Ir para conteúdo
CleoPeixoto

Ajuda Atacama - Salar de Uyuni

Posts Recomendados

Boa tarde,

 

Farei uma viagem à Chile, Bolivia e Peru, mais precisamente em Dezembro desse ano e gostaria que algumas pessoas pudessem me ajudar...

O roteiro é o seguinte:

 

Rio > Santiago : avião - 4 dias

Santiago > Pucón : avião (até Temuco) + ônibus (até pucon) - 3 dias

Pucón > San Pedro de Atacama : avião (até Calama) + ôniubs (até SPA) - 3 dias

San Pedro de Atacama > Bolívia (aí entra a dúvida) - 5 dias pra La paz + passeios

La paz > Cusco : ônibus - 4 dias

Cusco > Lima : avião - 2 dias

Lima > Rio

 

 

Já reservamos todos os hostels exceto atacama e bolívia (e não é por falta de recomendação, pois já calculamos preços e já vimos os que mais nos interessavam)..

O problema é o seguinte:

 

Ainda não procurei a FUNDO todos os passeios que são interessantes em Atacama (os unicos que me vem a cabeça rápido são o deserto de atacama, vale da lua e da morte) e, o mesmo acontece com o salar de Uyuni que, como todos sabem não existe APENAS o salar pra conhecer...

 

Andei procurando na net e encontrei esses 3 tours pra se fazer:

 

http://www.rutaverdebolivia.com/san-pedro-de-atacama-uyuni-tours.php

 

http://www.colquetours.com/datos_programa.php?zid=3&tid=7&id=11&lang=id2&bandera=2

 

http://www.kanootours.com/ws/index.php/tours-in-bolivia-tours-booking/salt-flats-uyuni-salar-de-uyuni-bolivia/3-day-salt-flats-from-san-pedro.html

 

Perguntas:

1. Alguém já fez algum desses tours e sabe se são bons, se valem a pena?

2. Indicam algum outro tipo de tour?

3. Existe algum tour que envolta tanto os desertos em atacama como os da bolivia?? Um de 4, 5 dias? OU nesse caso são sempre tours separados?

4. Vi muitas pessoas falando que fecharam os tours na hora mesmo. Isso é garantido? E se não tiver mais vaga na hora, há essa possibilidade, por ser alta temporada...?

5. Quem já fez algum tipo de tour semelhante, quanto pagou e qual foi a época (mês e ano) ?

6. Hospedagem = Como pensei em fazer esse esquema de tour, no dia seguinte em que chegasse em Atacama, já iria seguir para os tours...então teria apenas que reservar antecipadamente 1 diária (a do dia em q chegar), certo? Porém e se der algum problema e a gente só conseguir começar o tour no outro dia, ficaremos sem dormir? é garantido chegar na hora e conseguir um lugar pra dormir "às pressas" ?

7. Se nenhum dos tours oferecidos me agradar, tem como conversar com a companhia e sugerir um tour "personalizado" ? Alguém já fez isso? Se fez quanto pagou? Valeu a pena? Será que eles conseguiriam fazer um tour 2 em 1, como no caso de atacama + salar ?

 

As mesmas dúvidas seguem pra travessia La paz > Cusco. Queria muito passar em Copacabana e em Puno pra ver o titicaca, ilhas flutuantes e isla del sol...

1. Existe algum tour que faça essa travessia? Algo de 1, 2 dias que nos leve até Cusco?

 

Vi esse aqui:

http://www.kanootours.com/ws/index.php/transport/buses/tourist-bus-la-paz-to-copacabana-to-puno.html

Vale a pena ou existe algum mais recomendado e melhor e, que nos leve direto a cusco?

2. Existe avião de Puno para cusco?

3. Consigo me hospedar em La paz na hora ou é necessário fazer a reserva antecipadamente? Como eu disse mais acima, se optarmos por algum tour ocorrem imprevistos e, pode ser que fiquemos algumas horas ou até um dia inteiro sem lugar pra dormir, é garantido conseguir isso na hora?

