Ir para conteúdo

Relato com fotos, maio 2013, do Panamá ao México.


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, para repor um pouco de tudo que tirei daqui sempre que viajei posto aqui resumidamente a viagem que fiz a America Central Insular e México.

 

Motivação: Conhecer nossa Latinoamérica!

 

Meu mapa e a planilha são explicativos, ali listei os meus custos e minha rota, dúvidas respondo todas.....

 

Fui dia 28_03_13, aproveitei sair no dia antes da pascoa, pegar o feriado é claro, voltei 05_05_13, ou seja, sai e voltei do trabalho, com os feriados consegui valer a pena os 30 dias de férias...

 

FOTOS AQUI!!!!!!!!

 

http://www.flickr.com/photos/10124750@N03/sets/72157634954349629/

 

PANAMÁ

 

28/03...Voo CWB_SP_PTY.

 

29/03...No aeroporto o táxi vai te pedir 30 USS p centro, atravesse o estacionamento e dê um dólar pra alguém que esteja no ponto e tenha o cartão (eu dei 0,50) e pegue o bus direto pro albrook, aqui tem um shopping massa e já pode pegar daqui um táxi pro canal por 10 uss, ou ir pro Hotel no esquema do bus com ar condicionado e tudo....era sexta feira santa e não dava pra comprar cerveja no mercado hehehehe....fiquei em um hostel no Casco Viejo...http://www.lunascastlehostel.com/.

 

30/03...queria ir na noite anterior pra bocas, abandonei o San Blas, pois era meio explorado pelos Kinas era rota, eles são legais, mas como ia andar muito pelo caribe ainda deixei essa pra trás, como não teve bus a noite anterior (era sexta feira santa, o povo aqui é muito católico) acabei indo no sábado, depois de duas horas na fila consegui minha passagem pra almirante (bocas), viagem do cão....ar condicionado quase matou a gente de frio...fui com mais argentino, passamos a noite na estrada....

 

31/03...cheguei em bocas depois de pegar uma lancha, lugar massa, mas tava chovendo e tal, ai acampei do hostel mar e iguana...http://www.mareiguanahostel.com/contact.html....bem legal, acabei ficando dois dias na barraca, mas é hostel tbm...aluguel uma bike e fui explorar a ilha, foi bem massa e me senti bem nesse lugar.....

 

01/04....aluguei a bike e fui até a bocas del drago....passei o da de bobeira e pedalando...a noite fui no bar barco hundido e encontrei uns brasucas, antes encontrei um brasileiro que vive em bocas e construiu umas casas, figurão do Guarujá.

 

COSTA RICA

 

02/04...Peguei um transfer e fui direto pra Puerto Viejo, passei a fronteira tranquilo e cheguei no rockingjs.com, aqui o hostel é massa, a paisagem é legal, mas a vibe é ruim, muio assedio pra vender cocaína e outras cositas, não gostei e vazei no outro dia pra San José.....corrigindo, o lugar é muito lindo e talvez eu que não fiz os programs legais, é muitooooooooo caro as coisas aqui também.

 

03/04...Fiz uma viagem tranquila até a capital, e chegando lá peguei um bus e fui pro bairro são pedro, perto da UCR, fiqeui no hostel casa yoses http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g309293-d640414-Reviews-Casa_Yoses_Hostel-San_Jose_San_Jose_Metro_Province_of_San_Jose.html, muito bom, banho quentinho e tudo mais.....dei umas voltas e fui assistir um jogo do campeonato nacional..andei pela rua a noite susse..

 

04/04...Passei o dia visitando o museu nacional, muito bom, e ainda deu tempo de andar pelo centro e pelos parques, parti pra Alajuela pra ficar mais perto de La Fortuna, não adiantou muito, mas o hostel era bom..mercenário, mas bom...http://alajuelabackpackers.com/...a cidade nã tem muita atração, tem os tours pra vulcão e tal....

 

05/04...O hostel vende um transfer por 45 uss p la fortuna, eu fui de bus até ciudad quesada e de lá outro, gastei 10 uss, me encantou lá fortuna, achei uma hostel (casa) de um cara que tem uam empresa e me hospedei lá mesmo, praticamente na cozinha, já descolei uma bike e fui até as termas de tabacon...atenção...é um rio de águas quentes e não paga nada!!!!!!!!!!!

 

06/04...Passei o dia pedalando e explorando a região, dá pra encarar tudo de bike, fui numa cachoeira e depois voltei as águas de tabacon e a noite rolou um festival muito legal na praça de música e dança.

 

07/04...Parti em um trasfer que se chama jeep-boat-jeep...pra monte verde, ai encontrei o Andre que estava na mesma rota, seguimos até cancun no mesmo roteiro....em Monteverde fizemos o canopy pela extremo aventura....pesquise ai tarzan swing....veja os vídeos....http://monteverdeextremo.com/...vale cada centavo....

