Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Fala grande Cabral

Magina meu amigo, pra mim é sempre um prazer discutir esses assuntos, sou um aficcionado por laminas, como vc, e tudo o que eu conseguir adquirir de conhecimento nessa área será sempre muito util.

Esse topico realmente foi o mais divertido de todos (pelas brincadeiras com o Peter, claro, e que ele não veja..kkkkkkk).

Quanto aos dentes da faca, bom, não sei o porque são daquele jeito, se hã um motivo especifico pra estarem daquele jeito, etc... Eu testei aqui em casa com uma corda de sisal de uma polegada de diametro, e cortou com facilidade absurda!

Sobre os dentes prefiro não perguntar pro Peter o porque de serem assim, sei la, acho que pode soar como alguma ofensa ou besteira, então fico com minha constatação de que funcionam muito bem, melhor do que outros que tenho aqui.

Sobre seu comentario "Pode parecer um menosprezo ao trabalho do artista que é o Peter, mas é uma constatação lógica para este tipo de faca, pois é mais fácil piorar um aço no martelo do que lhe conferir boas propriedades. E quando você dá n marteladas as chances de agregar pequenas falhas são muito maiores do que quando isto é feito com 2 impactos apenas de dezenas de toneladas!", encontrei um video do Peter onde ele diz algo controverso. Fica ai abaixo o video pra vc ver o que ele diz sobre esse assunto. GRande abraço meu amigo, e jaja ta chegando outro brinquedo novo meu, mas é Canivete, então me procure o topico da Cold Steel jaja ate o final da semana...kkkkkkkkkk.. grande abraço meu amigo. ::otemo::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Outro dia achei um livro sobre nós no projeto gutenberg, depois, procurando sobre vida ao ar livre achei o Woodcraft and Camping do George "Nessmuk" Sears, de 1920 que fala de tudo um pouco do que hoje chamam de bushcraft.

 

Na parte de instrumentos de corte, tem a resposta dele a "Facas... Qual comprar?" vejam só:)

 

http://www.gutenberg.org/files/34607/34607-h/34607-h.htm#Page_6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Não vi polêmica no vídeo. A discussão forjada vs desbastada é antiga. Mecânicamente há vantagens na conformação do metal ( aço ) por forjamento do que por laminação. Tem haver com o fibramento mecânico...

 

MAS, em cutelaria esta vantagem é marginal e não justifica a aura de mito criada em torno das forjadas!!! Como eu já disse é muito mais fácil agregar defeitos ao aço no forjamento de uma faca do que qualidades!

 

A diferença em favor do forjamento é mais crítica e perceptível na construção de ítens também de aplicações críticas como certos eixos, parafusos, etc.

 

E continuo com o que afirmei: o forjamento por prensas e matrizes é muito melhor do que o com martelos! E quando o Peter faz referência à superioridade do forjamento sobre o desbaste se enquandra nas observações que fiz acima. A referência que ele fez à superioridade é apenas em relação ao forjamento; no caso específico, o da Corneta é superior ao manual.

 

Mas a alma de toda e qualquer lãmina é seu tratamento térmico, que pode ressaltar as boas qualidades do forjamento e agregar outras mais ou simplesmente destruir qualquer boa caracteristica obtida e ainda piorar muito o aço!!!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Analizando bem friamente muita coisa dita aqui, as vezes eu olho e realmente parece que os amigos no fundo parecem dizer que "Não foi o Peter que fez a faca", por ter sido a partir de um Blank da Corneta. Desculpem, mas pra mim ta soando mesmo dessa forma. Bom, eu não vejo diferença alguma ele ter feito a partir de um blank ou de um tarugo. Pra mim o que conta é que foi a mão dele que finalizou a lamina, tratou ela, montou, etc etc. Isso pra mim é quem fez a faca. Se for pra levar pra esse lado, então pra um cuteleiro ser o autentico construtor da faca, ele teria que ir na natureza, extrair minerio de ferro com as proprias mãos, fabricar o aço em sua casa com as proprias mãos ate gerar o material da lamina, depois o mesmo processo em relação ao cabo, etc.. ate o final da faca??? Então poderiamos dizer que, por esse prisma, quem faz as facas na verdade é a Gerdau ou qualquer fabricante de aço, e o Cuteleiro foi apenas quem colocou o nome na faca? Desculpem, mas juro que tem hora que parece demais que estão colocando a coisa desse jeito, e sinceramente, como eu falei, não vejo diferença alguma ele ter feito a partir de um blank ou um tarugo, pra mim ele é o autor da faca e não a Corneta, a Gerdau ou a mãe natureza que colocou o minerio de ferro no chão, ou tão pouco Deus que fez a terra... Desculpem novamente, mas juro que tem hora que realmente parece que é isso que querem dizer, tipo desmerecer a peça... posso estar engando, mas que parece, parece sim!

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leandro

 

Eu definitivamente não disse isso.

 

Eu só disse que o meu entendimento desde o primeiro post foi que ele partiu do blank da Corneta.

 

Só esmerilhar não produz uma boa faca, tem todo o resto além da silhueta e nisso reside o valor das facas feitas por cuteleiros no lugar das feitas em série ou "tunadas" no fundo do quintal que são boas nas fotos, apenas.

 

Eu não desmereci a peça, releia o meu post em resposta ao seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tranquilo amigo Traudo, é que tanto se martelou nessa mesma tecla que realmente, ao meu ver, fica parecendo realmente pra quem entrar e for ler que é algo desmerecedor, que chamou a atenção negativamente, pois de tanto repetirem isso, ficou mesmo parecendo que era implicancia, tipo, parece que não se davam por satisfeitos ou convencidos, etc... Apenas meu ponto de vista, o ponto de vista de quem ficou correndo e correndo atras de informações pra dar, pra tirar as duvidas dos amigos e parecia que nunca se davam por satisfeitos ou algo assim... Chega uma hora que realmente começa a soar como implicancia, acho que vc me entende, e to falando isso num todo mesmo, não foi só pra vc meu amigo, fique tranquilo.

Eu adoro esse topico, é o meu preferido, é aqui que me encontro, que busco opiniões, é daqui que saem varias escolhas minhas e é a primieira vez que vejo ser criada tanta, mas taaaaanta polemica encima de uma coisa tão simples e que não voga absolutamente nada neste caso... tendeu?

Abração a todos e continuemos nossa conversa afiaca, afinal, as facas são a principal ferramenta do campista :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leandro

Me desculpe novamente, a minha ideia desde o início de blank corneta finalizado pelo Hammer foi porque tinha a estampa da corneta. Aí eu achei que ele tinha pego o blank e feito todo o resto, desde o desbaste até o coating e a bainha. Isso não desmerece a lâmina, ao contrário, a separa das outras feitas em série. Como eu só fiz o comentário inicial aplaudindo a faca e depois o outro, acho que não impliquei, só tentei focar o debate no produto acabado. Parabéns de novo pela bela peça de cutelaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boca de Veludo,

 

Vou lhe dar uma sugestão para que você ajude os amigos a ajudá-lo: cite o modelo e o tipo de aço usado, pois a ka Bar tem um leque de opções dentro do que se pode chamar de "tradicional" ( pode ser o design, pode ser o aço, etc ).

 

Vou me abster de opinar pois sou reconhecido e assumidamente pão duro em termos de cutelaria. :P

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...