Ir para conteúdo

Bolívia, Chile, Peru e Bolívia em 20 dias! (Julho 2013)


Posts Recomendados

  • Membros

Muito bom seu relato amigo, experiência única essa viagem que me traz grandes lembranças pra vida. Imprevistos sempre aparecem, o importante é ter objetivo e conseguir definir oq vc quer no final. Lendo agora esse começo ta me fazendo ver a aventura que tudo foi kkkkk. Jodanga com a Talita foi maraaaa... kkkk, comida a noite do Davi em Sucre tbm foi premiada com um cabelo. Aquele aeroporto de Sta é muito confuso, não achou? So sei que subi naquele avião e agradeci a Deus por chegar viva, ele sobe até o infinito kkk. Amei Sucre, adoraria ter ficado uma noite. Ir em pé no bus foi uma das maiores historias pra contar, sem dúvidas, e detalhe, quem revezou a cadeira foi Talita, Cristian e Bianca, eles tavam se sentindo muito mal com a altitude. O quarto que eu dormi naquele hostel de Potosi com as meninas foi o pior, tinha um monte de pedaço de algodão com sangue espalhado, nojo, mas cansados do jeito que estava, dormia em qualquer lugar.

 

Pode continuar, a aventura so começou :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

UYUNI e o SALAR (9 de julho) - 1º dia de sal!

 

DSC00827.JPG.a88a01ea1da7b4f55b1e70986c39af25.JPG

 

Bom, depois da noite muito bem dormida no hotel sinistro, levantamos umas 7 da manhã e o frio tava de matar cara ::Cold:: , a cama também!

 

O Cristian, doido como só, foi tomar banho. Admito que não tive coragem, não por causa do frio, mas sim por causa das condições dos banheiros! Tava o podre o bagulho... :shock:

 

Yago e eu saímos à rua para dar uma olhada nas empresas. De prontidão o cara da recepção chamou uma mulher lá, que fez questão que fossemos com ela, não me recordo o nome da empresa, mas a mulé era chata cara. Dizendo o tempo todo que já estavam cheios e que tinha um 4x4 reservado pra gente, que era a mais barata (tava cobrando 900 bob), o tempo todo nos perturbando e demos um fim dizendo que iríamos tomar café (e era verdade, já que no hotel não tinha...ainda bem!)

 

Demos um role rápido, fomos na Olivos Tours, pois tínhamos boas referências daqui do Mochileiros. Encontramos uma senhora (Janeth) muito simpática por sinal, mas insistente também, e falava com propriedade. De início cobrou 800 bob + 150 bob do parque nacional das lagunas.

Não fechamos e fomos falar com o pessoal no hotel. A cada 10 passos alguém vinha oferecer o tour pra gente, creio que seja a única parte chata de Uyuni, ninguém te deixa em paz!!! ::hein:

 

Olivos.jpg.d7f1f4965c487bae3dd38edbb2feec0d.jpg

 

Chegamos no hotel, falamos com a galera e voltamos todos juntos na Olivos. A Janeth nos recebeu muito bem novamente, explicou para os outros tudo que já tinha nos explicado, disse do Hotel de Sal, que seria a primeira noite, e que colocaria um guia jovem e que não era bêbado :mrgreen: (Uyuni tem muito guia bebum) pra gente, que já estava acostumado com brasileiros. Realmente gostamos da proposta dela, mas choramos o preço. O tour sairia por 800 bob mais os 150 das lagunas, ou seja, 950 bob, com o chororô caiu para 850 bob ::cool:::'> , com o transfer até San Pedro. Achamos bom e fechamos e foi a melhor coisa que fizemos!!! O tour começaria às 10 da matina.

Depois disso fomos tomar café. Davi, Laura e Talita foram em um mercado comprar algumas coisas. Bianca, Cristian (o único limpo talvez), Yago e eu fomos procurar um lugar pra comer. No fundo da Olivos há um restaurante, mas estava cheio. Então ficamos na praça, onde tem uma pizzaria, cara d+, logo ao lado há o Café Copacabana, tudo isso na Plaza Arce. Tava um frio bom de -1ºC ::Cold:: quando saímos, mas logo já estava 3ºC.

