Ir para conteúdo

Bushcraft - como fazer "café tropeiro" (não usa coador/filtro)


Nilton Martz

Posts Recomendados

  • Membros

Pode ser que aconteça de você ir acampar em lugar selvagem, e, por ventura, esqueçer de levar o coador de café, desses de pano ou de nylon, ou filtro de papel. Ficar sem tomar café? Passar na meia? Nem pensar. (o uso de meia é comum em casos assim. Eu sou testemunha, já vi isso em acampamento.

 

Em uma vasilha com água fria, coloque pó de café e misture bem. Leve-a ao fogão, ou fogareiro, espere até ferver. Então apague o fogo e retire a vasilha. Em seguida coloque brasa(s) acesa dentro da vasilha, diretamente no café. O pó de café baixa imediatamente até ao fundo.

 

Se, porventura, não tiver um fogão ou fogareiro, leve a vasilha à fogueira, ou ao braseiro.

Caso for usar fogueira ou braseiro, e se a vasilha for pequena é melhor colocá-la sobre uma chapa metálica de ferro, aço, alumínio ou zinco; e esta chapa deve ser colocada sobre a fogueira ou braseiro de modo nivelado, antes de colocar a vasilha. Porquê, se colocada diretamente sobre a fogueira, ou no braseiro, a vasilha pode tombar e derramar o seu conteúdo líquido, e até mesmo apagar a chama.

Caso não queira colocar a vasilha, com a.mistura de água fria com pó de café, na fogueira ou no braseiro, tem um jeito prático e eficiente: recolha pequenas pedras (seixos) em torno de 5 à 10 cm de diâmetro, caso o vasilhame seja de tamanho pequeno, como um caneco de cantil, por exemplo. Duas, três ou quatro pedras, dependendo do seu tamanho, serão suficientes. Se você tiver um bule ou uma panelinha pode escolher pedras maiores e em mais quantidade. Pedrinhas são facilmente encontradas em rios e riachos.

Lave as pedras e coloque-as na fogueira ou no braseiro, e espere até que fiquem super aquecidas. Retire-as com uma colher ou outra ferramenta - eu uso daquele tipo de "pegador" de doces, que tem em doçaria/confeitaria para pegar as pedras quentes. É eficiente para esse fim. Tenho sempre um desse "pegador" na minha mochila cargueira.

Coloque as pedras bem quentes nessa água já misturada com pó de café. A água ferverá imediatamente na vasilha, e o café ficará pronto em instantes.

Feito desse modo o pó de café ficará dissolvido na água de modo que o café fique intragável.

Para resolver esse probleminha. Proceda conforme já citado anteriormente:

* Coloque uma ou mais brasa(s) incandescente(s) no café, espere alguns segundos.

* Retire as brasas do café.

Se preferir, pegue da fogueira um galho com a ponta queimando em brasa. Mergulhe a brasa no café, segure assim mergulhado por alguns segundos; retire em seguida - por uma reação (que eu não sei explicar, o pó de café se decanta imediatamente, baixando até ao fundo da vasilha. Então, o café fica pronto, bom para ser consumido.

Mas atenção: quando for despejar o café num copo, ou caneca, maneje a vasilha devagar e sem chacoalhar ou balançar, para evitar que o pó de café, já assentado no fundo, se levante e se dissolva na lágua. Melhor mesmo é transferir o café para outra vasilha, despejando-o lentamente. O que sobra no fundo da vasilha é "borra de café" a ser descartada.

Dá para preparar chás deste mesmo modo (mas sem usar a brasa); e até mesmo cozinhar miojo.

Obs.: é necessário que as pedras estejam superaquecidas, para que o cozimento do café, ou do miojo, seja eficiente.

Um amigo, oficial do exército e chefe de escoteiros, me fez saber que o carvão produz o mesmo efeito que a brasa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Desculpe, sem querer ser chato...

 

1- Não é mais fácil ferver a água da maneira tradicional e após a fervura colocar o café ou o miojo? para ferver bastaria colocar a vasilha no fogo... evita jogar pedras sujas dentro da água...

 

2- para o café, sem coador ou filtro, basta usar o sistema de evaporação... existem cafeteiras do tipo moka que dispensam filtros. Ou ainda, já que ninguém vai acampar levando sua moka, que tal levar cafe soluvel....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Desculpe, sem querer ser chato...

 

1- Não é mais fácil ferver a água da maneira tradicional e após a fervura colocar o café ou o miojo? para ferver bastaria colocar a vasilha no fogo... evita jogar pedras sujas dentro da água...

