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Facas... Qual comprar?


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Guimarães,

 

Chineses malditos ::grr:: bainha de couro sintético!!!! ::carai:: para mim é pior que se fosse de nylon. Olha que quase comprei essa faca só para ficar com a bainha. Sem desmerecer a lâmina, mas digo isso porque pelo preço dá para comprar coisa bem melhor (gerber, cold steel, condor e até ka-bar).

 

Frico, essa geringonça de afiar é até bacana, mas não é essencial, foque na técnica manual, digo isso porque essa máquina irá te fornecer um grau de precisão acima do que um usuário "normal" exigente irá precisar. Agora, se a grana estiver sobrando, vai fundo....

 

 

inté....

Valeu Véio!!!!! Vou focar nisso mesmo! E amolar na pedra é coisa pra macho mesmo! O que me deixa triste, ::prestessao:: é num entender dos graus e outros bizus pra afiar. ssrsrr vou tentar. Na Mora, posso considerar o mesmo ângulo que inicia o "rebaixo" da lâmina? Não sei se o termo é esse ::toma:: ....essa parte de onte se inicia o rebaixo até o fio.

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Frico,

 

acho que você pegou a idéia! ::otemo:: traduzindo para o bom português Bushcraft quer dizer "as habilidades tradicionais para viver (não sobreviver) no campo" então é coisa para macho mesmo!!!! ::lol4:: Lembre daquele caboclo que só vai na venda para comprar sal, o resto ele tira da natureza. É mais ou menos assim... Agora véio, chega de exageros, o cabral fala e eu concordo, com calma e paciência e o bom e velho carborundum dupla face dá para fazer milagres...

Quanto ao angulo, o que o cabral fala é para não afiar com a lamina deitada na pedra como se fazia com a navalha, a mora é afiada assim, esse é o fio escandinavo, ele prega afiar fazendo um angulo entre a lâmina e a pedra, neste caso 20º. Para ter uma ideia do que é isso, lembra daquele esquadro que tinha os dois lados iguais, ele tem o angulo de 45º, se dividir pela metade vai ter 22,5º, aí é só fazer um risco com uma caneta um pouquinho abaixo da metade do angulo que vai ter uma noção aproximada angulo que deve passar a faca (lembra que é para frente como se quisesse tirar uma lasca da pedra).

 

inté....

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Frico,

 

Como sempre o meu Mestre VdM já acertou na mosca ::otemo:: , então eu só dou uma esmiuçada:

 

O scandi das Moras é um fio absurdamente agudo e eficiente, porém "frágil", já que ele é de exatos 10 graus de cada lado, o que dá 20 graus totais ( inclusos ).

 

Apesar de ser "fácil" de reafiar pois basta apoiá-lo todo na pedra( na prática não é tão fácil assim já que muito metal tem de ser removido ) , ele rola e fratura ( dentes ) com muita facilidade pro meu gosto! ::bad:::x

 

Quando digo que faço um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado em praticamente todas as minhas lâminas, na verdade eu as estou "transformando" de certa forma, ao menos no nível do fio em "micro-scandi/Mora", mas aí inclino um pouco a lâmina e dou um fio verdadeiro ( primário ) de 15 ou 20 graus de cada lado ( 30 ou 40 inclusos ), o que mantém altíssima performance com uma robustez muito, mas muito superior!

 

Colocando de forma clara: olhe para o fio de sua Mora, neste fio "enorme" ( desbaste scandi ) eu coloco um micro-fio que se for de 20 graus de cada lado representará uma linha brilhante de menos de 1/3 ou 1/4 de mm! ::ahhhh:: Se for de 15 graus de cada lado será uma linha brilhante de menos de 1/2mm! :shock:::otemo:::mrgreen:

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Frico,

 

Aceitando de bom grado o sábio conselho do Trauco ::otemo:: , aqui vão alguns desenhos que acabei de fazer que vão aclarar melhor as coisas:

 

No primeiro, 2 lâminas com scandi grind. A da esquerda com o fio original scandi e a da direita com o sistema de micro-fio:

 

598d9f36361d5_Fioemicro-fio.jpg.b051c157b82b62adfa733a16431afd02.jpg

 

Note que as "lâminas" são idênticas. Para melhor visualização, eis uma imagem com zoom:

 

598d9f363c7ad_fioemicro-fio2.jpg.1dc08de4d43e1e6d79fa8511ca90de41.jpg

 

Vou explicar os detalhes desta imagem: os tamanhos dos colchetes A ( em azul ) são exatamente iguais, mostrando que no mesmo comprimento final do fio, a quantidade de aço que suporta estes fios ( eixos Y e Z em verde ) é diferente. A quantidade no eixo Z é cerca de 50% maior que no eixo Y ( pode ampliar o desenho e medir ), tornando muito mais difícil o rolamento e/ou fratura ( dente ) neste tipo de fio!

