Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Itália – 12 dias (Roma, Nápoles, Florença, Bolonha, Veneza, Verona, Milão)

Postado
  • Membros

Por onde estivemos:

Roma, Vaticano, Nápoles (Pompéia, Vesúvio, Herculano), Florença, Bolonha, Veneza, Verona, Milão

Viagem realizada em Outubro/2013

A Itália para mim

A Itália para muitos é a terra de grandes artistas. Para mim, é a terra do carrasco Paolo Rossi (símbolo da derrota mais traumática que já vi, mesmo ainda pequeno), de Sergio Leone (autor de alguns dos filmes mais marcantes que já vi), de Ennio Morricone (autor de trilhas sonoras extraordinárias). É a terra de Pompéia. E Pompéia é terra onde o Pink Floyd gravou um inesquecível (e marcante) vídeo.

Eu não nasci com o espírito viajante em mim, eu o adquiri ao longo da vida. Esse espírito hibernou e “desibernou” algumas vezes. Quando da última “desibernação”, em 2010, imediatamente coloquei a Itália nos planos. Com Pompéia no roteiro, claro. Custamos a ir para a Itália, mas chegou a vez dela.

Quando desenhei esse roteiro, a única coisa que eu não abria mão era de reservar um dia inteiro para Pompéia. Mais que isso: avisei à Kátia que ficaria mais de uma hora no anfiteatro ouvindo “Pink Floyd em Pompéia” -- talvez o disco pirata (bootleg) mais comum de todos os tempos. Não chegava a ser um sonho de adolescente, mas tornou-se uma meta viajante diante de uma forte lembrança adolescente. Realizei esse desejo.

Por que tudo isso com Pompéia?

Explicando: quando eu era adolescente e estava começando a conhecer as grandes bandas de rock da História, passei a frequentar a sala de vídeos da Candido Mendes, no centro do Rio. A programação incluía vídeos de rock, e quase sempre de bandas consagradas. A ela devo boa parte da minha formação/conhecimento nessa área. Estamos falando de final dos anos 80, quando não existia internet.

Frequentei muito aquela sala, sempre descobrindo novidades (antigas). Numa das vezes, quando buscava conhecer mais sobre o Pink Floyd (na época a banda havia lançado o “Momentary Lapse of Reason”), vi que a sala programava apresentar o vídeo “Pink Floyd live at Pompeii” e fui lá ver. Foi das coisas mais impactantes da época pra mim, tanto o som quanto o vídeo. Adorei de cara.

Com o tempo fui identificando que parte das imagens do vídeo não é de Pompéia, sobretudo as de atividade vulcânica. Pouco importa. Pompéia estava no subconsciente.

Enfim, vamos à logística da viagem.

Quando

12 dias, de 16 a 27 de outubro de 2013.

O roteiro

Eu tinha um roteiro pronto, há anos, de 20 dias pela Itália. Tive de adaptá-lo para 12 dias. Cortei cidades da Toscana, Pisa, um dia de Roma, Capri, Costa Amalfitana e Cinque Terre. Ficam para uma próxima vez. Haverá de ter próxima vez.

Dia 1 – Roma [chegada cedo pela manhã]

Dia 2 – Roma [Vaticano; trem de noite para Nápoles]

Dia 3 – Nápoles [Pompéia]

Dia 4 – Nápoles [Vesúvio, Herculano, trem de noite para Florença]

Dia 5 – Florença

Dia 6 – Florença

Dia 7 – Bolonha [trem de manhã desde Florença, depois trem para Veneza]

Dia 8 – Veneza

Dia 9 - Veneza

Dia 10 – Verona [trem de manhã desde Veneza, depois trem para Milão]

Dia 11 – Milão [trem de noite para Roma]

Dia 12 – Roma [voo de volta ao Rio de noite]

Chegamos a Roma bem cedo do dia 1 e voltamos no fim da noite do último dia, de modo que pudemos aproveitar inteiramente os dias de chegada e de partida. Felizmente os eventuais problemas de fuso não me atrapalham.

Bolonha e Verona são cidades em que nós passamos o dia, num esquema que fazemos habitualmente na Europa. Saímos cedo de uma cidade, paramos numa cidade no meio do caminho, largamos a mochila na estação e vamos curtir a cidade. No fim do dia (ou quando a curtição da cidade chegar ao fim), pegamos o trem para a cidade seguinte. Passamos apenas um dia também em Milão, mas dormimos uma noite lá. Todas as demais tiveram dois dias de curtição pelo menos.

