Membros mauricioabrao Postado Setembro 9, 2013 Membros Postado Setembro 9, 2013 Amigos Mochileiros, Começo a escrever este relato já no vôo de volta a São Paulo e a intenção é dar a minha contribuição já que este site me ajudou demais nesta e em várias outras viagens. Bom... Fui com minha noiva e ficamos 7 noites em Noronha, tempo que eu considero mais do que suficiente para conhecer as atrações da Ilha, sem pressa. A viagem ocorreu em Agosto de 2013 e o que posso dizer é que volto pra casa muito satisfeito e que valeu demais investir a grana nessa trip. Parece clichê mas vale sempre lembrar: Faça o planejamento da viagem, compre as passagens e reserve a pousada com o máximo de antecedência que puder. Passagens: São duas as Companhias que voam para a ilha: Gol e Trip, voando de Recife e Natal. Comprei as minhas com milhas / dinheiro. Tínhamos algumas milhas acumuladas, mas não eram suficientes. A Gol oferece a possibilidade de comprar as milhas faltantes e assim a passagem de ida e volta partindo de SP ficou em torno de R$700,00 por pessoa. Hospedagem: Em relação a hospedagem, dei um vacilo, devia ter reservado logo que comprei a passagem, mas no fim deu tudo certo. Não consegui me hospedar na Casa da Iris, tão bem comentada em outros relatos aqui no site, mas segui a recomendação de outros amigos e me hospedei na pousada Solar das Andorinhas. A diária saiu a R$200,00 com café da manhã. A pousada é muito bem localizada, na Vila dos Remédios, que é o principal bairro da Ilha. A pousada é simples, limpa, com bom café da manhã e a hospitalidade é maravilhosa. A funcionária Beth ou Betinha, é muito atenciosa. Recomendo a hospedagem a quem procura por pousadas neste padrão. Não cheguei a entrar em outras pousadas, mas outras que cheguei a pesquisar e também ficam muito bem localizadas são: Solymar e Golfinho. Procure planejar os passeios logo na chegada a Ilha. Boa parte deles tem grande procura (isso que fui na média temporada, imagine na alta!) e alguns tem limitação de visita (comento mais abaixo sobre eles). Há diferentes opções de alimentação, sendo que a maior parte dos restaurantes / lanchonetes se concentram na Praça Flamboyant e entorno. Recomendo o Restaurante Ginga (Escondidinho de Carne Seca muito bom) e o Restaurante Ousadia. O Restaurante Flamboyant é uma ótima opção sendo Self Service no almoço (kg a R$49,90) e a La Carte no jantar (Só fui no almoço). Há um restaurante bem simples, próximo a Pizzaria São Miguel, uma espécie de lanchonete com anúncios de caldos e tapiocas (Uma espécie de trailler) fuja de lá! Fui uma única vez, o atendimento é ruim e os lanches são feitos de qualquer jeito. Outra dica relacionada a consumo: SEMPRE confira os itens cobrados na conta. Em vários lugares foram cobrados itens a mais do que os consumidos... difícil julgar se é por má fé ou não, mas enfim, fiquem atentos!!! Equipamentos de Mergulho: A Máscara e o Snorkel serão usados praticamente todos os dias. Se não os tiver, é possível alugá-los por R$10 a diária. O Colete só é obrigatório na Praia do Sueste e sinceramente não vejo necessidade nos outros locais, assim como Pé de Pato. A seguir relato as atividades de cada um dois dias: A CHEGADA O vôo da gol chega por volta das 16:00. A ansiedade em avistar a ilha nos minutos que antecedem o pouso é enorme. No check in procure reservar a poltrona do lado esquerdo do avião. Logo na chegada é possível avistar o Morro Dois Irmãos pela primeira vez. Logo no desembarque há necessidade de pagar a Taxa de preservação ambiental. É possível adiantar o pagamento através da Internet no link http://noronha.mixtecnologia.com.br/siteAdministracao.do?method=exibirTelaPagamentoTaxaPreservacaoAmbiental Na chegada no aeroporto as pessoas lhe perguntam em qual pousada irá se hospedar. Ao contrário da maioria dos lugares, pode responder sem medo. As agências de turismo fazem o transfer gratuitamente, e é óbvio que a intenção é apresentar e tentar vender as opções