Boa tarde pessoal, este vai ser meu primeiro relato aqui no Mochileiros.
Primeiro é bom informar que fiz minha trip sozinho e teve uma duração total de 17 dias, começando em 7 de outubro até 24 de outubro de 2013. Pretendo ser objetivo, e abordar bastante sobre custos que é algo que o pessoal sempre questiona. Para tanto vou colocar o valor em real pago na data das moedas utilizadas:
* Soles - R$ 0,85
* Bolivianos - R$ 0,34
* Chileno - R$ 0,0045
* Dolar - R$ 2,39
[t1]1º dia - São Paulo / Cusco[/t1]
Bom, após passar o final de semana verificando o que levar e arrumando a mochila, finalmente tudo pronto para partir. Nunca tinha viajado pela LAN e gostei bastante dos serviços, meu vôo saiu pelas 21h.
Porém esse era um vôo de conexão em Lima e tive que passar 4 horas aguardando o próximo vôo para Cusco. Até aí tudo bem, saí do avião peguei minha mochila e já fui direto despachar. Enfim, fui me encostar num canto para relaxar e esperar o tempo passar. De repente, ouço algo nos auto-falantes do aeroporto que se parece meu nome e algo relacionado a comparecer em algum lugar OK, lá vou eu no guichê da LAN me informar, e adivinhem, ninguém sabia de nada, logo não deve ser nada. Lá vou eu de novo me encostar, quando dessa vez eu entendi perfeitamente: - Sr. William Garcia, favor comparecer na alfandega imediatamente.
Como assim? Já até despachei minha bagagem, já sei, alguém vai querer me extorquir e inventar que tem alguma coisa na mochila. Mas fazer o que, vamos lá ver o que que ta pegando...
Detalhe que me apresentei lá e ninguém sabia de nada, e sei que improviso no meu portunhol, mas parecia que ninguém queria me entender. Até que aparece uma guarda me chamando pra entrar na sala de desembarque, revistou minha mochila pequena que estava carregando e enfim explicou o que tava acontecendo. O que de fato aconteceu é que peguei a mochila errada
O legal é que conheci um casal simpático de Curitiba e que acabamos passando essas últimas 3h que faltavam. Bom, foi só um susto. Mas é bom contar que nossa mochila estava com a transport cover assim (sem identificação):
Tive os seguintes gastos:
* Airport bus service para Guarulhos - R$ 36,50
* Mc Donald's - R$ 24,50
* Impressões de vôos e seguro de viagem - R$ 4,00
* Alguns snacks - R$ 15,00
* Livro de viagem (Diário de Anne Frank) - R$ 20,00
[t1]2º dia - Cusco[/t1]
Chegando na cidade de Cusco, o aeroporto é simples mas achei suficientemente organizado e limpo. Eu já tinha reservado o hostel (Loki) e incluso o transfer do aerporto. O que me chamou a atenção foram os taxistas no lado de fora que ficavam disputando turistas, e inclusive teve um que veio me acompanhando dizendo que o Loki hostel nunca manda ninguém pegar
Mas sim, mais a frente tinha alguém com meu nome e correu tudo bem, portanto fiquem atentos, afinal se você ta chegando sem transfer, sempre podem cobrar um pouco mais.
A região de Cusco é bem simpática, uma cidade que não teve muitos investimentos e ainda parece muito na sua idade colonial.
O Loki hostel é uma das hospedagens mais afastadas do centro, mas é um lugar bem agitado e ótimo pra quem gosta de beber e conhecer gente. No meu caso estava bem cansado e optei por experimentar um Cusqueña Dorada, comer algo e descansar, afinal teria que ir para Águas Calientes no dia seguinte.
* Água - 4,80 soles
* Loki hostel (diária + transfer + cerveja e comida) - 24,00 dolares
[t1]3º dia - Cusco / Ollantaytambo / Águas Calientes[/t1]
Nesse dia eu acordei cedo, tomei um café da manhã no hostel e saí caminhando para olhar um pouco da região, mas confesso que subir qualquer morrinho me deixava bem ofegante. Bom, como já tinha comprado meus tickets para o trens ida/volta para Águas Calientes, tive que arrumar um modo de chegar até Ollantaytambo, local de onde partia o trem.
No próprio hostel solicitei um taxi e não demorou a chegar, me levou para a rua Pavitos, onde você não precisa falar nada, todos verão que você é turista e te oferecerão um transporte para Ollanta, sim, acredito que a maioria faz esse trajeto. Fechei com um cara lá e me enfiei numa van cheia de peruanos, é disso que eu gosto, contato com os locais. Algumas fotos não ficaram boas, afinal aquela van balançava muito e o trajeto foi bem demorado, mas a vista compensava e diferente do que eu pensava, não foi aquela muvuca e aquele monte de gente conversando...
