Membros cleide_ce Postado Setembro 4, 2013 Membros Postado Setembro 4, 2013 Bom pessoal, qd estou m preparando p/ viajar gosto d ler relatos d viagem, principalmente os q t dão muitas informações s/ o local, sendo assim, aqui vai a minha contribuição: 1º Dia - 21/08: Cheguei no aeroporto de Confins por volta d 17:30hs. Peguei a bagagem e m informei s/ o ônibus pra Rodov. d BH. Comprei a passagem(8,90 - Empresa UNIR) pra 18:15hs. Não dá pra comprar dentro do ônibus. Chegando à Rodoviária, depois d 1h e meia d viagem, comprei a passagem(25,70 - Empresa Pássaro Verde) pra OP no ônibus de 20:00hs. Enfim, às 22:00hs , estava em OP. Apesar da pousada ficar a uns 400ms da Rodov.(dava pra ir à pé), o frio (eu batia os dentes) e a bagagem pesada m fizeram pegar um táxi(10,00, pechinchando). Já na pousada, pedi um sanduíche+refri p/ entrega(11,00). Não gostei da pousada, mas indico a Horto dos Contos, q fica a uns 10min(caminhando) da Praça Tiradentes e custa 80,00 a diária/individual(baixa temporada). 2º Dia - 22/08: Acordei cedo(como sempre),tomei café e rumo à Praça Tiradentes, à pé mesmo. Levou uns 15min. Lá chegando, com a maior cara d turista, fui abordada por um guia q falava sem parar e m convenceu a contratá-lo por 70,00 pra m mostrar vários pontos turísticos, mas, no final das contas, visitamos apenas a Igreja de S. F. de Assis(8,00) e de N. S. do Pilar(8,00). Ele falava tão rápido, q mal dava pra entender as explicações sobre as igrejas. Ainda m fez pagar um táxi(30,00 - ida e volta) pra conhecer uma tal Mina de Ouro Felipe dos Santos. Passeio absolutamente dispensável. Vc paga 25,00 pra se sujar d lama. Voltei pra pousada e almoçei ali perto mesmo, na Churrascaria Pedrosa(24,90 o kg e sobremesa 3,00). Aprovada. Descansei um pouco(a decepção com o guia m deu até dor d cabeça) e, no final da tarde, voltei ao centro. Parei numa lanchonete, Cantinho do Pão de Queijo, e pedi um "copo de salgado"+suco natural d laranja(7,00). Indico muito. Dei uma voltinha na feira d pedra sabão e mais tarde tomei um caldo verde no "Caldo de Minas" na Praça Tiradentes(11,00). Dica: Dentro de Ouro Preto o ônibus custa 2,10, mas dá pra conhecer a maioria dos pontos turísticos à pé. Use roupa leve de dia, mas é bom levar um casaco. À noite faz frio. Qto aos tênis, nem preciso falar, né? Ah! bolsa/mochila pesada, nem pensar, a coluna agradece. A minha qse trava. 3º Dia - 23/08: Dessa vez o passeio começou pelo Vale dos Contos. A entrada(gratuita) fica em frente à rodoviária. Depois d 15/20 min de caminhada chega-se à Casa dos Contos, cujo acesso só às 10:00, então deixe pra ir umas 9:30hs. É uma casa muito bonita e tem muita coisa legal pra ver. A entrada tb é gratuita e dá pra tirar fotos, só não da senzala. Bateu a fome e, ali mesmo no Centro, almoçei no "O Nazareno" um PF+suco lata(12,00). No Museu da Ciência e Técnica(Minerologia) paguei 6,00 a entrada. Não é permitido tirar fotos. Tanta pedras liiiindas! Em seguida, ia pro Museu da Inconfidência, mas tinha muitos estudantes pra entrar, então deixei pra depois. Fui à Igreja de N. S. do Carmo, ali vizinho(2,00). Definitivamente as Igrejas de Ouro Preto são de uma beleza sem igual. Ao lado o Museu do Oratório(4,00), tb nada d fotos. Enfim, o Museu da Inconfidência(8,00). Imperdível. Tem a opção d comprar um audio-guia por 8,00. Vc conecta o aparelho prox à peça e ouve a explicação sobre a mesma.Visite com tempo, pq há muita coisa interessante pra ver. Se der fome tem uma lanchonete lá dentro. Um salgado+ suco lata me custou 6,50. Qdo saí d lá já tava fechando(18:00). Tirei mais algumas fotos, comprei um caldo no Cantinho....(lembra?) por 5,00 e peguei um ônibus d volta pra pousada(tava muito cansada). 