de passeio. A empresa q nos levou até a pousada foi a Costa Azul (ou Costa Blue como vem sendo chamada atualmente). Eles juntaram umas 10 pessoas num micro ônibus e logo de cara já deram uma passadinha na Praia do Sueste para um primeiro contato. Foram oferecidas algumas possibilidades de passeio mas de cara deixei fechado o Ilha Tour, que foi oferecido por R$100,00 mas no dinheiro acabou saindo por R$90. Essa é uma outra dica importante. Tudo que for comprar na ilha (com exceção de alimentação/bebida) fica mais barato se der uma choradinha e pagar no cash. Há só uma agência bancária em Noronha (Santander) e há caixa eletrônico do Itaú e Bradesco no Aeroporto. Chegando na pousada nos acomodamos e seguindo a dica de Betinha, descemos a pé até o forte de Nossa Sra dos Remédios para apreciar o visual e assistir o por do sol. O Forte fica ao lado da praia do cachorro, e é bem perto da vila. Depois do espetáculo, descemos até a praia e em seguida tomamos uma cervejinha no Bar do Cachorro. Em seguida subimos, demos uma voltinha pela praça e voltamos a pousada para descansar. 1º DIA – ILHA TOUR Essencial para conhecer os principais pontos da ilha e definir quais os pontos vai querer rever. Antes do passeio é necessário fazer uma carteirinha para entrada no Parque Nacional, o que inclui as principais praias como Sancho, Baia dos Porcos, Sueste, Trilha do Atalaia etc... o valor é de R$75 para brasileiros e R$150 para gringos. É possível adiantar a carteirinha na Vila dos Remédios, atrás do restaurante Flamboyant ou na entrada da trilha para o Sancho. Em Outubro/2012 foi construído um ponto de apoio e uma passarela até o mirante do Sancho e Dois Irmãos. Ao descer a passarela, se tem uma das melhores sensações de toda a viagem: Avistar a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos pela primeira vez. O visual é lindíssimo e é impossível não querer tirar um montão de fotos. Depois dos mirantes se desce através de uma fenda entre as rochas até a praia e é possível fazer o primeiro mergulho livre. Em seguida fomos para Cacimba do Padre - o paraiso dos surfistas, mas que tem boas ondas só no começo do ano, caminhamos até a Baia dos Porcos e fizemos mais um mergulho. Depois disso pausa para o almoço e em seguida conhecemos o Porto, a Baía dos Tubarões (a maré estava baixa não avistei nenhum), buraco da Raquel e o museu do Tubarão. Em seguida passamos pela praia do Leão, que já fica no mar de fora. A praia é lindíssima, mas segundo o guia é um tanto perigosa para banho devido as correntes. Depois fomos para Baía do Sueste, onde rolou mais um mergulho livre. Como disse anteriormente, nessa praia é obrigatório o uso de colete, pois há um grande trecho de corais em recuperação. A expectativa de ver tartarugas não se confirmou, mas foi muito bem recompensada com a vista de um Tubarão Lixa e de uma Barracuda enorme. O dia se encerrou com o por do sol no Forte São Pedro do Boldró, que fica no alto entre as Praias do Boldró e Americano. 2º DIA – PASSEIO DE BARCO Fizemos alguns amigos durante o Ilha Tour e alguns deles fecharam o pacote oferecido pela Costa Blue e acabamos fechando também. Além do Ilha Tour incluía passeio de barco + entardecer vip (aquasub + comida). Decidimos fazer o passeio de barco num dia e o entardecer vip em outro, para não ficar muito cansativo. O pacote saiu por R$ 320,00. Uma dica pra quem for fazer o passeio de barco com a Costa Blue, se o barco for o Happy Days, procure ficar entre os seis primeiros que embarcam, pois há um deck na parte de cima do barco que é limitado a apenas 6 pessoas. Seguindo o passeio, um guia vai dando os detalhes sobre as praias. Próximo a saída já uma agradável surpresa. Diversos golfinhos apareceram e foram acompanhando o barco por vários minutos. O passeio segue pelas praias do mar de dentro e dá uma parada no Sancho para um mergulho. Depois passa pela Baía dos golfinhos e volta, seguindo até as ilhas secundárias, onde novamente os golfinhos deram um show. Fim do passeio, resolvemos curtir a tarde na Praia do Cachorro, junto com os novos amigos. Ficamos tomando uma cervejinha na Tenda do Pipoka e ao entardecer fomos andando até a praia da Conceição que também tem um visual lindo. 