Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 23
- Visualizações 10.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
casweb 20 posts
-
cgtlima 1 post
-
ASC 1 post
-
thaisrodrigues 1 post
Amigos, apesar de existirem vários relatos de viagem ao Reino Unido, resolvi retribuir às várias dicas que obtive aqui no site, com algumas informações que considero interessantes para quem pretende fazer uma viagem semelhante a que fiz em dezembro último à Manchester, Liverpool e Londres, e que gostem de Beatles também. Aproveito para sugerir alguns apps para quem pretende utilizar smartphone na sua viagem, e ainda acrescentei algumas dicas básicas que servem para qualquer tipo de viagem ao exterior. Espero que o relato seja útil a todos que o lerem.
Prá começar, um agradecimento e duas recomendações: o agradecimento é para a "mochileira" Marina, pelas dicas que muito gentilmente me passou, e que me ajudaram muito ao longo de toda viagem, e por isto será citada algumas vezes ao longo do meu relato. Já a primeira recomendação é tentar ler e se informar o máximo que puder sobre o destino escolhido. Felizmente, hoje podemos contar com sites como o Mochileiros, e também com outros tantos especializados em turismo, assim como blogs de brasileiros que moram ou viveram fora daqui e que podem dar dicas bem legais sobre qualquer destino que você pretenda seguir. A segunda, é conhecer tudo com uma relativa calma e não tentar visitar correndo todos os lugares que você gostaria de ir, para acabar não conhecendo efetivamente as atrações e nem aproveitando tanto assim a viagem. Uma sugestão que dou, é que após ter tomado conhecimento dos principais pontos de visitação do interesse de cada um, que se faça uma lista das consideradas prioritárias, e depois as localize em um mapa tipo "google maps", para se ter uma ideia de distância e tempo entre elas. Depois, você pode "classificar" as atrações por cores, e aí definir o que vai ser visitado e/ou priorizado a cada dia, de acordo com as cores estabelecidas. Por exemplo, as atrações marcadas em azul são aquelas prioritárias e imperdíveis, enquanto as marcadas em verde, serão aquelas que só serão visitadas se sobrar um tempo. Gaste um pouco de tempo neste planejamento antes de viajar, por que isto vai te ajudar muito a ganhar tempo quando estiver em solo britânico.
Dou uma paradinha neste ponto prá comentar sobre um grande facilitador que utilizei nesta viagem: um smartphone (mas que se aplica ao tablet também). Uma das coisas que sempre privilegiei nas minhas viagens foi o fato de poder me desligar do mundo e me "concentrar" no destino escolhido. Com isto, mesmo após o advento dos celulares e notebooks, sempre evitei levá-los em minha companhia, para não receber notícias do trabalho, encomendas de compras de última hora e nem me preocupar com coisas que estavam a no mínimo 10 horas de viagem e que pela distância, só poderiam ser resolvidas após o meu retorno ao Brasil. No entanto, com a enorme quantidade de aplicativos para viagem que existem hoje para smartphones e tablets, resolvi procurar e testar previamente alguns para identificar os que poderiam ser mais úteis durante a viagem. O bom, é que mesmo que você não esteja disposto a gastar centavo algum, você conseguirá baixar vários, por que existe um monte de aplicativos "free". Basta você entrar na "store" do seu aparelho e digitar "london" no “buscar”, por exemplo, que você verá uma infinidade deles. Dê preferência para aqueles que trabalham "offline", ou seja, aqueles que funcionam mesmo sem um chip de uma operadora local e nem precisam que o aparelho esteja conectado a uma rede wi-fi. Para não ser surpreendido com o não funcionamento do app, teste algumas funcionalidades do aplicativo ainda no Brasil, para não perder tempo de tentar entender o app, justamente quando estiver em plena Baker Street procurando pela estação de metrô mais próxima...rs.
O primeiro app que indico é o citymaps2go. Nele você pode baixar os mapas das cidades que pretende visitar e marcar os pontos de seu interesse, assim como sugeri no caso do “google maps”. Depois de marcados, ele calcula a distância de onde você está dele naquele instante e o tempo que vai gastar até chegar ao destino desejado. Além disto, ele indica os restaurantes, hotéis, estações de trem, aeroportos, cafeterias e trabalha como um GPS. Ao invés de sair com um mapa da cidade na mão, eu saía apenas o smartphone que me guiava pela cidade, já que os mapas baixados, funcionam offline. Como ele indica a direção em que você está caminhando, você não perde tempo andando para a direção errada de que se deseja. No meu caso, encontrei os mapas tanto de Londres, como os de Manchester e Liverpool.