 

NICARÁGUA

 

08/04...Saímos na madruga e fizemos duas conexões passando a fronteira com a Nica (13,00 uss de taxa) e chegamos a Granada, essa cidade é espetacular, quente demais, mas uma beleza de arquitetura.....ficam os no hostel casa PANDA, as camas eram de bambu, 7 uss....aqui roal por 5 até....a Nicaragua é barata e o povo demais, a Costa Rica é a mais cara da A.C.....

 

09/04...Partimos pra Manágua, todo mundo diz que é perigosa, a gente andou bastante e não teve problemas, como é barato e quente demais, rola uns táxis, legal de visitar p museu nacional que fica onde fica tudo de turístico, na plaza central...a notie ganhamos uns ingressos e fomos pra o teatro nacional....tem um hotel no terminal da tica bus...os caras te acordam cedo pra pegar o ônibus...

 

HONDURAS

 

10/04...Chegamos em Tegucigalpa...cidade bem contrastada que eu não entendi muito, pois vi muita pobreza, ao mesmo tempo fui usar a net no shopping e vi lojas north face, Trekk etc....bom, valeu a visita ao museu de identidade nacional.....não tem terminal, então tem hoteis onde para o bus, e saem os outros pra guate ou p caribe, meu próximo destino...

 

11/04...Dia todo viajando pra Utila, via La Ceiba...conexão em San Pedro de Sula...aqui se diz assim: Tegucigalpa pensa, San pedro de Sula trabalha e La Ceiba festa.....chegamos em Utila e já contratamos o curso de Mergulho, na http://www.ecomarineutila.com/, ganhamos a hospedagem, aqui valeu muito a pena....Utila é o lugar mais barato pra se mergulhar no MUNDO....além do curso PADI que foi 270 uss com hospedagem e dois mergulhos extras......

 

12/04...Curso teórico de manha e a tarde em águas confinadas...

 

13/04...Curso prático em águas abertas...

 

14/04...Curso em águas abertas e mergulho aos 18 mts, 2 mergulhos...ai como ganhamos o fun dives, ganhamos mais um dia de hospedagem na faixa claro...Utila foi muito legal....

 

15/04...Demos a volta na ilha e mergulhamos em 3 lugares, no total foram 4 dias e 5 noite na ilha com direito a 7 mergulhos, certificação.....

 

16/04...Saímos na primeira lancha e fizemos La Ceiba_S.P de Sula_Copan Ruinas....passamos o dia na estrada, a cidade de Copan é muito legal e vive do turismo das ruinas....

 

EL SALVADOR

 

17/04...Passamos a manhã visitando as ruínas que são esplêndidas.....a tarde começamos uma epopeia rodoviária, queríamos fazer todos os Países e ai que ficou complica, porém não impossível... entramos na Guatemala, fomos pra El Salvador, resumo do dia, chegamos até Santa Ana (aqui rola um "receio", porque desde o Panamá todos dizem "não vá pra El Salvador" heheheh, mas não aconteceu nada.....resumo..2 tuk tuk's e 6 ônibus.....

 

18/04..Cedinho fomos até a capital, visitamos dois museus e tarde fizemos um tour de 1,5 hora por 20 uss, valeu muito a pena e ai pegamos um bus chick no Sheraton http://www.starwoodhotels.com/sheraton/property/overview/index.html?propertyID=1597 o ônibus vai até a cidade da Guatemala, 3 vezes amsi caro, mas como os dias estavam apertados pegamos esse, mas confesso que me sinto melhor no meio do povo, essa viagem foi muito "de patrão". Ainda chegando na Guatemala alcançamos o ônibus e acabamos a noite em Antígua....Guatemala.

 

GUATEMALA

 

19/04..Tentamos subir um vulcão sem pegar um tour, fomos a acatenango, mas ninguém sabe explicar, depois de tentar e tentar desistimos e voltamos fazer turismo em Antígua.

 

20/04..Contratamos um tour e subimos Pacaya, eu achei muito sem graça, mas é uma coisa pessoal, é legal subir fácil no vulcão, mas eu queria fazer "por conta" e não rolou. A tarde partimos pra outra epopeia rodoviária que não se comparava ao que faríamos no outro dia, fomos parar hoje em San pedro de la Laguan, no lago Altitlan, se tiver tempo, pode passar vários dias aqui, vale muito a pena....

