Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Bom dia pessoal.

O carteiro me visitou novamente este fim de semana e me trouxe isto aí:

 

Faca Bear Grylls da primeira geração.

 

Desnecessário dizer que é uma imitação chinesa.

 

A pederneira é interessante, tem o magnésio e o acendedor em uma peça roliça:

 

Minhas rápidas e humildes impressões:

 

A faca é bem bonita, pesada, muito bem acabada, bem afiada, não tem rebarbas de metal nem do cabo que parece ser G10.

A bainha, aos que sonham em ter uma igual, foi uma pequena decepção, é feita de couro sintético. De boa qualidade, é verdade, e até bem feita, mas não tem aquele cheirinho de couro que eu gosto.

Aparentemente, existem algumas fábricas chinesas que fazem esta faca, pois no e-bay, ví alguns modelos com suaves diferenças entre elas.

 

Se gostei?

Sim, gostei, "quem não tem cão, caça com com gato". Qual seria a grande diferença entre esta e a original? O preço? O material? A fama? Não sei.

 

Agora, fico intrigado de imaginar como o Bear faz tantas coisas com esta pequena lâmina.

 

Abraços a todos.

 

Gostei, embora "não seja o meu tipo" de faca, está muito legal. Se for de qualidade, como parece ser, foi um bom negócio. ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

:!::!::!: Pessoal, vamos deixar claro: a engenhoca não é idéia minha não! Só reproduzi para ilustrar melhor a explicação para o Frico.

 

Guimarães, beleza de faca!!! As diferenças são o preço, pois a original handmade custa por volta 800 libras e o aço, que é RWL-34 que é basicamente o 154CM ou ATS-34. Funcionalmente se o tratamento térmico do AUS8 for correto, devem ter desempenho similar. :wink:

 

Há pequenas diferenças no formato e desbaste da guarda e das talas, mas em essência são idênticas. ::cool:::'>

 

Trauco, o "rouge" é citado em polimentos mas como fase intermediária; não sei a dureza e nem o tamanho de particula, mas com certeza é inferior em dureza e superior em tamanho ao óxido de cromo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
  • Membros

Frico,

 

Eu não tenho mas este ai seria o "genérico" do Edge Pro Apex, um aparelho muito reputado entre os apaixonados por lâminas. Há sempre uma discussão de qual seria melhor, ele ou o Sharpmaker, mas são para fins diferentes.

 

Este ai ( o EPA ) refaz o fio, enquanto o Sharpmaker retoca o fio. Realmente para refazer o fio o Apex só parece perder para seu "irmão mais chick" o Edge Pro. Só que o Apex costuma custar a bagatela de 200 a 250 dólares ( sem frete )! ::ahhhh::

 

O "genérico" aí parece ser uma cópia perfeita. Resta saber da qualidade e ajuste das partes e das "pedras". Mas parece ser um bom negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Show de bola!!!!! Gostei muito! Achava que era menor. Bonita, pegada ótima.... tá que é uma navalha pra arrancar cabelo. ::lol3::

Gostei de mais....até dei uma acalmada pra pegar a Big rock. Acho que a febre diminui, pois nem to com mesmo intusiasmo pra essa gerber. ::lol4::

Agora falta a ka-bar 8)

Muito obrigado meus amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

Chineses malditos ::grr:: bainha de couro sintético!!!! ::carai:: para mim é pior que se fosse de nylon. Olha que quase comprei essa faca só para ficar com a bainha. Sem desmerecer a lâmina, mas digo isso porque pelo preço dá para comprar coisa bem melhor (gerber, cold steel, condor e até ka-bar).

 

Frico, essa geringonça de afiar é até bacana, mas não é essencial, foque na técnica manual, digo isso porque essa máquina irá te fornecer um grau de precisão acima do que um usuário "normal" exigente irá precisar. Agora, se a grana estiver sobrando, vai fundo....

 

 

inté....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico,

 

Realisticamente você não vai precisar mais do que a Ka-Bar e a Mora para praticamente tudo que você pretenda fazer. :wink:

 

Claro que é sempre bom comprar umas facas de aço carbono baratas para treinar na pedra de amolar; disse aço carbono porque se você comprar uma com aço como da Guepardo Big Fish ( 420J2 ) vai passar pelo inferno para dar um fio legal nela. ::ahhhh:: Não que ela seja difícil de afiar, pelo contrário, o problema é que ela não forma a famosa "rebarba" que te indica a hora de passar para o outro lado do fio, e aí pode ficar um pouco complicado de saber se já está bom ou se está passando do ponto... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...