 

E finalmente uma foto que representa o fio que coloco em minhas facas, que como você bem perceberá é como nos desenhos acima, ou seja, eu transformo minhas lâminas quer sejam FFG ( full flat grind ) ou hollow grind em pequenas saber grind ( ao nível do fio ), que nada mais são que uma scandi com micro-fio!

 

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Frico,

 

Na verdade nós usamos os termos com muita "frouxidão técnica", o que por vezes complica para aqueles que estão iniciando no mundo das lâminas. Eu pelo menos faço isto. :oops:

 

Na verdade, o chamado scandi grind é um tipo de perfil de lâmina que se caracteriza por ter uma boa parte da lâmina sem desbaste ou seja, as faces paralelas como se fosse uma tábua e aí "de repente" há um desbaste em um único e contínuo ângulo que irá formar o fio.

 

Outro desbaste muito semelhante à este é o chamado saber grind, em que o perfil também se caracteriza por apresentar uma boa parte da lâmina com faces paralelas e então "de repente" há um desbaste em ângulo mais ou menos como no scandi só que ao invés dele se manter até o final, lá no finalzinho há uma nova mudança de ângulo ( maior ) para formar o fio propriamente dito. Este tipo de desbaste era muito comum na maioria dos modelos da Spyderco pois como seu fundador e CEO Sal Glesser acertadamente dizia, propiciava lâminas com boa habilidade de corte e muita robustez para aguentar abusos dos usuários.

 

E não é nada difícil e nem complicado fazer este "fiozinho" mais robusto nas Moras. Basta você colocar 4 moedas de 5 centavos uma em cima da outra em uma ponta da pedra ( que estará em uma superfície plana ) e apoiar a quina da espinha da Mora nestas moedas e manter este ângulo. Isto lhe dará um micro-fio de 20 graus de cada lado. Se usar só 3 moedas isto lhe dará um micro-fio de 15 graus. Claro que esta "medida" não é olho de santo, então não é 100% exata.

 

Lembre-se que este macete com estes ângulos só vale para lâminas com espessura e largura semelhantes às Moras; outras espessuras e larguras de lâmina com certeza darão ângulos diferentes!

 

Veja as vantagens deste micro-fio em uma Mora por exemplo:

 

- Quando você tiver que retocar este fio, uma ou duas passadas no lado fino da pedra dupla-face farão o serviço.

 

-Se houver a ocorrência de dentes ( são mais difíceis de ocorrer com este fio ), refazer este fio de 20 graus de cada lado é muito, mas muito mais rápido e fácil do que desgastar todo aquele aço do fio scandi.

 

- A quantidade de metal que você terá que remover para ter o fio sempre em "ponto de bala" é imensamente menor; você economizará a lâmina de sua Mora e levará bastante tempo antes que esta parte do fio fique com uma espessura maior que os 20 graus e você tenha aí sim que refazer um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado ( como é o original da Mora ) para poder continuar fazendo o micro-fio de 20 graus de cada lado.

 

- A resistência do fio ao rolamento e à fratura aumentam absurdamente.

 

- Você NÃO irá notar queda de desempenho de sua Mora com este fio, apesar de ele ser o dobro do fio original ( se você usar o de 20 graus de cada lado ), isto porque ele representa um aumento de superfície apenas em alguns décimos de mm na borda do fio, permanecendo todo o resto da geometria da lâmina intacto, e um fio de 20 graus de cada lado é reconhecido como sendo um fio de muito bom desempenho!

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  • Membros de Honra
Frico,

...

Veja as vantagens deste micro-fio em uma Mora por exemplo:

 

- Quando você tiver que retocar este fio, uma ou duas passadas no lado fino da pedra dupla-face farão o serviço.

 

...

 

- ::otemo::::otemo:: A resistência do fio ao rolamento e à fratura aumentam absurdamente. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

!

 

Essa última é a que mais me interessa e agrada.

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