 

Bom, a princípio minhas dúvidas são essas !! Quem puder me ajudar, ficarei inteiramente grata !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo,

 

Eu fiquei 5 dias em SPA, sendo que em 4 deles eu fiz os passeios mais tradicionais !!! O Valle de la Luna e Valle de la Muerte é feito na parte da tarde (após às 16h). Então talvez você consiga fazer no próprio dia que chegar !!!

 

No segundo dia, eu recomendaria muito fazer as lagunas altiplânicas que está incluso o roteiro Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas. Este passeio dura o dia todo.

 

No seu terceiro dia vale a pena ir no Geyser del Tatio (uma passeio que começa na madrugada no Geyser e na volta para SPA passa pelo povoado de Machuca. Como você volta para SPA no começo da tarde (no máximo), ainda dá tempo de fazer Laguna Cejas, Ojos del Salar, Laguna Tebenquiche (que tem saída de SPA às 16h).

 

Eu reservei tudo pela Colquetours e não tive problemas...fiz todas as reservas no dia que cheguei !!! O valor que eu paguei para todos os passeios acima foi de 85.000 pesos chilenos. Nestes 85.000 pesos chilenos também estava incluso o Salar de Tara (que é um passeio que dura o dia todo, mas não sei se você terá tempo para fazer).

 

O hostel eu tinha reservado com antecedência, mas conheci uma galera que chegou lá na hora e conseguir reserva. Então ach oque você não terá problemas com isso. Eu fique no Hostel Casa Corvatsch que me custou 12.000 pesos chilenos por noite (aproximadamente 50 reais) por um quarto individual com banheiro compartilhado. O hostel era limpo, a cozinha bem organizada e tinha internet disponível nos computadores comuns ou via wireless. Porém, os funcionários são mal educados (inclusive a brasileira) e não estão dispostos a te ajudar e o hostel tem uma política de não guardar malas, impossibilitando você de fazer um passeio no dia da sua partida da cidade. Além disso, você precisará ter sorte para conseguir água quente no chuveiro.

 

Como minha ideia era ficar mais em SPA do Atacama mesmo, eu nem pensei em ir para o Salar de Uyuni. Mas pelo que pesquisei em alguns lugares, vale a pena

reservar o Salar de Uyuni através de reserva feita na Bolívia pois você consegue preços melhores do que em SPA.

 

Se precisar de mais alguma informação me avisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, MUITO obrigada !!

Isso ajudou muito !!

Andei conversando com algumas pessoas e pelo que percebi não existem muitas opções de tours contínuos como os da bolívia. A galera faz esses separados mesmo né, cada dia reserva um !!!! E muito bom saber q fez com a colque tour!! rs Isso quer dizer q não estou tão desinformada..kkkk

 

Só uma pergunta.. quando vc fez os tours cada dia, vc reservava no dia anterior ou uma ou 2 horas antes de partir??? Quantas pessoas fecharam o carro com vcS? Dá pra ir 6 no mesmo carro??

Rsrsr, muitas perguntas...kkkk

 

Enfim, super obrigada. Estava precisando mesmo de informações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo...

 

É...reservei tudo com a Colque Tours e foi bem tranquilo !!! Não tive problemas pelo menos...

 

Eu reservei tudo no dia que eu cheguei em Atacama. Aí eles me deram um recibo que já constava as datas reservadas para os próximos 4 dias !!! Quanto à reserva, depende do tour que você for fazer. As lagunas altiplânicas, salar de tara e o geyser del tatio começam bem cedo, então você necessariamente tem que reservar no dia anterior já que a van vai te buscar no hostel. Já os passeios que acontecem durante a tarde (valle de la luna e laguna cejas) dá para reservar algumas horas antes !!!

 

A quantidade de pessoas depende um pouco também da agência que você reservar. Por exemplo, na Colque Tours eles tinham algumas vans que cabiam umas 12 pessoas...então eu acabava indo com mais umas 8 pessoas em cada tour !!! Mas eu vi umas agências com umas vans bem grandes (quase um onibus...rs) que já tinha muito mais gente !!!

 

Se precisar de mais alguma coisa me avisa... =)))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi !!