Após muito chão, chegamos enfim em Ollantaytambo, eu me arrependo de não ter pego 30 dias de férias para aproveitar melhor essa localidade, bem como outras que acabei por descobrir no meio do caminho. Logo no desembarque, que fica na única rua que adentra a plataforma de trens, há feiras com vários mimos. E sim, foto no celular, a noite, e com pressa, fica assim...
Chegando lá com tudo impresso e passaporte/identidade em mãos foi bem simples e rápido, o trem que peguei foi o mais barato que tinha. Desculpem não postar o valor dos trens e do ticket de Machu Picchu pois realmente não lembro e teria que buscar aqui nos extratos do cartão de crédito.
Dicas para quem vai comprar tickets para o trem e para Machu Picchu
O trem foi bem simples, consegui fazer tudo pelo site do Peru Rail (http://www.perurail.com) sem problemas.
Existe um site do governo Peruano onde oficialmente devem ser comprados os tickets para Machu Picchu, mas muita gente tem problemas para passar o cartão ou mesmo com a disponibilidade do site, que convenhamos não é nada bom. Eu utilizei essa agencia Fabulous Peru Tours (http://www.fabulousperutours.com/availability-on-line.html) e foi ótimo, pelo site eu vejo os dias que estão disponíveis a visitação, quantos tickets ainda restam por tipo de passeio, eles vão pessoalmente comprar seu ticket nominal e te enviam por e-mail
Bom, o trem anda devagar então é bom ter paciência e puxar aquele livro de viagem. Serviram bebida e uns snacks a escolha. Tomei a famigerada Inka Cola, e é bem peculiar, longe de ser algo saboroso, mas valeu a tentativa.
Quando chegamos em Águas Calientes já era noite, passava das 22h e o pessoal rapidamente se dispersou, afinal tinha muita gente com plaquinha dos hóteis/hostels. Não para mim
Já havia feito a reserva no Pirwa hostel, o qual recomendo, justamente porque a localidade é pequena e não comporta muitos turistas. Bom, logo devia ter alguém me esperando, mas rodei de um lado pro outro e nada, até que pensei em ir buscar sozinho mesmo.
Mas surpresa! Aparecem duas meninas despreocupadas e caminhando lentamente: - Olá, William Garcia?
Sim, sou eu, ainda bem que vocês apareceram E de lá foram me guiando até o hostel, que fica subindo o morro quase lá em cima. E confesso que aquela hora da noite fiquei um pouco apreensivo, mas tudo correu bem e tranquilo, as meninas eram bem comunicativas e simpáticas.
Já no hostel, fui para meu quarto qual dividiria com mais 3. E para minha felicidade estava vazio , foi só aproveitar a noite de sono, afinal no dia seguinte Machu Picchu me esperava...
Boa tarde pessoal, este vai ser meu primeiro relato aqui no Mochileiros.
Primeiro é bom informar que fiz minha trip sozinho e teve uma duração total de 17 dias, começando em 7 de outubro até 24 de outubro de 2013. Pretendo ser objetivo, e abordar bastante sobre custos que é algo que o pessoal sempre questiona. Para tanto vou colocar o valor em real pago na data das moedas utilizadas:
* Soles - R$ 0,85
* Bolivianos - R$ 0,34
* Chileno - R$ 0,0045
* Dolar - R$ 2,39
[t1]1º dia - São Paulo / Cusco[/t1]
Bom, após passar o final de semana verificando o que levar e arrumando a mochila, finalmente tudo pronto para partir. Nunca tinha viajado pela LAN e gostei bastante dos serviços, meu vôo saiu pelas 21h.
Porém esse era um vôo de conexão em Lima e tive que passar 4 horas aguardando o próximo vôo para Cusco. Até aí tudo bem, saí do avião peguei minha mochila e já fui direto despachar. Enfim, fui me encostar num canto para relaxar e esperar o tempo passar. De repente, ouço algo nos auto-falantes do aeroporto que se parece meu nome e algo relacionado a comparecer em algum lugar
OK, lá vou eu no guichê da LAN me informar, e adivinhem, ninguém sabia de nada, logo não deve ser nada. Lá vou eu de novo me encostar, quando dessa vez eu entendi perfeitamente: - Sr. William Garcia, favor comparecer na alfandega imediatamente.
Como assim? Já até despachei minha bagagem, já sei, alguém vai querer me extorquir e inventar que tem alguma coisa na mochila. Mas fazer o que, vamos lá ver o que que ta pegando...