 

2- para o café, sem coador ou filtro, basta usar o sistema de evaporação... existem cafeteiras do tipo moka que dispensam filtros. Ou ainda, já que ninguém vai acampar levando sua moka, que tal levar cafe soluvel....

 

No caso de se usar uma vasilha, como, por exemplo, um caneco de cantil, ou uma lata de leite em pó (vasia), ou outro utensílio pequeno, como uma latinha (vazia) de conservas, fica difícil ajeitá-la na fogueira, porque o caneco de cantil tem o cabo pequeno e metálico; a latinha de conservas tem tamanho muito reduzido, e a lata de leite em pó não tem cabo. Sendo assim o manejo de qualquer um destas vasilhas torna-se uma tarefa difícil, quase impossível. Usar gravetos como se fossem cabos para colocar ou tirar este tipo de vasilha do fogo, incorre no risco de virar ou deixar cair todo o líquido aí contido em cima ou fora do fogo. Sem contar que o utensílio fica todo empretejado com fuligem, quando colocado diretamente no fogo. Aproxinar a vasilha do fogo forte, intenso, o mais perto possível, também funciona, mas o aquecimento da água se torna demorado.

Essa dica é para quem, em situação de sobrevência, tem poucos recursos de utensílios: sem bule/cafeteira ou leiteira, durante uma atividade (voluntária ou acidental) em ambientes hostis (desérticos/ermos, selvagens).

 

*O assunto trata-se de Bushcraft: "artes no mato", que utiliza técnicas de sobrevivência em lugar hostil/inóspito, com o mínimo de recursos.

 

E se a vasilha for colocada na fogueira, um caneco tendo o cabo de plástico? Este certamente se derreteria de imediato, com a ação do fogo. E se for de metal, como o cabo do caneco de cantil? Seria impossível pegar com a mão, por estar muito aquecido. Se for fazer uso de gravetos para colocar ou tirá-lo da fogueira existe no risco citado acima: pode-se, por acidente, derramar tudo.

 

A pedra retirada da brasa, no apogeu da sua temperatura, estando ela superaquecida, não é suja. E se a pedra for tirada debaixo do braseiro, no máximo terá uma fina cobertura

de cinzas, que sai fácil com alguns sopros.

Eu recomendo pegar daquelas pedras arredondadas e polidas existentes nos riachos e arroios, de onde se tira a água para beber e cozinhar. São, portanto, pedras limpas. E no fogo elas são submetidas a alta temperatura, onde alguma possível contaminação por micróbios é eliminada.

O objetivo de usar pedras aquecidas em fogueira, é de esquentar água sem a necessidade de levar o vasilhame em contato direto com o fogo.

 

O "Pensador" sugeriu levar café solúvel.

Fica mais fácil de preparar o café solúvel desse modo acima explicado, porque este não necessita de coar/filtrar, ou usar a brasa para fazer baixar o pó de café, pois que no caso do café solúvel, este se dissolve na água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para cozinhar arroz sem ter uma panela:

 

Embrulhe uma porção de arroz previamente molhado, com um pouco de água, em folhas de bananeira, de modo que não fique brechas por onde possa cair grãos de arroz ou vasar a pouca água contida nessa embalahem imporvizada. Coloque o embrulho sob um braseiro vivo, abanando-o às vezes para que fique bem incandescente. O arroz será cozido pelo vapor. Este procedimento é mais eficiente com o uso de papel alumínio. O tempo de cozimento é de aproximadamente 20/25 minutos para arroz branco, ou 30 para arroz parboilizado.

Para cozinhar batatas, legumes, tubérculos, use este mesmo procedimento.

Eu sempre levo, na mochila, um rolo de papel alumínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para cozinhar carne de caça sem ter uma panela:

 

Suponhamos que um homem foi excursionar nas entranhas mais profunda de uma selva densa. E por um acidente perdeu a mochila com quase todos os seus equipamentos, restando apenas uma faca e um cantil. Desorientado, ele se vê perdido naquela floresta quase intransponível. Vaga à esmo, sem rumo, por um ou dois dias, não conseguindo retornar ao mundo civilizado. Para sobreviver teve que usar o bom senso para lhe facilitar a própria subsistência. Com poucos recursos, apenas dois, aqueles que tinha em mãos, e dentro de suas possibilidades, tinha que usá-los da melhor maneira possível afim de suprir-lhe a necessidade básica: beber água e comer.

