Ir para conteúdo

Acampando com crianças - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Olá Luka

 

Seja bem-vindo!

Olha sou muito suspeito pra falar, mas acampar é tudo de bom! Ainda mais em família!

A gente abre mão de um monte de confortos supérfluos, em troca de liberdade, interação social e familiar e contato com a natureza!

Na verdade não tenho muita experiência também, pois começamos a campar no início deste ano, mas não vejo a hora do verão chegar pra acamparmos novamente!

Você tem uma turma grande hein? melhor ainda! heheeh!

Sobre equipamentos:

O principal é a barraca, no teu caso que tem filhos adolescentes, eu optaria por duas barracas independentes, uma pra vc e tua mulher e outra pros meninos.

Já vi famílas acampadas desta maneira e parece bem interessante, vc compra duas barracas menores, mais leves e fáceis de montar do que uma grande familiar e além disso tem mais privacidade.

Existem muitas marcas e modelos no mercado, por isso é bom pesquisar bem o custo-benefíco de cada uma.

É importante uma barraca que tenha boa resitência à água e vento, que seja fácil de montar e que tenha bom espaço interno, geralmente uma barraca vendida como de 5 ou 6 pessoas, comporta 3 confortavelmente.

Eu tenho uma Doite pro alpine 6, mas foi comprada do Chuí, não sei se tem pra vender aqui no Brasil, é uma excelente barraca, ótimo custo-benefício.

Não recomendo barracas da MOR ou similares que vendem em supermercados, pois são frágeis e permeáveis.

Uma boa lona de caminhão também é importante, assim vc cria um área coberta que une as duas barracas e cria um ambiente de estar tanto para sol como para chuva.

Colchões: Existem colchões infláveis e colchonetes de espuma, os infláveis ocupam pouco espaço no carro, mas os de espuma são mais confortáveis, eu mandei fazer de espuma, mas são uns mega-trambolhos no carro....

Os outros equipamentos são uma questão pessoal, fogareiro, churrasqueira, mesas, cadeiras etc etc...

Eu tenho só o mínimo essencial e prefiro ficar em campings com estrutura de cozinha, assim evito levar um monte de bagulhos.

Pesquise nos tópicos de equipamentos e barracas, lá tem muitas informações sobre estes assuntos.

Qualquer coisa estamos aí ....continuamos a troca idéias!

Abs!

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

 

Eu tenho uma barraca Colemann LX5 em tese para 5-6 pessoas, mas serve para o casal e 2 filhos pequenos com um belo conforto. A base dela é 3x3m e chega a 1,80m de altura. Fácil de montar e resistente a chuva.

 

A única resalva que faço é que ela foi consebida para climas quentes. Então, para o inverno esqueçam, pois ela tem uma área de ventilação muito grande, e o vento gelado entra com muita facilidade (já bati queixo dentro).

 

O preço dela gira em torno de R$ 260,00 / 290,00.

 

Algumas coisas eu não dispenso para acampar (principalmente com crianças):

 

a) Lona para isolar a barraca do chão;

b) Lona para cobertura da barraca (vc arma uma tenda sobre a barraca);

c) Lona ou tenda para fazer uma área em frente a barraca (minha lona de cobertura faz este papel tb, pois avança 3 metros à frente da barraca);

d) Piso ecológico (tela fina, tipo tela de janela verde para evitar mosquitos) para colocar no chão em frente a barraca, pois vc cria uma área para as crianças brincarem com contato indireto com o chão.

 

No mais, só acampo com crianças em campings bem estruturados. Os meus preferidos:

www.lagoamar.com.br

www.paraisotropical.com.br

 

As crianças adoram barracas, é incrível!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Fala povo da mochila!!!!

 

Estou aqui morta de saudades da galera!

Bem, este mês vou a Ilha Grande novamente acampar com minhas filhas. Agora a etapa é diferente. Se antes tinham em média 6 anos agora minhas pequenas tem 12 e 15 anos.

A barraca é a mesma! ::otemo:: Por isso continuo dizendo que limpar bem a barraca e lavar com bastante água e deixar secar quando chegar em casa é fundamental.

