Ir para conteúdo

Amsterdam e Leste Europeu - abril de 2013


Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Em junho deste ano, fui à Europa pela primeira vez. Inclusive, estou compartilhando aqui com vocês os relatos da viagem. Já estou no terceiro dia, de um total de 23, mas é só aguardar que um dia eu termino.

Bem, estamos planejando voltar em abril de 2014, mas dessa vez teremos uma semana a menos. Exatamente 18 dias para aproveitar alguns dos lugares que não foram vistos na primeira viagem, na qual conhecemos Roma, Florença, Veneza, Nápoles, Pompeia, Londres, Paris e Lisboa.

 

Estamos na dúvida, na verdade, entre dois roteiros. Gostaria da opinião dos colegas aqui.

 

Roteiro 1:

 

Dia 1 - Embarque em Brasília para Berlim com conexão em Paris (Air France)

Dia 2 - Paris - Berlim

Dia 3 - Berlim

Dia 4 - Berlim

Dia 5 - Berlim

Dia 6 - Berlim-Budapeste (avião)

Dia 7 - Budapeste

Dia 8 - Budapeste

Dia 9 - Budapeste

Dia 10 - Budapeste - Viena (trem)

Dia 11 - Viena

Dia 12 - Viena

Dia 13 - Bratislava (bate e volta)

Dia 14 - Viena - Praga (trem)

Dia 15 - Praga

Dia 16 - Praga

Dia 17 - Praga

Dia 18 - Praga-Brasília

 

 

Roteiro 2:

 

Dia 1 - Embarque em Brasília para Berlim com conexão em Paris (Air France)

Dia 2 - Paris - Berlim

Dia 3 - Berlim

Dia 4 - Berlim

Dia 5 - Berlim-Budapeste (avião)

Dia 6 - Budapeste

Dia 7 - Budapeste

Dia 8 - Budapeste - Viena (trem)

Dia 9 - Viena

Dia 10 - Viena

Dia 11 - Viena - Praga (trem)

Dia 12 - Praga

Dia 13 - Praga

Dia 14 - Praga-Amsterdam (avião)

Dia 15 - Amsterdam

Dia 16 - Amsterdam

Dia 17 - Bruxelas (bate e volta)

Dia 18 - Amsterdam-Brasília

 

Minha preferência é pelo segundo roteiro, pois gostaria MUITO de conhecer Amsterdam, mas, ao mesmo tempo, tenho insegurança em relação ao tempo ideal em cada cidade. Na última viagem, foi corrido, mas valeu a pena cada visita, não sei se isso se aplica ao Leste Europeu.

 

Sei que a sequência ficou meio estranha, mas a distribuição dessa forma ficou mais econômica do que aquela que seria a mais lógica, ou seja, começando por Budapeste e terminando por Amsterdam, ou vice-versa, além de horários de voos e conexões.

 

Tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda dos colegas aqui:

 

1 - Meu inglês é bem fraco, tanto que tive grandes dificuldades em Londres no ano passado. Por isso, resolvi estudar a língua de fato agora. Por isso, um amigo me aconselhou a ir para a Espanha e deixar o Leste Europeu de lado por enquanto. Ele me disse que no Leste Europeu tem de estar afiado no inglês para entender a viagem, porque quase não existem passeios em português ou espanhol, como os que fiz em Londres, Paris e Roma, e quase ninguém fala outra língua, exceto o pessoal do turismo, que fala, além da língua materna, o inglês.

 

2 - Tenho dez dias de férias que vou emendar com os feriados da Semana Santa e Tiradentes, perfazendo 17 dias, desconsiderando-se o dia do embarque. Por isso, só posso ir em abril (de 4 a 21/04). Sei que é início da primavera, então, minha pergunta é: seria essa uma época muito fria para conhecer o Leste europeu?

 

3 - É verdade que o leste europeu é complicado para viajar sozinho, sendo aconselhável viajar em excursão, ou é tranquilo de qualquer maneira?