 

No café tinha aquecedor e uns dois chineses só. O lugar é bem rústico e muito bom! Comemos como reis e tomamos uma Potosina (cerva) quente pacarai, mas era o que tinha e até que tava boa ::cool:::'> . O cara que atende nos atendeu muito bem! Rimos até não querer mais com a barriga cheia, lembrando do caminho até ali. Tínhamos marcado com o pessoal 9:30 no pulgueiro pra fazer o check-out.

Saímos do café, Bianca e Cristian foram pro hostel, Yago e eu achamos uma lan house que faz chamadas internacionais na Av. Potosí, paguei uns 15 bob por 11 minutos com a minha mãe no telefone, e foi foda! Falei pra véia não ficar preocupada, pois iria sumir por 3 dias huahua e tal. :wink:

Fomos pro hostel, pegamos as mochilas, fechamos a conta partimos, mas antes de deixar Uyuni ainda tinha que cambiar um pouco de bob pra pesos chilenos. O câmbio não era dos piores não, cambiei 700 bob, o que deu 51 mil pesos, numa casa de cambio, que na verdade é uma porta de câmbio :D . Uma mulher com o filho no carrinho que chorava sem parar. Mas muito gente boa ela. Acabamos com os pesos dela coitada, porque cambiei pra Laura e pra Talita. Chegamos na Olivos e o guia já tava colocando as cargueiras das meninas e do Yago pra cima do Toyota, meio antigo o carro e tal, mas tava de boa. Tinha um português doido lá conversando com o Yago, perguntando do Salar e tal, pois ele iria logo depois da gente com uns outros gringos lá.

 

SAM_6519.JPG.d479a0cc98b5594d1f6d137c4dd72b26.JPG

 

Joguei a cargueira pra cima da parada, o Limber (guia) fechou a lona e partimos. O Limber se apresentou e tal, disse que estávamos atrasados, a Laura e o Davi na frente com ele, e os dois ainda estavam e o puxando o “s” no espanhol no banco do meio com Bianca e Yago. Rapidamente nos apresentamos pro Limber, que parecia ser gente boa (e realmente é), mas ainda tava acanhado com a gente, ele disse que poderíamos colocar nossos ipods ou celulares no som e tal, mas tentamos e nada :? . Nem 30 minutos depois já estávamos sacando fotos no Cementerio de Trenes. Animal o lugar!

 

Ficamos cerca de 20 minutos lá e partimos para o museo de sal e o centro de artesanias que fica ao lado do museo, uns 40 minutos do cementerio. No caminho consegui plugar meu celular no som e galera curtindo uma boa música eletrônica, e o Limber meio calado ainda.

O museu tá meio caído e tal, mas tem umas esculturas interessantes, e tem muita coisa no centro de artesanatos. Quando chegamos devia ter uma 20 4x4 paradas lá. Ali começou nosso perrengue com banheiros, não dava pra fazer em qualquer lugar porque tinha muita gente em todos os cantos eu até cacei uma parede isolada atrás de uma casa abandonada, mas também tinha gente, ae não teve jeito, era o baño pago mesmo, 2 bob não era pão-duragem, era vontade de estar livre mesmo! ::mmm:

Ficamos mais uns 30 minutos no museo e nos dirigimos ao Salar, bem do lado, uns 5 minutos!

Cara, imagina 7 bobos e um boliviano rindo da nossa cara. Foi mais ou menos isso quando chegamos naquele lugar sinistro que é o Salar, era um sonho sendo realizado. É tudo surreal cara, tudo lindo d+, aquela imensidão branca, os famosos montes de sal, os cristais de sal no chão, que tu pisa e faz aquele barulho de ruffles rebrando, é foda d+!!!

