Ir para conteúdo

Parque das 8 Cachoeiras - RS!!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A pedido do amigo Cacius (vou tentar não estender muito :wink: )

Era uma quinta-feira (26.03.09) e eu estava na frente do pc pensando no que fazer no final de semana, afinal teria a sexta-feira livre... Teria que ser um programa light, que desse pra levar a namorada junto e de preferência algum lugar próximo. Bingo! Na hora surgiu a idéia de camping no Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula / RS. O Parque tem a maior concentração de cachoeiras e trilhas da serra gaúcha, com 130ha de mata virgem e belas paisagens. Está localizado a 130km de Porto Alegre, 42km de Gramado, 361km de Florianópolis, 4km do centro de São Francisco de Paula e 2,5km do lago São Bernardo.

Pega informação daqui, faz conta dali, convence a namorada de que vai ser legal e não vai ser cansativo, que as trilhas das cachoeiras são fáceis e bem demarcadas e pronto! Roteiro feito, previsão de gastos também, reservas no parque feitas... Só nos resta esperar a sexta-feira...

Saímos de casa na sexta às 5h da matina com chuva e levamos cerca de 3h para chegar em São Francisco de Paula indo pela fantástica Rota do Sol, percorrendo exatos 268km. Tomamos um delicioso café no centro de São Chico e fomos direto para o parque. A estrada de acesso é boa. Chegamos no parque as 9h e fomos muito bem recebidos pelo proprietário, o Sr. Anildo que nos acompanhou até o local reservado para o camping. Montamos a manaslu :D organizamos as tralhas e já de cara fizemos a trilha da Cachoeira do Quatrilho com 40m de altura e das Gêmeas Gigantes com 98m de altura. Levamos 7h para fazer o percurso ida e volta e atravessamos o rio 22 vezes. Apesar da distância percorrida, a trilha é de grau médio e bem demarcada. Como choveu o dia todo, ficou um pouco mais difícil o trajeto e o cuidado tinha que ser redobrado. Já na sexta de noite minha namorada queria me matar ::prestessao::. A infra-estrutura no parque é show de bola, tomamos um banho gostoso, jantamos muito bem e descansamos muito bem também, pois o dia seguinte prometia. No sábado fizemos as trilhas para a Cachoeira da Ravina de 30m de altura e dos Pilões também com 30m, situadas no Rolantinho da Areia. No percurso podemos ver a Cascatinha dos Xaxins, o Perau Redondo, o Topo dos Pilões e após descer uma escadaria de ferro com 24m de altura :shock: , contempla-se a beleza da Cachoeira da Ravina. Nesse trajeto o cuidado teve que ser triplicado, pois chovia muito e a escada estava muito escorregadia. Pra variar, minha namorada escorregou no finalzinho e a culpa foi minha "por não ter segurado ela"... Adivinhem, ::carai:: pro meu lado!!! Mas estávamos curtindo de montão. Após as escadas, a trilha continua até a Cachoeira dos Pilões. O Templo da Ravina, considerado místico por muitos visitantes, é uma beleza a parte. Eu estava acabado e minha namorada maaais ainda, a chuva atrapalhava muito e após 5h voltamos para o conforto da nossa manaslu. O sábado foi o dia mais puxado e cansativo e as trilhas muito difíceis e o pior, faltavam ainda 4 cachoeiras para serem vistas, mas felizmente essas estavam beeeem mais próximas do parque. Conseguimos conhecer todas, mesmo sob chuva. No domingo, após saborear um delicioso chimarrão (parceiro pra toda hora) e um café pra lá de gostoso, a Cachoeira da Ronda foi a que mais impressionou, com seus 100m de altura. A Cachoeira da Neblina faz jus ao nome e fica em meio a belíssimas paisagens. Na Cachoeira do Remanso com seus 75m de altura, existe uma micro usina hidrelétrica que abastece o parque (idéia do Seu Anildo) e ao lado da usina encontra-se a trilha para a Cachoeira Escondida. Essas 4 últimas são as mais fáceis de se fazer e querendo em 4h dá pra ver todas.

O final de semana poderia ter sido perfeito, não fosse toda a chuva que caiu por lá, mas mesmo assim aproveitamos muito. A barraca se saiu muuuuito bem sob chuva forte, valeu o investimento!!! Pra aguentar toda aquela chuva os anorak's Salomon deram conta do recado!!!

O parque é fantástico e quem não ta afim de encarar camping, tem cabanas para alugar por R$ 120,00 diária casal . O restaurante tem uma comida caseira formidável e com um preço muito bom. Os gastos no parque foram R$ 6,00 entrada / pessoa + R$ 12,00 diária / pessoa. O atendimento que tivemos foi pra lá de bom e como fomos num final de semana pouco movimentado deu pra descansar muito em meio a natureza apesar da dificuldade das trilhas e da chuva. Creio que 3 dias apenas não foram suficientes para conhecer com calma e carinho o que a natureza de lá merece, mas com certeza vão ficar guardados e serão lembrados em nossas histórias ::otemo:: .

Mais informações acessem http://www.parque8cachoeiras.com.br/

Quanto as fotos, ::putz:: preciso parar um tempinho pra atualizar meu perfil no Picasa, mas logo logo estarão lá!!!

No mais é isso, espero que tenham curtido e na dúvida é só gritar :wink:

 

Grande abraço :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa, Edy!

 

Eu passei apenas algumas horas no parque, numa volta de Cambará. Certamente merece mais tempo para ver e aproveitar melhor.

Galera, as distâncias envolvidas nas trilhas não são grandes não: são trilhas beeem íngremes, trilha de mato mesmo. O parque fica num platô intermediário de uma formação de canion, onde o topo é a cidade. Aliás, aí vem a parte bem interessante: fica dentro da cidade, praticamente. Coisa de 6 km do centro. Quer dizer, vc pode tomar um bus até São Chico e de lá pegar um taxi pro parque. E dentro do parque, tôme perna!

Trip show, bom relato, mas posta umas fotos, tá, Edy? Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Acabei de fazer 4 das 8 cachoeiras (Quatrilho, Pilões, Ravina e Neblina). O parque é lindo e vale muito a pena... Quem quiser ler meu relato na íntegra é só acessar:

http://expedicaoandandoporai.blogspot.com/2011/03/sao-francisco-de-paula-rs.html

Qualquer dúvida estarei por aqui...

Bjs e Boas Viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...