Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia povo!

 

O Ebay considerou que eu tinha razão e me deu um "refund" de uma faca...a outra como perdi o prazo e confiei no dito cujo do Tahar eu tive prejuizo.

 

Mas...se chegarem algum dia, eu lhe pagarei o devido.

 

Bom...pelo menos meu prejuizo diminuiu....ainda mais agora que sei que as D-2 soltam os cabos... ::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ainda mais agora que sei que as D-2 soltam os cabos... ::lol4::::lol4::::lol4::

 

E com salinidade enferrujam, muito pior que aço mola, Mora Classic, etc

 

"Névoa salina? Corte com Tramontina pois o D-2 afina" ::bruuu::

 

Mas eu acho que existe faca D-2 bem feita, aquela Ka-Bar do VdM é um exemplo que não cai o cabo:

 

facas-ka-bar-t56456.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Senhores,

 

O aço D2 não é santo nem diabo, a sua classificação é semi-inox, por isso não me assusto quanto a oxidação, até porque a minha lâmina é pintada. Esse negócio do cabo soltar, isso pode se resolvido caso a caso com uma boa cola epoxi ou araudite. continuo elogiando a minha ka-bar, a sua retenção de fio é muito boa, e acredito que a do tahar também deve ser. temos que ter bom senso, o aço D2 estava sendo endeusado, espero que não seja endiabrado, só é mais um aço top, pessoalmente, para a minha faca, ainda recomento e o prefiro se comparado ao 420, para a minha sogra, recomendaria o 420, ela como dona de casa, dá mais importância a faca não oxidar. Para que mora no litoral, pesca na Praia ou usa a faca na cozinha, vai ter que conviver com inconveniente da oxidação.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Senhores,

 

O aço D2 não é santo nem diabo, a sua classificação é semi-inox, por isso não me assusto quanto a oxidação, até porque a minha lâmina é pintada. Esse negócio do cabo soltar, isso pode se resolvido caso a caso com uma boa cola epoxi ou araudite. continuo elogiando a minha ka-bar, a sua retenção de fio é muito boa, e acredito que a do tahar também deve ser. temos que ter bom senso, o aço D2 estava sendo endeusado, espero que não seja endiabrado, só é mais um aço top, pessoalmente, para a minha faca, ainda recomento e o prefiro se comparado ao 420, para a minha sogra, recomendaria o 420, ela como dona de casa, dá mais importância a faca não oxidar. Para que mora no litoral, pesca na Praia ou usa a faca na cozinha, vai ter que conviver com inconveniente da oxidação.

 

inté...

 

Eu só disse que a sua faca tem um cabo bom que não deve se soltar sozinho, imagino que o fio dela deve ter sido feito sem aquecer em demasia como a do tahar e criar aquelas regiões que estão esfarelando por exposição ao sal, mas só usando ela em condições reais vai se descobrir isso.

 

Quanto ao cabo, você é capaz de perceber sozinho que araldite ou superbonder não resolvem, basta olhar as fotos.

 

O comentário sobre oxidação do D-2 é consequência de uma série de comentários sobre o "micro-serrilhado" que a corrosão provoca na Mora classic que torna áspero o corte de bula de remédio e que o D-2 não sofreria e blah-blab-blah.

 

Na verdade, dadas as condições adversas, o D-2 gera um serrilhado visível a olho nu que puxa fiapo fibras de bulas de remédio.

 

Forçar a barra "falando mal" do 420 e colocando-o no domínio das donas de casa não acrescentou nada sobre o D-2 apenas sobre você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::xiu::::xiu::::xiu::

apenas sobre você.

sobrou pra mim.....

 

 

Trauco, você descobriu na prática por que NÃO existe nenhuma faca de pesca, cozinha ou mergulho em D2, e nem navalha, seu fio fica facilmente microserrilhado (segundo o Cabra, dentuço), mas não perde, se mantem por muito tempo. Para lareira tenho uma machadinha barata, a kabar é para ir pro mato mesmo. sem criticas a nenhum aço.

 

 

inté....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
::xiu::::xiu::::xiu::
apenas sobre você.

sobrou pra mim.....