4º Dia - 24/08: Dessa vez o destino é Mariana, de trem, é claro! Saindo cedo, fui andando até a estação, uns 15 min. No caminho fotografei um chafariz, uma capelinha, a Prefeitura de Ouro Preto e logo depois avistei a estação, q só abriria 09:00hs pra venda dos bilhetes. Comprei só ida(40,00/aceita cartão). O trem sairia às 10:00hs. Fiquei tirando fotos da estação, do trem, do vagão sonoro ambiental, do vagão café, enfim. O trem é um luxo, apesar d não ser a Mª Fumaça. Vale muuuito a pena o passeio . A paisagem no caminho é sensacional, tem até cachoeira. Não vou falar mais pq perde a graça. Em Mariana conheci basicamente os 3 famosos monumentos. Almoçei no King's Burger(16,90 o kg e 2,00 o suco, acredita?). De bucho cheio, peguei o ônibus(2,10) pra Mina da Passagem, dali a uns 20 min. A entrada custou 30,00. A Mina é muito interessante. :'> Completamente diferente da q eu conheci em OP! Vc percorre 120m num carrinho até chegar no seu interior, passando a caminhar pelas galerias. Dá pra tirar fotos muito legais. Tem, inclusive, um lago(será q é esse o nome?) de águas cristalinas(a visibilidade chega a 50m e a profundidade a uns 200m). Sempre tem mergulhadores profissionais por lá. Peguei o ônibus(3,20) d volta pra OP. Tomei um banho rápido(em Mariana tava muito quente) e fui à Casa da Ópera, mas tava fechada, então visitei o Museu do Oratório(não deu pra ir no dia anterior). Por fim a Feirinha d Pedra Sabão pra comprar umas lembrancinhas, né! Comi um pão de queijo recheado d bacon+suco natural no famoso Cantinho....e voltei pra pousada d ônibus. Dia seguinte viajaria pra Tiradentes às 7:30hs. Tinha q acordar cedíssimo! Esse relato fica pra 2ª parte, tá bom? Citar
Membros cleide_ce Postado Setembro 8, 2013 Autor Membros Postado Setembro 8, 2013 5º Dia - 25/08: Acordei cedíssimo, tomei um café rápido e fui pra Rodov. Tinha comprado a passagem(49,50/Empresa UTIL) com antecedência. O ônibus, q sairia às 7:30hs(horários 7:30 e 19:00hs) tem como destino final São Paulo, mas passa em S. J. Del Rei, onde eu iria descer. A viagem dura 4hs, com uma parada de 10 min em Congonhas, pra ir ao banheiro, comprar água, etc. Cheguei em São João pouco depois de 11:00hs e no guichê de informações comprei a taxa d embarque(0,20). Fui informada q o próximo ônibus(Empresa Vale Dourado) pra Tiradentes sairia 12:00hs. Que nada, saiu 1h depois. Nem almoçei, com medo d perder o tal ônibus. Enquanto esperava, puxei conversa com um casal d italianos q iriam prá lá tb. Enfim, chega o ônibus(3,00) e, depois d meia hora, chegamos a Tiradentes. Boa parte da estrada é calçamento, aliás, em Tiradentes, a maioria das ruas é de calçamento. Aquele era o último dia do Festival d Gastronomia q acontecia na cidade(lotada). Por esse motivo o ônibus não pôde passar pela rua onde fica a POUSADA DA JOSI, pq estava interditada. Nossa sorte(minha e dos italianos) é q encontramos uma senhora muito simpática e prestativa q contactou um taxista conhecido, e ainda pechinchou, cê acredita? Muito legal, né? Algum tempo depois o Sr. João chega e nos leva pra pousada por R$ 10,00, q rachei com os italianos. Adorei a pousada . Tudo limpinho, lencóis e toalhas cheirosos, sem falar da simpatia e solicitude da Josi(proprietária) e d sua mãe, dona Lúcia. Depois q nos instalamos fomos almoçar ali perto mesmo, no "Montanha"(PF 9,00 e refresco 1,00). Bem simples. Em seguida, sobremesa no Chico Doceiro, citado em qse todos os relatos sobre Tiradentes. Os doces são muito bons, feitos no fogão à lenha. Aliás, as lojas d doce da cidade são uma tentação. Doces d todas os tipos, sabores, cores, formatos.... De volta à pousada, descansei um pouco e no final da tarde fui caminhar pela cidade. Fiquei encantada. Tiradentes é um charme! Sim, existem algumas ladeiras, mas não tão íngremes como em OP. Ainda comparando, d dia faz mais calor. Tiradas algumas fotos, voltei pra pousada, comi um salgado+ suco na padaria vizinha e cama. 6º Dia - 26/08: Após um café farto(destaque da pousada), fiquei tagarelando com alguns hóspedes, mostrei fotos de Jericoacoara pros italianos e fui com eles passear pela cidade. Desta vez fomos até a Igreja de São Fco de Paula. Estava fechada. Achei interessante uma cruz cheia de símbolos em frente à igreja. Encontraria essa cruz em frente a outras igrejas. Depois fomos à Matriz de Santo Antônio(5,00). Permitiam fotos. A Câmara Municipal ficava ali vizinho. Dali voltei pra pousada, pois ia encontrar um casal carioca hospedado lá, q muito gentilmente m ofereçeu carona até Bichinho, lugarejo a 8 km de Tiradentes, com