Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Gostaria de dividir minha experiência para ajudar os próximo viajantes que escolherem a Chapada dos Veadeiros como destino. De imediato adianto que vale muito a pena se você curte Trekking, belas paisagens, natureza e simplicidade.

Na Pagina tem mais fotos e experiencia deste e outros lugares: https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/clickspelomundo?fref=ts

 

Foram 4 dias com amigos e namorada, e deu pra fazer muitos dos principais passeios.

Roteiro:

Dia 01: Almécegas I e II, cachoeira São Bento e Jardim de Maytrea.

Em uma mesma fazenda, próxima a Alto Paraíso na estrada que vai pra São Jorge (asfaltada), podemos fazer as 3 cachoeiras.

Almécegas I e II, cachoeira São Bento:

Trilhas: Fácil. Um pouco mais puxada na Almécegas I.

Valor: R$ 20,00 (As 3) – Somente Almécegas (Melhores) seria R$ 10,00.

As 3 são boas para banho, sendo que a mais bela de todas é a Almécegas I.

DSC08945.JPG.6ce1d15bbb106d2c5790b908c02e39e5.JPG

Depois das cachoeiras na mesma rodovia sentido a São Jorge ainda na estrada de asfalto, pode-se almoçar no bar do Waldomiro, e comer a Matula, comida típica da região, em PF ou pedido a parte, lá é o único lugar que faz o prato típico (Um prato com várias carnes desfiadas e feijão com sabor bem diferente).

Na mesma Estrada sentido São Jorge, próximo ao Bar, tem o JARDIM DE MAYTREA, uma placa indica o lugar, onde vc tem que parar no acostamento da estrada, e desce uma trilhazinha, do lado da rodovia, somente pra tirar fotos. O lugar é lindo!

DSC08969.JPG.1c3ff73f6af5c69619220fec71fa629b.JPG

Dia 02: Parque Nacional : Canyons I e II e Cariocas.

No mês de março o Canyon I fica fechado, devido a chuvas e reprodução de uma ave típica.

Valor: Parque é de graça.

Trilha: 9,5 km – Ida e Volta – Cansativa, pra chegar nas Cariocas tem que descer e subir uma pedreira bem íngreme, e é a parte mais difícil. Quem não tem preparo físico sofre um pouco pra fazer.

É incrível ver a força do Canyon II entre as pedras, como fomos em época de chuva tinha muita água, é possível pular de uma pedra pra nadar no Canyon, o que depois do salto você fica de frente pra ele, uma bela imagem.

DSC09049.JPG.71e58f696242209e60d018ed81be0358.JPG

Cariocas: também linda queda de água onde é possível o banho.

DSC09143.JPG.1aa5bdb03859058dbf84a703bce33183.JPG

Dia 03: Vale da Lua e Raizama.

Valor: R$ 10,00 – em cada uma.

Trilha: Curta e fácil em ambas.

Vale da Lua: linda formação rochosa, muito diferente que vale a pena ver. É possível banho nas suas piscinas naturais, desde que não chova, devido risco de trombas d água.

DSC09178.JPG.31e1d56dfa3f6abd3055053f28304241.JPG

Raizama: Tem canyons e queda de água. Em época sem chuva é possível nadar. Também muito interessante, com trilha leve.

DSC09244.JPG.d4f809a533c24b4785fb0f00f712a072.JPG

Dia 04: Parque Nacional: Saltos e corredeiras.

Não se pode ir embora da região sem ver o salto do rio preto, uma queda de 120 metros, muito linda, no meio do cerrado. É a imagem símbolo e sem dúvida a mais bonita da região.

DSC09307.JPG.f9b9c3a3306e2954f263d6fbc57a961d.JPG

Como é no parque a entrada é de graça, e a trilha é a mais pesada, também uns 9 km ida e volta, com muita subida, achamos a mais difícil do passeio.

Do Salto do Rio Preto não se pode nadar, só o admiramos do mirante. Já subindo um pouco, em uma trilha um pouco complicada pelas pedras margeando o rio, temos acesso à cachoeira do garimpo (80 m), que é uma antes do Salto, onde é possível nadar, e tem salva vidas.

Outras dicas pela minha experiência:

 

1- Onde Ficar?

 

Pra fazer a parte sul do parque, temos duas opções à cidade de Alto Paraíso, que tem um pouco mais de estrutura, quando pensamos em restaurantes, bancos etc... mas fica a uns 30 km do parque, sendo a maior parte da estrada de terra e esta bem ruim (muita chuva na época). Já a vila de São Jorge fica mais próxima de muitos dos principais passeios e está a 400m da entrada do parque.

Pousada que fiquei: Pousada dos Guias em Alto Paraiso. Muito bom atendimento e o pessoal ajudou muito com nossos roteiros.

 

2- Precisa de Guias?

 

Não, a não ser que queira saber mais sobre a história do local e interagir com o pessoal da região. O Parque é bem sinalizado e as fazendas particulares também. Não precisa se preocupar com o roteiro com antecedência, dá pra fazer por lá mesmo, no dia a dia, de acordo com clima e disposição pra caminhar.

Quanto ao parque é bom chegar cedo, pra pegar lugar fácil de estacionar e também se for temporada tem limite de 500 pessoas por dia. O parque fecha pra entrada ao meio dia.

 

3- Da pra fazer Parque e outros passeios no mesmo dia?

 

O parque tem dois caminhos, que leva aproximadamente 5 horas cada um, ou seja, um por dia se dá pra fazer, e é muito cansativo fazer o parque e outro passeio fora dele no mesmo dia, mas é possível um bem fácil, na verdade depende do seu grau de cansaço.

 

4- Sobre o Parque - Elogios?

 

Muito bem sinalizado, e a equipe preparada para receber turistas, por tanto, pode-se fazer sozinho sem preocupação. Antes de iniciar o passeio assistimos um vídeo orientativo sobre o parque de 5 minutos. Nas cachoeiras tem salva vidas, o que chamou a atenção pela preocupação do Parque com os turistas.

 

Qualquer dúvida podem me escrever, no que puder ajudar estou a disposição.

DSC08801.JPG.a2ba88320f3a1da752fa516a1efc121c.JPG

DSC08937.JPG.54e3d2db5ff7752469bd75c53510280c.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Desculpem! demorei demais pra entrar aqui...rs

então respondendo as duas perguntas.

fui de carro, moro em Montes Claros, deu 1.200 km...

encontrei lá um casal de amigos que vieeram de SP por Brasilia, e alugaram um carro em Brasilia...

O nosso carro se acabou na estrada entre São Jorge e Alto Paraíso.

 

eu vi que na cidade tinha algumas agencias que tinha o transporte e levavam o pessoal no seus bugs... mas não procurei saber questão de preso e disponibilidad, entao nao sei como funcionaria, mas sei que é possivel.

 

ok.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...