Esclarecido o titulo do relato vamos à ele... na verdade vou juntar as duas viagens que eu fiz para o Peru, uma foi em novembro de 2012 e outra em março de 2013 (e eu só estou escrevendo em 2014 shame on me )! Explicando: meu namorado (vamos chama-lo de Rodrigo rsss) estava trabalhando em Lima, por isso fiquei só um final de semana da primeira vez e vários dias em Lima na segunda. Nosso roteiro foi esse:
22/03/2013 – Saída de SP, chegada em Lima
23/03 – Lima
24/03 – Lima
25/03 – Lima
26/03 – Lima
27/03 - Lima
28/03 – Cusco
29/03 – Tour Valle Sagrado e chegada em Aguas Calientes
30/03 – Machu Picchu, volta para Cusco
31/03 – Volta para Lima
01/04 – Lima
02/04 – Volta para SP
Não esta nem um pouco perto de ser ideal mas quem tiver pouco tempo, como nós que aproveitamos que no Peru o feriado da Páscoa tem 4 dias (quinta e sexta feira santa), dá para conhecer os principais pontos. Eu, particularmente não gosto de viagens corridas mas, nessa não tive opção! Se tivesse teria ficado mais um dia em Cusco.
Como tenho váááárias dicas sobre Lima vou contar primeiro da viagem e depois de Lima, assim também tenho mais tempo para convencer o Rodrigo a escrever
Voamos para Cusco pela Peruvian Airlines (http://www.peruvian.pe/es), pois era mais a companhia mais barata!!! O voo dura cerca de uma hora e tirando o pior pouso da minha vida (serio, eu achei que o avião não fosse parar ) foi tranquilo rsss!! Contratamos um transfer pelo hostel, não estávamos botando muita fé (sim, não confiamos na organização dos peruanos) mas quando chegamos tinha um carinha com uma plaquinha nos esperando . Uns 40 min depois, estávamos no hostel. Se não me engano o taxi foi 13 soles.
Ficamos no Pariwana (http://www.pariwana-hostel.com/) e eu simplesmente ameeeeiii esse hostel (foi minha primeira vez em hostel)!! Como estávamos viajando em dois ficamos numa suíte, (logo não precisamos das dicas desse tópico sexo-no-hostel-guia-pratico-para-mochileiros-t36215.html hahahahahaha) o hostel é super organizado o banheiro de uso comum estava bem limpo, tem café da manhã incluso (pão, geléia, manteiga, café e chá mas, também da para pedir várias outras coisas como o chocolate quente, que eu recomendo). Ah, e também é super bem localizado, uns 5 min a pé da “Plaza de Armas” de Cusco. E lindo também!
Como nós chegamos muito, muito, muitooo cedo em Cusco, nosso quarto ainda não estava disponível então fizemos o check-in, deixamos a mala no hostel e fomos passear pela cidade e fechar o tour de Cusco.
Aaaaaahhhh, estava me esquecendo de um detalhe... Cusco é uma cidade muito fria !! Tinha levado uma jaqueta corta vento e uma blusa de lã mas foi pouco, tinha que comprar mais alguma coisa, acabei comprando tipo um xale de lã de alpaca que salvou minha vida heheheheheh!! E custou só 22 soles
Andamos até a plaza, entramos em vários “mercados” de artesanato (comprei meu xale em um deles), andamos mais e mais. Enquanto vc anda por Cusco vão te oferecer todo tipo de coisa, inclusive o tour da cidade, do Valle Sagrado, trilha para MP, etc e como são varias agencias e o preço é praticamente igual pensamos que o serviço também seria praticamente igual, por isso fechamos com a mais barata que encontramos hahahaha!! Mas não foi uma escolha muito esperta pois nosso guia explicava tudo correndo, mal dava tempo de ver as ruinas, tirar foto, ele já estava gritando o nome do nosso grupo (Intiiiiiiiiiii) . Quando fechamos o tour nos falaram que o guia iria explicar em espanhol e em inglês, como meu espanhol é fraco, fiquei tranquila pq teria explicação em inglês... doce ilusão hahahahaha!! Além de tudo, o espanhol do guia era muito enrolado, tanto que depois de um tempo eu desisti de prestar atenção nas explicações do guia e fiquei só tirando fotos e observando a paisagem . O nome da empresa é Super Tour Cusco, fica na Portal Mantas, 117 Plaza de Armas e o preço foi 15 soles/pessoa. Eu não gostei dessa agencia mas no final do dia entendi pq o guia correu tanto: saímos da ultima ruina e já estava bem escuro, se tivéssemos ficado mais tempo nas outras não daria para ver nada da última! O tour começa +/- 14:00 e vai até 18:30/19:00.