Leituras de viagem

- Lonely Planet – Itália (uma versão antiga que tinha lá em casa)

- Guia do Viajante Independente pela Europa

- Blogs e fóruns diversos

Onde ficamos

Em todos os lugares nós buscamos as opções mais em conta nos arredores da estação de trem, com raio máximo de 2 km. Isso é meio que uma regra quando se trata de Europa, gosto de ficar próximo de onde chego e parto. Usamos hotel apenas para banheiro e dormir, então sempre buscamos o que for mais econômico desde que não seja (muito) esculhambado. E desde que fosse com banheiro (ensuite). Com exceção do Ibis (que reservamos via promoção), todos os demais foram via booking.com. Todos atenderam ao esperado.

[cidade - lugar - valor diária]

Roma – Hebron Castle – 64 EUR

Nápoles – Hotel Zara – 45 EUR

Florença – Faceroom – 70 EUR

Veneza – Alloggi Sardegna – 120 EUR

Milão – Ibis Milano Centro – 55 EUR

Roma – Hotel Stadler 2 – 75 EUR

Não se assuste com o preço de Veneza – é assim mesmo se você quiser ficar na cidade e num quarto com banheiro. Por isso que muitos ficam em Mestre, pagando bem menos pela hospedagem.

Importante salientar que tem uma incômoda taxa de turismo cobrada por dia e por cabeça em todas as cidades. Vai de 1 euro/dia em Nápoles a incríveis 4 euros/dia em Milão.

Os transportes entre cidades

Rio – Roma – Rio / Alitalia / 2.300 BRL [ida/volta]

Trem:

Roma – Nápoles / 18 EUR*

Nápoles – Florença / 34 EUR*

Florença – Bolonha / XX EUR

Bolonha – Veneza / 11 EUR**

Veneza – Verona / XX EUR

Verona – Milão / 11 EUR**

Milão – Roma / 29 EUR*

*Trechos comprados antecipadamente, em promoção.

**Trens regionais

XX - não me lembro

O bilhete da Alitalia nós conseguimos numa promoção de fim de semana, graças ao site Melhores Destinos (pela enésima vez, muito obrigado, MD!). Foi comprada antes da alta do dólar.

Os trechos em asterisco foram comprados antecipadamente pelo site da Trenitália. Os demais foram na hora, nas maquininhas das estações.

Estilo de viagem

Acho que é importante salientar o estilo, porque cada um tem o seu. Uma pessoa pode se inspirar com o roteiro que fiz, mas não curtir o modo como fizemos a viagem. Cada um tem seu estilo, seu tempo e seus interesses.

Andamos muito, geralmente o dia inteiro. Conhecer uma cidade, para nós, é essencialmente andar por ela, respirá-la. Geralmente evitamos almoçar (bebemos cerveja com petiscos), mas jantamos bem, no início da noite. Dormimos cedo e acordamos cedo para passear. Não curtimos a noite, no máximo passeamos para ver a cidade iluminada. Geralmente evitamos museus de arte. Museus geralmente são plano B (é atração somente se chover), a não ser que seja algo de muito interesse. Adoramos passear por parques, castelos, centros históricos etc. As partes mais modernas das cidades nem sempre atraem, mas geralmente damos uma conferida. Viajamos com uma mochila de mão, não despachamos bagagem.

• Respostas 29
  • Visualizações 24.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Parabéns pelo relato, suas fotos são de encher os olhos!

Estou montando meu roteiro, pois minha viagem é no próximo mês e gostaria de saber como faço para ir direto pra Capela Sistina e depois retornar ao início do Museu? Já dei uma olhada em outros relatos pela internet afora e não entendi! ::putz::::sos::

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Larissa.

Do que eu me lembre, vc consegue circular dentro dos museus do Vaticano numa boa. Agora não me lembro mais se há uma passagem específica, ou se vc pode ir voltando na "contra-mão".

Postado
  • Membros

Que relato sensacional!! Viajarei para a Itália em abril e o seu relato vai ser extremamente útil! ::otemo::

Uma dúvida: Tenho um domínio bom tanto do espanhol quanto do inglês, mas acho que sei no máximo meia dúzia de palavras em italiano, como foi a comunicação por lá? Estou um pouco preocupado com isso. rs

Bom dia!

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Hugo. Obrigado!

