Membros Klyver Postado Junho 30, 2013 Membros Postado Junho 30, 2013 Olá pessoal!! Resolvi fazer o meu mochilão agora em setembro de 2013, em torno de 20 dias, e gostaria muito da opinião de vocês. ROTEIRO: Estas serão as cidades e o tempo que passarei, em princípio, em cada uma delas. Ressalto que a minha viagem, salvo opiniões em contrário que me façam repensar, será praticamente toda de ônibus (descartei o trem por ser bem mais caro), pois estou disposto, quando possível, a economizar em tempo e estadia viajando durante o período noturno entre os países: País/Cidade/Tempo/Meio de transporte Brasil -> Itália Itália / Roma / 1 dia (+3 dias ao final) / Avião para Berlim Alemanha / Berlim / 3 dias / Bus para Cracóvia Polônia / Cracóvia (+ Auschwitz) / 3 dias / Bus para Praga República Tcheca / Praga / 3 dias / Bus para Viena Áustria / Viena (daytrip Bratislava) / 3 dias / Bus para Budapeste Hungria / Budapeste / 2 dias / Avião para Roma Itália / Roma / 3 dias Itália -> Brasil O que acham desse roteiro?? Muito grande? Aceito sugestões! Quanto ao meio de transporte entre os países: Pesquisei bastante e por verificar que o ônibus é bem mais barato e parece ser prático, optei pelo passe da Eurolines. É interessante? Acham possível viajar de ônibus entre esses países numa boa (como disse, período noturno para economizar tempo e hospedagem)? Alguém aqui tem experiência em rodar de ônibus por lá? Alguém já utilizou o passe da Eurolines? Vale a pena? Quanto ao $$$$$ para alimentação: Tirando a passagem ida e volta, transporte entre os países, seguro, estadia, estou pensando em levar 25 euros por dia para alimentação. Estou disposto a fazer compras em super mercados, fast-food, etc. Restaurantes apenas quando forem baratos e convidativos. Isso seria suficiente?? Quanto ao transporte público: Irei utilizar basicamente o transporte público nessas cidades. Desse modo, estou pensando em levar cerca de 10 euros por dia, mas não faço ideia se isso será suficiente. O que acham? Quanto ao planejamento antecipado: Tenho uma grande dúvida quanto ao planejamento relativo aos Hostels. Devo reservar todos os Hostels antecipadamente? Estive pensando, pois como o passe do ônibus me dá uma certa liberdade para reservas, fico com receio de acontecer algum imprevisto e eu acabar pagando multa pelas reservas nos albergues se eu não chegar a tempo. Enfim, qual a dica aqui? Reservar todos os locais? Quanto à temperatura: Olhei a média de temperatura ao longo do mês de setembro e início de outubro, parece ser uma temperatura não tão fria. Por exemplo, Praga tem mínimas entre 9° e 5° em setembro/outubro. http://www.bbc.co.uk/weather/3067696 É isso mesmo? Dá para confiar? Ou é bem mais frio do que isso? Quanto aos riscos de assalto, furto, roubo: Algum alerta quanto aos riscos de assalto, furto, golpes, nessas cidades listadas? Devo tomar algum cuidado especial com relação a algo? Acho que por ora é só. Ao longo do tempo postarei mais dúvidas. Agradeço de antemão a atenção dos membros do fórum e espero, em breve, poder contar minha experiência e ajudar novos viajantes. Abraço a todos! Citar
Membros Klyver Postado Junho 30, 2013 Autor Membros Postado Junho 30, 2013 MUITO OBRIGADO AdrianoLB! Pelos meus cálculos serão 4 viagens noturnas e terei em torno de 2 a 3 dias de descanso entre as viagens. Acho que irei aguentar, mas também não posso afirmar rs. É importante para mim economizar essas 4 estadias, por isso farei um esforço e irei contar para vocês aqui como "sobrevivi" a elas quando voltar! O meu maior receio nessa viagem é conseguir estar nos dias marcados em cada destino. Por isso a minha dúvida se já devo reservar os hostels antes e se devo já comprar as passagens de ônibus antecipadamente. Ou se seria vantagem ir decidindo ao longo da viagem, por exemplo, ao chegar em um destino já reservar o próximo hostel e ônibus com 3 dias de antecedência apenas... O que você disse é muito importante mesmo, pois os bons hostels podem não ter mais vagas se eu fizer isso. Dúvida cruel! Obrigado mais uma vez pela atenção! Continuo por aqui para tirar mais dúvidas e aceitando sugestões!! Grande abraço! Citar