Foi realmente de tirar o fôlego!!!

 

 

DSC00856.JPG.31aed709811d95744bc56adc3cd35b09.JPG

 

Quedamos uns 40 minutos no início do deserto, às 1:15 da tarde fomos em direção às bandeiras!!! Outro lugar top, e dá até uma emoção de ver a bandeira do Brasil no meio de tantas outras, e como o vento tava forte, tava bonita d+. Ali tinha brasileiros a rodo, inclusive um pessoal de BH que encontramos quase que toda hora até o Atacama.

Mais uns 20 minutos e fomos para a Isla Del Pescado! Lugar lindo também! A isla já fica um pouco mais longe de tudo, e o caminho ficando cada vez mais branco. A essa altura o Limber já estava falando mais, mas também com a gente lá nem tinha como o cara ficar calado, a gente puxava conversa o tempo todo.

Chegamos na islã às 15:00 varados de fome, e ali rolou acho que o melhor almoço ao ar livre da minha vida! Um arroz top, um bife top, uma salada de legumes top também (detalhes que eu não como legumes) e uma coca meio quente, e uma Huari de lei é claro, quente também, mas tava tudo bom demais!!! Limber estava indo almoçar longe da gente, na mesma hora o chamamos para sentar conosco, o cara ficou agredecido! Limber é um mlk gente boa de 22 anos, tinha uns 6 meses que trabalhava como guia, mlk começando a vida!

 

SAM_6527.JPG.23723e12f46baa9988cff324c2c59d6f.JPG

 

SAM_6525.JPG.86346ed322b7b524d982ee623ef06273.JPG

 

Ao lado das nossas pedras estava o português com o grupo dele almoçando também! Batemos um papo e nos despedimos, ele disse que tava indo pro Atacama também, mais o tour do cara era só de 1 dia, chegaria lá bem antes da gente e partiria bem rápido também de volta pra Escócia!

Não subimos na Isla, estávamos cansados e nem um pouco afim de pagar 8) . Não que a ilha não mereça, mas não achamos tão necessário assim. Chegamos na ilha 3 horas, e 4h já estávamos partindo. Só que...o caminho tava ficando cada vez mais branco, aquele sal todo sem uma sujeira sequer, tava lindo!!! Pedimos o Limber para parar e sacar unas fotos de nosotros. O cara parou uns 10 minutos no meio do nada, foi top isso! Aquela imensidão toda de sal era tão bonita que nem frio a gente sentia ::tchann:: .

 

1 hora depois chegamos em Atulcha, um vilarejo no pé de uma montanha, na borda do Salar, onde fica o Hotel de Sal da Olivos. Um frio desgraçado mlk! Mas ainda no carro, a gente avistando a montanha, que era bem alta, mas não parecia, joguei um caô no David e no Yago da gente subir até o topo da montanha, na mesma hora o Limber sorriu (devia estar pensando: “coitados desses brasileiros locos! ::dãã2::ãã2::'> ” ).

 

atulcha.jpg.99b0fe7ca2c52d95fd0d96b2f94ddfec.jpg

 

