Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bushcraft - como fazer "café tropeiro" (não usa coador/filtro)

Postado
  • Membros

Pode ser que aconteça de você ir acampar em lugar selvagem, e, por ventura, esqueçer de levar o coador de café, desses de pano ou de nylon, ou filtro de papel. Ficar sem tomar café? Passar na meia? Nem pensar. (o uso de meia é comum em casos assim. Eu sou testemunha, já vi isso em acampamento.

Em uma vasilha com água fria, coloque pó de café e misture bem. Leve-a ao fogão, ou fogareiro, espere até ferver. Então apague o fogo e retire a vasilha. Em seguida coloque brasa(s) acesa dentro da vasilha, diretamente no café. O pó de café baixa imediatamente até ao fundo.

Se, porventura, não tiver um fogão ou fogareiro, leve a vasilha à fogueira, ou ao braseiro.

Caso for usar fogueira ou braseiro, e se a vasilha for pequena é melhor colocá-la sobre uma chapa metálica de ferro, aço, alumínio ou zinco; e esta chapa deve ser colocada sobre a fogueira ou braseiro de modo nivelado, antes de colocar a vasilha. Porquê, se colocada diretamente sobre a fogueira, ou no braseiro, a vasilha pode tombar e derramar o seu conteúdo líquido, e até mesmo apagar a chama.

Caso não queira colocar a vasilha, com a.mistura de água fria com pó de café, na fogueira ou no braseiro, tem um jeito prático e eficiente: recolha pequenas pedras (seixos) em torno de 5 à 10 cm de diâmetro, caso o vasilhame seja de tamanho pequeno, como um caneco de cantil, por exemplo. Duas, três ou quatro pedras, dependendo do seu tamanho, serão suficientes. Se você tiver um bule ou uma panelinha pode escolher pedras maiores e em mais quantidade. Pedrinhas são facilmente encontradas em rios e riachos.

Lave as pedras e coloque-as na fogueira ou no braseiro, e espere até que fiquem super aquecidas. Retire-as com uma colher ou outra ferramenta - eu uso daquele tipo de "pegador" de doces, que tem em doçaria/confeitaria para pegar as pedras quentes. É eficiente para esse fim. Tenho sempre um desse "pegador" na minha mochila cargueira.

Coloque as pedras bem quentes nessa água já misturada com pó de café. A água ferverá imediatamente na vasilha, e o café ficará pronto em instantes.

Feito desse modo o pó de café ficará dissolvido na água de modo que o café fique intragável.

Para resolver esse probleminha. Proceda conforme já citado anteriormente:

* Coloque uma ou mais brasa(s) incandescente(s) no café, espere alguns segundos.

* Retire as brasas do café.

Se preferir, pegue da fogueira um galho com a ponta queimando em brasa. Mergulhe a brasa no café, segure assim mergulhado por alguns segundos; retire em seguida - por uma reação (que eu não sei explicar, o pó de café se decanta imediatamente, baixando até ao fundo da vasilha. Então, o café fica pronto, bom para ser consumido.

Mas atenção: quando for despejar o café num copo, ou caneca, maneje a vasilha devagar e sem chacoalhar ou balançar, para evitar que o pó de café, já assentado no fundo, se levante e se dissolva na lágua. Melhor mesmo é transferir o café para outra vasilha, despejando-o lentamente. O que sobra no fundo da vasilha é "borra de café" a ser descartada.

Dá para preparar chás deste mesmo modo (mas sem usar a brasa); e até mesmo cozinhar miojo.

Obs.: é necessário que as pedras estejam superaquecidas, para que o cozimento do café, ou do miojo, seja eficiente.

Um amigo, oficial do exército e chefe de escoteiros, me fez saber que o carvão produz o mesmo efeito que a brasa.

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros
Agora, Ricarte Corradi disse:

A razão pela qual o pó de café decanta é a POTASSA contida no carvão em brasa. A potassa é um saponáceo natural, também contida nas cinzas de madeira.

É muito utilizada para o fabrico de SABÃO DE COADA, onde a água "coada" através das cinzas de fogão a lenha extrai a POTASSA (potássio).

Misturada com sebo e soda cáustica produz um sabão marrom escuro, o SABÃO DE COADA.

Muito utilizado no passado em todo o Brasil.

Usava-se palha de milho como bucha, areia fina e o sabão de coada para lavar os vasilhames (panelas, talheres, copos, e afins).

A POTASSA é tensoativa.

Aumenta a molhabilidade da água reduzindo ainda mais a tensão da água, promovendo assim a melhor decantação de partículas em suspensão.

A molhabilidade da água quente também é maior, porém os fluxos de convecção líquida dificultam a estabilidade necessária para que ocorra a decantação mais tranquila.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.