Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

OURO PRETO/TIRADENTES-21 a 28/08/2013 (1ª parte)

Postado
  • Membros

Bom pessoal, qd estou m preparando p/ viajar gosto d ler relatos d viagem, principalmente os q t dão muitas informações s/ o local, sendo assim, aqui vai a minha contribuição:

1º Dia - 21/08:

Cheguei no aeroporto de Confins por volta d 17:30hs. Peguei a bagagem e m informei s/ o ônibus pra Rodov. d BH. Comprei a passagem(8,90 - Empresa UNIR) pra 18:15hs. Não dá pra comprar dentro do ônibus. Chegando à Rodoviária, depois d 1h e meia d viagem, comprei a passagem(25,70 - Empresa Pássaro Verde) pra OP no ônibus de 20:00hs. Enfim, às 22:00hs , estava em OP. Apesar da pousada ficar a uns 400ms da Rodov.(dava pra ir à pé), o frio ::Cold:: (eu batia os dentes) e a bagagem pesada m fizeram pegar um táxi(10,00, pechinchando). Já na pousada, pedi um sanduíche+refri p/ entrega(11,00). Não gostei da pousada, mas indico a Horto dos Contos, q fica a uns 10min(caminhando) da Praça Tiradentes e custa 80,00 a diária/individual(baixa temporada).

598da7afdb6c0_1(rodoviriaouropreto).JPG.a25f819b739cec3dbe437fef701c3a46.JPG

2º Dia - 22/08:

Acordei cedo(como sempre),tomei café e rumo à Praça Tiradentes, à pé mesmo. Levou uns 15min. Lá chegando, com a maior cara d turista, fui abordada por um guia q falava sem parar e m convenceu a contratá-lo por 70,00 pra m mostrar vários pontos turísticos, mas, no final das contas, visitamos apenas a Igreja de S. F. de Assis(8,00) e de N. S. do Pilar(8,00). Ele falava tão rápido, q mal dava pra entender as explicações sobre as igrejas. Ainda m fez pagar um táxi(30,00 - ida e volta) pra conhecer uma tal Mina de Ouro Felipe dos Santos. Passeio absolutamente dispensável. Vc paga 25,00 pra se sujar d lama.

17.JPG.add56e5362a498dd25b5abe2f747292a.JPG

Voltei pra pousada e almoçei ali perto mesmo, na Churrascaria Pedrosa(24,90 o kg e sobremesa 3,00). Aprovada. Descansei um pouco(a decepção com o guia m deu até dor d cabeça) e, no final da tarde, voltei ao centro. Parei numa lanchonete, Cantinho do Pão de Queijo, e pedi um "copo de salgado"+suco natural d laranja(7,00). Indico muito. Dei uma voltinha na feira d pedra sabão e mais tarde tomei um caldo verde no "Caldo de Minas" na Praça Tiradentes(11,00).

Dica: Dentro de Ouro Preto o ônibus custa 2,10, mas dá pra conhecer a maioria dos pontos turísticos à pé. Use roupa leve de dia, mas é bom levar um casaco. À noite faz frio. Qto aos tênis, nem preciso falar, né? Ah! bolsa/mochila pesada, nem pensar, a coluna agradece. A minha qse trava.

98.JPG.f3b218bca68ed0ec677dd08f166caff1.JPG

3º Dia - 23/08:

Dessa vez o passeio começou pelo Vale dos Contos. A entrada(gratuita) fica em frente à rodoviária. Depois d 15/20 min de caminhada chega-se à Casa dos Contos, cujo acesso só às 10:00, então deixe pra ir umas 9:30hs. É uma casa muito bonita e tem muita coisa legal pra ver. A entrada tb é gratuita e dá pra tirar fotos, só não da senzala.

598da7b20a13a_32(ValeContos).JPG.8437c80e596c95e7ff6f750d5fd24a0c.JPG

598da7b253ae0_11(casadoscontos).JPG.0563cfa770e7bf6155004dbadbd4465a.JPG

Bateu a fome e, ali mesmo no Centro, almoçei no "O Nazareno" um PF+suco lata(12,00). No Museu da Ciência e Técnica(Minerologia) paguei 6,00 a entrada. Não é permitido tirar fotos. Tanta pedras liiiindas! Em seguida, ia pro Museu da Inconfidência, mas tinha muitos estudantes pra entrar, então deixei pra depois. Fui à Igreja de N. S. do Carmo, ali vizinho(2,00). Definitivamente as Igrejas de Ouro Preto são de uma beleza sem igual. Ao lado o Museu do Oratório(4,00), tb nada d fotos. Enfim, o Museu da Inconfidência(8,00). Imperdível. Tem a opção d comprar um audio-guia por 8,00. Vc conecta o aparelho prox à peça e ouve a explicação sobre a mesma.Visite com tempo, pq há muita coisa interessante pra ver. Se der fome tem uma lanchonete lá dentro. Um salgado+ suco lata me custou 6,50. Qdo saí d lá já tava fechando(18:00). Tirei mais algumas fotos, comprei um caldo no Cantinho....(lembra?) por 5,00 e peguei um ônibus d volta pra pousada(tava muito cansada).

598da7b288346_85(MuseuMinerologia).JPG.39c65e3832c7339a8510bc55e7254143.JPG

94.JPG.a3cc4fadff6cc02a28fd813a6031cb21.JPG

4º Dia - 24/08:

Dessa vez o destino é Mariana, de trem, é claro! Saindo cedo, fui andando até a estação, uns 15 min. No caminho fotografei um chafariz, uma capelinha, a Prefeitura de Ouro Preto e logo depois avistei a estação, q só abriria 09:00hs pra venda dos bilhetes. Comprei só ida(40,00/aceita cartão). O trem sairia às 10:00hs. Fiquei tirando fotos da estação, do trem, do vagão sonoro ambiental, do vagão café, enfim. O trem é um luxo, apesar d não ser a Mª Fumaça. Vale muuuito a pena o passeio ::otemo:: . A paisagem no caminho é sensacional, tem até cachoeira. Não vou falar mais pq perde a graça.