Em posse desses recursos teria que sobreviver. Mas ele estava munido de conhecimentos de técnicas de bushcraft. Faminto depois de muitas horas sem se alimentar, põe em prática o seu conhecimento: prepara um abrigo onde pudesse pernoitar, recolhe água de um riacho e prepara mais de uma armadilha pela redondeza de onde iria ficar acampado. Com sorte, captura dois pequenos animais. Um dos animais ele assou no braseiro. E se alimentou. O que ele fez com o outro animal surpreenderá a maioria das pessoas que lêem esta estória.

(o nosso personagem é fictício; só para ilustrar).

Mas ele ensina a sua técnica:

 

* Para preparar um animal de pequeno porte:

embrulhe a carne, cortada empedaços, já sem as víceras, devidamente limpa (temperos de sua preferência) em folhas de bananeira de modo que o embrulho fique muito bem fechado.

Cave um buraco no chão no diâmetro e profundidade em que caiba este embrulho, de modo que fique abaixo do nível do solo.

Coloque muitas pedras superaquecidas (previamente em fogueira) espalhadas no buraco.

Cubra todas as pedras com folhas de bananeira. Sobre estas folhas esparrame os pedaços de carne.

Cubra toda a carne com folhas de bananeira.

Coloque gravetos cruzados na abertura, ou, boca/buraco. Cubra-os com folhas, e

espalhe uma camada de terra por cima das folhas, para vedar e reter o calor.

Espere doze horas, e só então

retire as folhas com a terra, mas com muito cuidado para evitar que caia pó da terra sobre a camada inferior de folhas. Após, remova os gravetos.

Descubra e retire a carne, já cozida, do buraco, ainda quente, saindo vapor.

 

Se for animal de grande porte, siga o mesmo procedimento. Os pedaços podem ser cortados em partes grandes. Todos os pedaços de carne devem ser cobertos por completo com as folhas de bananeira, envolvendo-os também pelas laterais.

Retire o cozido após doze horas.

 

* Pedras super aquecidas retém calor por muitas horas seguidas.

 

* Peixes cozidos: embrulhar em folhas de bananeira e colocá-los sobre brasas ou sob pedras super aquecidas.

* Peixes assados: colocá-los em grelha sobre braseiro vivo.

Se não tiver uma grelha, espalhe pequenas pedras sobre o braseiro, então deite os peixes sobre essas pedras de modo que estes não tenham contato com as brasas, para não sujá-los com as cinzas.

 

Se a necessidade de se alimentar for urgente, o mais prático é assar a carne sobre o fogo ou braseiro.

 

Todos que praticam acampamento selvagem devem conhecer técnicas de buscraft e sobrevivência. Pode haver a necessidade da utilização destas técnicas em alguma ocasião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quero compartilhar algumas informações extras, mesmo que este fórum não trata do assunto a seguir, porém se faz necessário abordar um tema sobre sobrevivência para enriquecer de conhecimentos quem tiver que vivenciar as experiências esplanadas nos tópicos acima.

 

No Brasil os acampamentos selvagens são em geral praticados na mata atlântica, ao longo da costa brasileira; em florestas pantanosas, sobretudo nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e na Amazônia brasileira. O clima destas florestas/matas/selvas tem alto índice de umidade relariva do ar, contantante precipitação de chuva na Amazônia. Sendo o clima nestas regiões geográficas muito úmido, conseguir madeira sêca é tarefa difícil. Saber como superar essa dificuldade é a grande questão para a maioria dos que se aventuram a adentrarem nestes locais geograficamente naturais, onde os recursos disponíveis são naturais, não industrislizados. Fazer uso destes recursos requer criatividade inata e/ou conhecimentos pré adiquirido de como obter vantagens e suprimentos para as necessidades mais urgentes e imediatas. Seguem estas dicas, que visam facilitar o trabalho e atenuar o sofrimento de quem se encontra neste tipo de ambiente:

tenham sempre na mochila/bagagem um (ou mais) lápis e apontador de lápis.

Quando for acender uma fogueira, aponte o lápis para produzir palhas. Por cima das palhas coloque gravetos. Faça o fogo (com pederneira, ou fósforos, ou isqueiro) e depois acrescente pouco à pouco lenhas mais gossas.

A palha do lápis, que sai do apontador, é exelente para iniciar o fogo, pois queima fácil. Produz chama forte, porque o lápis é constituído de madeira ressecada e tinta (descarte o grafite).

