Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Salvador em 3 dias - Sozinha e acompanhada

Postado
  • Membros

Sabe aquele lugar que você vai e tem dó de voltar pra casa? Em todos os meus destinos isso aconteceu, fico até de mau humor no último dia da viagem. Mas em Salvador isso não aconteceu. Saberão o porquê no decorrer do relato.

598db1782435f_IMG_6883copy.jpg.509e2e8988cd5e8ac75a81373ad33c26.jpg

Vista da Barra no Morro do Cristo.

Primeiro deixo aqui algumas dicas sobre como se virar na cidade.

1º Que ônibus pegar até o lugar que quero ir? Peça informação aos vendedores que não chegam em você diretamente, como os vendedores de sorvete, água, água de coco, em estabelecimentos comerciais e até a pessoas nos pontos de ônibus. Se perguntar aos que vendem berimbau, correntinhas e etc, está assinado seu atestado de turista e encheção de saco deles querendo te empurrar essas lembrancinhas.

Geralmente as pessoas são simpáticas e respondem numa boa. Não tá com coragem de perguntar a nenhum desses acima? Pare todos os ônibus e pergunte ao motorista ou cobrador, também respondem numa boa*.

2º Vai sozinha e é mulher? Recomendo demaaais que você arrume uma companhia urgentemente (pronto, te assustei). Por que? Eu andei quase 5km a pé - Mercado Modelo até o meu Hostel na Barra - com receio de perguntar a alguém onde pegar um ônibus, pois além do caminho que estava andando ser estranho, levei muitas buzinadas, homem a pé resmungando coisas que nem gravei, porteiros mexendo, frentistas encarando. E olha, não me considero a mais bonita das galáxias e nem perto disso estou, imagina uma mulher bonita, linda... ai que dó!

Me perdoem os mochileiros de Salvador e toda a Bahia, mas parece que os baianos não podem ver uma mulher de short ou saia. Aí as mulheres não conhecem esse tipo de peça? Só pode ser isso!* (Relato de quem passou pelo mesmo que eu salvador-e-vila-de-praia-do-forte-28-5-a-1-6-2013-t84962.html)

3º Ir de táxi ou ônibus para o aeroporto? Vá de ônibus. PORÉM, saia com bastante antecedência. De carro se chega lá em 20-30 minutos (isso a partir da rodoviária). De ônibus eu não faço ideia, talvez uns 50 minutos? Mas porque eu disse vá de ônibus e não fui de ônibus? Porque essa corrida te deixa 78,00 mais pobre, afinal, é bandeira 2! ::ahhhh::::grr::::grr::

Cheguei na rodoviária 12h para pegar o ônibus, meu voo era 13h46m. Esperei o maledeto até 12h40m, hora em que me apavorei e corri pra rodoviária pegar um táxi. Cheguei no aeroporto 13:20, embarquei na ultima chamada... :lol: Agora eu rio, na hora eu quase chorei hahahaha

Mesmo atrasadérrima, fiz meu check in e fui tirar uma dúvida com um taxista lá fora, pois estava me sentindo roubada pelo taxista e dizendo a mim mesma: Nunca mais volto pra cá, Salvador exploradora de turista. O cara disse que dava uns 60,00 dali até a rodoviária. Perguntei se era bandeira 1 ou 2 e ele disse que era 2, tanto de lá até a rodoviária como da rodoviária pro aeroporto. Ok né Salvador...

Viajei sem o conforto de uma mala de rodinhas justamente pra não precisar de táxi e no final o busão me trolou. ::otemo::

4º Vida noturna em Salvador, é boa? Meus planos eram: 1º noite acarajé da Dinha no Rio Vermelho, 2ª noite restaurante Sertão Bom em Pituba, tem forró ao vivo, e o último dia estava em aberto. O que eu recomendo? Não sei! Não saí a noite :? ... Sozinha a coragem não veio e ninguém do hostel saía a noite. O supermercado em frente o albergue me salvou, atravessava a rua e ia comprar alguma coisa pra fazer meu jantar.

