Ir para conteúdo

Ajuda Atacama - Salar de Uyuni


Posts Recomendados

  • Membros

Rsrsrs pois é, o tempo é curto pra ver muita coisa..

Quem sabe numa próxima viagem a gente não fique mais tempo ! rs

 

Depois que li seu roteiro no site, fiquei encantada e já pensei numa segunda opção:

 

dia 1: Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h as 16h)

dia 2: Salar de tara (8h as 16h)

dia 3: Laguna Cejas, Ojos del Salar, Laguna Tebenquiche

 

E aí poderiamos conversar com a empresa e ver se eles fazem o valle de la luna e da muerte um pouco mais tarde, às 17h talvez...Como faríamos tudo com a mesma empresa, acho que não terá problema, né?

 

E à noite do primeiro ou do ultimo dia poderíamos fazer o tour astronomico já que começa as 21h !

 

kkkkkkkkkkk muita coisa pra pouco tempo, compreendo !

 

Assim, particularmente eu não faço MUITA questão de ver os vales tanto da lua como da morte, só que não tem muito sentido ir em atacama e não os ver, já que são os mais famosos, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi Cléo,

 

Eu gostei do seu roteiro !! Só tem que ver a questão mesmo do Salar de Tara voltar às 16h e já conseguir ir para o Valle de la Luna !! Se fizer com a mesma agência, pode ser que dê certo (como eu tinha tempo, não tentei fazer), mas é bom avisar antes para eles não terem nenhuma surpresa na hora...

E a Laguna Cejas é muito legal !!! Não afundar na água é uma experiência incrível !!!

 

Só não esquece de levar água doce para depois que sair da Laguna Cejas...pelo menos dá para dar uma enganada até chegar no Ojos del Salar (lá a água é doce e dá para nadar...mas tem que saber nada porque é fundo)...

 

O Valle de la Luna é praticamente obrigatório !!! É bem legal e vale a pena...é um ambiente totalmente diferente que impressiona !!!

 

Tenta reservar o tour astronômico com a agência SPACE !!! Quando eu fui era lua cheia e eles não funcionam neste período...então acabei fazendo com uma outra que tinha disponível. Mas se você pegar uma lua nova, será perfeito o tour astronômico !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Ultimamente tenho recebido algumas mensagens pedindo ajuda para montar um roteiro para o Atacama já que as informações disponíveis na internet estão um pouco dispersas. Além disso, nada melhor do que a experiência de alguém que já foi para ajudar montar o seu planejamento da melhor maneira possível. Assim, fiz este pequeno guia para ajudar na sua viagem para o deserto mais árido do mundo.

 

Quantos dias ficar no Atacama?

 

Para fazer o básico do Atacama você precisa de 3 dias conforme colocado no roteiro básico. Porém, eu recomendaria ficar na região pelo menos 4 dias para aproveitar e ir ao Salar de Tara que, na minha opinião, é o melhor passeio da região do Atacama (leia o Relato para o Salar de Tara). Se você tiver muitos dias disponíveis, dá até para fazer um roteiro incluindo o Salar de Uyuni.

 

Passeios Básicos

 

No Atacama existem passeios para todos os gostos: lagunas altiplânicas, lagoas de sal, geiser, subidas em vulcões e etc. Alguns passeios podem ser feitos por conta própria e em outros é recomendável contratar uma agência. Os horários abaixo são àqueles praticados pela maioria das agências disponíveis em San Pedro de Atacama e a escolha do que fazer depende do seu estilo de viagem, mas existem alguns passeios básicos:

 

1. Valle de la Luna / Valle de la Muerte (horário 16h – aproximadamente 20h)

 

O Valle de la Luna fica na Cordilheira do Sal e tem este nome pela sua superfície lembrar a superfície da Lua: o terreno é acidentado e é coberto por uma camada de sal, deixando sua superfície branca. Neste passeio você passará pelas Três Marias, a Grande Duna e o Anfiteatro.

 

2. Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Socaire, Lagunas Altiplânicas (7h – 16h)

 

Este passeio tem como ponto alto as Lagunas Altiplânicas, mas antes ele passa por diversos locais como o Salar de Atacama, Laguna Chaxa e os povos de Toconao e Socaire. Este passeio tem uma diversidade de paisagens muito grande, variando de uma lagoa de sal até um lindo lago na base de um vulcão.

 

3. Geyser El Tatio / Machuca (4h – 12h)

 

O horário de saída faz com que você pense em não ir neste passeio mas todo o esforço vale a pena. O Geyser El Tatio fica a 90km de San Pedro de Atacama e está localizado na base da Cordilheira dos Andes. Na volta, você passa pelo povoado de Machuca que é praticamente desabitado. As pessoas que vivem ali se mantém através do turismo e da criação de animais, principalmente lhamas.

 

4. Laguna Cejar / Ojos del Salar / Laguna Tebinquiche (16h – 20h)

 

A Laguna Cejar possui uma concentração de sal tão alta que é impossível afundar. A sensação de boiar sem ter que mexer os braços é inexplicável e demora alguns minutos para se acostumar. Depois você irá em direção aos Ojos del Salar que são duas lagoas de água doce no meio do deserto formadas por águas subterrâneas.O passeio irá terminar na Laguna Tebinquiche onde você poderá ver o pôr-do-sol.

