) e tudo o que fosse possível encaixar no caminho entre elas. Uma das “escolhas de Sofia” que precisei fazer, foi deixar Milão de fora do meu roteiro, devido à falta de datas, já que eu precisava estar em Munique impreterivelmente no domingo, dia 09/12, para poder embarcar rumo a Paris no dia seguinte.

Posso não ter conhecido as cidades por onde passei em sua plenitude, em algumas delas eu "só passei" realmente: Nápoles, Florença e Verona. Essas cidades certamente mereciam 1 ou 2 dias de visita, mas enfim, numa viagem dessas tem que definir um foco. E o meu era Roma e Paris! E apesar do tempo limitado, posso dizer que conheci muita coisa, pois sou extremamente organizado para viajar, levanto bem cedo, sempre uso mapas e traço meus roteiros urbanos dia-a-dia, procurando otimizá-los ao máximo: que atrações visitarei, que meios de transporte vou utilizar, por quais ruas vou caminhar, e se possível, onde existe local para fazer lanche dentro do meu itinerário, já calculando horários/locais estratégicos, para que eu não perca tempo procurando aonde comer e/ou tendo que me deslocar para longe de onde estou para fazer isso... além do mais, caminho muito e tenho realmente muita disposição! Importante: sempre dormia entre 23:00-00:30 para acordar cheio de disposição no dia seguinte. Nada de noitadas ou farras! É uma questão de perfil e escolha: ou dorme-se cedo e aproveita-se os dias e inícios de noite ao máximo!!! Ou então passa-se as madrugadas curtindo e se divertindo, perde-se as manhãs inteiras (para dormir e/ou curar ressaca, pois não há organismo que resista) e conhece-se menos coisas... Na minha opinião, o primeiro perfil é mais adequado para um viajante que quer de fato conhecer novos horizontes. Já o segundo, cai melhor para pessoas que estão indo para um determinado lugar e vão passar muito tempo por lá...e esgotando o leque turístico local, aproveita-se para conhecer "algo mais"...não é meu caso!

Antes de viajar para a Europa em Dez/2012, eu já havia feito os seguintes mochilões:

* Jan/2007 – Paraguai–Argentina–Bolívia-Peru–Chile-Argentina (incluindo Machu Picchu), 25 dias, totalmente terrestre, saindo/chegando por Porto Alegre-RS

* Mar/2008 – Uruguai-Argentina–Peru-Equador–Colômbia-Equador-Peru-Argentina, 14 dias, parcialmente terrestre com um trecho aéreo Buenos Aires-Lima-Buenos Aires, saindo/chegando por Uruguaiana-RS

* Fev/2010 – Argentina-Chile-Bolívia-Argentina (incluindo o Deserto de Atacama e o Salar de Uyuni), 14 dias, apenas um trecho aéreo La Paz-Tarija (Bolívia), saindo/chegando por Santa Maria-RS

Editado por Visitante

• Respostas 33
  • Visualizações 5.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Obrigada pela resposta completíssima!! :)

Então, eu já comprei sim, sabe aquelas compras por impulso? Porque estava MUITO barato mesmo, foi 850,00 ida e volta SP-Roma já com as taxas, então eu não resisti, mesmo sendo com a Iberia. Vou pesquisar bastante sobre a viagem e rezar pra não implicarem comigo em Madrid!! hehehe

Chego em Roma dia 9 de março, pretendo ficar 5 dias lá, uns 3 dias em Florença e uns 4 ou 5 em Barcelona pq tenho uma tia que mora lá. Depois no fim do mês começo um curso de inglês na Irlanda.

Obrigada pelas dicas!!

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Be_diniz!

Que bom que minha resposta foi util...e...Parabéns! Vc foi uma das sortudas que adquiriu uma das passagens promocionais da Iberia...na verdade eles se enganaram no valor da tarifa (acredito que era pra ser dólares e eles fixaram em reais, rs) e, só depois de alguns dias, eles se deram conta e retiraram a promoção do ar...mas, foram legais em honrar a promoção para quem havia adquirido...mais uma vez, parabéns!!!! E desejo uma boa viagem!!!!

Minha semana tá um pouco cheia, mas no fim de semana volto com meu relato...pretendo postar no mínimo o resto da minha estadia em Roma, bem como meu deslocamento até o sul da Itália....

Abraços!!!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Cadeee o resto? rsrs

Eu continuo planejando a minha, hoje reservei o hostel! =)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.