É que no meu caso, devo chegar de noite..umas 22h, 23h...

Será que no dia seguinte já consigo fazer alguns passeios de manhã? Tipo se eu acordar as 7h por exemplo, consigo fazer alguns passeios que começam as 9h ??

Como só tenho 3 dias, meu objetivo é fazer 2 por dia... fechando um total de 6 !

O salar de Tara como vc falou provavelmente não vai entrar no roteiro..rsrs

 

Eu andei olhando no próprio site de san pedro e eles dizem tanto o preço como a duração de cada um deles... (só não falam em agencia nenhuma) e, selecionei os que eu queria:

 

Esses passeios quero fazer com certeza:

- Vale de la luna (2-3h)

- tocanao e salar de atacama (3-4h)

- geisers del tatio (8h)

- termas de puritama (5h)

- lagunas antiplanicas (umas 6h)

 

Esses eu quero mas são dispensáveis pra mim:

pukara de quitor (2h)

vale de la muerte (2h)

ruinas de tulor (1-2h)

 

Será que dá pra fazer esses mais importantes em 3 dias?

E eles ficam até que horas no deserto? sabe informar?

 

Obrigada :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo,

 

Eu faria o roteiro seguinte:

 

Dia 01: Termas de Puritama (o tour sai de SPA às 14h...então dá para reservar pela manhã)...mas este eu não fiz

Dia 02: Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h-16h) todos estes fazem parte do mesmo tour (pelo menos na Colquetours)

Dia 03: Geyser del Tatio (das 4h - 12h) e Valle de la Luna/Valle de la Muerte (16-20h). O Valle de la Muerte geralmente está incluso no tour Valle de la Luna.

 

Ainda daria para pegar uma bike e ir para Pukara de Quitor no seu primeiro dia de manhã ;) !!!

 

Isso estou considerando que você vai sair de SPA no seu dia 04 cedo !!! Se você for embora no seu dia 03 na parte da tarde, eu substituiria o Puritama pelo Valle de la Luna/Valle de la Muerte.

 

Pena que nao vai dar para você ir no Salar de Tara !!! É muito legal...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, falar com quem sabe hein...adoreeeeeeeeei ! rsrsrs :D

Vou sugerir ao resto das meninas !!!!

 

super obrigada !! Na hora então vou ver o preço das outras empresas e ver como fica o esquema do tour, qualquer coisa se não gostar do resto sugiro esse tour que vc passou pra empresa :)

 

Como eu tava querendo fazer o tour atacama-uyuni, eles saem de manhã mesmo, então sairiamos no 4º dia de manhã mesmo.. :)

 

MUITO OBRIGADA!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Cléo !! Espero que você aproveite a viagem porque eu aproveitei demais...na verdade, foi a viagem mais legal que eu fiz até hoje !!!

 

Se precisar de mais alguma coisa me avisa... =)

 

ps: ahh, te mandei uma mensagem na caixa do FB...depois dá uma olhada !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

querido, super obrigada.

Só mais uma pergunta que surgiu..kkkkkkkk

 

Nós vamos fazer o tour pela bolívia e no tour também está incluso geysers e, aí pensei que poderíamos tirar os geysers e colocar salar de tara no lugar, será q tem como??? :)

 

as minhas amigas gostaram do roteiro, mas acho que elas queriam ver o salar de tara...rsrs

 

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo...

 

Se você for ver os Geysers na Bolívia, eu acho que vale a pena substituir o Geyser del Tatio pelo Salar de Tara ! O geyser foi muito legal, mas eu acho que o Salar de Tara é o melhor passeio que tem por lá !!! A única questão é que o Geysey volta às 12h e o Salar de Tara volta para SPA ás 16h !!! Então não sei se você conseguiria fazer o Salar de Tara no mesmo dia que o Valle de la Luna...se eu fosse você (mas aí é contigo...hahahah) eu substituiria o dia do Termas pelo Valle de la Luna, ficando assim:

 

Dia 01: Valle de la Luna/Valle de la Muerte (16-20h) (o tour sai de SPA às 16h...então dá para reservar pela manhã)

Dia 02: Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h-16h) todos estes fazem parte do mesmo tour (pelo menos na Colquetours)

Dia 03: Salar de Tara (8h-16h)

 

Outra coisa...como o Salar de Tara não é muito procurado, eles fazem saídas de 2 em 2 dias ou 3 em 3 dias !!! Então vale a pena perguntar na agência de turismo assim que chegar lá para não ter nenhuma surpresa!!!