Membros Klyver Postado Junho 30, 2013 Autor Membros Postado Junho 30, 2013 Eu posso falar por mim, costumo viajar umas 2 ou 3 vez por ano de ônibus de Curitiba a Foz do Iguaçu para visitar minha família, pois nem sempre consigo passagem aérea a um custo aceitável. É uma viagem noturna, com 10 horas, e sempre chego quebrado, precisando de uns 2 dias no mínimo com programação mais light para me recuperar 100%... Quanto a reserva da hospedagem, também não tem jeito, ou você reserva antecipadamente e garante os lugares bons e baratos, ou tenta a sorte lá na hora... Se for reservar lá, eu faria isto mesmo que você comentou, já ter uma lista de hosteis definida em cada cidade, e 2 ou 3 dias antes, tentar fazer as reservas. Outra coisa que garante uma viagem econômica, é fazer as reservas de hospedagem e transporte o quanto antes, pois assim você garante preços com desconto em muitos locais. Já deixar para reservar tudo lá na hora, tem a vantagem de lhe dar mais flexibilidade, mas em compensação isto lhe custará mais caro. Então você terá que escolher o que é imprescindível para você: Flexibilidade ou economia... Mas independente disto, eu não recomendo viajar com um orçamento muito apertado, pois qualquer imprevisto pode lhe causar um furo no orçamento e complicar muito o seu roteiro. Imagine por exemplo se por algum motivo qualquer você perder o seu voo de Budapeste para Roma, e você tenha que comprar uma passagem na hora. Isso pode lhe causar um grande problema, pois uma passagem comprada na hora provavelmente custará no mínimo uns 200 Euros... Então se o orçamento estiver muito apertado, não seria melhor esperar alguns meses e juntar mais alguma grana? Para só depois fazer a viagem com mais tranquilidade, não tendo que ficar o tempo todo preocupado em economizar o máximo possível em cada situação. Alem do mais, a Europa vai continuar lá por um bom tempo, e ir 6 meses antes ou depois, não vai fazer tanta diferença assim... Valeu Adriano! Quanto à viagem noturna, fiz isso algumas vezes na Argentina (2x). E tudo o que eu me lembro foi de entrar no ônibus, piscar e acordar na cidade de destino. Rs. Tenho facilidade para dormir assim. Acho que por eu estar muito cansado, por ter andado durante todo o dia, quando entrei no ônibus eu apaguei. Espero que isso aconteça por lá também. Na verdade meu orçamento conta com uma margem de segurança, por isso quero economizar no que eu puder, pois se houver imprevisto terei como arcar com ele. A viagem para Itália ida e volta já está comprada e venho planejando essa viajem há um tempo. A hora chegou! O que eu não comprei ainda foram os locais de estadia e o passe de ônibus (não sei se irei comprar ainda o passe ou de maneira avulsa). Está parecendo uma melhor opção comprar apenas a estadia dos primeiros dias (Roma e Berlim) e dos últimos dias (Roma). Já as estadias durante a viagem, parece ser melhor deixar para reservar com 3 dias de antecedência. Já as passagens, não sei como fazer. Comprar antecipadamente pode ser mais barato, mas pode custar caro se houver imprevistos ao longo da viagem. Uma passagem de ônibus separada, por exemplo, pode custar 58 euros se for para daqui a 3 dias ou 29 euros se for com muita antecedência. Já o passe do ônibus me dá maior liberdade para a compra com poucos dias de antecedência, além de poder alterar as datas sem custo (acho que foi isso que eu li por lá rs). Enfim, sigo a minha pesquisa e aceitando sugestões. Mais uma vez, muito obrigado! Abraço Citar