  • Membros
Postado

Obrigado pelas respostas.

Fiquei assustado com o frio. Peguei 15 graus em Londres em junho e quase congelei por causa do vento. Sou carioca, não estou acostumado a isso, mas acho que é algo em que se pode dar um jeito. E em relação aos dias, está ok?

  • Membros
Postado

Seguindo o conselho de colegas, tirei Bruxelas do segundo e aumentei um dia em Berlim. Pra ficar mais tempo, só tirando uma das cidades. Vou ver o que há de interessante em cada cidade e ver se é factível. Caso não seja, tiro Amsterdam e deixo a cidade para uma outra viagem. Caso exclua Amsterdam, teria mais três dias. Vocês sugerem aumentar mais um dia em Praga, Viena e Budapeste, igualando-as a Berlim, ou acham que Berlim merece mais que 3 dias?

Incluindo Amsterdam, o roteiro seria o seguinte:

 

Dia 1 - Embarque em Brasília para Berlim com conexão em Paris (Air France)

Dia 2 - Paris - Berlim

Dia 3 - Berlim

Dia 4 - Berlim

Dia 5 - Berlim

Dia 6 - Berlim-Budapeste (avião)

Dia 7 - Budapeste

Dia 8 - Budapeste

Dia 9 - Budapeste - Viena (trem)

Dia 10 - Viena

Dia 11 - Viena

Dia 12 - Viena - Praga (trem)

Dia 13 - Praga

Dia 14 - Praga

Dia 15 - Praga - Amsterdam (avião)

Dia 16 - Amsterdam

Dia 17 - Amsterdam

Dia 18 - Amsterdam-Brasília

  • Membros
Postado

Estou fazendo um roteiro mega parecido na mesma época que você!

Seguem minhas opiniões/impressões:

 

1. o idioma pode ser uma dificuldade, dependendo do ponto de vista. mas você não está estudando inglês agora? com o básico, você se vira em quase qualquer lugar do mundo. até abril você tem bastante tempo para estudar. alterar o roteiro por causa da língua, na minha opinião, é inconcebível. e acho que a discussão é muito mais complexa do que isto. na espanha, por exemplo: em barcelona boa parte das pessoas fala mais catalão do que o famigerado espanhol da pink and blue. em andalucia é impossível entender uma só palavra do que a população local fala. em granada encontrei mais gente falando inglês do que espanhol.

 

2. na minha opinião você pegou frio mais por estar despreparado do que por estar frio! como o adriano disse, nada que estar equipado não resolva. estou no mesmo dilema que você em relação ao tempo (levo ou não casaco), mas vou acompanhar as temperaturas nas vésperas para ter uma idéia boa para poder fazer a mala.

 

3. acho que é a mesma questão da língua: vale sua cara de pau e coragem. se você não está nem aí e sai fazendo as coisas, não tem porque se apavorar. mas, se for mais a sua cara, tente ir com um amigo. e para todos os casos, existem os hostels e os amigos que fazemos durante a viagem. pessoalmente, só vejo necessidade de guias para destinos realmente complicados de se locomover, como a namibia ou o salar da bolívia, por exemplo. em uma capital européia, acho tranquilo. e reforço isso porque você já esteve lá, então não é um marinheiro de primeira viagem.

 

4. sobre o seu roteiro

- acho que a distribuição de dias está bacana. Mas, se você está aberto e disposto a tirar amsterdam do roteiro, acho que seria uma escolha interessante. eu jogaria uma noite para berlim e outra para viena.

- quanto à praga, concordo com o Adriano: hoje mesmo peguei um mapa para localizar as atrações e, mesmo já sabendo que "lá é pequeno etc" fiquei surpresa porque de fato está tudo grudado. a única justificativa para aumentar os dias seria se quisesse um bate e volta para cesky krumov.

- vejo muita gente falando mal de bratislava e vi que você cogitou um bate e volta para lá. uma opção, caso desejem ir, seria parar lá entre budapeste e viena.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...