várias lojas d artesanato. Prá lá só de carro. Não tem ônibus de linha. Acontece q nos desencontramos e acabei indo com alguns mineiros de BH, q tb estavam na pousada. O roteiro acertado com o taxista seria Bichinho-Prados(sede)-Resende Costa-Tiradentes por R$ 150,00. Éramos 4 passageiros. As lojas de Bichinho têm coisas liiindas! As esculturas de madeira da loja do Amilton são perfeitas! A loja de casinhas é um amor. Tudo tão caprichado! Não podíamos deixar de almoçar no Tempero da Ângela. Imperdível. Comida maravilhosa e preço bom, R$ 20,00 self service à vontade+sobremesa. Falando em sobremesa, o doce de leite servido lá é ESPECIAL. Nos disseram q era feito ali pertinho. Fomos lá e descobrimos q levava 80 litros de leite e "3kg" o de acúcar . Valor do pote gde R$ 15,00. Ao longo do caminho fiquei sabendo um pouco mais sobre meus colegas de passeio. Adorei conhecê-los. Pessoas simpáticas, alegres, alto astral. Muito bom ficar perto d pessoas assim. Passamos por Prados rapidamente. Em Resende Costa paramos numa loja d tecelagem. Muita coisa bonita e barata. A essa altura o calor desanimava . Observei não ser costume dos taxistas usarem o ar condicionado, então haja calor e poeira. Voltando à pousada, tomei banho, pedi uma pizza média(20,00) e me recolhi. Vcs devem ter observado q eu não saía à noite, é q não bebo, estava sozinha e fazia muito frio(acho q são motivos razoáveis, não?). Ah! não há fotos desse passeio pq fiz o favor de apagá-las. Citar
Membros pespis Postado Setembro 9, 2013 Membros Postado Setembro 9, 2013 cleide....bonitas fotos, esto pensando em fazer uma viagem para a região com a familia, saindo de campo mourão de carro até lá. Outra coisa...tem um programa chamado PCI recover...ele recupera fotos de maquinas e dados apagados...Mas detalhe, se você apagou , beleza, não pode formatar de novo, senão tchau... abraços Citar
Membros cleide_ce Postado Setembro 9, 2013 Autor Membros Postado Setembro 9, 2013 Oi, Pespis. Muito bom poder ir de carro. Vc pode comprar o que quiser sem se preocupar em exceder o peso da franquia(23kg). Tive q me conformar em comprar apenas lembrançinhas(o dinheiro tava curto tb, rsrsrsr). Tive q ir de avião pq moro muuuuuito longe(Fortaleza). Obrigada pela dica sobre as fotos. Se eu puder ajudar com alguma dica, informação, sinta-se à vontade. Citar
Membros de Honra MauroBrandão Postado Setembro 9, 2013 Membros de Honra Postado Setembro 9, 2013 Cleide ouro-preto-tiradentes-21-a-28-08-2013-1-parte-t86383.html cole aa segunda parte na primeira acho que fica melhor ou peça para o Silnei fundir os dois tópicos , gostei do teu relato :'> Citar
Membros cleide_ce Postado Setembro 9, 2013 Autor Membros Postado Setembro 9, 2013 Oi, Mauro. Legal q tenha gostado. É muito bom poder dividir experiências de viagens com outras pessoas. Ainda não terminei o relato da 2ª parte, faltam os dois últimos dias(preguiiiça!). Mas farei o q vc sugeriu. Obg. Abç Citar
Membros cleide_ce Postado Outubro 1, 2013 Autor Membros Postado Outubro 1, 2013 Acho q meu relato não ajudou ninguém. Pena Citar
Membros Erika Beltrão Postado Dezembro 20, 2013 Membros Postado Dezembro 20, 2013 Oi Cleide! Que é isso? Seu relato me ajudou muito rsrsrs Estou indo para Minas dia 28 e peguei muitas dicas no seu relato! Você não conheceu São João Del Rei? bjo Citar
Membros PaulinhoC Postado Dezembro 26, 2013 Membros Postado Dezembro 26, 2013 Cleide Vou pra Ouro Preto no carnaval/2014 com uma amiga, seu relato foi muito interessante. vamos fazer uma boa parte deste roteiro, só q vamos ficar hospedados em republica, vamos p/ mariana de trem, vamos a lavras novas tb e congonhas. Citar
Membros cleide_ce Postado Dezembro 27, 2013 Autor Membros Postado Dezembro 27, 2013 Oi Erika. Fico feliz por saber q t ajudei. Fui a S. J. Del Rey sim, mas foi no último dia e conheci a cidade às carreiras. Ainda falta relatar os dois últimos dias de viagem (bateu a preguiiiiiça!). Eu não deixaria de conhecer S. João. Eh uma cidade muito bonita. Como tah teu roteiro? Se eu puder ajudar com mais alguma dica será um prazer. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.