 

Bom mesmo era se você tivesse mais um dia no Atacama...hahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rsrsrs pois é, o tempo é curto pra ver muita coisa..

Quem sabe numa próxima viagem a gente não fique mais tempo ! rs

 

Depois que li seu roteiro no site, fiquei encantada e já pensei numa segunda opção:

 

dia 1: Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h as 16h)

dia 2: Salar de tara (8h as 16h)

dia 3: Laguna Cejas, Ojos del Salar, Laguna Tebenquiche

 

E aí poderiamos conversar com a empresa e ver se eles fazem o valle de la luna e da muerte um pouco mais tarde, às 17h talvez...Como faríamos tudo com a mesma empresa, acho que não terá problema, né?

 

E à noite do primeiro ou do ultimo dia poderíamos fazer o tour astronomico já que começa as 21h !

 

kkkkkkkkkkk muita coisa pra pouco tempo, compreendo !

 

Assim, particularmente eu não faço MUITA questão de ver os vales tanto da lua como da morte, só que não tem muito sentido ir em atacama e não os ver, já que são os mais famosos, rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Cléo,

 

Eu gostei do seu roteiro !! Só tem que ver a questão mesmo do Salar de Tara voltar às 16h e já conseguir ir para o Valle de la Luna !! Se fizer com a mesma agência, pode ser que dê certo (como eu tinha tempo, não tentei fazer), mas é bom avisar antes para eles não terem nenhuma surpresa na hora...

E a Laguna Cejas é muito legal !!! Não afundar na água é uma experiência incrível !!!

 

Só não esquece de levar água doce para depois que sair da Laguna Cejas...pelo menos dá para dar uma enganada até chegar no Ojos del Salar (lá a água é doce e dá para nadar...mas tem que saber nada porque é fundo)...

 

O Valle de la Luna é praticamente obrigatório !!! É bem legal e vale a pena...é um ambiente totalmente diferente que impressiona !!!

 

Tenta reservar o tour astronômico com a agência SPACE !!! Quando eu fui era lua cheia e eles não funcionam neste período...então acabei fazendo com uma outra que tinha disponível. Mas se você pegar uma lua nova, será perfeito o tour astronômico !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cleo,

 

Gostei bastante do seu roteiro, estou pensando em fazer algo parecido em Abril/14... Apos a sua viagem por favor poste, assim saberei o que fazer de fato!!

 

Boa sorte!

 

Beijos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Ultimamente tenho recebido algumas mensagens pedindo ajuda para montar um roteiro para o Atacama já que as informações disponíveis na internet estão um pouco dispersas. Além disso, nada melhor do que a experiência de alguém que já foi para ajudar montar o seu planejamento da melhor maneira possível. Assim, fiz este pequeno guia para ajudar na sua viagem para o deserto mais árido do mundo.

 

Quantos dias ficar no Atacama?

 

Para fazer o básico do Atacama você precisa de 3 dias conforme colocado no roteiro básico. Porém, eu recomendaria ficar na região pelo menos 4 dias para aproveitar e ir ao Salar de Tara que, na minha opinião, é o melhor passeio da região do Atacama (leia o Relato para o Salar de Tara). Se você tiver muitos dias disponíveis, dá até para fazer um roteiro incluindo o Salar de Uyuni.