Vou para Abraão ficar no mesmo camping de sempre. :lol:

 

Um abração a todos e boas mochiladas galera!!! ::hahaha::

Bjs Pat

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Salve Galera!

Sou novo no grupo e gostaria de pedir uma dica para vocês, a anos atrás gostava muito de acampar, mas faz um tempão que não vou, neste meio tempo veio o casamento e agora temos o Teteu com 3 anos. Estava querendo acampar com a família, sei que o muleki vai curtir muito...

 

Por acaso alguém tem alguma sugestão de camping na região do Sul de Minas e que fosse legal para este perfil, ou seja, casal com um filho de 3 anos?

 

Acho que como pais temos que mostrar desde pequeno aos filhotes que existe outras coisas além de desenhos, video games e coisas afins :-)

 

Conto com a ajuda de vocês!

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros

Com relação a acampamentos e barracas, tenho algumas dicas: (levando em conta que vai acampar com criancas, entao vai d carro e tem espaco para levar as tralhas, algumas coisas das q listarei nao se aplicam a quem vai acampar com mochila nas costas)

 

- Compre uma boa barraca, pague um pouco mais, mas lhe garanto que no meio de uma chuva forte em um camping "isolado" do mundo, vc vai agradecer ter pago 100 ou 200 reais a mais e permanecer seco anoite toda!!! Compre uma barraca com boa impermeabilidade.

- Nao utilizar a tao famosa lona embaixo da barraca, a primeira vista parece uma boa ideia evitando a umidade do solo na barraca, porem se chuver forte ela pode ter exatamente o efeito contrario.. formando uma piscina entre a lona e a barraca, nao deixando a agua ser drenada pelo solo.

- tudo q quiser utliizar para evitar a umidade do solo deve ser usado por dentro da barraca (lona, isolante termico,, etc)

- se vc acampa com certa frequencia (ou ao menos pretende comecar) va separando os seus itens d camping e os deixe separados ja em casa, compre 2 Tupperwares grandes, e façaos d cozinha e despenca. No cozinha, coloque itens com 2 panelas, leiteira, talheres, pratos, canecas, panos d prato, panos d limpeza, detergente, esponja e por ai vai. toda a quinquilharia q vc axar necessario nao exagerando, mas tb sem deixar faltar. (se possivel nao carrege NADA de vidro) . Na outra caixa, vc coloca itens q nao sao pereciveis, como leite condensado, sal grosso, cafe, acucar, carne seca, comidas prontas desidratadas q hj em dia sao muito boas e por ai vai, e faca uma lista de "pereciveis" e deixe dentro da caixa.. qdo vc for acampar d novo, vc tem q se preocupar soh em comprar os pereciveis, pois o resto ja esta na caixa. DEIXE ESTAS caixas montadas em casa, assim evita d ter q organizar tudo toda vez q vai acampar... va montando aos poucos, logo logo vc tem suas caixas montadas.

- se vc for depender apenas d gelo e isopor para manter suas cosias, compre um tuppeware q caiba dentro do seu isopor, q seja alto, porem q ocupe no maximo a metade do isopor.. ... dentro dele vc coloca as comidas evitando assim q elas fiquem boiando na agua qdo o gelo derreter.

 

a dica do piso ecologico eh muito boa, da uma limpeza maior ao acampamento, eu comprei estas telas q usam em construcao civil (parece tela d mosquiteiro d colcoar na janela porem as d contrucam tem uma largura maior, evitando ter q colcoar 2 ou 3 lado a lado) levei no sapateiro e pedi pra fazer uma bainha ao redor e colocar uns ilhos pra prender no chao.

 

qto a acampar com filhos maiores, concordo com o Adriano, compre mais barracas, podem ser d uma marca bem inferior, pois em caso d real necessidade a sua barraca maior e d uma marca melhor vai aguentar a agua.. e entao podem ir nesta noite todos pra sua barraca (nao eh o ideal, mas se a grana n deixar, melhor assim.. exemplo tem grana pra 3 barracas meia boca... entoa ao invez disso.. compre 1 BOA, e 2 xingling.... ao menos vcs vao estar garantidos q uma aguenta o tranco.