Para entrar nas ruinas vc precisa ter um boleto turístico, na época tinha duas opções (acredito que não tenha mudado): um parcial que vale só para o dia e custa 70 soles e o completo, que tem validade de dez dias e custa s/130. Esse boleto dá direito à entrada nas ruinas de Cusco, do Valle Sagrado e a vários museus de Cusco. O melhor para vc vai depender dos seus planos... se vc for fazer só um tour (Cusco ou Valle Sagrado) escolha o parcial, porém se for fazer os dois e ainda tiver tempo pela cidade pegue o completo. Como iriamos fazer os dois tours, escolhemos o completo.
A agencia que escolhemos não vendia o boleto então tivemos que ir comprar no escritório de informações turísticas, que fica na av Sol, que é do lado da Plaza de Armas, uns 5 min andando. Mas, os espertos deixaram passar o lugar, e andamos um monte, então resolvemos perguntar para algum guardar que, como a maioria dos peruanos que dão informação, nos explicou com a maior boa vontade (sqn) que estávamos no lugar totalmente errado, que o lugar que vende o boleto turístico era longe de onde estávamos, uns 20 min andando. Como estava quase na hora do tour e ainda precisávamos comer alguma coisa, resolvemos pegar um taxi ate o lugar indicado. Chegando no lugar, estava fechado (!) e o taxista disse que não era lá que vendia o boleto, que era onde estávamos antes e nos levou de volta e, surpresa... o lugar certo era na rua que estávamos mas tínhamos passado.
Finalmente compramos nossos boletos, preenchemos com nosso nome, pois teoricamente os boletos são pessoais e intransferíveis (mas ninguém pediu documento para conferir) e o Rodrigo guardou os bilhetes (essa informação parece irrelevante porém é importante rssss). Como estava tarde e o serviço em qualquer restaurante no Peru é demorado resolvemos comer alguma coisa na Starbucks da plaza de armas... na hora de pagar, cade o cartão do Rodrigo?! Sumiu... ele perdeu o cartão (outra informaçao irrelevante mais que eu devia ter registrado no momento)!! Fora um pequenos stress entre nós e entre o Rodrigo e o Santander , pagamos com outro cartão (sempre é bom ter mais de uma forma de fazer pagamentos na parte de Lima conto outro causo que aconteceu comigo), comemos e fomos correndo pegar o busão que estávamos atrasados!
Ao contrário dos “mendigos machos” do Mochileiros ( peru-bolivia-e-chile-um-mochilao-de-mendigo-macho-videos-fotos-jan-2013-t79934.html ) eu e meu namorado somos “mochileiros almofadinhas” pois gostamos do jeito mochileiro de viajar porém, gostamos também de algumas frescuras tipo banho quente, conhecer bons restaurantes...
Esclarecido o titulo do relato vamos à ele... na verdade vou juntar as duas viagens que eu fiz para o Peru, uma foi em novembro de 2012 e outra em março de 2013 (e eu só estou escrevendo em 2014 shame on me
)! Explicando: meu namorado (vamos chama-lo de Rodrigo rsss) estava trabalhando em Lima, por isso fiquei só um final de semana da primeira vez e vários dias em Lima na segunda. Nosso roteiro foi esse:
22/03/2013 – Saída de SP, chegada em Lima
23/03 – Lima
24/03 – Lima
25/03 – Lima
26/03 – Lima
27/03 - Lima
28/03 – Cusco
29/03 – Tour Valle Sagrado e chegada em Aguas Calientes
30/03 – Machu Picchu, volta para Cusco
31/03 – Volta para Lima
01/04 – Lima
02/04 – Volta para SP
Não esta nem um pouco perto de ser ideal mas quem tiver pouco tempo, como nós que aproveitamos que no Peru o feriado da Páscoa tem 4 dias (quinta e sexta feira santa), dá para conhecer os principais pontos. Eu, particularmente não gosto de viagens corridas mas, nessa não tive opção! Se tivesse teria ficado mais um dia em Cusco.
Como tenho váááárias dicas sobre Lima vou contar primeiro da viagem e depois de Lima, assim também tenho mais tempo para convencer o Rodrigo a escrever
Voamos para Cusco pela Peruvian Airlines (http://www.peruvian.pe/es), pois era mais a companhia mais barata!!! O voo dura cerca de uma hora e tirando o pior pouso da minha vida (serio, eu achei que o avião não fosse parar
) foi tranquilo rsss!! Contratamos um transfer pelo hostel, não estávamos botando muita fé (sim, não confiamos na organização dos peruanos) mas quando chegamos tinha um carinha com uma plaquinha nos esperando
. Uns 40 min depois, estávamos no hostel. Se não me engano o taxi foi 13 soles.