3º DIA – ENTARDECER VIP Aproveitamos a manhã livre para curtir a praia que havíamos conhecido no final da tarde anterior, a Conceição, que é bastante agradável e dá pra chegar a pé, partindo da Vila dos Remédios. Há um bar entre a Praia do Meio e Conceição, onde os garçons são muito atenciosos. Além de ser muito boa para banho de mar, a praia também é muito boa um mergulho livre com máscara e snorkel, sendo possível avistar uma grande quantidade de peixes e outros animais marinhos. Voltando para a Pousada, fizemos uma pausa no Restaurante do Jacaré, que fica no caminho (na estradinha para Conceição). O almoço é bem caseiro e gostoso, mas achei um pouco caro... R$20 por pessoa, come a vontade, porém é perfeitamente possível almoçar a este preço no Flamboyant, que é por quilo e possui uma variedade muito maior de pratos. O Passeio da Tarde foi bem legal e tivemos sorte pois não tinham muitas pessoas. O barco também era o Happy Days e após algumas instruções, fomos colocados na água para o Aquasub, onde o barco vai puxando as pessoas por uma corda e elas vão visualizando o fundo do mar. O tempo estava um pouco nublado, o que influencia diretamente na visibilidade, mas ainda assim valeu a pena. Foi possível visualizar tartarugas, arraias e muitos peixes, além dos destroços do Navio Grego que naufragou próximo ao porto. Depois disso, o barco ancorou na praia da Conceição, deixando as pessoas livres para mergulharem enquanto uma churrasqueira foi acesa no barco. Foi servida uma ótima refeição, com Anchova, Picanha, etc... enquanto víamos o Pôr do Sol. Tinham em por volta de 8 pessoas no passeio, o que o tornou muito mais proveitoso. 4º DIA - LIVRE Tínhamos o dia livre e decidimos ir até o Porto... o dia amanheceu bem nublado e com um pouco de chuva, aliás foi o único dia nessas condições. Há um ônibus coletivo que cruza toda a ilha (Sueste – Porto) ao preço de R$3,00 e passa de meia em meia hora. Pegamos o ônibus e descemos no Porto. Aproveitamos para subir novamente até a Capela de São Pedro e conferir mais uma vez a vista do mar de fora. A maré estava um pouco mais cheia, mas ainda assim não conseguimos avistar tubarões na baía dos tubarões. Descemos até a praia do Porto, encontramos um casal de amigos numa das barraquinhas que ficam encostadas ao píer. Ficamos tomando uma cervejinha e batendo um papo enquanto isso o tempo foi abrindo. Aproveitei para fazer um mergulho livre pela praia. Dentre as praias que fiz isso, sem dúvida foi o melhor mergulho. Foi o lugar onde vi mais tartarugas, é muito legal acompanhá-las durante o nado. Também é possível ir nadando até o barco naufragado para observá-lo com mais calma. É preciso um pouco de atenção com os Barcos que entram e saem do porto, mas o movimento não é tão grande assim. Depois mais um dos casais de amigos que fizemos por lá também apareceram e a conversa foi longe. Comemos um peixe frito na barraca da Graça por R$30 (Simples mas bem feito) fomos embora de ônibus no final da tarde. Pela noite, resolvemos fazer um jantar um pouco mais ‘sofisticado’. Fomos até o Restaurante Varanda, indicado por um amigo. Pegamos um taxi, partindo da Vila dos Remédios ao custo de R$15,00. O restaurante fica perto, na Vila do Trinta, mas é preciso encarar uma bela subida até lá. A comida é muito boa e um tanto quanto cara, pratos na faixa dos R$100 para duas pessoas, mas acredito que tenha valido a pena. O restaurante tem uma vista muito bela e por isso acredito que valha mais a pena conhecê-lo no almoço. Para voltar, descemos a pé (pra descer todo santo ajuda) numa rápida caminhada de 15 minutos. 