Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

CleoPeixoto

Ajuda Atacama - Salar de Uyuni

Posts Recomendados

Boa tarde,

 

Farei uma viagem à Chile, Bolivia e Peru, mais precisamente em Dezembro desse ano e gostaria que algumas pessoas pudessem me ajudar...

O roteiro é o seguinte:

 

Rio > Santiago : avião - 4 dias

Santiago > Pucón : avião (até Temuco) + ônibus (até pucon) - 3 dias

Pucón > San Pedro de Atacama : avião (até Calama) + ôniubs (até SPA) - 3 dias

San Pedro de Atacama > Bolívia (aí entra a dúvida) - 5 dias pra La paz + passeios

La paz > Cusco : ônibus - 4 dias

Cusco > Lima : avião - 2 dias

Lima > Rio

 

 

Já reservamos todos os hostels exceto atacama e bolívia (e não é por falta de recomendação, pois já calculamos preços e já vimos os que mais nos interessavam)..

O problema é o seguinte:

 

Ainda não procurei a FUNDO todos os passeios que são interessantes em Atacama (os unicos que me vem a cabeça rápido são o deserto de atacama, vale da lua e da morte) e, o mesmo acontece com o salar de Uyuni que, como todos sabem não existe APENAS o salar pra conhecer...

 

Andei procurando na net e encontrei esses 3 tours pra se fazer:

 

http://www.rutaverdebolivia.com/san-pedro-de-atacama-uyuni-tours.php

 

http://www.colquetours.com/datos_programa.php?zid=3&tid=7&id=11&lang=id2&bandera=2

 

http://www.kanootours.com/ws/index.php/tours-in-bolivia-tours-booking/salt-flats-uyuni-salar-de-uyuni-bolivia/3-day-salt-flats-from-san-pedro.html

 

Perguntas:

1. Alguém já fez algum desses tours e sabe se são bons, se valem a pena?

2. Indicam algum outro tipo de tour?

3. Existe algum tour que envolta tanto os desertos em atacama como os da bolivia?? Um de 4, 5 dias? OU nesse caso são sempre tours separados?

4. Vi muitas pessoas falando que fecharam os tours na hora mesmo. Isso é garantido? E se não tiver mais vaga na hora, há essa possibilidade, por ser alta temporada...?

5. Quem já fez algum tipo de tour semelhante, quanto pagou e qual foi a época (mês e ano) ?

6. Hospedagem = Como pensei em fazer esse esquema de tour, no dia seguinte em que chegasse em Atacama, já iria seguir para os tours...então teria apenas que reservar antecipadamente 1 diária (a do dia em q chegar), certo? Porém e se der algum problema e a gente só conseguir começar o tour no outro dia, ficaremos sem dormir? é garantido chegar na hora e conseguir um lugar pra dormir "às pressas" ?

7. Se nenhum dos tours oferecidos me agradar, tem como conversar com a companhia e sugerir um tour "personalizado" ? Alguém já fez isso? Se fez quanto pagou? Valeu a pena? Será que eles conseguiriam fazer um tour 2 em 1, como no caso de atacama + salar ?

 

As mesmas dúvidas seguem pra travessia La paz > Cusco. Queria muito passar em Copacabana e em Puno pra ver o titicaca, ilhas flutuantes e isla del sol...

1. Existe algum tour que faça essa travessia? Algo de 1, 2 dias que nos leve até Cusco?

 

Vi esse aqui:

http://www.kanootours.com/ws/index.php/transport/buses/tourist-bus-la-paz-to-copacabana-to-puno.html

Vale a pena ou existe algum mais recomendado e melhor e, que nos leve direto a cusco?

2. Existe avião de Puno para cusco?

3. Consigo me hospedar em La paz na hora ou é necessário fazer a reserva antecipadamente? Como eu disse mais acima, se optarmos por algum tour ocorrem imprevistos e, pode ser que fiquemos algumas horas ou até um dia inteiro sem lugar pra dormir, é garantido conseguir isso na hora?

 

Bom, a princípio minhas dúvidas são essas !! Quem puder me ajudar, ficarei inteiramente grata !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo,

 

Eu fiquei 5 dias em SPA, sendo que em 4 deles eu fiz os passeios mais tradicionais !!! O Valle de la Luna e Valle de la Muerte é feito na parte da tarde (após às 16h). Então talvez você consiga fazer no próprio dia que chegar !!!