 

Roteiro Adicional

 

Se você tiver mais tempo na região do Atacama, você também poderá fazer:

 

Salar de Tara (8h – 16h): este foi o meu favorito no Atacama e eu o coloco na lista de prioridades. É um passeio com uma diversidade de paisagens incríveis, talvez mais ainda do que o passeio das Lagunas Altiplânicas: lagoas de sal, flamingos, vulcões e grandes formações rochosas que impressionam.

 

Pukara de Quitor (9h – 13h): este passeio te leva para conhecer as riquezas culturais dos Lickan Antay, os primeiros povos que habitavam a região do Atacama. O sítio arqueológico fica bem próximo à cidade de San Pedro de Atacama e também dá para fazer este passeio de bicicleta por conta própria. Porém, desta maneira você acaba perdendo a informação histórica da região que é passada pelos guias.

 

Termas de Puritama (14h – 17h): estas águas termais formam uma piscina com temperatura de aproximadamente 33ºC. É uma boa opção se você está querendo relaxar um pouco na sua viagem.

 

Montanhismo: há várias opções de montanhismo pela região, como o Cerro Toco (veja o meu relato), vulcão Licancabur, vulcão Lascar, entre outros. Porém, lembre-se que você estará em altitudes elevadas e um tempo de aclimatação é necessário para a ascensão nestes locais.

 

Outros: além das opções básicas e das opções adicionais acima, também existem excursões para subidas em vulcões, passeios à cavalo, caminhadas pela região e etc.

 

Montando o Roteiro

 

Você pode usar os horários indicados para montar o seu roteiro da melhor maneira possível. Segue abaixo algumas dicas adicionais:

 

- o passeio das Lagunas Altiplânicas e do Salar de Tara duram o dia todo. Se você quiser fazer ambos, reserve dois dias na sua programação.

 

- os passeios Valle de la Luna, Laguna Cejar/Tebinquiche e também o Termas de Puritama, são realizados na parte da tarde e você precisará de 3 tardes para fazer todos eles.

 

- combine o dia do Geyser El Tatio com um dos passeios da parte da tarde. Como o geyser tem retorno às 12h para o Atacama, dá para fazer tranquilamente um passeio na parte da tarde.

 

- se possível, tente chegar no Atacama no final da manhã ou no começo da tarde. Assim, você já aproveita esse dia para realizar um dos passeios da tarde. Só tome cuidado para não fazer muito esforço no primeiro dia já que San Pedro de Atacama fica a 2.500m de altitude e você pode sentir os efeitos do soroche nos dois primeiros dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi Erick!

 

Super obrigada pelas dicas, muito úteis!

 

Queria saber uma coisa - é possível fazer o Salar de Tara + Valle de la Luna ou Tour Astronômico no mesmo dia?

Pelos horários, especialmente se for Salar de Tara + Valle de la Luna, parece que fica apertado, mas queria confirmar se você acha que daria ou se conhece alguém que fez isso.

 

Minha ideia de roteiro é a seguinte:

 

Dia 1: Chegamos em SPA ~15h30, vindos do Salar de Uyuni. Nesse dia, fazer idealmente o Tour Astronômico

Dia 2: Pukara de Quitor + Valle de la Luna à tarde (sandboard + por do sol)

Dia 3: Salar de Tara

 

Como terei passado por geiseres no tour do Salar de Uyuni e por diversas lagunas e tudo mais, acho que pularei os itens 2, 3 e 4 que vc descreveu! Ou tem algum que vc acha que vale a pena mesmo vindo da Bolivia? :)

 

Dos que eu vi, parece que o Salar de Tara é o mais diferente! Vc tem alguma outra sugestão? hehe

 

Obrigada mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Erick!

 

Super obrigada pelas dicas, muito úteis!

 

Queria saber uma coisa - é possível fazer o Salar de Tara + Valle de la Luna ou Tour Astronômico no mesmo dia?

Pelos horários, especialmente se for Salar de Tara + Valle de la Luna, parece que fica apertado, mas queria confirmar se você acha que daria ou se conhece alguém que fez isso.

 

Minha ideia de roteiro é a seguinte:

 

Dia 1: Chegamos em SPA ~15h30, vindos do Salar de Uyuni. Nesse dia, fazer idealmente o Tour Astronômico

Dia 2: Pukara de Quitor + Valle de la Luna à tarde (sandboard + por do sol)

Dia 3: Salar de Tara

 

Como terei passado por geiseres no tour do Salar de Uyuni e por diversas lagunas e tudo mais, acho que pularei os itens 2, 3 e 4 que vc descreveu! Ou tem algum que vc acha que vale a pena mesmo vindo da Bolivia? :)

 

Dos que eu vi, parece que o Salar de Tara é o mais diferente! Vc tem alguma outra sugestão? hehe

 

Obrigada mais uma vez!