 

* Para fazer fogo com pederneira:

 

Pegue palha de aço (BOMBRI/ASSOLAN), um chumaço/punhado de capim seco ou palhas/folhas secas. Misture tudo de modo que fique homogêneo. Faça faíscas com a pederneira sobre as palhas, até icinerar/acender. A palha de aço será a primeira a queimar em brasa. Sopre, enquanto sair fumaça. Quando aparecer o fogo coloque gravetos --> lenha fina --> lenha grossa --> tronco rachado em duas ou em quatro partes.

Usar apenas palha vegetal para iniciar o fogo torna-se um processo muito mais demorado; melhor acrescentar palha de aço. Eu faço essa mistura. O acendimento é imediato. Tenha sempre na mochila um pacote de palha de aço.

Outra "engenharia" é derreter vela/parafina e, quando já derretida, megulhar aí bolas de algodão. Para acender uma fogueira ponha fogo na bola de algodão, já com parafina, e lenha em cima.

 

Para transportar brasa à longa distância, pode-se usar pó de serra.

Enxe uma lata de conservas, por exemplo, com pó de serra. Ponha fogo no pó de serra. Certo é que não vai queimar como graveto, mas ficará acesa uma brasinha constante. Fica queimando o tempo todo, não se apaga; e solta uma fumacinha, que é bom para espantar insetos voadores.

Com essa lata se pode transportar a brasa à longa distância, sem apagar. *(experiência própria).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Existe um coador reutilizável e compacto que permite fazer o café diretamente na caneca, basta colocar o café dentro do coador, colocar o coador dentro da caneca, adicionar a água quente e esperar 30 segundos antes de tirar o coador da caneca. Depois disso é só adoçar e beber.

 

segue o link http://www.amazon.com/Finium-Brewing-Basket-medium/dp/B0037SWQ72/ref=sr_1_5?s=home-garden&ie=UTF8&qid=1389759058&sr=1-5&keywords=finum+brewing+basket

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Eu costumo utilizar uma forma mais tradicional, chamada de café caboclo ou café de tição.

Coloque a água pra ferver junto com o pó de café. Quando iniciar a fervura, retire o caneco do fogo e jogue uma brasa acesa dentro da caneca.

Quando a brasa apaga, o pó desce todo. Aí é só passar o café para outro recipiente e pronto.

Com o cuidado de não agitar muito pra ele não levantar do fundo.

Um cuidado importante, é conhecer a lenha que está utilizando, pois algumas madeiras podem ser tóxicas. O mesmo vale para fazer a comida na fogueira, a fumaça em contato com o alimento, pode contaminar o alimento com toxinas voláteis presentes na seiva da madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu citei colocar pedras aquecidas dentro do caneco tendo em mente a utilização do caneco do cantil para fazer nele o café. Desse modo não seria necessário levar o caneco ao fogo, para não empretejá-lo.

As pessoas que não levam uma grelha na bagagem, geralmente se utilizam de pedras colocadas em círculo em torno do fogo para apoiar a vasilha/caneco/bule/panela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu citei colocar pedras aquecidas dentro do caneco tendo em mente a utilização do caneco do cantil para fazer nele o café. Desse modo não seria necessário levar o caneco ao fogo, para não empretejá-lo. É manter um vasilhame no fogo/fogueira sem a utilização de grelha. Nem todas as pessoas levam na bagagem uma grelha. Geralmente se utilizam pedras colocadas em círculo em torno do fogo/fogueira, para apoiar a vasilha/caneco/bule/panela.

 

Irmão, além de grelha... tbm pode ser usar pedras pra apoiar a panela sim, deixando um espaço embaixo.

Mas eu não gosto muito disso, pois pode virar a panela. O que costumo fazer quando não levo grelha, é deixar a panela/caneco no chão, e cerca-la com brasas e lenha em fim de fogo. O fundo tbm pode estar no braseiro, mas não é necessário. A panela cercada de brasas ferve a água na mesma velocidade do fogo... mas tem que ter algum fogo em volta, mesmo que não bata na panela. Pra manter a caloria da brasa e não deixar que ela apague.

 

Para a panela/caneco não ficar preta, tem um macete...

Passe detergente em volta dela antes de ir pro fogo. O detergente não deixa a fuligem aderir na panela. Na hora até fica preto, mas sai sem precisar arear... vc tira até com a mão, passando água.

Se misturar cinzas da fogueira com o detergente pra passar na panela, melhor ainda.

 

1236132_10151846290395349_129050185_n.jpg.f08841bf0173a7a9e1575f6c122ec6bc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...