 

21/04..Fomos p Panacachel, ai Chichicastenango, eu queria muito ir aqui, cidade do Livro popol vuh, domingo é dia do mercado e aqui tem uma igreja que a maior prova do sincretismo religioso que é a Guatemala, decidimos no mercado que "'íamos bater" em Flores esse dia, e não é que fomos...transfer pra Antígua_Cidade da Guatemala_Flores...viagem do cão, ônibus cheio e eu me achando, tenho 1,92 e fui no último banco com muitooo espaço, para o bus, entra um cara e senta do chão do meu lado, colado, aqui eu digo "até onde você vai?" ele " até o final" hehehehe viajamos em 3 praticamento no lugar pra dois, o Ar condicionado só pegava nos bancos da frente, chegamos derretendo a flores, mas chegamos, isso que importava na conjuntura hehehehe...pegamos um tour com guia pra Tikal e passei a manhã lavando roupa e dormindo um pouco. Muito legal Tikal, que lugar lindo......

 

BELIZE

 

22/04...Fomos com outro transfer pra Belize, país bem diferente, chegamos ao Caye Calker...objetivo claro, ir ao Blue Hole...

 

23/04..Como não tinha saída pra Blue Hole, passamos o dia na praia, passei ode Kaiak.

 

24/04...Passamos o dia na praia, o que não foi nada mal.

 

25/04...Bom, considere que os mergulhadores não curtem muito o Blue Hole, uma o preço, 210 uss, outra a pouca vida marinha, etc etc etc....mas eu queria logo ir aos 40 mts heheh, tem duas empresas e já tem um post aqui no mochileiros sobre o assunto...mergulho-no-blue-hole-t49620.html eu queria e tinha feito a viagem uma parte com o Andre que tbm queria, na duvida de eu me arrepender por não ter feito fui...fui com a http://www.bigfishdivecenter.com/ a outra só deixa os Open Water's irem a 20 mts, buenas...fui até 43 mts e só parei porque tava muito frio hehehe, na vdd eu achava que tava nos 40 mts, ai apareceu um tubarão e o mergulho valeu muito a pena.....depois rolam dois mergulhos e tal, o fato é que é longe pra cacete...2 horas de barco, do caye calker......

 

26/04...Hoje era o dia de partir pro México...e eu não tinha visto, sabia do risco de não pode entrar por terra, mas fui...ai o que deu? não pude entrar, faltava 20 dias pra entrar em vigor o acordo que nos dispensa do visto...como não rolou fiquei em Corozal, ai encontrei outro brasuca na mesma e fomos comprar passagem, que só tinha pra domingo, de avião poíamos entrar no Mex...o Andre qeu tinha visto foi embora,. antes não tivesse ido...já saberão porque heheheh

 

27/04...Passamos o dia conhecendo uma cidade que não estava no roteiro, interior de Belize, valeu a pena ficar por ali, muita riqueza na conversa com os locais....

 

MÉXICO

 

28/04...Voltamos ao aeroporto e pegamos o voo, sem detalhes pois ninguém quer saber de fazer esse voo, mas como tive de fazer foi espetacularrrrrr ver o riviera maya de alto, 2,5 horas de paisagens incríveis, veja esse vídeo, é do Mex e começo é dessa região....http://www.youtube.com/watch?v=emlP2o41Qxw, chegamos em Cancun em 4 passageiros, me senti num jatinho, com direito a entrada reservado por uma "portinha"...entramos no embarque e o Ellison, brasuca que ficou sem visto tinah de pgar um voo pra Cuba, acabou perdendo, ai fomos dar uma volta e achamos o Andre sem grana, deu problema nos cartões, ele vendeu óculos, relógio e tava na bolacha com água da torneira, regatamos ele e partimos pra Playa del carmen....

 

29/04...Passamos o dia em Playa, lindas paisagens....Andre voltou p Brasil.

 

30/04...Elisson partiu pra Cuba e eu fui pra Tulun, que lugar bacana, passei o dia pedalando, tem esse hostel aqui onde a bike tá inclusa....http://www.youtube.com/watch?v=PdVYac8rZ_Q

 

01/04...Pela manhã fui mergulhar no Gran Cenote, e depois fui pra praia de Akumal....voltei a Playa del Carmen..esse hostel aqui é muito barato.....http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Graffiti-Playa/Playa-del-Carmen/74862 e pra quem gosta de balada playa é o lugar.....

 

02/04...Fui até Cozumel, choveu e fiqeui s´o no museu e na cidade....20 min de barco de playa del carmen....

 

03/04...De Playa fui pra Chichen Itza, parecia um desfile de moda, esta muito porto da riviera maya, então enche de turismo perdido ali hehehe, mas foi legal, conheci um professor de arqueologia que meu uma aula, de graça claro...além de encher a mala de lembrancinha, aqui é barato e dá pra negociar...fui pra Cancún no final da tarde....objetivo da noite era ir no concobongo....e fui....muito cheio de coisa e divertido, 75 dólares "barra libre"...tinha uma promoção da Petrobrás...só tinha 600 brasileiros lá dentro hehehehe..