*Digo isso baseado na experiência de 3 dias que passei na cidade tendo que pegar ônibus coletivo pra turistar.

__

O QUE EU CONHECI EM SALVADOR

1º Dia - Fail... Fui ao Solar do Unhão mas estava fechado. Pôr do sol no farol da Barra.

SOLAR.jpg.d242f21b089ae59c3c6e03e55aefacd7.jpg

PORDOSOL.jpg.01a003f3cccc86190719408a36e6e944.jpg

2º Dia - Na ordem de visitação:

Igreja são francisco -> a pé até o pelourinho -> a pé até o Monumento da cruz caída -> a pé até o Elevador Lacerda -> a pé até o Mercado modelo -> de ônibus até a Igreja do Bonfim -> de ônibus até a Sorveteria da Ribeira, volta ao Hostel na Barra (ônibus Sabino Silva).

Neste dia estava acompanhada por duas cariocas, a Cris e a Paula, não estavam hospedadas no mesmo hostel que eu mas saímos juntas. Se lerem este relato, obrigada por me salvarem meninas!!

IGREJA.jpg.cb6817af09d232eebb4d70ed9a109f2d.jpg

PELO.jpg.3f6ff35c7df6119ac52ac7bff77b8661.jpg

598db178b359a_IMG_6845copy.jpg.223528b4f916f8a1b2dae45c25de9d37.jpg

No largo do Pelourinho olhe pra cima e verá o Michael!

MONUMENTO.jpg.1398583ac468d33c284602980c43fa60.jpg

IMG_1952.JPG.3fe30b2e0283ebdb2e9145595df74f23.JPG

Perto do monumento tem uma mulher que cobra 2,00 pra você tirar foto de baiana.

ELEVADOR.jpg.373a95c232ea4a4aca1d29385f5ab844.jpg

MERCADO.jpg.23038991b7c7868b98987585f05d48a1.jpg

BONFIM.jpg.fc89fba854640219b0dbdf2acecdf1b5.jpg

SORVETERIA.jpg.d7e9f18b76f755af0b1f55a6d59b7401.jpg

3º Dia - Praia do Forte

Saia cedo se quiser ir até a Praia do Forte. São 2hrs de viagem.

Pegamos um ônibus na Barra (não me lembro o itinerário) e descemos em São Cristóvão, onde pegamos um carro particular pra praia. Mas quer um conselho? Vá de ônibus.

O motorista não usa o cinto de segurança, apenas quando vai passar em frente à Polícia Rodoviária. O banco de trás que é para 3, ele coloca 4 pessoas. Cheio de graça com as mulheres que vê pela frente, no pedágio, posto de gasolina. Aparentemente não viaja com dinheiro, ou seja, se surgir uma emergência é capaz dele te pedir dinheiro emprestado hahaha. Digo isso porque ao chegar no pedágio ele pediu pra pagarmos a passagem (R$ 7,00), foi com esse dinheiro que ele pagou e colocou R$ 10,00 de gasolina mais a frente. É, vá de ônibus ou van.

Voltamos de van e descemos na rodoviária, onde pegamos o ônibus que passa na Barra.

Mas falando um pouco da praia...

IMG_2171.JPG.673baa5b490d42e36945a16aa6a77612.JPG

Achei a Vila da Praia do Forte uma graça!

Comer lá não é caro, mas óbvio que tem restaurantes mais caros. Os mais baratos ficam bem na entrada da Vila. Comi e bebi por R$ 23,00 - Arroz, feijão, salada bem servida, batata frita e filé de peixe ou filé de frango ou carne, escolhi o filé de peixe e suco de abacaxi. Ah, não demorou pra sermos servidas!

Na vila também tem sorveteria self service ::hahaha::

E o Projeto Tamar? ::love:: Teve abertura de ninho! Momento fofura do dia.

IMG_1999.JPG.5fb3a650c7998c7296a06bcd473c9284.JPG

IMG_2023.JPG.cd8b366778341c68c695013f5cc5d4fd.JPG

598db1788e048_IMG_2051copy.jpg.6b8eed3d0278cabe0e0811b8787e9d08.jpg

Fim de tarde.