Copiei todas as informações que obtive sobre os meus destinos em um arquivo em word, com endereços, sites, preços de entradas, horários de funcionamento, etc., dos lugares que gostaria de conhecer e salvei este arquivo no meu smartphone também. Para abri-lo, usei o aplicativo "documents", disponível na store e também gratuito. Ele lê e escreve arquivos em word e pdf, e é uma “mão na roda”. Com ele instalado, eu pesquisava com rapidez a informação que precisava, sem fazer muita bagunça e sem carregar um calhamaço de papel no bolso ou na mochila. Quem planeja uma viagem, sabe como as vezes é complicado manusear ou consultar as anotações bem no meio da rua e achar um nome ou endereço que você sabe que anotou, mas não sabe aonde. No “documents” você digita uma palavra chave e ele procura prá você aonde ela se encontra, tal como se faz normalmente em um arquivo do Office. Como nem sempre tudo dá certo numa viagem, sugiro levar por precaução, uma cópia impressa deste arquivo de informações na mala. Vai que um dia o seu aparelho pifa, ou seu carregador de bateria não funciona, ou a bateria acaba, né???? rs.
E já que é para aproveitar os recursos do seu aparelho, digitalize também os principais documentos da sua viagem (passaportes, passagens, vouchers, ingressos emitidos pela internet, etc) e guarde na memória do seu telefone, ou em algum arquivo na nuvem ou em algum e-mail seu. Em caso de perda do original de algum deles, será mais fácil recuperar as informações que você precisar.
Fotografe a sua mala despachada, guarde estas fotos na memória do seu aparelho, e anote as principais características da sua bagagem, como por exemplo, o nome do fabricante e as dimensões das malas. Em caso de extravio, ao fazer uma ocorrência junto à companhia aérea, estas informações serão importantíssimas. Palavra de quem já passou pela situação!!! Coloque o seu nome e endereço em vários locais da sua bagagem, inclusive internamente. Como as malas são jogadas de um lado pro outro nos aeroportos e nos aviões, perder a identificação externa é uma coisa mais comum do que se imagina!
Já que falei em bagagem extraviada, uma outra sugestão: leve na mala de mão, pelo menos uma “muda” de roupa “sobressalente”. Embora as companhias aéreas ressarçam os passageiros pelas despesas com compra de roupa em situação de malas extraviadas, dependendo do horário ou o local de sua chegada, nem sempre é possível a compra imediata de roupas de reposição. E cá entre nós: começar uma viagem, utilizando a mesma roupa que viajou o dia anterior, é uma tristeza, né?... rs. Se for viajar com mais de uma mala e/ou acompanhado com a família, por exemplo, distribua a roupa de todos nas diversas malas que esteja levando. Assim, no caso de extravio de uma mala, a que se “salvou” terá roupas para todos, até que a outra mala perdida seja encontrada ou novas roupas sejam adquiridas.
Outra dica muito útil prá quem vai ao Reino Unido é levar um bom guarda chuva/sombrinha resistente ao vento. Parece ser comum que a chuva lá sempre caia acompanhada de um vento forte, que além de aumentar a sensação de frio, te obriga a "torear" o vento com o seu guarda chuva. Portanto, nada de levar “aquele” comprado na mão de um coreano, por que ele não vai resistir...rs. Comprei um ótimo em uma viagem que fiz à Itália que aguentou o “vai e vem” do vento, e prá quem não tem um assim, sugiro comprar um em uma das várias lojas especializadas em Londres.
Todo mundo sabe que a moeda britânica é a libra esterlina, mas sempre fica aquela dúvida, se para o caso de uma estadia de poucos dias, se é possível se virar usando os euros que já se tem no bolso. Sinceramente, só vi aceitar euros na Feira de Portobello Road, que é um comércio bem informal. Como Londres é lotada de turistas, outros tantos lugares e feiras devem aceitar também, mas não conte com um câmbio favorável e nem que receberá um troco exato. A libra esterlina baseia-se no sistema decimal e cada libra tem cem pence. As notas são emitidas nos valores de 50, 20, 10 e 5 libras, e as moedas nos valores de 2, 1, 0,50, 0,20, 0,10, 0,05, 0,02 e 0,01 de libra. Prá complicar a vida do turista, os valores normalmente estão identificados apenas por extenso e não pelo valor numérico da moeda. Ou seja, ao invés de você receber uma moeda escrita com 2£, por exemplo, você receberá uma moeda onde está escrito "two pounds". Pode parecer besteira mas na hora em que você está em uma fila prá pagar seja lá o que for (tipo, a do metrô ou supermercado) com um monte de moedas na mão e com um monte de gente esperando atrás, a identificação dos valores parece que fica muito mais demorada do que se imagina, principalmente por que os britânicos, assim como a maioria dos europeus, não estão acostumados a esperar que as pessoas contem as moedinhas que se tem nos bolsos...rs. É bem visível a irritação deles quando alguém demora prá pagar em qualquer tipo de caixa, inclusive do próprio operador do caixa. Portanto, só entre na fila quando tiver já o valor exato na mão, ou então pague sempre com uma nota de maior valor do que a compra (lógico, né?? rs), para transferir a responsabilidade de identificar as moedinhas para a pessoa do caixa...rs. Claro que com o uso diário das moedas, você acaba se familiarizando com elas e identificando pelo tamanho o valor de cada uma, mas até que isto aconteça, é bem provável que o seu bolso já esteja lotado delas !!! rs
Este primeiro post, foi apenas de “dicas gerais”, mas prometo que no próximo, eu começo a escrever sobre as cidades....rs
Editado por Visitante