A comunicação é tranquila. É sempre saudável decorar algumas coisas em italiano (ou mesmo fazer aquela lambança de portunhol com um suposto italiano), mas a Itália é muito turística, a galera se vira de alguma forma.

Além do uno, due, tre..., o básico do básico abaixo já serviu -- muito mais para abrir portas pela simpatia do que pela necessidade.

grazie mille

per favore

ciao

scusi

quanto costa?

due birre, per favore

vino rosso, per favore

Postado
  • Membros
Olá, Hugo. Obrigado!

A comunicação é tranquila. É sempre saudável decorar algumas coisas em italiano (ou mesmo fazer aquela lambança de portunhol com um suposto italiano), mas a Itália é muito turística, a galera se vira de alguma forma.

Além do uno, due, tre..., o básico do básico abaixo já serviu -- muito mais para abrir portas pela simpatia do que pela necessidade.

grazie mille

per favore

ciao

scusi

quanto costa?

due birre, per favore

vino rosso, per favore

Entendi! Obrigado pela ajuda!

Abraços!

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Parabéns ! Amei seu relato! Viajei junto! Ficarei 12 dias mas quero ficar uns 4 dias em Roma, Talvez não consiga fazer todo esse teu belissímo roteiro. Agradeço por compartilhar com tanta riqueza. Quero esperimentar todos os sorvetes. Você não mencionou o calçado que usou nos passeios. Eu irei no verão. agora em agosto. Quanto a assalto, periogos, segurança, você não mencionou...

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá! Obrigado.

Vale a pena ficar mais dias em Roma. Voltei lá este ano no Carnaval, ainda preciso publicar o relato. É cidade que merece semanas, se possível.

Sorvetes funcionava +- assim: passou na frente de alguma sorveteria e gostou do aspecto, tem de provar. Sobretudo se os chocolates eram bem escuros!

Calçado: usei majoritariamente uma bota de trekking que tenho da Columbia. Mas não é necessário, um tênis confortável já basta -- e é o que eu usava como reserva, em dias secos. A bota ajudava na questão impermeabilidade nos dias de chuva (e tb pq acho ela mto confortável). Se vc vai em agosto, vai pegar calor. Portanto, reforço: basta um tênis confortável.

Qto a segurança: eu sou do Rio de Janeiro, acho complicado encontrar lugar mais perigoso pra se viver. No máximo eu encontro, no Brasil, alguns semelhantes. Na Europa, e a Itália não foge a essa regra, as coisas são beeeeeeem mais tranquilas. A preocupação que eles sempre levantam é contra punguistas. Quem me dera se punguistas fossem o problema de segurança no Brasil, e não assaltantes armados!

Andávamos com máquina fotográfica pendurada no pescoço em qq canto. Mas, claro, usávamos doleiras para guardar ppts e algum cash.

Dito isso, vale a regra básica de sempre: não dar mole em regiões mais estranhas (arredores de estações de trem, via de regra, são lugares mais propensos à malandragem) e não dar trela para conversinhas.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá,

Gostei muito do seu relato vai me ajudar bastante mas queria algumas sugestões sobre meu roteiro.

Vou ficar 10 dias na Itália de 02/10/16 a 12/10/16 segue o que estou programando:

02/10 chego em Veneza 21h

03/10 Veneza

04/10 Veneza

05/10 chegada em Florença 12h

06/10 Florença

07/10 Florença

08/10 chegada em Roma 11h

09/10 Roma

10/10 Roma

11/10 Roma

12/10 Vôo 10h

O que acham do roteiro está bom? Minha primeira viagem sozinha estou bastante ansiosa. Nos dias que estarei em Florença estou pensando em fazer um passeio de 1 dia inteiro para Siena, San Gimignano e Chianti mas ai só ficaria com 1 dia e meio para Florença será que é muito pouco (não gosto tanto de museus)?

Alguém já foi em outubro para falar algo sobre o clima?

Obrigada :)

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Gabriella.

Acho que seu roteiro tá bom.

Apenas por questão de preferência, eu mudaria os transportes para a noite -- eu prefiro ter a manhã para passear. Mas isso é preferência pessoal.

Florença é cidade que na minha opinião merece muita apreciação, mesmo sem entrar em museus. Roteiro de 1 dia passando pelas 3 cidades que vc mencionou me parece que fica meio correria. Ao menos para mim (e falo sem conhecer as 3 cidades).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.