 

Passeios Básicos

 

No Atacama existem passeios para todos os gostos: lagunas altiplânicas, lagoas de sal, geiser, subidas em vulcões e etc. Alguns passeios podem ser feitos por conta própria e em outros é recomendável contratar uma agência. Os horários abaixo são àqueles praticados pela maioria das agências disponíveis em San Pedro de Atacama e a escolha do que fazer depende do seu estilo de viagem, mas existem alguns passeios básicos:

 

1. Valle de la Luna / Valle de la Muerte (horário 16h – aproximadamente 20h)

 

O Valle de la Luna fica na Cordilheira do Sal e tem este nome pela sua superfície lembrar a superfície da Lua: o terreno é acidentado e é coberto por uma camada de sal, deixando sua superfície branca. Neste passeio você passará pelas Três Marias, a Grande Duna e o Anfiteatro.

 

2. Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h – 16h)

 

Este passeio tem como ponto alto as Lagunas Altiplânicas, mas antes ele passa por diversos locais como o Salar de Atacama, Laguna Chaxa e os povos de Toconao e Socaire. Este passeio tem uma diversidade de paisagens muito grande, variando de uma lagoa de sal até um lindo lago na base de um vulcão.

 

3. Geyser El Tatio / Machuca (4h – 12h)

 

O horário de saída faz com que você pense em não ir neste passeio mas todo o esforço vale a pena. O Geyser El Tatio fica a 90km de San Pedro de Atacama e está localizado na base da Cordilheira dos Andes. Na volta, você passa pelo povoado de Machuca que é praticamente desabitado. As pessoas que vivem ali se mantém através do turismo e da criação de animais, principalmente lhamas.

 

4. Laguna Cejar / Ojos del Salar / Laguna Tebinquiche (16h – 20h)

 

A Laguna Cejar possui uma concentração de sal tão alta que é impossível afundar. A sensação de boiar sem ter que mexer os braços é inexplicável e demora alguns minutos para se acostumar. Depois você irá em direção aos Ojos del Salar que são duas lagoas de água doce no meio do deserto formadas por águas subterrâneas.O passeio irá terminar na Laguna Tebinquiche onde você poderá ver o pôr-do-sol.

 

Roteiro Adicional

 

Se você tiver mais tempo na região do Atacama, você também poderá fazer:

 

Salar de Tara (8h – 16h): este foi o meu favorito no Atacama e eu o coloco na lista de prioridades. É um passeio com uma diversidade de paisagens incríveis, talvez mais ainda do que o passeio das Lagunas Altiplânicas: lagoas de sal, flamingos, vulcões e grandes formações rochosas que impressionam.

 

Pukara de Quitor (9h – 13h): este passeio te leva para conhecer as riquezas culturais dos Lickan Antay, os primeiros povos que habitavam a região do Atacama. O sítio arqueológico fica bem próximo à cidade de San Pedro de Atacama e também dá para fazer este passeio de bicicleta por conta própria. Porém, desta maneira você acaba perdendo a informação histórica da região que é passada pelos guias.

 

Termas de Puritama (14h – 17h): estas águas termais formam uma piscina com temperatura de aproximadamente 33ºC. É uma boa opção se você está querendo relaxar um pouco na sua viagem.

 

Montanhismo: há várias opções de montanhismo pela região, como o Cerro Toco (veja o meu relato), vulcão Licancabur, vulcão Lascar, entre outros. Porém, lembre-se que você estará em altitudes elevadas e um tempo de aclimatação é necessário para a ascensão nestes locais.

 

Outros: além das opções básicas e das opções adicionais acima, também existem excursões para subidas em vulcões, passeios à cavalo, caminhadas pela região e etc.

 

Montando o Roteiro

 

Você pode usar os horários indicados para montar o seu roteiro da melhor maneira possível. Segue abaixo algumas dicas adicionais:

 

- o passeio das Lagunas Altiplânicas e do Salar de Tara duram o dia todo. Se você quiser fazer ambos, reserve dois dias na sua programação.

 

- os passeios Valle de la Luna, Laguna Cejar/Tebinquiche e também o Termas de Puritama, são realizados na parte da tarde e você precisará de 3 tardes para fazer todos eles.

 

- combine o dia do Geyser El Tatio com um dos passeios da parte da tarde. Como o geyser tem retorno às 12h para o Atacama, dá para fazer tranquilamente um passeio na parte da tarde.