5º DIA – ALUGUEL BUGUE Uma dica para quem pretende alugar um Bugue: Procure fazer a reserva com uns dois dias de antecedência. Eu não tive dificuldades pra alugar com um dia de antecedência, mas conheci pessoas que tiveram que suar pra conseguir. A vantagem do aluguel (pagamos R$120,00 a diária) é a liberdade de desfrutar as praias que mais gostou do ilha tour, pelo tempo que desejar. A pessoa que alugou indicou que colocássemos 10 litros de gasolina que seria suficiente para andar tranqüilamente por um dia por toda a ilha. Dividimos a diária com um outro casal e as despesas foram rachadas. De cara fomos até o posto de gasolina. Só há um na ilha e fica próximo ao Porto. A gasolina é bem cara por razões óbvias (R$ 4,19 o litro). Depois partimos para o reencontro com a belíssima Praia do Sancho. Ficamos mais uma vez admirando-a pelo mirante, depois descemos e ficamos aproveitando por toda a manhã. Partimos para a Cacimba do Padre na hora do almoço. Há duas barracas na entrada da praia. Paramos na Barraca das Gêmeas que tem como especialidade o peixe preparado na folha de Bananeira que com acompanhamentos sai a R$60,00. Depois do almoço, curtimos um pouco a Praia e fomos caminhando até a Baía dos Porcos onde fizemos mais um mergulho. Depois demos uma passada por Sueste e Porto. Terminando o dia com um Açaí no Açaí da Ilha. Ao chegarmos no Açaí acabou a energia em toda a ilha e demorou uns 40 minutos pra voltar. 6º DIA – MERGULHO Enfim chegava a atividade mais esperada... o mergulho com cilindro. Procure agendar o passeio com uns 03 dias de antecedência e importante: Obrigatoriamente deve ser feito no mínimo 1 dia antes do retorno ao continente, por conta do avião e da pressão nos ouvidos! Há três empresas que oferecem serviços de mergulho: Atlantis, Noronha Divers e Águas Claras. A Atlantis tem a melhor estrutura e também o maior preço. Eles tem uma loja muito bonita, na Vila dos Remédios descendo para a Praia do Cachorro. O mergulho de Batismo sai a R$ 360. Já na Noronha Divers que fica um pouco mais abaixo da Atlantis, bem ao lado do Bar do Cachorro, sai a R$330 e chorando, no dinheiro, saiu a R$300. Algumas pessoas que já tinham experiência com mergulho já haviam indicado a Noronha Divers, então aliamos a indicação a economia. E valeu muito a pena!!! O mergulho ocorreu na Ilha do Meio (Ilhas Secundárias) e no caminho um dos instrutores vai dando uma ‘aula’ para os mergulhadores iniciantes. O barco chegou ao destino, vestimos a roupa de mergulho e caímos na água... Não compensei a pressão a quantidade de vezes necessárias e isso acabou me custando o passeio do dia seguinte, mas valeu muuuuuito a pena!!! Pra quem nunca mergulhou, há um certo desconforto nos primeiros minutos, até que se acostume com os equipamentos, mas a experiência é sensacional!!! Mergulhamos a 12 metros e há muitos peixes diferentes de todos que já havíamos visto... na melhor parte do mergulho... o Instrutor me apontou a superfície indicando que haviam golfinhos próximos a nós! O próprio instrutor disse que é difícil avistá-los durante o mergulho e que éramos privilegiados por isso. O mergulho dura em torno de meia hora e é acompanhando por um fotógrafo. As fotos são bem caras (R$30,00 cada uma) mas é impossível não comprar uma sequer. Demos uma chorada e no dinheiro acabamos levando 3 por R$60,00. Ao sair da água, senti um desconforto nos ouvidos sendo que o esquerdo ficou tampado. Fui dormir com ele desse jeito. 7º DIA – TRILHA LONGA DO ATALAIA E VOLTA PRA CASA Tinhamos agendado a trilha longa do Atalaia com a Costa Blue. Esse é outro passeio que deve ser agendado com uns 2 ou 3 dias de antecedência, pois a entrada na trilha é controlada pelo IBAMA. Acordei ainda com o desconforto no ouvido esquerdo e acabei cancelando o passeio. Tomei o café e procurei um médico no hospital que fica atrás da praça Flamboyant. A médica me examinou e disse que tenho menor sensibilidade nos ouvidos, o que fez com que não tenha feito a descompressão o tanto de vezes necessárias. Alguns vasos acabaram se rompendo e tive que tomar anti-inflamatório