 

No segundo dia, eu recomendaria muito fazer as lagunas altiplânicas que está incluso o roteiro Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas. Este passeio dura o dia todo.

 

No seu terceiro dia vale a pena ir no Geyser del Tatio (uma passeio que começa na madrugada no Geyser e na volta para SPA passa pelo povoado de Machuca. Como você volta para SPA no começo da tarde (no máximo), ainda dá tempo de fazer Laguna Cejas, Ojos del Salar, Laguna Tebenquiche (que tem saída de SPA às 16h).

 

Eu reservei tudo pela Colquetours e não tive problemas...fiz todas as reservas no dia que cheguei !!! O valor que eu paguei para todos os passeios acima foi de 85.000 pesos chilenos. Nestes 85.000 pesos chilenos também estava incluso o Salar de Tara (que é um passeio que dura o dia todo, mas não sei se você terá tempo para fazer).

 

O hostel eu tinha reservado com antecedência, mas conheci uma galera que chegou lá na hora e conseguir reserva. Então ach oque você não terá problemas com isso. Eu fique no Hostel Casa Corvatsch que me custou 12.000 pesos chilenos por noite (aproximadamente 50 reais) por um quarto individual com banheiro compartilhado. O hostel era limpo, a cozinha bem organizada e tinha internet disponível nos computadores comuns ou via wireless. Porém, os funcionários são mal educados (inclusive a brasileira) e não estão dispostos a te ajudar e o hostel tem uma política de não guardar malas, impossibilitando você de fazer um passeio no dia da sua partida da cidade. Além disso, você precisará ter sorte para conseguir água quente no chuveiro.

 

Como minha ideia era ficar mais em SPA do Atacama mesmo, eu nem pensei em ir para o Salar de Uyuni. Mas pelo que pesquisei em alguns lugares, vale a pena

reservar o Salar de Uyuni através de reserva feita na Bolívia pois você consegue preços melhores do que em SPA.

 

Se precisar de mais alguma informação me avisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, MUITO obrigada !!

Isso ajudou muito !!

Andei conversando com algumas pessoas e pelo que percebi não existem muitas opções de tours contínuos como os da bolívia. A galera faz esses separados mesmo né, cada dia reserva um !!!! E muito bom saber q fez com a colque tour!! rs Isso quer dizer q não estou tão desinformada..kkkk

 

Só uma pergunta.. quando vc fez os tours cada dia, vc reservava no dia anterior ou uma ou 2 horas antes de partir??? Quantas pessoas fecharam o carro com vcS? Dá pra ir 6 no mesmo carro??

Rsrsr, muitas perguntas...kkkk

 

Enfim, super obrigada. Estava precisando mesmo de informações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo...

 

É...reservei tudo com a Colque Tours e foi bem tranquilo !!! Não tive problemas pelo menos...

 

Eu reservei tudo no dia que eu cheguei em Atacama. Aí eles me deram um recibo que já constava as datas reservadas para os próximos 4 dias !!! Quanto à reserva, depende do tour que você for fazer. As lagunas altiplânicas, salar de tara e o geyser del tatio começam bem cedo, então você necessariamente tem que reservar no dia anterior já que a van vai te buscar no hostel. Já os passeios que acontecem durante a tarde (valle de la luna e laguna cejas) dá para reservar algumas horas antes !!!

 

A quantidade de pessoas depende um pouco também da agência que você reservar. Por exemplo, na Colque Tours eles tinham algumas vans que cabiam umas 12 pessoas...então eu acabava indo com mais umas 8 pessoas em cada tour !!! Mas eu vi umas agências com umas vans bem grandes (quase um onibus...rs) que já tinha muito mais gente !!!

 

Se precisar de mais alguma coisa me avisa... =)))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi !!

É que no meu caso, devo chegar de noite..umas 22h, 23h...

Será que no dia seguinte já consigo fazer alguns passeios de manhã? Tipo se eu acordar as 7h por exemplo, consigo fazer alguns passeios que começam as 9h ??

Como só tenho 3 dias, meu objetivo é fazer 2 por dia... fechando um total de 6 !