 

Oi, Estive viajando pela Bolivia-Peru-Chile em Setembro e foi uma viajem magnifica... Quanto ao Salar de Uyuni, as lagunas sao incrivelmente lindas, pena que quando estive por lá a maioria estavam congeladas.... Quanto aos Geiseres, recomendo fortemente voce ir no Del Tatio, é totalmente diferente ao Geiseres Sol Manãna que voce irá ver no Salar de Uyuni.... Laguna Cejar, Vale de La Luna e La Muerte, Pukará de Quitor, Salar da Tara, sao passeios imperdiveis... Mesmo que voce pense que ira ver as mesmas coisas da Bolivia, nao é.. Tudo é diferente.:-D

uploadfromtaptalk1386742233370.jpg.0e9a5504b329ef06b789fff65b72b5da.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa tarde,

 

Farei uma viagem à Chile, Bolivia e Peru, mais precisamente em Dezembro desse ano e gostaria que algumas pessoas pudessem me ajudar...

O roteiro é o seguinte:

 

Rio > Santiago : avião - 4 dias

Santiago > Pucón : avião (até Temuco) + ônibus (até pucon) - 3 dias

Pucón > San Pedro de Atacama : avião (até Calama) + ôniubs (até SPA) - 3 dias

San Pedro de Atacama > Bolívia (aí entra a dúvida) - 5 dias pra La paz + passeios

La paz > Cusco : ônibus - 4 dias

Cusco > Lima : avião - 2 dias

Lima > Rio

 

 

Já reservamos todos os hostels exceto atacama e bolívia (e não é por falta de recomendação, pois já calculamos preços e já vimos os que mais nos interessavam)..

O problema é o seguinte:

 

Ainda não procurei a FUNDO todos os passeios que são interessantes em Atacama (os unicos que me vem a cabeça rápido são o deserto de atacama, vale da lua e da morte) e, o mesmo acontece com o salar de Uyuni que, como todos sabem não existe APENAS o salar pra conhecer...

 

Andei procurando na net e encontrei esses 3 tours pra se fazer:

 

http://www.rutaverdebolivia.com/san-pedro-de-atacama-uyuni-tours.php

 

http://www.colquetours.com/datos_programa.php?zid=3&tid=7&id=11&lang=id2&bandera=2

 

http://www.kanootours.com/ws/index.php/tours-in-bolivia-tours-booking/salt-flats-uyuni-salar-de-uyuni-bolivia/3-day-salt-flats-from-san-pedro.html

 

Perguntas:

1. Alguém já fez algum desses tours e sabe se são bons, se valem a pena?

2. Indicam algum outro tipo de tour?

3. Existe algum tour que envolta tanto os desertos em atacama como os da bolivia?? Um de 4, 5 dias? OU nesse caso são sempre tours separados?

4. Vi muitas pessoas falando que fecharam os tours na hora mesmo. Isso é garantido? E se não tiver mais vaga na hora, há essa possibilidade, por ser alta temporada...?

5. Quem já fez algum tipo de tour semelhante, quanto pagou e qual foi a época (mês e ano) ?

6. Hospedagem = Como pensei em fazer esse esquema de tour, no dia seguinte em que chegasse em Atacama, já iria seguir para os tours...então teria apenas que reservar antecipadamente 1 diária (a do dia em q chegar), certo? Porém e se der algum problema e a gente só conseguir começar o tour no outro dia, ficaremos sem dormir? é garantido chegar na hora e conseguir um lugar pra dormir "às pressas" ?

7. Se nenhum dos tours oferecidos me agradar, tem como conversar com a companhia e sugerir um tour "personalizado" ? Alguém já fez isso? Se fez quanto pagou? Valeu a pena? Será que eles conseguiriam fazer um tour 2 em 1, como no caso de atacama + salar ?

 

As mesmas dúvidas seguem pra travessia La paz > Cusco. Queria muito passar em Copacabana e em Puno pra ver o titicaca, ilhas flutuantes e isla del sol...

1. Existe algum tour que faça essa travessia? Algo de 1, 2 dias que nos leve até Cusco?

 

Vi esse aqui:

http://www.kanootours.com/ws/index.php/transport/buses/tourist-bus-la-paz-to-copacabana-to-puno.html

Vale a pena ou existe algum mais recomendado e melhor e, que nos leve direto a cusco?

2. Existe avião de Puno para cusco?

3. Consigo me hospedar em La paz na hora ou é necessário fazer a reserva antecipadamente? Como eu disse mais acima, se optarmos por algum tour ocorrem imprevistos e, pode ser que fiquemos algumas horas ou até um dia inteiro sem lugar pra dormir, é garantido conseguir isso na hora?

 

Bom, a princípio minhas dúvidas são essas !! Quem puder me ajudar, ficarei inteiramente grata !

 

Bom, vou lhe passar alguns locais para se estar visitando no Uyuni.

 

* Laguna Colorada

* Salar de Uyuni

* Avaroa National Reserve

* Geiser Sol de Manana

* Train Cemetery

* Valle De Rocas

 

Bom, eu gostei de visitar todos eles. Dá uma olhadinha nas imagens de lá. Creio que irá gostar.

Hum, caso vá em algum, contrate uma agência, elas oferecem ótimos pacotes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...