Membros CrisB Postado Junho 30, 2013 Membros Postado Junho 30, 2013 Sobre alimentação, 25 euros por dia é suficiente para o que você está propondo. Acabei de voltar de lá, e no meu planejamento deixei 30 euros por dia pra isso. Fiz a média ao voltar e acabou ficando em 20 euros/dia. Sim, minha alimentação foi à base de fast-food/mercado, não necessariamente pela economia mas porque sou fresca com comida mesmo (e também não faço questão de provar a culinária local), então daí você pode tirar uma base. Mesmo assim, volta e meia eu sentava num restaurante e comia algo mais "tchan", e não afetou em nada o orçamento. P.S.: Dica pra enjoar menos de fast-food é tentar dar uma variada dentro do que eles oferecem. Por exemplo, no McDonalds é possível pedir salada no lugar da batata frita e suco no lugar do refrigerante. :'> Citar
Membros Klyver Postado Julho 1, 2013 Autor Membros Postado Julho 1, 2013 Sobre alimentação, 25 euros por dia é suficiente para o que você está propondo. Acabei de voltar de lá, e no meu planejamento deixei 30 euros por dia pra isso. Fiz a média ao voltar e acabou ficando em 20 euros/dia. Sim, minha alimentação foi à base de fast-food/mercado, não necessariamente pela economia mas porque sou fresca com comida mesmo (e também não faço questão de provar a culinária local), então daí você pode tirar uma base. Mesmo assim, volta e meia eu sentava num restaurante e comia algo mais "tchan", e não afetou em nada o orçamento. P.S.: Dica pra enjoar menos de fast-food é tentar dar uma variada dentro do que eles oferecem. Por exemplo, no McDonalds é possível pedir salada no lugar da batata frita e suco no lugar do refrigerante. :'> Valeu Cris! Como você fez com as reservas de hostel (ou hotel) e passagens lá na Europa? Já saiu daqui com tudo marcado? Abraço! Citar
Membros CrisB Postado Julho 1, 2013 Membros Postado Julho 1, 2013 Sim, tudo reservado. Não estou entendendo esse seu medo de não conseguir "estar nos dias marcados em cada destino". O que você receia, perder o ônibus?? Ou que o ônibus quebre no meio do caminho? Hahaha! Se você fosse em pleno inverno, ainda seria justificável esse medo, por causa das nevascas e tal, mas a probabilidade de algo acontecer é mínima e não sei se compensa o dinheiro a mais que você vai gastar por reservar tudo na hora... mas essa sou eu (sistemática, ansiosa e neurótica), você tem que fazer aquilo com que se sinta mais confortável. :'> Citar
Membros Klyver Postado Julho 1, 2013 Autor Membros Postado Julho 1, 2013 Sim, tudo reservado. Não estou entendendo esse seu medo de não conseguir "estar nos dias marcados em cada destino". O que você receia, perder o ônibus?? Ou que o ônibus quebre no meio do caminho? Hahaha! Se você fosse em pleno inverno, ainda seria justificável esse medo, por causa das nevascas e tal, mas a probabilidade de algo acontecer é mínima e não sei se compensa o dinheiro a mais que você vai gastar por reservar tudo na hora... mas essa sou eu (sistemática, ansiosa e neurótica), você tem que fazer aquilo com que se sinta mais confortável. :'> Obrigado!! Bem, perder o ônibus pode ser um motivo! Rs. Eu não tinha pensado nesse outro imprevisto do ônibus quebrar! Vou ter que considerar kkkk! No início desse meu planejamento eu pensei em marcar tudo, hostel, ônibus, etc, mas ao longo das leituras sobre "mochilão" passei a considerar a reservar tudo com apenas 2 ou 3 dias de antecedência. Como irei no final de setembro, acho que não correria o risco de não achar hostel ou passagens, mas posso estar enganado. Agora com a sua opinião, vou repensar um pouco sobre isso. Obrigado pela ajuda! Qualquer outra dica, continuo por aqui. Abraço! Citar