__

Espero que este relato seja útil a quem quiser conhecer Salvador. Independentemente do que eu tenha dito aqui, sozinha(o) ou acompanhada(o), vá. É quando saímos da nossa zona de conforto que passamos a dar valor p/ coisas que antes não dávamos (cheguei em casa doida pela comida da mamãe e um banho quente), nos deparamos com situações inesperadas e temos que achar uma solução rapidamente, tbm colocamos em prática o malandro que existe dentro de nós hahaha.

Editado por Visitante

• Respostas 22
  • Visualizações 12.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

É Paty, se passaram 3 anos que fui em Salvador e o transporte público continua horrendo por lá hein?!? Passei uma raiva danada com esses onibus ::mmm:

Postado
  • Membros

Olá Pathy, mto bom seu relato.. Quero conhecer Salvador, mas tenho que dizer q é difícil achar alguém q diga somente coisas boas do lugar.. sempre falam é bonito etc.. MAS... são tantos mas... q é de se pensar.. Um lugar lindo mais por falta do poder público faz mta gente mudar de ideia.. de qq forma, este ano quero ir e ficar 3 dias tb.. tenho colega q me disse q ate em um final de semana dah para conhecer o melhor de Salvador..

Postado
  • Membros

"Me perdoem os mochileiros de Salvador e toda a Bahia, mas parece que os baianos não podem ver uma mulher de short ou saia" ::mmm:::mmm:::mmm:::mmm: precisa pedir perdão não. Somos todos assim mesmo ::otemo:: , inclusive eu ::tchann::::tchann::

Postado
  • Membros

Paty,

Você andou pra caralhoooo! Hahahahaha do Mercado Modelo até a Barra é muito chão. Sou daqui de Salvador e curtir demais o seu relato. Foi muito corajosa em andar sozinha até a Barra.

Postado
  • Autor
  • Membros
É Paty, se passaram 3 anos que fui em Salvador e o transporte público continua horrendo por lá hein?!? Passei uma raiva danada com esses onibus ::mmm:

Eu também passei, não só eu, mas as meninas que me acompanharam no fds também. A gente até pensava que o ônibus que falavam pra gente pegar não existia, de tanta demora.

___

Olá Pathy, mto bom seu relato.. Quero conhecer Salvador, mas tenho que dizer q é difícil achar alguém q diga somente coisas boas do lugar.. sempre falam é bonito etc.. MAS... são tantos mas... q é de se pensar.. Um lugar lindo mais por falta do poder público faz mta gente mudar de ideia.. de qq forma, este ano quero ir e ficar 3 dias tb.. tenho colega q me disse q ate em um final de semana dah para conhecer o melhor de Salvador..

Siiim JPSSZ, são muitíssimos "MAAAS". Na verdade o que eu mais achei chato comparando Salvador com os lugares que já conheci, é a insistência dos vendedores ambulantes. A parte ruim meeesmo, que eu contei no relato, acho que pode ser sanada ao ir acompanhado pra lá. Mas vá, porque enquanto não conhecemos ficamos com aquela pulga atrás da orelha "mas será que é assim mesmo?". Acho que nos 3 dias dá pra você conhecer bastante coisa sim.

___

"Me perdoem os mochileiros de Salvador e toda a Bahia, mas parece que os baianos não podem ver uma mulher de short ou saia" ::mmm:::mmm:::mmm:::mmm: precisa pedir perdão não. Somos todos assim mesmo ::otemo:: , inclusive eu ::tchann::::tchann::

HAHAHAHAHAHAHAA, SINCERIDADES de Igor!

___

Paty,

Você andou pra caralhoooo! Hahahahaha do Mercado Modelo até a Barra é muito chão. Sou daqui de Salvador e curtir demais o seu relato. Foi muito corajosa em andar sozinha até a Barra.