 

- se possível, tente chegar no Atacama no final da manhã ou no começo da tarde. Assim, você já aproveita esse dia para realizar um dos passeios da tarde. Só tome cuidado para não fazer muito esforço no primeiro dia já que San Pedro de Atacama fica a 2.500m de altitude e você pode sentir os efeitos do soroche nos dois primeiros dias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Erick!

 

Super obrigada pelas dicas, muito úteis!

 

Queria saber uma coisa - é possível fazer o Salar de Tara + Valle de la Luna ou Tour Astronômico no mesmo dia?

Pelos horários, especialmente se for Salar de Tara + Valle de la Luna, parece que fica apertado, mas queria confirmar se você acha que daria ou se conhece alguém que fez isso.

 

Minha ideia de roteiro é a seguinte:

 

Dia 1: Chegamos em SPA ~15h30, vindos do Salar de Uyuni. Nesse dia, fazer idealmente o Tour Astronômico

Dia 2: Pukara de Quitor + Valle de la Luna à tarde (sandboard + por do sol)

Dia 3: Salar de Tara

 

Como terei passado por geiseres no tour do Salar de Uyuni e por diversas lagunas e tudo mais, acho que pularei os itens 2, 3 e 4 que vc descreveu! Ou tem algum que vc acha que vale a pena mesmo vindo da Bolivia? :)

 

Dos que eu vi, parece que o Salar de Tara é o mais diferente! Vc tem alguma outra sugestão? hehe

 

Obrigada mais uma vez!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi Erick!

 

Super obrigada pelas dicas, muito úteis!

 

Queria saber uma coisa - é possível fazer o Salar de Tara + Valle de la Luna ou Tour Astronômico no mesmo dia?

Pelos horários, especialmente se for Salar de Tara + Valle de la Luna, parece que fica apertado, mas queria confirmar se você acha que daria ou se conhece alguém que fez isso.

 

Minha ideia de roteiro é a seguinte:

 

Dia 1: Chegamos em SPA ~15h30, vindos do Salar de Uyuni. Nesse dia, fazer idealmente o Tour Astronômico

Dia 2: Pukara de Quitor + Valle de la Luna à tarde (sandboard + por do sol)

Dia 3: Salar de Tara

 

Como terei passado por geiseres no tour do Salar de Uyuni e por diversas lagunas e tudo mais, acho que pularei os itens 2, 3 e 4 que vc descreveu! Ou tem algum que vc acha que vale a pena mesmo vindo da Bolivia? :)

 

Dos que eu vi, parece que o Salar de Tara é o mais diferente! Vc tem alguma outra sugestão? hehe

 

Obrigada mais uma vez!

 

Oi, Estive viajando pela Bolivia-Peru-Chile em Setembro e foi uma viajem magnifica... Quanto ao Salar de Uyuni, as lagunas sao incrivelmente lindas, pena que quando estive por lá a maioria estavam congeladas.... Quanto aos Geiseres, recomendo fortemente voce ir no Del Tatio, é totalmente diferente ao Geiseres Sol Manãna que voce irá ver no Salar de Uyuni.... Laguna Cejar, Vale de La Luna e La Muerte, Pukará de Quitor, Salar da Tara, sao passeios imperdiveis... Mesmo que voce pense que ira ver as mesmas coisas da Bolivia, nao é.. Tudo é diferente.:-D

uploadfromtaptalk1386742233370.jpg.0e9a5504b329ef06b789fff65b72b5da.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu tivesse mais tempo, eu com certeza não perderia os passeios em SPA :)

 

O problema é que preciso escolher, e como os preços dos passeios na Bolivia são menores que no Chile, pensei em priorizar em SPA o que for realmente + diferente!

 

Mas obrigada pela dica :) hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa tarde,

 

Farei uma viagem à Chile, Bolivia e Peru, mais precisamente em Dezembro desse ano e gostaria que algumas pessoas pudessem me ajudar...