 

Cada um tem sua preferencia... eu costumo acampar apenas com isolante e saco d dormir qdo estou mochilando, porem qdo estou d carro, levo meu colchao de ar, bem mais confortavel, e o ar ja faz o trabalho d isolante termico.

 

Qto a acampamentos no friu, sou meio suspeito, pois nao sinto muito friu, porem ja acampei em Cambara do sul, Gramado, Canela, Urubici em Junho e Julho, tem q ter um "cuidado" maior apenas com as extremidades, luvas, gorros, meias secas... mas nao eh nada d muito diferente do friu q vc tem em casa.

 

 

Bom ja escrevi um livro...rs.... se tiverem alguma duvida to ai pra responder... meus pais tinham habito de acampar desde que eu era pqno entao peguei gosto, hj ja tenho a minha familia e estou passando este gostinho para eles.

 

Abraco...

 

P.A.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal da mochila!

 

Quero agradecer as dicas deste forum que foram decisivas para planejar a primeira expedição de camping com nossa pequena de dois anos.

Nós acampávamos muito antes dela nascer, inclusive em montanhas, florestas, deserto e neve, mas acampar depois que o filhote nasce é outra grande experiencia maravilhosa... outro desafio!!

Fomos a São Francisco Xavier (SP) e acampamos no "Canto dos Passaros". Excelente local para iniciantes e também para quem busca um lugar seguro e não camping selvagem. Há instalações de primeira... tudo bem elaborado sem romper com a paisagem. As áreas comuns funcionam bem: cozinha e churrasqueira ao ar livre /sem paredes. Banheiros bem limpos. A área de camping está super conservada e acompanha um riacho delicioso para um mergulho raso e até uma diversão de bóia. Há diversos pontos para acender fogueiras. Donos simpáticos e super na deles. Local não muito proximo do centrinho... tranquilidade.

A cidadezinha também é uma graça e nos impressionou a estrutura de informação turistica, os simpáticos cafezinhos e restaurantes... o movimento ao redor da praça central.

Para concluir, a expedição foi aprovada e muito apreciada por nossa tripulação. A pequena correu pelo gramado, tomou banho de rio, pulou na barraca, brincou com as lanterninhas e não queira voltar pra casa!! Mais que aprovado!! Recomendamos!!

Saudações mochileiras.

Liviam.

20100406000231.JPG

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Galera,

 

Sou novo por aqui, mas pretendo estar utilizando cada vez mais este espaço.

Achei muito legal este tópico, pois eu me enquadro nele. Eu também costumava acampar antigamente, e agora quero voltar a praticar, após estar casado e com meu filho de 2 anos, mas como outras pessoas disseram, estou um pouco apreensivo.

Neste fim de semana comprei minha barraca (uma quechua 2 seconds XXL IIII) levei em consideração a qualidade e tamanho. Também comprei alguns acessórios, tipo colchão inflável, fogareiro etc...

Vou tentar me programar para acampar em outubro, porém ainda não tenho local definido, por isso conto com a ajuda de vocês. Gostaria de dicas de camping com boa estrutura e sossegado para esta primeira empreeitada.

Eu moro em SP - Butantã.....

 

Abraços

Alexandre

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem vindo Alexandre!

Tenho certeza que o teu pequeno vai curtir demais os acampamentos!

Em SP não conheço campings, tem as dicas ae dos teus conterrâneos, mas creio que deve ter muitas opções no litoral e no interior.

Se vier pra Santa Catarina, tenho muitas dicas!

Abs!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Seja bem vindo Alexandre!!

Acampar com os pequenos é muito legal !!

Campings em São Paulo também não conheço não, mas dicas aqui no site é o que não faltam, tenho certeza que vai conseguir um lugar bem legal para esta primeira experiencia com seu pequeno. Depois, não esquece de contar para nós! Abraços...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...