Membros CrisB Postado Julho 1, 2013 Membros Postado Julho 1, 2013 Acho que o problema não é nem o risco de não encontrar hospedagem/passagem, mas sim que o preço será invariavelmente mais caro (e você fez questão de enfatizar seu problema de orçamento). Normalmente quem faz isso (deixar pra reservar quando está lá) é quem quer um roteiro flexível, que resolve ficar mais 2 dias numa determinada cidade simplesmente porque gostou muito, ou vai embora mais cedo de outro lugar porque viu tudo que queria antes de previsto... mas isso não sai de graça. Quem tem o roteiro fechado e as datas definidas (que me parece o seu caso) em geral já faz tudo antecipadamente justamente pra economizar. Imprevistos acontecem? Claro. Mas é pra isso que serve aquela reserva de segurança que foi lhe falado aqui. E que provavelmente você nem vai usar. Mas como estou dizendo, isso é o "normal". Cada pessoa pensa de um jeito e você tem que fazer o que achar que vai ser melhor pra você. Citar
Membros Klyver Postado Julho 1, 2013 Autor Membros Postado Julho 1, 2013 Acho que o problema não é nem o risco de não encontrar hospedagem/passagem, mas sim que o preço será invariavelmente mais caro (e você fez questão de enfatizar seu problema de orçamento). Normalmente quem faz isso (deixar pra reservar quando está lá) é quem quer um roteiro flexível, que resolve ficar mais 2 dias numa determinada cidade simplesmente porque gostou muito, ou vai embora mais cedo de outro lugar porque viu tudo que queria antes de previsto... mas isso não sai de graça. Quem tem o roteiro fechado e as datas definidas (que me parece o seu caso) em geral já faz tudo antecipadamente justamente pra economizar. Imprevistos acontecem? Claro. Mas é pra isso que serve aquela reserva de segurança que foi lhe falado aqui. E que provavelmente você nem vai usar. Mas como estou dizendo, isso é o "normal". Cada pessoa pensa de um jeito e você tem que fazer o que achar que vai ser melhor pra você. Obrigado CrisB! O preço das passagens de ônibus, salvo quando aparece alguma mega promoção, parece não variar muito... Se eu comprar o Passe posso reservar bem próximo da partida sem alteração no preço. Então, $ não está sendo um problema nesse ponto. Preciso me decidir logo... Aproveitando esse meu tópico, alguém aqui poderia me dizer qual a melhor forma de ir De CRACÓVIA para PRAGA ?? Li alguns relatos na internet de trens, no sentido contrário, que me deixaram um pouco preocupado... http://entrecaminhos.wordpress.com/2010/04/06/o-trem-para-cracovia/ http://wp.clicrbs.com.br/viajareupreciso/tag/trem-noturno-republica-tcheca-polonia-praga-cracovia-joao-paulo-ii-eslovaquia-trem-a-noite-conexao/?topo=52,2,18,,159,77 Parece também não existir ônibus direto para Praga... Qualquer dica eu agradeceria! Citar
Membros Klyver Postado Julho 2, 2013 Autor Membros Postado Julho 2, 2013 Nos trens noturnos há vagões para vários destinos, em certo ponto eles se dividem e alguns vagões seguem para outros destinos, você tem que ter muita atenção ao embarcar, pois se embarcar no vagão errado, pode parrar mesmo em Oslo, ao invés de Cracóvia. mas prestando atenção na hora de embarcar, e ficando atento a hora certa de desembarcar, não tem problema... Valeu Adriano! Já fez esse trajeto? Cracóvia - Praga ? Como fez? Mas Oslo? Rs Esse é o problema, se eu pegasse um trem noturno seria para dormir, mas pegar um trem noturno e ficar acordado com medo de parar na Ucrânia ou na Rússia é complicado rs... Outro problema relatado pelo pessoal é que ninguém fala inglês nessas "paradas", então não deve ser fácil nem perguntar se é a estação certa ou se é a próxima estação. Encontrei uma dica na internet, mas ainda assim estou sem saber direito. Vou repassar aqui, pois logo logo alguém estará na mesma situação que eu procurando um meio de chegar em Praga saindo da Cracóvia. Vi esta dica no Couchsurfing.com, segue: "First go to Cieszyn by bus, then take a train directly to Prague. I traveled that way a month ago and I think it's the best way to get there. By the way, Cieszyn is a nice small city, so the walk to the train station in Czech is really ok. It's quite long: Kraków->Cieszyn around 3 hours, Cieszyn->Cesky Tesin around 0.5 h, Cesky Tesin->Prague around 4.5 h = minimum 8h (depends on departures and arrives)" Está parecendo bem complicado chegar em Praga. Sugestões? Abraço Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.