Ficamos no Pariwana (http://www.pariwana-hostel.com/) e eu simplesmente ameeeeiii esse hostel (foi minha primeira vez em hostel)!! Como estávamos viajando em dois ficamos numa suíte, (logo não precisamos das dicas desse tópico sexo-no-hostel-guia-pratico-para-mochileiros-t36215.html hahahahahaha) o hostel é super organizado o banheiro de uso comum estava bem limpo, tem café da manhã incluso (pão, geléia, manteiga, café e chá mas, também da para pedir várias outras coisas como o chocolate quente, que eu recomendo). Ah, e também é super bem localizado, uns 5 min a pé da “Plaza de Armas” de Cusco. E lindo também!
Como nós chegamos muito, muito, muitooo cedo em Cusco, nosso quarto ainda não estava disponível então fizemos o check-in, deixamos a mala no hostel e fomos passear pela cidade e fechar o tour de Cusco.
Aaaaaahhhh, estava me esquecendo de um detalhe... Cusco é uma cidade muito fria
!! Tinha levado uma jaqueta corta vento e uma blusa de lã mas foi pouco, tinha que comprar mais alguma coisa, acabei comprando tipo um xale de lã de alpaca que salvou minha vida heheheheheh!! E custou só 22 soles 
Andamos até a plaza, entramos em vários “mercados” de artesanato (comprei meu xale em um deles), andamos mais e mais. Enquanto vc anda por Cusco vão te oferecer todo tipo de coisa, inclusive o tour da cidade, do Valle Sagrado, trilha para MP, etc e como são varias agencias e o preço é praticamente igual pensamos que o serviço também seria praticamente igual, por isso fechamos com a mais barata que encontramos hahahaha!! Mas não foi uma escolha muito esperta pois nosso guia explicava tudo correndo, mal dava tempo de ver as ruinas, tirar foto, ele já estava gritando o nome do nosso grupo (Intiiiiiiiiiii)
. Quando fechamos o tour nos falaram que o guia iria explicar em espanhol e em inglês, como meu espanhol é fraco, fiquei tranquila pq teria explicação em inglês... doce ilusão hahahahaha!! Além de tudo, o espanhol do guia era muito enrolado, tanto que depois de um tempo eu desisti de prestar atenção nas explicações do guia e fiquei só tirando fotos e observando a paisagem . O nome da empresa é Super Tour Cusco, fica na Portal Mantas, 117 Plaza de Armas e o preço foi 15 soles/pessoa. Eu não gostei dessa agencia mas no final do dia entendi pq o guia correu tanto: saímos da ultima ruina e já estava bem escuro, se tivéssemos ficado mais tempo nas outras não daria para ver nada da última! O tour começa +/- 14:00 e vai até 18:30/19:00.
Para entrar nas ruinas vc precisa ter um boleto turístico, na época tinha duas opções (acredito que não tenha mudado): um parcial que vale só para o dia e custa 70 soles e o completo, que tem validade de dez dias e custa s/130. Esse boleto dá direito à entrada nas ruinas de Cusco, do Valle Sagrado e a vários museus de Cusco. O melhor para vc vai depender dos seus planos... se vc for fazer só um tour (Cusco ou Valle Sagrado) escolha o parcial, porém se for fazer os dois e ainda tiver tempo pela cidade pegue o completo. Como iriamos fazer os dois tours, escolhemos o completo.
A agencia que escolhemos não vendia o boleto então tivemos que ir comprar no escritório de informações turísticas, que fica na av Sol, que é do lado da Plaza de Armas, uns 5 min andando. Mas, os espertos deixaram passar o lugar, e andamos um monte, então resolvemos perguntar para algum guardar que, como a maioria dos peruanos que dão informação, nos explicou com a maior boa vontade (sqn) que estávamos no lugar totalmente errado, que o lugar que vende o boleto turístico era longe de onde estávamos, uns 20 min andando. Como estava quase na hora do tour e ainda precisávamos comer alguma coisa, resolvemos pegar um taxi ate o lugar indicado. Chegando no lugar, estava fechado (!) e o taxista disse que não era lá que vendia o boleto, que era onde estávamos antes e nos levou de volta e, surpresa... o lugar certo era na rua que estávamos mas tínhamos passado.
Finalmente compramos nossos boletos, preenchemos com nosso nome, pois teoricamente os boletos são pessoais e intransferíveis (mas ninguém pediu documento para conferir) e o Rodrigo guardou os bilhetes (essa informação parece irrelevante porém é importante rssss). Como estava tarde e o serviço em qualquer restaurante no Peru é demorado resolvemos comer alguma coisa na Starbucks da plaza de armas... na hora de pagar, cade o cartão do Rodrigo?! Sumiu... ele perdeu o cartão (outra informaçao irrelevante mais que eu devia ter registrado no momento)!! Fora um pequenos stress entre nós e entre o Rodrigo e o Santander
, pagamos com outro cartão (sempre é bom ter mais de uma forma de fazer pagamentos na parte de Lima conto outro causo que aconteceu comigo), comemos e fomos correndo pegar o busão que estávamos atrasados!