O salar de Tara como vc falou provavelmente não vai entrar no roteiro..rsrs

 

Eu andei olhando no próprio site de san pedro e eles dizem tanto o preço como a duração de cada um deles... (só não falam em agencia nenhuma) e, selecionei os que eu queria:

 

Esses passeios quero fazer com certeza:

- Vale de la luna (2-3h)

- tocanao e salar de atacama (3-4h)

- geisers del tatio (8h)

- termas de puritama (5h)

- lagunas antiplanicas (umas 6h)

 

Esses eu quero mas são dispensáveis pra mim:

pukara de quitor (2h)

vale de la muerte (2h)

ruinas de tulor (1-2h)

 

Será que dá pra fazer esses mais importantes em 3 dias?

E eles ficam até que horas no deserto? sabe informar?

 

Obrigada :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo,

 

Eu faria o roteiro seguinte:

 

Dia 01: Termas de Puritama (o tour sai de SPA às 14h...então dá para reservar pela manhã)...mas este eu não fiz

Dia 02: Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h-16h) todos estes fazem parte do mesmo tour (pelo menos na Colquetours)

Dia 03: Geyser del Tatio (das 4h - 12h) e Valle de la Luna/Valle de la Muerte (16-20h). O Valle de la Muerte geralmente está incluso no tour Valle de la Luna.

 

Ainda daria para pegar uma bike e ir para Pukara de Quitor no seu primeiro dia de manhã ;) !!!

 

Isso estou considerando que você vai sair de SPA no seu dia 04 cedo !!! Se você for embora no seu dia 03 na parte da tarde, eu substituiria o Puritama pelo Valle de la Luna/Valle de la Muerte.

 

Pena que nao vai dar para você ir no Salar de Tara !!! É muito legal...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, falar com quem sabe hein...adoreeeeeeeeei ! rsrsrs :D

Vou sugerir ao resto das meninas !!!!

 

super obrigada !! Na hora então vou ver o preço das outras empresas e ver como fica o esquema do tour, qualquer coisa se não gostar do resto sugiro esse tour que vc passou pra empresa :)

 

Como eu tava querendo fazer o tour atacama-uyuni, eles saem de manhã mesmo, então sairiamos no 4º dia de manhã mesmo.. :)

 

MUITO OBRIGADA!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Cléo !! Espero que você aproveite a viagem porque eu aproveitei demais...na verdade, foi a viagem mais legal que eu fiz até hoje !!!

 

Se precisar de mais alguma coisa me avisa... =)

 

ps: ahh, te mandei uma mensagem na caixa do FB...depois dá uma olhada !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

querido, super obrigada.

Só mais uma pergunta que surgiu..kkkkkkkk

 

Nós vamos fazer o tour pela bolívia e no tour também está incluso geysers e, aí pensei que poderíamos tirar os geysers e colocar salar de tara no lugar, será q tem como??? :)

 

as minhas amigas gostaram do roteiro, mas acho que elas queriam ver o salar de tara...rsrs

 

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo...

 

Se você for ver os Geysers na Bolívia, eu acho que vale a pena substituir o Geyser del Tatio pelo Salar de Tara ! O geyser foi muito legal, mas eu acho que o Salar de Tara é o melhor passeio que tem por lá !!! A única questão é que o Geysey volta às 12h e o Salar de Tara volta para SPA ás 16h !!! Então não sei se você conseguiria fazer o Salar de Tara no mesmo dia que o Valle de la Luna...se eu fosse você (mas aí é contigo...hahahah) eu substituiria o dia do Termas pelo Valle de la Luna, ficando assim:

 

Dia 01: Valle de la Luna/Valle de la Muerte (16-20h) (o tour sai de SPA às 16h...então dá para reservar pela manhã)

Dia 02: Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h-16h) todos estes fazem parte do mesmo tour (pelo menos na Colquetours)

Dia 03: Salar de Tara (8h-16h)

 

Outra coisa...como o Salar de Tara não é muito procurado, eles fazem saídas de 2 em 2 dias ou 3 em 3 dias !!! Então vale a pena perguntar na agência de turismo assim que chegar lá para não ter nenhuma surpresa!!!

 

Bom mesmo era se você tivesse mais um dia no Atacama...hahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...