Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Frico,

 

Não corte ela não! ::ahhhh::

 

É uma bela churrasqueadora! ::cool:::'>

 

Comece com uma lixa 220, passe para uma 400, 600, 1200 e 2000. Proteja a lâmina com vaselina, a mantenha fora da bainha se for de couro curtido e terá um bom instrumento de corte.

 

Lixar aço carbono é relativamente fácil e rápido. Mas por favor, passe o todo o fio dela na lixa ( faca perpendicular à lixa ) antes de começar o trabalho por uma questão de segurança e cuidado na hora de lixar a ponta para não perfurar os dedos. Se fizer o lixamento sob um fio d'água a lixa durará mais e será mais eficiente! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É cabraljr, vou pensar melhor antes de cortar! Vou dar a polida primeiro pra ver como fica!

quanto ao afiador...é pra mora, canivete e ka-bar. Desculpe a ignoriância, mas num entendo nada do Graus. ::putz:: Quantos graus, como saber?. Sou leigão nisso!!

Cara acho que seria uma boa, vcs que conhecem, fazerem uns videos caseiros e por no youtube. Pelo tópico (mochileiros) sei lá. Videos de como afiar, avaliação das facas, tipos de aço, utilização, bainhas e etc.

Num tem quase nada de brasileiro falando dessa área. Nem da cutelaria, que é bem comum no sul e em outros estados num tem video que preste.

Conseguiria produtos dos fabricantes brasileiros....para avaliarem e dar parecer sobre eles.

Caras, perdão se estou viajando muito, mas aqui no Brasil, tá carente desses tipos de informações. Não fosse a galera dos mochileiros, eu estava comprando faca de latão. ::putz:: Videos tem acesso bem fácil e até estimula o povo a conhecer com maior facilidade.

Cabraljr, se num quisesse aparecer, faria igual aquele cara das destruições das facas. ::otemo::

O q acham? Falei muita M?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehe

 

Frico, não esquenta não... até poucos anos atrás eu também não ligava para saber o ângulo dos fios também não; eu simplesmente e intuitivamente afiava minhas lâminas.

 

A forma mais simples de saber e ajustar os ângulos dos fios é fazer alguns triângulos em papelão com ângulos de 10,15,20 e 25 graus. Coloca-se uns calços nas pedras de afiar até a superfície delas coincidir com o ângulo da hipotenusa do triângulo desejado. Marca-se o fio com uma caneta de marcar CD e dá uma passada na pedra. Quando a passada remover a tinta na mesma área do desbaste do fio, você saberá o ângulo.

 

Existe também um aparatozinho que dá para fazer em casa que dará exatamente o ângulo do fio de qualquer lâmina. Basicamente é uma armação na qual você fixa um destes apontadores laser de 5 reais. Exatamente na linha do laser você fixa a lâmina de modo que o fio "corte" o feixe de laser em 2 feixes, isso vai provocar uma reflexão irá fazer uma projeção de luz atrás em um anteparo graduado ( você usa um transferidor de ângulos daqueles de plástico usados no colégio ) se a distância entre "x" entre o ponto "A" e "B" for fixa. Se não for fixa pode usar até uma parede ou qualquer outra superfície para se projetar o feixe de luz; neste caso tem que se medir a distância extata entre o ponto "A" e o anteparo, medir as distâncias entre as projeções e calcular os ângulos.

 

598d9f342705f_medidordeangulo.jpg.fd8c7089bab0982d9e2c4a73b15e31fd.jpg

 

::ahhhh:: Fazer um vídeo mascarado como o "Noss" ? Sem chance! :lol:

 

Eu sou meio avesso a algumas tecnologias; veja a questão de fotografia por exemplo: meu irmão é o fotógrafo das lâminas... :oops::P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico, eu comprei um afiador Gerber igualzinho a este da foto... Eu gostei dele pra casos emergenciais... Porém, é muito mais proveitoso e impressionante afiar com uma pedra de carborundum de dupla face, e um feixe de couro com o produto que o Cabral sempre dá a dica que me fugiu o nome(me desculpe não procurar, mas a garrafa de Castellani Cabernet Sauvignon me deixou com preguiça)...

