Ir para conteúdo

Mochilão pela Europa - Avião ou Trem?

jeanpauli

Posts Recomendados

• Membros

Boa tarde pessoal.

Em Outubro/Novembrou vou com minha namorada para Europa.

A minha dúvida seria viajar internamente de avião ou trem?

Segue agora em ordem as cidades que vou visitar:

Roma

Londres

Paris

Bruxelas

Munique

Berlim

Fico no aguardo e desde já agradecido.

Jean Pauli.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Vamos por partes.

Hoje viajar pela Europa quase sempre e mais barato avião em companhias low cost.

Mas alguns pontos a ponderar. Muitas cobram por mala despachada, sem custo extra so mala de mão. Aí ja tem primeiro ponto, se vcs vão viajar com uma mochila ou mala de mão de tamanho adequado.

Segundo ponto e que muitas pessoas usam o trem para economizar o hotel. Fazem circuito em estrela. Viajam para cidades com cerca de 7 a 10 horas de viajem de trem com cama. Assim dorme bem e evita pagar uma diária de hotel.

Preço por preco avião esta no geral mais barato comprando low cost e com antecedência.

Mas se tiver muita mala e se o preço do hotel for caro o trem pode valer a pena.

Link para o comentário

• Membros de Honra

A melhor opção geralmente envolve uma combinação dos dois, avião e trem.

Nem sempre aquela passagem de low-cost por 10 Euros é uma boa escolha, na verdade essas passagens muito baratas nas low-cost na maioria das vezes costumam ser uma tremenda fria, pois muitas vezes o horário é péssimo, obrigando você a acordar as 3 ou 4 horas da manhã para ir ao aeroporto. Para manter os preços baixos as low-cost costumam operar em aeroportos secundários, muitas vezes bem distantes do centro, obrigando você a gastar mais dinheiro e tempo enorme se deslocando até o aeroporto, o tamanho da mala que você pode levar é muito pequeno, tornando praticamente impossível para quem vai ficar lá uns 2 semanas conseguir fazer uma mala/mochila que se encaixe nos padrões aceitos, exigindo que você tenha que pagar para despachar a mala a parte. Se esquecer ou não conseguir fazer check-in pela internet, terá que pagar uma taxa salgada para fazer check-in no aeroporto, etc... Ou seja, no final aquela passagem tremendamente barata por 10 Euros acaba custando 70 ou 80 euros só de gastos extras que você evitaria indo com uma companhia tradicional ou de trem.

Já falando em trens nem sempre é o mais indicado, pois as cidades podem ficar distantes entre si, exigindo mais de 10 horas de viagem. Os trens noturnos(com cama) são bem desconfortáveis, poucas pessoas conseguem realmente dormir e descansar num trem noturno, alem de trechos mais longos geralmente são bem caros.

Então tem que avaliar cada trecho individualmente e escolher a melhor opção separadamente para cada trecho. Uma regra simples, e que funciona muito bem, pesquise quanto tempo dura a viagem de trem entre a cidade A e B, se o trem levar menos de 5 horas, com certeza o trem será melhor, pois indo de avião, até você chegar no aeroporto, fazer check-ín e passar toda burocracia, e chegar ao hotel na cidade seguinte, na melhor das hipóteses você irá gastar umas 5 horas. Já se o trem levar mais de 5 horas, acaba sendo mais vantajoso ir de avião, pois perder 6 ou 7 horas dentro de um trem é desperdício de tempo, e em se tratando de um roteiro na Europa, tempo é dinheiro, e custa bem caro.

Claro que toda regra tem as suas exceções, por exemplo no trecho que você quer fazer pode não haver voos low-cost, e os voos tradicionais estarem custando um absurdo, aí pode acaber sendo interessante ir de trem, mesmo a viagem levando 7 ou 8 horas, mas em compensação ser 300 euros mais barato..

No seu caso, você faria na seguinte sequencia:

Londres > Bruxelas > Paris: de trem

Paris > Berlim: de avião

Berlim > Munique: Tanto faz ir de trem ou avião, o tempo total de viagem e o preços serão muito parecidos.

Munique > Roma: de avião.

Link para o comentário

• Membros

Além de que eu não sei se minha mochila entra na bagagem de mão da Low Cost.

http://www.deuter.com.br/detalhes-mochila-futura-pro-42

A princípio eu teria que despachar pois o tamanho dela é maior que o informado nos sites.

Porém meu amigo viajou agora em Janeiro e disse que voou pela easyjet com uma mochila da Trilhas e Rumos de 40L.

Acho que de Roma a Londres - Paris a Berlim e Berlim a Roma não tem escapatoria, teria que ser avião ou estou errado?

Vou ficar 22 dias na Europa.

4 em cada cidade e to contando 2 dias perdidos.

Link para o comentário

• Membros de Honra

É nestes trechos não tem como fugir de usar avião, mas se você comprar ciente de que terá que pagar para despachar a mochila, e incluir isto no momento da compra da passagem o custo não é alto, custara entre 15 ou 20 Euros despachar uma mala. Mas muita gente por não estar ciente dos limites, ou então por querer tentar a sorte mesmo, resolve não comprar a bagagem despachada junto com a passagem. Ai quando chegam no aeroporto e são barrados e obrigados a pagar 60 Euros para despachar a mala reclamam...

O tamanho aceito em cada empresa varia ligeiramente, mas todas ficam perto destas medidas: 50x40x20cm, e a sua mochila mede 72x35x26cm, então a principio não seria aceita. As low-cost costumam ter caixas no check-in onde você tem que colocar a sua mochila dentro para ver se atende aos limites de bagagem, então se eles desconfiarem de que a sua mochila é maior que o permito, você será convidado a colocar ela dentro da caixinha. Você pode tentar apertar as coisas para ver se cabe...

Se o voo estiver meio vazio, as vezes você consegue viajar com malas/mochilas ligeiramente maiores, mas se o voo estiver lotado, com certeza será barrado no momento do check-in. Mas como não tem como saber se o voo estará lotado ou não, e se você já suspeita que a sua mochila vai ficar grande, eu acho melhor não arriscar, melhor pagar logo os 15 ou 20 Euros do que apostar querendo economizar 15 euros mas no final ter que pagar 50 ou 60 Euros...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...