por alguns dias. Perdi o passeio, mas fiquei mais tranqüilo, pois estava preocupado de ter ocorrido algum problema com o tímpano. Aproveitamos a manhã para nos despedirmos da praia do Cachorro e Meio. Ficamos na Tenda do Pipoka, comemos uma porção e demos o último mergulho. De volta para Pousada, nos arrumar para tomar o caminho de volta. É uma viagem cara, principalmente pelas taxas (R$282 Tx Ambiental por 7 dias + R$75 Carteirinha para Parque Nacional), mas vale muito a pena. Noronha é um lugar de beleza única!! Se programar com bastante antecedência a viagem sai mais em conta, pois entendo que o mais pesado é a passagem aérea. Os nativos da Ilha e os habitantes em geral são muito gentis e hospitaleiros. É curioso saber que boa parte deles pretende voltar em breve ao continente, pois o custo de vida é caro e as oportunidades são restritas, já que a Ilha vive exclusivamente do Turismo, além do que é como viver em uma cidade minúscula do interior onde todo mundo conhece a vida de todo mundo, já que a Ilha possui aproximadamente 4 mil habitantes. Há muitas recomendações sobre o bom uso da água, pois o acesso a água doce é escasso (A água do mar passa por um processo de dessalinização). Achei bom o estado de conservação geral da Ilha, apesar de encontrar alguma sujeira na Praia do Porto e perceber que o lixo recolhido na Ilha é todo misturado num único caminhão, mesmo que tenha sido descartado em lixeiras apropriadas para coleta seletiva. Espero ter dado minha contribuição e fiquem a vontade para perguntar caso tenham alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar. Espero voltar para Noronha em breve! Abraço Maurício Abrão Citar
Membros dhiancs Postado Setembro 13, 2013 Membros Postado Setembro 13, 2013 Olá Maurício, Muito bom o seu relato!! Parabéns... Seguindo o seu relato, do Arlan e Nilton.. vou aproveitar bastante!!!! Dia 24/09 é minha vez. Eu e minha mulher vamos ficar 9 dias hospedado na Casa Iris. Espero Aproveitar bastante também. Se aparecer alguma dúvida..te envio uma mensagem!!! Abraço... Dhian Citar
Membros mauricioabrao Postado Setembro 13, 2013 Autor Membros Postado Setembro 13, 2013 Olá Dhian,! Qualquer coisa manda mensagem sim... Boa viagem e depois no conte como foi! abraços! Citar
Membros Dali146 Postado Setembro 14, 2013 Membros Postado Setembro 14, 2013 Ótimo relato, Maurício! dia 05/10 chega a minha vez!! abs Citar
Membros dhiancs Postado Setembro 16, 2013 Membros Postado Setembro 16, 2013 Fala Maurício.... Estou com dúvidas referente a parte noturna! É possível ir nas praias ou mirantes e ver alguma coisa? Ou é tudo escuro e a opção mesmo são os bares/restaurantes? Eu estou a costumado a caminhar bastante, você acha que de Bike eu ando tranquilo peça Ilha toda, ou os morros são puxados? Valeu.. Citar
Membros viviajanda Postado Setembro 17, 2013 Membros Postado Setembro 17, 2013 tb estou indo nessa época com meu namorado, vou ficar na pousada golfinhos, podíamos marcar de dividir alguns passeios hein? chegamos dia 27 e ficamos 7 dias Citar
Membros mauricioabrao Postado Setembro 17, 2013 Autor Membros Postado Setembro 17, 2013 Dhian, A parte noturna não é tão agitada. Na praia do Cachorro há o Bar do Cachorro, onde rola um forró (bem animado) as Quartas e Sextas. Há várias mesas e se chegar cedo consegue pegar uma. A partir das 23:00 é encerrado serviço de garçon e é preciso encerrar a conta e só consome pegando ficha no caixa. Mais uma vez segue o alerta... fiquem atentos com a conta... principalmente no Bar do Cachorro... tive problemas por lá! A outra baladinha é conhecida como 'Pizzaria' que fica descendo pro Cachorro, bem ao lado da Igreja, mas essa não cheguei a entrar. Sobre as caminhadas e passeios de bike, as subidas são beeem puxadas... inclusive do Cachorro até a Vila é uma subida e tanto! Se estiver afim de encarar a ilha de bike vai precisar de bastante disposição! rs abs Maurício Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.