 

04/04...último dia, aproveitei pra fazer um tour de bus pela cidade, fui ao mercado gastar os últimos pesos, tomei umas de graça nesse hostel http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Hostel-Mundo-Joven-Cancun/Cancun/42500?source=googleadwordshostelsbynamebff&KID=564007&AID=2&gclid=CM3ihYKptLgCFcvm7AodiE4AhA

 

 

05/04...Voo cedinho de Cancún p Panamá, e logo outro p SP e outro P CWB...mais uma jornada concluída....

 

 

 

Considerações...

 

 

 

 

Fui sozinho, na Costa Rica conheci o Andre que vive em SP (mineiro), viajamos 20 dias juntos, estávamos na mesma rota.

 

Gastei uma média de 70,00 Uss por dia.

 

Imprevisto: Entrar no México eu não tinha visto, logo não pude entrar, como tinha visto eletrônico só pude entrar de avião por Belize, ai achei outro brasileiro daqui de Curitiba e fizemos essa empreitada juntos, custou 300,00 essa bobeira....(desde 16/05/2013 não precisamos mais de visto para o México)........

 

Ponto alto, La Fortuna, Granada, Utila, Copan Ruinas e cidade, Antigua, Lago Altitlan e seus pueblos, Chichicastenango, Tikal, Belize, mergulho 43 mts Blue Hole, Tulun, Playa del Carmen.....

 

Valeu galera, bom uso.

GOPR1896.JPG.62d8ffef7e9c3e4afd947566475d12ce.JPG

598da5150ec39_Roteiro2013AC.JPG.f0f3ef5d12a9c2fb7e23d03a7c84b587.JPG

598da5154368e_CpiadeGOPR0664.JPG.9f3f0a3b402ca4e0eb19e11b0342ef7d.JPG

GOPR0630.JPG.11d5fb5a8b1683cd2f20b9b9a42dbaab.JPG

GOPR1647.JPG.1a45f593f293725f8e919571e6cf76eb.JPG

GOPR1676.JPG.fb40328a926fa184496c8ebbcac21302.JPG

GOPR1871.JPG.a69a7ddec81fe96ca1c6bd28ad55e619.JPG

GOPR1800.JPG.9ad912ad216ba86c21fb9fe36ea91898.JPG

GOPR0950.JPG.844f4eee160b638943c5a7cf03a0433a.JPG

Custos America Central (1).xls

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

heheh, deixaram, mas isso é uma escolha pessoal, fiz 5 dias de curso com um pessoal super responsável em Honduras, eu decidi que iria até onde não passasse mal, quando vi bateu 42 mts, me assustei até, voltei aos 40 e fiquei de boa....faria isso hoje? Não sei....mas quando sai lá de dentro não cabia em mim de tanta emoção....

 

Tua foto é em Chichen Itza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ow, coragem a tua, viu? Mas sei como é a sensação de curtir águas mais profundas. Mas das próximas num dá margem pra falta de sorte não, cara, faz um Advanced OPW + Nitrox. O rendimento nos mergulhos melhora d+!

A foto é em Chichen! Lugar massa d+! Só faltou subir na pirâmide de Kukulcán! Hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então, olha que paradoxal!! Mas o cara eu eu fiz o curso (4 dias de Open) não deixava a gente nem tirar foto pra não distrair nas provas e tal, e sobre o nitrox o cara já trabalhou em vários lugares e também o pessoal do PADI disseram ser desaconchegável usar, os danos podem ser graves, mas eu sou assim, vou da ideia dos caras, acho mais seguro ir a 40 no "natural" do que ir no nitrox a 20 mt, é igual a comparar atletismo com automobilismo...heheeh....e aproveitei pq p advance precisa um mergulho profundo.

 

Eu peguei chichen cheio de "bacana de cancun" não curti a vibe do comercio que virou aquilo, eu fui em Tikal e Coapn achei massa, mas uma que não fui que me disseram ser a melhor é Palenque, essa eu queria, mas não deu, tenho palenque na cabeça desde o livro 'eram os deuses astronautas".

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ener...

 

caraca velho!! muito massa... to aqui na costa rica, em puerto viejo, tirar uns dias aqui... vou dar outra lida no teu relato.

 

parabens velho!

 

ah... cara... meu voo de regresso é na ciudad de mexico.. e eu não sei como chegar no aeroporto. é facil? tem algum hostel ou algo do genero para indicar, poiseu so vou para lá um dia antes do meu voo.... que é dia 31/08 (o voo).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Suerte na trip ai, imagino que já esta em outras paradas da Costa Rica....

 

 

Eu não fui na cidade do México, logo não posso te informar, mas até chegar lá vc vai estar virado no guia do México de tanta informação que vai recolher pelo caminho...

 

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...