598da7bb6c76a_102(PrefeituraOuroPreto).JPG.632e89438538364474367c8be6829846.JPG

598da7bbbeadd_103(EstaoTrem).JPG.200ee75ed9fd32d6c5acbbe105b47c2b.JPG

Em Mariana conheci basicamente os 3 famosos monumentos. Almoçei no King's Burger(16,90 o kg e 2,00 o suco, acredita?).

139.JPG.99d03f3e77dcb44b0219f6e13b3a8b32.JPG

De bucho cheio, peguei o ônibus(2,10) pra Mina da Passagem, dali a uns 20 min. A entrada custou 30,00. A Mina é muito interessante. ::cool:::'> Completamente diferente da q eu conheci em OP! Vc percorre 120m num carrinho até chegar no seu interior, passando a caminhar pelas galerias. Dá pra tirar fotos muito legais. Tem, inclusive, um lago(será q é esse o nome?) de águas cristalinas(a visibilidade chega a 50m e a profundidade a uns 200m). Sempre tem mergulhadores profissionais por lá.

159.JPG.9a8a1e87c0d31047fd94e192d9845d71.JPG

Peguei o ônibus(3,20) d volta pra OP. Tomei um banho rápido(em Mariana tava muito quente) e fui à Casa da Ópera, mas tava fechada, então visitei o Museu do Oratório(não deu pra ir no dia anterior). Por fim a Feirinha d Pedra Sabão pra comprar umas lembrancinhas, né! Comi um pão de queijo recheado d bacon+suco natural no famoso Cantinho....e voltei pra pousada d ônibus. Dia seguinte viajaria pra Tiradentes às 7:30hs. Tinha q acordar cedíssimo! Esse relato fica pra 2ª parte, tá bom?

Featured Replies

Postado
  • Membros

Ajudou sim Cleide, estou me programando para ir para lá, e seu relato foi muito importante.

Temos poucos relatos para essa região tão rica.

Uma dúvida, quanto você gastou ao todo? Você tem ideia? Sem contar as passagens aéreas e a hospedagem...

Postado
  • Membros

Cleide parabéns pelo relato

Mas sinceramente acho dispensável o uso do guia em Ouro Preto com relatos tao bem descritos assim como o seu e dos demais que existem por aqui.

Eu particularmente fiz diversas pesquisas anterior a minha viagem e já sabia tudo.

Achei muito estranho ele te levar para a Mina Felipe dos Santos, ela nem é tao famosa assim e pelo visto é muito longe, além de cara. hehe.

Eu fui numa mina a mais famosa de Ouro Preto, que alias, ficava ao lado do hostel que fiquei (Ouro Preto Hostel), a Mina Chico Rei, sua entrada é 10reais.

Sobre o lance do barro é fato...para quem quer conhecer uma mina, é bom levar uma muda de roupa, pois vai se sujar muito.

Não é um passeio laaaaa essas coisas, mas acho bacana conhecer e entender um pouco mais sobre como viviam os escravos, pessoas estas que Ouro Preto deve muito! (além de outros lugares)

Tambem fiz um relato, vide link

ouro-preto-25-26-27-outubro-2013-t88105.html

Postado
  • Autor
  • Membros
Ajudou sim Cleide, estou me programando para ir para lá, e seu relato foi muito importante.

Temos poucos relatos para essa região tão rica.

Uma dúvida, quanto você gastou ao todo? Você tem ideia? Sem contar as passagens aéreas e a hospedagem...

Oi, Bruno. Fico feliz de ter ajudado. Na verdade, excluindo passagens aéreas, hospedagem e presentes, gastei em torno de R$ 600,00(incluindo passeios, alimentação e transporte terrestre). Mas, Bruno, minhas viagens são econômicas, então fiz refeições em lugares simples e não badalava à noite(não bebo). Precisando, pd perguntar. Abç

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Natália. Bom q tenha gostado do meu relato. Bem; imaginei q seria importante o auxílio de um guia, principalmente pq sou péssima em história do Brasil, mas decepção total. Qto à Mina q visitei, definitivamente não tive a intenção de menosprezar a história dos escravos, pela qual, inclusive, tenho profundo respeito; se assim pareceu, peço desculpas. Na realidade, me senti explorada pelo tal guia que me fez pegar um táxi (R$ 30,00) para conhecer uma Mina distante, cuja entrada era R$ 25,00, podendo ter me levado pra conhecer a Mina do Chico Rei, mais famosa, mais próxima e e entrada R$ 10,00 (teria economizado R$ 55,00)

Pessoal, não tô fazendo campanha contra os guias não, tá! Só acho importante o respeito com o turista (e com todas as pessoas, enfim). De qq forma, acredito q a grande maioria dos guias são pessoas sérias, eu é q não tive sorte.

Natália, gde abraço.

Postado
  • Membros

CLEIDE,

VC MENCIONOU A MINA DA PASSAGEM. COMO É ESSE PASSEIO?

ONDE FICA LOCALIZADA ESSA MINA?

Postado
  • Autor
  • Membros

Nathalia, obg pela colaboração.

PaulinhoC, esse passeio eh muito legal. Vc pd fazer como eu fiz: ir pra Mariana de trem(adorei) e voltar de ônibus com parada na Mina da Passagem.

Dah uma lida no relato da Erika Beltrão tb. Achei muito interessante.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.