Detalhe que me apresentei lá e ninguém sabia de nada, e sei que improviso no meu portunhol, mas parecia que ninguém queria me entender. Até que aparece uma guarda me chamando pra entrar na sala de desembarque, revistou minha mochila pequena que estava carregando e enfim explicou o que tava acontecendo. O que de fato aconteceu é que peguei a mochila errada
O legal é que conheci um casal simpático de Curitiba e que acabamos passando essas últimas 3h que faltavam. Bom, foi só um susto. Mas é bom contar que nossa mochila estava com a transport cover assim (sem identificação):
* Airport bus service para Guarulhos - R$ 36,50
* Mc Donald's - R$ 24,50
* Impressões de vôos e seguro de viagem - R$ 4,00
* Alguns snacks - R$ 15,00
* Livro de viagem (Diário de Anne Frank) - R$ 20,00
[t1]2º dia - Cusco[/t1]
Chegando na cidade de Cusco, o aeroporto é simples mas achei suficientemente organizado e limpo. Eu já tinha reservado o hostel (Loki) e incluso o transfer do aerporto. O que me chamou a atenção foram os taxistas no lado de fora que ficavam disputando turistas, e inclusive teve um que veio me acompanhando dizendo que o Loki hostel nunca manda ninguém pegar
Mas sim, mais a frente tinha alguém com meu nome e correu tudo bem, portanto fiquem atentos, afinal se você ta chegando sem transfer, sempre podem cobrar um pouco mais.
A região de Cusco é bem simpática, uma cidade que não teve muitos investimentos e ainda parece muito na sua idade colonial.
O Loki hostel é uma das hospedagens mais afastadas do centro, mas é um lugar bem agitado e ótimo pra quem gosta de beber e conhecer gente. No meu caso estava bem cansado e optei por experimentar um Cusqueña Dorada, comer algo e descansar, afinal teria que ir para Águas Calientes no dia seguinte.
* Água - 4,80 soles
* Loki hostel (diária + transfer + cerveja e comida) - 24,00 dolares
[t1]3º dia - Cusco / Ollantaytambo / Águas Calientes[/t1]
Nesse dia eu acordei cedo, tomei um café da manhã no hostel e saí caminhando para olhar um pouco da região, mas confesso que subir qualquer morrinho me deixava bem ofegante. Bom, como já tinha comprado meus tickets para o trens ida/volta para Águas Calientes, tive que arrumar um modo de chegar até Ollantaytambo, local de onde partia o trem.
No próprio hostel solicitei um taxi e não demorou a chegar, me levou para a rua Pavitos, onde você não precisa falar nada, todos verão que você é turista e te oferecerão um transporte para Ollanta, sim, acredito que a maioria faz esse trajeto. Fechei com um cara lá e me enfiei numa van cheia de peruanos, é disso que eu gosto, contato com os locais. Algumas fotos não ficaram boas, afinal aquela van balançava muito e o trajeto foi bem demorado, mas a vista compensava e diferente do que eu pensava, não foi aquela muvuca e aquele monte de gente conversando...
Após muito chão, chegamos enfim em Ollantaytambo, eu me arrependo de não ter pego 30 dias de férias para aproveitar melhor essa localidade, bem como outras que acabei por descobrir no meio do caminho. Logo no desembarque, que fica na única rua que adentra a plataforma de trens, há feiras com vários mimos. E sim, foto no celular, a noite, e com pressa, fica assim...
Chegando lá com tudo impresso e passaporte/identidade em mãos foi bem simples e rápido, o trem que peguei foi o mais barato que tinha. Desculpem não postar o valor dos trens e do ticket de Machu Picchu pois realmente não lembro e teria que buscar aqui nos extratos do cartão de crédito.
Bom, o trem anda devagar
então é bom ter paciência e puxar aquele livro de viagem. Serviram bebida e uns snacks a escolha. Tomei a famigerada Inka Cola, e é bem peculiar, longe de ser algo saboroso, mas valeu a tentativa.
Quando chegamos em Águas Calientes já era noite, passava das 22h e o pessoal rapidamente se dispersou, afinal tinha muita gente com plaquinha dos hóteis/hostels. Não para mim
Já havia feito a reserva no Pirwa hostel, o qual recomendo, justamente porque a localidade é pequena e não comporta muitos turistas. Bom, logo devia ter alguém me esperando, mas rodei de um lado pro outro e nada, até que pensei em ir buscar sozinho mesmo.
Mas surpresa! Aparecem duas meninas despreocupadas e caminhando lentamente: - Olá, William Garcia?
Sim, sou eu, ainda bem que vocês apareceram
E de lá foram me guiando até o hostel, que fica subindo o morro quase lá em cima. E confesso que aquela hora da noite fiquei um pouco apreensivo, mas tudo correu bem e tranquilo, as meninas eram bem comunicativas e simpáticas.
Já no hostel, fui para meu quarto qual dividiria com mais 3. E para minha felicidade estava vazio
, foi só aproveitar a noite de sono, afinal no dia seguinte Machu Picchu me esperava...
* Taxi para calle Pavitos - 5,00 soles
* Onibus para Ollantaytambo - 10,00 soles
* Pirwa hostel - 40,00 soles
* Água 2,5L - 5,00 soles
Editado por Visitante