Cara, Atulcha deve ter uns 200 habitantes, mal tem iluminação, nenhum tipo de pavimentato, só poeira mesma, mas o lugar é mágico! O hotel dos caras é muito bom na medida do possível, todo feito de sal, todo mesmo, inclusive as camas, as mesas, as cadeiras, tudo!!! O telhado com um mato deles lá, tudo espetacular cara! Chegamos lá não tinha nenhum outro grupo ainda. Fizemos a divisão dos quartos e partimos pra subir (tentar) a montanha que estava logo atrás do hotel. A gente felizão enquanto ainda estava plano o bagulho nada de efeito de altitude (3.690m). O sol tava forte, e a gente andando no meio daquele chão arenoso com pedras, seco que a terra fazia barulho quando pisávamos. Só sei que foi batendo um cansaço do cão que mlk, num dava nem pra correr se aparecesse alguma coisa ali. E nem no pé da montanha a gente tinha chegado ainda. Foi foda, mas avistamos umas ruínas e continuamos, havia uns cercados de llamas e um sistema de irrigação ali, mas de onde vinha a água é impossível saber. Chegamos nas ruínas e eram ruínas de verdade, tinham um ossos queimados lá nas portas das ruínas, e de fogo recente, muito estranho. Não lembro se foi o Davi ou o Yago, mas alguém começou a falar que a gente estava profanando solo sagrado ::ahhhh:::lol: e fomos embora. Chegamos no hotel mortos cara, mortos mlk! Mas o limber já estava servindo nosso café da tarde! Mal chegamos e já tinha uma mesa farta de pão, chá, café, chocolate, leite esperando a gente. Comemos feito reis e chamamos no chá de coca, mas nada de dor de cabeça ou algo parecido com soroche.

 

SAM_6563.JPG.b59425f155b61a9b163aab5dfd5ba98c.JPG

 

Diz o Limber que essas ruínas são de um povo antigo que habitava essa região.

 

Quando paramos, e como o hotel não tem calefação, começamos a sentir o frio bater. Chegou um grupo de bolivianas e dois gringos que nem saíram do quarto direito. Logo após o café fomos tomar banho, nada de luxo no banheiro também, mas água era tão quente que arrancava a pele.

Ficamos brincando de assassino, detetive e vítima e Talita morria toda a hora, toda rodada ela era a primeira a morrer cara!!! Foi foda!

As 8 estávamos jantando kínua e llama, cara, tudo muito bom!!! Tava tudo muito bom até o momento, e assim continuou!

Logo chegou uma tiazinha vendendo tragos, Yago comprou tequila, Talita e Laura vinho.

 

DSC00894.JPG.a18e6afe047fe66ca154e8c6569e9a8a.JPG

 

Lembro que depois do jantar fui um pouco do lado de fora, e tava um frio do cão, pensa num frio, triplica agora, tava assim! Mas ó, eu nunca na minha vida toda tinha visto um céu mais estrelado que aquele de Atulcha, limpo, sem uma nuvem, sem nada, só um bilhão e estrelas naquele céu ::hãã:: . Ali pensei na vida e vi que estava no lugar certo e na hora certa, nunca vou esquecer o céu de Atulcha! :roll: Limber logo apareceu, Yago também, batemos um papo rápido, Limber foi a algum lugar com a Toyota, Yago e eu sentamos na mesa com o pessoal, peguei um pouco de sal e limão com as tias da cozinha, tomamos duas doses de tequila cada e parada logo bateu, muito estranho isso. Sei que fomos dormir todos na mesma hora, pois sairíamos 5 da manhã do dia seguinte para começar o segundo do dia do SALAR!!!

 

Dicas:

 

- Em Uyuni, faça o tour com a Olivos!!! Os caras mandaram muito bem com o meu grupo!

- Com a Olivos, vá com o Limber!!! O mlk é maneraço!

Não cambie nas barraquinhas azuis que ficam na Av. Arce perto do Pulgueiro El Salvador!!!

 

Gastos:

 

Café sensacional = 30 bob (Café Copacabana)

Tour 3 dias na Olivos = 850 bob (incluindo as lagunas)

Ligação internacional = 15 bob

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Maneiras as fotos do Salar, não vejo logo a hora de chegar a minha vez.......

 

Vou confiar em Você e vou tentar fazer o tour com a Olivos Tour

 

 

O rapaz, vlw pelo voto de confiança! Pra mim a Olivos foi muito boa. Pode chegar lá pra Janeth e falar que teve um grupo de 7 brasileiros em julho e que fizemos o tour de 3 dias com o Limber, e que recomendamos!!! Capaz de ela não lembrar, mas pelo menos ela vai saber que tu tá falado a verdade e tal. É bem mais fácil assim.

 

Usei essa tática em Cusco e deu certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...