O roteiro é o seguinte:

 

Rio > Santiago : avião - 4 dias

Santiago > Pucón : avião (até Temuco) + ônibus (até pucon) - 3 dias

Pucón > San Pedro de Atacama : avião (até Calama) + ôniubs (até SPA) - 3 dias

San Pedro de Atacama > Bolívia (aí entra a dúvida) - 5 dias pra La paz + passeios

La paz > Cusco : ônibus - 4 dias

Cusco > Lima : avião - 2 dias

Lima > Rio

 

 

Já reservamos todos os hostels exceto atacama e bolívia (e não é por falta de recomendação, pois já calculamos preços e já vimos os que mais nos interessavam)..

O problema é o seguinte:

 

Ainda não procurei a FUNDO todos os passeios que são interessantes em Atacama (os unicos que me vem a cabeça rápido são o deserto de atacama, vale da lua e da morte) e, o mesmo acontece com o salar de Uyuni que, como todos sabem não existe APENAS o salar pra conhecer...

 

Andei procurando na net e encontrei esses 3 tours pra se fazer:

 

http://www.rutaverdebolivia.com/san-pedro-de-atacama-uyuni-tours.php

 

http://www.colquetours.com/datos_programa.php?zid=3&tid=7&id=11&lang=id2&bandera=2

 

http://www.kanootours.com/ws/index.php/tours-in-bolivia-tours-booking/salt-flats-uyuni-salar-de-uyuni-bolivia/3-day-salt-flats-from-san-pedro.html

 

Perguntas:

1. Alguém já fez algum desses tours e sabe se são bons, se valem a pena?

2. Indicam algum outro tipo de tour?

3. Existe algum tour que envolta tanto os desertos em atacama como os da bolivia?? Um de 4, 5 dias? OU nesse caso são sempre tours separados?

4. Vi muitas pessoas falando que fecharam os tours na hora mesmo. Isso é garantido? E se não tiver mais vaga na hora, há essa possibilidade, por ser alta temporada...?

5. Quem já fez algum tipo de tour semelhante, quanto pagou e qual foi a época (mês e ano) ?

6. Hospedagem = Como pensei em fazer esse esquema de tour, no dia seguinte em que chegasse em Atacama, já iria seguir para os tours...então teria apenas que reservar antecipadamente 1 diária (a do dia em q chegar), certo? Porém e se der algum problema e a gente só conseguir começar o tour no outro dia, ficaremos sem dormir? é garantido chegar na hora e conseguir um lugar pra dormir "às pressas" ?

7. Se nenhum dos tours oferecidos me agradar, tem como conversar com a companhia e sugerir um tour "personalizado" ? Alguém já fez isso? Se fez quanto pagou? Valeu a pena? Será que eles conseguiriam fazer um tour 2 em 1, como no caso de atacama + salar ?

 

As mesmas dúvidas seguem pra travessia La paz > Cusco. Queria muito passar em Copacabana e em Puno pra ver o titicaca, ilhas flutuantes e isla del sol...

1. Existe algum tour que faça essa travessia? Algo de 1, 2 dias que nos leve até Cusco?

 

Vi esse aqui:

http://www.kanootours.com/ws/index.php/transport/buses/tourist-bus-la-paz-to-copacabana-to-puno.html

Vale a pena ou existe algum mais recomendado e melhor e, que nos leve direto a cusco?

2. Existe avião de Puno para cusco?

3. Consigo me hospedar em La paz na hora ou é necessário fazer a reserva antecipadamente? Como eu disse mais acima, se optarmos por algum tour ocorrem imprevistos e, pode ser que fiquemos algumas horas ou até um dia inteiro sem lugar pra dormir, é garantido conseguir isso na hora?

 

Bom, a princípio minhas dúvidas são essas !! Quem puder me ajudar, ficarei inteiramente grata !

 

Bom, vou lhe passar alguns locais para se estar visitando no Uyuni.

 

* Laguna Colorada

* Salar de Uyuni

* Avaroa National Reserve

* Geiser Sol de Manana

* Train Cemetery

* Valle De Rocas

 

Bom, eu gostei de visitar todos eles. Dá uma olhadinha nas imagens de lá. Creio que irá gostar.

Hum, caso vá em algum, contrate uma agência, elas oferecem ótimos pacotes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×