Olá viajante!
Bora viajar?
Salvador em 3 dias - Sozinha e acompanhada
- Respostas 22
- Visualizações 12.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
patybds 6 posts
-
Nathalia Nunes 3 posts
-
Caiosilva5 3 posts
-
Frida_ssa 2 posts
Sabe aquele lugar que você vai e tem dó de voltar pra casa? Em todos os meus destinos isso aconteceu, fico até de mau humor no último dia da viagem. Mas em Salvador isso não aconteceu. Saberão o porquê no decorrer do relato.
Vista da Barra no Morro do Cristo.
Primeiro deixo aqui algumas dicas sobre como se virar na cidade.
1º Que ônibus pegar até o lugar que quero ir? Peça informação aos vendedores que não chegam em você diretamente, como os vendedores de sorvete, água, água de coco, em estabelecimentos comerciais e até a pessoas nos pontos de ônibus. Se perguntar aos que vendem berimbau, correntinhas e etc, está assinado seu atestado de turista e encheção de saco deles querendo te empurrar essas lembrancinhas.
Geralmente as pessoas são simpáticas e respondem numa boa. Não tá com coragem de perguntar a nenhum desses acima? Pare todos os ônibus e pergunte ao motorista ou cobrador, também respondem numa boa*.
2º Vai sozinha e é mulher? Recomendo demaaais que você arrume uma companhia urgentemente (pronto, te assustei). Por que? Eu andei quase 5km a pé - Mercado Modelo até o meu Hostel na Barra - com receio de perguntar a alguém onde pegar um ônibus, pois além do caminho que estava andando ser estranho, levei muitas buzinadas, homem a pé resmungando coisas que nem gravei, porteiros mexendo, frentistas encarando. E olha, não me considero a mais bonita das galáxias e nem perto disso estou, imagina uma mulher bonita, linda... ai que dó!
Me perdoem os mochileiros de Salvador e toda a Bahia, mas parece que os baianos não podem ver uma mulher de short ou saia. Aí as mulheres não conhecem esse tipo de peça? Só pode ser isso!* (Relato de quem passou pelo mesmo que eu salvador-e-vila-de-praia-do-forte-28-5-a-1-6-2013-t84962.html)
3º Ir de táxi ou ônibus para o aeroporto? Vá de ônibus. PORÉM, saia com bastante antecedência. De carro se chega lá em 20-30 minutos (isso a partir da rodoviária). De ônibus eu não faço ideia, talvez uns 50 minutos? Mas porque eu disse vá de ônibus e não fui de ônibus? Porque essa corrida te deixa 78,00 mais pobre, afinal, é bandeira 2!

Cheguei na rodoviária 12h para pegar o ônibus, meu voo era 13h46m. Esperei o maledeto até 12h40m, hora em que me apavorei e corri pra rodoviária pegar um táxi. Cheguei no aeroporto 13:20, embarquei na ultima chamada...
Agora eu rio, na hora eu quase chorei hahahaha
Mesmo atrasadérrima, fiz meu check in e fui tirar uma dúvida com um taxista lá fora, pois estava me sentindo roubada pelo taxista e dizendo a mim mesma: Nunca mais volto pra cá, Salvador exploradora de turista. O cara disse que dava uns 60,00 dali até a rodoviária. Perguntei se era bandeira 1 ou 2 e ele disse que era 2, tanto de lá até a rodoviária como da rodoviária pro aeroporto. Ok né Salvador...
Viajei sem o conforto de uma mala de rodinhas justamente pra não precisar de táxi e no final o busão me trolou.
4º Vida noturna em Salvador, é boa? Meus planos eram: 1º noite acarajé da Dinha no Rio Vermelho, 2ª noite restaurante Sertão Bom em Pituba, tem forró ao vivo, e o último dia estava em aberto. O que eu recomendo? Não sei! Não saí a noite
... Sozinha a coragem não veio e ninguém do hostel saía a noite. O supermercado em frente o albergue me salvou, atravessava a rua e ia comprar alguma coisa pra fazer meu jantar.
*Digo isso baseado na experiência de 3 dias que passei na cidade tendo que pegar ônibus coletivo pra turistar.
__
O QUE EU CONHECI EM SALVADOR
1º Dia - Fail... Fui ao Solar do Unhão mas estava fechado. Pôr do sol no farol da Barra.
2º Dia - Na ordem de visitação:
Igreja são francisco -> a pé até o pelourinho -> a pé até o Monumento da cruz caída -> a pé até o Elevador Lacerda -> a pé até o Mercado modelo -> de ônibus até a Igreja do Bonfim -> de ônibus até a Sorveteria da Ribeira, volta ao Hostel na Barra (ônibus Sabino Silva).
Neste dia estava acompanhada por duas cariocas, a Cris e a Paula, não estavam hospedadas no mesmo hostel que eu mas saímos juntas. Se lerem este relato, obrigada por me salvarem meninas!!
No largo do Pelourinho olhe pra cima e verá o Michael!
Perto do monumento tem uma mulher que cobra 2,00 pra você tirar foto de baiana.
3º Dia - Praia do Forte
Saia cedo se quiser ir até a Praia do Forte. São 2hrs de viagem.
Pegamos um ônibus na Barra (não me lembro o itinerário) e descemos em São Cristóvão, onde pegamos um carro particular pra praia. Mas quer um conselho? Vá de ônibus.
O motorista não usa o cinto de segurança, apenas quando vai passar em frente à Polícia Rodoviária. O banco de trás que é para 3, ele coloca 4 pessoas. Cheio de graça com as mulheres que vê pela frente, no pedágio, posto de gasolina. Aparentemente não viaja com dinheiro, ou seja, se surgir uma emergência é capaz dele te pedir dinheiro emprestado hahaha. Digo isso porque ao chegar no pedágio ele pediu pra pagarmos a passagem (R$ 7,00), foi com esse dinheiro que ele pagou e colocou R$ 10,00 de gasolina mais a frente. É, vá de ônibus ou van.
Voltamos de van e descemos na rodoviária, onde pegamos o ônibus que passa na Barra.
Mas falando um pouco da praia...
Achei a Vila da Praia do Forte uma graça!
Comer lá não é caro, mas óbvio que tem restaurantes mais caros. Os mais baratos ficam bem na entrada da Vila. Comi e bebi por R$ 23,00 - Arroz, feijão, salada bem servida, batata frita e filé de peixe ou filé de frango ou carne, escolhi o filé de peixe e suco de abacaxi. Ah, não demorou pra sermos servidas!
Na vila também tem sorveteria self service
E o Projeto Tamar?
Teve abertura de ninho! Momento fofura do dia.
Fim de tarde.
__
Espero que este relato seja útil a quem quiser conhecer Salvador. Independentemente do que eu tenha dito aqui, sozinha(o) ou acompanhada(o), vá. É quando saímos da nossa zona de conforto que passamos a dar valor p/ coisas que antes não dávamos (cheguei em casa doida pela comida da mamãe e um banho quente), nos deparamos com situações inesperadas e temos que achar uma solução rapidamente, tbm colocamos em prática o malandro que existe dentro de nós hahaha.
Editado por Visitante