 

Vá treinando que aos poucos você aprenderá a afiar com os ângulos corretos, que inclusive, eu não sei muito bem, mas consegui afiar pela primeira vez perfeitamente com um ângulo de 20 graus pra cada lado, e ela está arrancando pelo. Isso contando que é um canivete tramontina!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Frico, eu comprei um afiador Gerber igualzinho a este da foto... Eu gostei dele pra casos emergenciais... Porém, é muito mais proveitoso e impressionante afiar com uma pedra de carborundum de dupla face, e um feixe de couro com o produto que o Cabral sempre dá a dica que me fugiu o nome(me desculpe não procurar, mas a garrafa de Castellani Cabernet Sauvignon me deixou com preguiça)...

 

Vá treinando que aos poucos você aprenderá a afiar com os ângulos corretos, que inclusive, eu não sei muito bem, mas consegui afiar pela primeira vez perfeitamente com um ângulo de 20 graus pra cada lado, e ela está arrancando pelo. Isso contando que é um canivete tramontina!

 

Abraços!

Vixe!!! Afiar com a apedra....eita pau. Ângulos corretos ::toma:: Cabraljr, ainda to estudando pra entender o negócio do ângulo ::putz:: tem algum video? srsrsrsrsr Vou passando a pedra e em seguida coloco no laser lá pra ver? Num tem uma engenhoca dessas made in China.

Queria muito dizer que entendi, mas..... ::dãã2::ãã2::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia pessoal.

O carteiro me visitou novamente este fim de semana e me trouxe isto aí:

 

Faca Bear Grylls da primeira geração.

 

Desnecessário dizer que é uma imitação chinesa.

 

Chegou acondicionada em uma caixa de papelão e os ítens embalados em plásticos:

a faca, a bainha e a pederneira. A faca possuia um proteção plástica na ponta.

 

bear002.jpg

 

bear003.jpg

 

bear004.jpg

 

bear005.jpg

 

A lâmina tem 4mm de espessura:

 

bear006.jpg

 

Vem com a inscrição do aço na lâmina, pelo que lí pela internet, parece mesmo ser o aço indicado. Se for, ótimo.

 

bear007l.jpg

 

Do outro lado, a assinatura do "personagem"

 

bear009.jpg

 

A pederneira é interessante, tem o magnésio e o acendedor em uma peça roliça:

 

bear010.jpg

 

Na bainha, a faca quase que desaparece

 

bear011.jpg

 

Minhas rápidas e humildes impressões:

 

A faca é bem bonita, pesada, muito bem acabada, bem afiada, não tem rebarbas de metal nem do cabo que parece ser G10.

A bainha, aos que sonham em ter uma igual, foi uma pequena decepção, é feita de couro sintético. De boa qualidade, é verdade, e até bem feita, mas não tem aquele cheirinho de couro que eu gosto.

Aparentemente, existem algumas fábricas chinesas que fazem esta faca, pois no e-bay, ví alguns modelos com suaves diferenças entre elas.

 

Se gostei?

Sim, gostei, "quem não tem cão, caça com com gato". Qual seria a grande diferença entre esta e a original? O preço? O material? A fama? Não sei.

 

Agora, fico intrigado de imaginar como o Bear faz tantas coisas com esta pequena lâmina.

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Bacana essa engenhoca, coisa de prof. pardal.... e quem disse que trigonometria não serve para nada?! um viva para o seno !!!!!

É mesmo! Cabraljr, você não pensou em patentear essa traquitana? ::otemo::::otemo:: Muito bem bolada, só faltou o alerta pro cabra não deixar o laser refletir no olho dele ou usar um óculos. Tem muita coisa boa para fazer com esses apontadores no lugar de aponta-los para cabine de pilotagem como tem uns joão-sem-braço fazendo por aí ::toma:: , eu queria construir um telêmetro mas não achei um apontador que tenha uma chavinha que segure o laser ligado constantemente (sinal que eles queimam se tentar ::grr:: )

 

Uma coisa sobre esse Gerber aí, eu descobri que algumas lâminas minhas ficam melhor afiadas se eu passa-las no "coarse" e depois ir direto para a chaira no lugar de passar pelo lado "fine". E como disse o Padovani, é para reparo rápido de fio em uso, para os fio-de-navalha ainda é melhor a pedra e o couro. Aliás, cabraljr, quando eu era moleque do col. técnico, a gente recuperava ouro das sobras de polimento para um ourives/joalheiro, ele usava um rebolo de feltro e pasta de rouge (óxido de ferro), isso aí será que presta para os polimentos que se fala por aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...