 

 

Trauco, você descobriu na prática por que NÃO existe nenhuma faca de pesca, cozinha ou mergulho em D2, e nem navalha, seu fio fica facilmente microserrilhado (segundo o Cabra, dentuço), mas não perde, se mantem por muito tempo. Para lareira tenho uma machadinha barata, a kabar é para ir pro mato mesmo. sem criticas a nenhum aço.

 

 

inté....

 

Na verdade acredito que não deve existir nenhuma faca de cozinha ou fileteira D-2 porque as lâminas para isso (tirando o cutelo) são de 2 a no máximo 3mm de espessura e de até 20 cm de comprimento, uma D-2 delgada e longa é relativamente frágil, pior ainda para navalha de barba.

 

O contato com os temperos, alimentos, carnes durante o preparo de uma refeição não estraga o D-2 como já foi mostrado naquele "teste" dos temperos, o que estragou foi o cabo com a lavagem diária e estragaria se tivesse sido posto em "facas para senhoras".

 

A (micro)serrilha que está em questão é a produzida por erosão tanto na Classic quanto na D-2 e não por (micro)fraturas durante o uso ou afiação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Me agrada muito o aço D2 do Tahar. Fio e desempenho, estética e etc.

Quanto a oxidação, as minhas não apresentaram nada de anormal. Num mergulho e nem pesco há muito tempo. Num trabalho no mar e nem numa salina, então...... ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: só pra quebrar o gelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Até que temperatura dá para ir antes dela quebrar com um golpe (Stalingrad vem à mente)??? Montanhista pode usar ? (sem ironia)

 

Só para encerrar os meus comentários.

 

Este tópico visa informar potenciais compradores deste ou daquele modelo/marca/vendedor, no caso do tahar as primeiras informações foram que ele era um bom vendedor, que as facas eram boas.

 

Eu comprei uma D-2 e uma aço mola, com um dia de diferença e chegaram com muitos dias de diferença.

 

Para a primeira o preço cobrado pelo frete foi igual ao do correio+envelope, a segunda foi bem maior e são do mesmo peso e tamanho.

 

O endereço do shipping é diferente do endereço do vendedor.

 

Não tive aviso de shipping, tracking number e só contactando ele recebi a promessa que enviaria o tracking. Nunca enviou.

 

Essas coisas mostram um vendedor ruim, desorganizado, que evita o diálogo e não tem regras claras de shipping.

 

O EBay combate isso e orienta para evitar.

 

Quando eu avisei o forum, como acho que se deve fazer, fui tratado como "EBayer amador" mesmo estando nele desde junho de 2002 e o carro de som "tahar é o cara" e "você vai babar quando vir a perfeição de acabamento e blah-blah-blah das facas do tahar" me pintando como intransigente.

 

O tempo passou, D-2 chegou e eu fui solenemente ignorado ao advertir que

 

1) O fio estava queimado na ponta pela ferramenta que o fez

2) Os bolsters não encaixavam um no outro, estavam desalinhados

3) A bainha mole somada a uma faca que o cabo pesa mais que a lâmina é um prato feito para a faca cair no chão se você afrouxar o cinto por qualquer motivo

 

Depois do primeiro uso eu avisei que o cabo descascou o "verniz" e me informaram que era azar meu, amostra ruim (em artesanato???)

 

O tempo passou outro tanto e a aço mola chegou sem esses defeitos de acabamento, a bainha é tipo mora e engole a faca eliminando o problema de balanceamento,os bolsters são alinhados e do mesmo tamanho, em compensação o cabo composto não aguenta ser lavado depois do uso e esta se desmontando

 

O carro de som pró-tahar abafou os fatos simples acima com o mesmo barulho de antes o preço disparou e mais gente comprou dele com os mais diversos resultados desde deixar a faca enrolada no plástico na gaveta até não receber ou demorar tanto que nem usou ainda.

 

Enfim, eu ainda acho que este forum de facas e este tópico em específico tem que ser útil e baseado em fatos simples, que permitam as pessoas formarem opinião e tomarem uma decisão de compra. E certos dogmas ("dureza é tudo", veja as vagens) e afetos pessoais (eu gosto então é bom, eu odeio por isso não presta, fulano falou eu acredito, cicrano disse eu não acredito, não li e não gostei) não tem ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...