Viu só Maurício? Tô pensando em correr a são silvestre no fim do ano! hahahahaha

Obrigada pelo corajosa! Ou eu chorava ou sebo nas canelas, hahaha. Óculos escuros pra esconder minha cara de amedronto e ombros relaxados pra parecer baiana ;)

Postado
  • Membros

Patybds,

Me diverti lendo seu relato... Mas Salvador é isso mesmo não segue uma lógica, uma coisa certinha... Eu sou soteropolitana, nasci aqui então sou suspeita, cresci no meio dessa desordem e me acostumei com ela, esta mistura de crenças e religiões, esta cidade calorosa e colorida, assim como vc fez, eu gosto de andar pela cidade mesmo sabendo do risco de assalto, de descobrir quão poderoso é sentar-se diante do mar e apenas ouvi-lo, subir e descer as intermináveis ladeiras desta terra e sentindo aquele cheirinho de dendê de cada baiana de acarajé... A lógica das coisas concretas não se aplica à Salvador. Quando o ônibus não chega em 20 minutos, pega-se 2 ou 3 ônibus para chegar mais rápido ou pega-se táxi; Os rapazes daqui mexem com as mulheres na rua mesmo!! kkkk tem até uma cena inesquecível na minha mente, onde um taxista avistou uma mulher muçulmana passando com aquelas roupas que cobrem o corpo e com véu, daí ele gritou de lá: "Ohhhhh Mainha, toda enroladinha... assim que é mais gostoso..." Para uns uma total falta de respeito, para outros bom humor. A moça passou corada e apenas riu... - Aqui tem baladas, sim! A vida noturna ferve mas nossa vida noturna culturalmente acaba por volta de 1 da manhã pq temos o hábito de ir a praia e tomar aquela cerveja gelada de manhã.

No mais, é isso aí mesmo q tá no relato. E qual baiano ou turista não sente vontade de dar uma raquetada na cabeça daqueles vendedores de fitinha??? kkkkkkk Eu digo logo que sou evangélica para eles não insistirem! kkkkkk

Abraços!

Postado
  • Autor
  • Membros

Fico feliz por ter gostado do relato, especialmente por vc ser de Salvador =D

Rindo demais da historia do taxista! HAHAHAHAHAHA. Jesuis, definitivamente os soteropolitanos são assanhados³.

Eu até estava com essa resposta em mente, mas pra uma evangélica, acho que meu short tava muito curto, kkkkkkkkkk. Do jeito que são abusados, era capaz de responderem "eita mãe! tem outras irmãs que se vestem com um shortinho assim lá na sua igreja?"

Adorei a ideia da raquete.... hahaha

Abraços!

Postado
  • Membros

kkkkkkkkkk pois não é que uma vez eu me traí pela distração, eu estava com uma periguette na mão.. kkkk o cara retrucou na hora! "hummm Mainha, até onde eu sei evangélico não bebe vú..." E o cara de pau continuou insistindo! affff haja paciência...

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Mais um ótimo relato, Patybds!

Eu estive em Salvador sozinha e adorei. Não tive problemas e não me senti insegura em nenhum momento.

Como não sou de sair à noite, não ligo; porém tive oportunidade e sair com algumas pessoas de lá e vou te dizer: achei a noite bem tranquila, eu esperava mais agito até porque era um fds.

Salvador é uma cidade solar, acho que a alegria maior está durante o dia mesmo.

Só utilizei transporte público e todos a quem eu pedia informações eram muito simpáticos e prestativos. Lógico que não dei mole pedindo ajuda a vendedor de rua... ::lol3::

Fui a Morro de São Paulo e à Praia do Forte no esquema mais econômico possível, seguindo as informações dos locais. Deu tudo certo.

Postado
  • Autor
  • Membros

Fico feliz em saber que foi ótimo Cristiane, e que não desfrutou das mesmas sensações (ruins) que eu.

Ainda quero voltar pra ver esse "marasmo soteropolitano noturno" hahaha, depois rumar pra Morro de São Paulo logo de manhã.

Concordo com vc ao dizer que SSA é uma cidade solar.

E realmente as pessoas são prestativas e educadas quando pedimos informação.

Qual o seu próximo destino?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.